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Abstract(s)
Atualmente, no cenÔrio mundial, a internacionalização de empresas é reconhecida como
uma necessidade, que se alastra a todas as empresas. A mesma assume-se como uma
vantagem competitiva que oferece às organizações a possibilidade de garantirem a sua
sustentabilidade. Apenas deste modo, as empresas se conseguirão destacar da
concorrência e desenvolver os seus produtos/serviços num cenÔrio onde predomina a
forte globalização comercial, polĆtica e tecnológica.
Posto isto, a internacionalização, Ć© uma estratĆ©gia imprescindĆvel que deve constar no
mindset das empresas desde muito cedo. No entanto, Ć© um processo caraterizado pela
complexidade e exigĆŖncia, mas que bem gerido Ć© suscetĆvel de promover o crescimento
saudÔvel de uma organização.
AtravƩs de uma metodologia qualitativa, este estudo, promete analisar, desde a etapa zero,
o processo de internacionalização de uma PME portuguesa, a PVS Moldes. Uma empresa
focada na produção e comercialização de moldes metÔlicos até 35 toneladas para a
indústria dos plÔsticos.
Os resultados obtidos demonstraram que fatores como a adoção de prÔticas
personalizadas a cada cliente/ mercado e o estabelecimento de networks foram essenciais
para o sucesso. Para além disto, a empresa também expressou que a diversificação de
mercados proporcionou a mitigação de riscos bem como o acesso a inovações
tecnológicas, aspetos estes que estimularam a sua competitividade.
Description
Keywords
Internacionalização de empresas Globalização PME portuguesa Metodologia qualitativa
