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Advisor(s)
Abstract(s)
Estando as organizações cada vez mais preocupadas com o seu desempenho a todos os
níveis, é importante perceber qual o grau de satisfação que os trabalhadores têm com a
comunicação e desenvolver um plano estratégico de comunicação interna que seja capaz de
alcançar o engagement dos trabalhadores. Os diversos departamentos dentro da empresa
devem trabalhar juntos para criar sinergias onde podem desenvolver e consolidar uma
comunicação interna forte que seja capaz de satisfazer os trabalhadores e gerar um
sentimento de orgulho por fazerem parte da organização. Cabe aos profissionais dos
departamentos de recursos humanos, marketing e relações públicas de desenvolver canais de
comunicação interna que promove um clima agradável com possibilidade de crescimento
profissional aos seus trabalhadores para que estes se sintam satisfeitos e motivados e assim
contribuírem para o sucesso da organização. Os planos estratégicos devem ser
implementados de forma a que o trabalhador se sinta motivado desde o seu primeiro contacto
com a empresa, ou seja, desde o onboarding.
Neste âmbito, o presente projeto consiste num estudo exploratório que procura mostrar como
o conceito de employee engagement se pode enquadrar num plano de comunicação interna
de uma escola de línguas. Para entender qual o papel que a comunicação interna pode ter no
engagement dos trabalhadores procurou-se saber quais as atividades que eram desenvolvidas
com os trabalhadores e qual o grau de conhecimento que os trabalhadores têm da própria
organização.
Description
Keywords
Comunicação interna Engagement Motivação Feedback