Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O marketing tem-se consolidado como uma ferramenta essencial no ambiente de negócios
e, mais recentemente, no Ensino Superior, onde beneficia Instituições na promoção da sua
oferta formativa e na fidelização de antigos estudantes. A literatura sobre marketing
educacional realça a importância do feedback e dos Alumni como embaixadores de
excelência das Instituições de Ensino Superior (IES), fatores que promovem a fidelidade e
reforçam a imagem institucional. Obter um testemunho positivo, auxilia a construção de um
sentimento de fidelidade nos estudantes e antigos estudantes perante a sua Instituição de
Ensino Superior. Este relatório de estágio no Gabinete de Comunicação Institucional e
Imagem (GCII) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) permitiu uma análise prática
dessas estratégias, particularmente no âmbito da rede Alumni, como meio de fortalecimento
de vínculos entre diplomados e a Instituição.
Durante o estágio, entre outras atividades, foi desenvolvido um estudo que explorou a
relação entre satisfação, imagem e lealdade na perspetiva dos Alumni do IPC, com base na
revisão de literatura que destaca a lealdade dos antigos estudantes como elemento estratégico
para as IES. Para isso, utilizou-se a plataforma LimeSurvey, obtendo-se uma amostra de
1.554 diplomados, que concluíram os seus cursos entre 2012/2013 e 2022/2023. As respostas
forneceram dados sobre o grau de satisfação dos Alumni em relação aos principais aspetos
da experiência educacional e sobre a sua perceção da imagem institucional, fatores que,
segundo a literatura, estão intimamente ligados à fidelidade dos antigos estudantes.
Os resultados indicam que diplomados satisfeitos e com uma perceção positiva da imagem
institucional tendem a apresentar comportamentos leais para com a IES, como
recomendação ativa e apoio contínuo ao IPC. Esse vínculo positivo entre Alumni e IES,
abordado pela literatura, é fortalecido por ações concretas do GCII, como a gestão da rede
Alumni e a implementação de estratégias de comunicação e engajamento. Este estágio
contribuiu, assim, para a compreensão prática das teorias de marketing educacional,
evidenciando o papel crucial dos Alumni na consolidação da imagem e na promoção da
Instituição perante novos e potenciais estudantes.
Description
Keywords
Marketing Educacional Fidelidade dos Alumni Imagem Institucional Satisfação dos Atuais Antigos Estudantes Gestão de Relacionamento no Ensino Superior Instituição de Ensino Superior Alumni Networking