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Relatório de Estágio no Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem do Instituto Politécnico de Coimbra

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Abstract(s)

O marketing tem-se consolidado como uma ferramenta essencial no ambiente de negócios e, mais recentemente, no Ensino Superior, onde beneficia Instituições na promoção da sua oferta formativa e na fidelização de antigos estudantes. A literatura sobre marketing educacional realça a importância do feedback e dos Alumni como embaixadores de excelência das Instituições de Ensino Superior (IES), fatores que promovem a fidelidade e reforçam a imagem institucional. Obter um testemunho positivo, auxilia a construção de um sentimento de fidelidade nos estudantes e antigos estudantes perante a sua Instituição de Ensino Superior. Este relatório de estágio no Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem (GCII) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) permitiu uma análise prática dessas estratégias, particularmente no âmbito da rede Alumni, como meio de fortalecimento de vínculos entre diplomados e a Instituição. Durante o estágio, entre outras atividades, foi desenvolvido um estudo que explorou a relação entre satisfação, imagem e lealdade na perspetiva dos Alumni do IPC, com base na revisão de literatura que destaca a lealdade dos antigos estudantes como elemento estratégico para as IES. Para isso, utilizou-se a plataforma LimeSurvey, obtendo-se uma amostra de 1.554 diplomados, que concluíram os seus cursos entre 2012/2013 e 2022/2023. As respostas forneceram dados sobre o grau de satisfação dos Alumni em relação aos principais aspetos da experiência educacional e sobre a sua perceção da imagem institucional, fatores que, segundo a literatura, estão intimamente ligados à fidelidade dos antigos estudantes. Os resultados indicam que diplomados satisfeitos e com uma perceção positiva da imagem institucional tendem a apresentar comportamentos leais para com a IES, como recomendação ativa e apoio contínuo ao IPC. Esse vínculo positivo entre Alumni e IES, abordado pela literatura, é fortalecido por ações concretas do GCII, como a gestão da rede Alumni e a implementação de estratégias de comunicação e engajamento. Este estágio contribuiu, assim, para a compreensão prática das teorias de marketing educacional, evidenciando o papel crucial dos Alumni na consolidação da imagem e na promoção da Instituição perante novos e potenciais estudantes.

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Keywords

Marketing Educacional Fidelidade dos Alumni Imagem Institucional Satisfação dos Atuais Antigos Estudantes Gestão de Relacionamento no Ensino Superior Instituição de Ensino Superior Alumni Networking

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