Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-09"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A função de um gerontólogo numa Estrutura Residencial para Pessoas IdosasPublication . Lopes, Raquel Margarida Silva; Lira, Miguel Maria CarvalhoO envelhecimento da população é um dos maiores desafios com o qual as sociedades se confrontam, na atualidade. O surgimento da Gerontologia e, consequentemente, do gerontólogo são fulcrais para a necessidade de transformação da prestação de cuidados, referenciada na literatura existente, uma vez que pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para a diferenciação das outras respostas sociais existentes. O objetivo da presente dissertação consiste em analisar e descrever a função de um gerontólogo, em contexto de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas/Instituição Particular de Solidariedade Social, procurando dar resposta à questão basilar de toda a investigação: “A função de um gerontólogo acarreta benefícios significativos para o contexto organizacional?”. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo de caso, numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas/Instituição Particular de Solidariedade Social, executado em três momentos distintos, através da combinação de diversos métodos, nomeadamente, a análise documental, a observação direta, o inquérito por entrevista e o inquérito por questionário, envolvendo múltiplas fontes de informação, possibilitando o cruzamento de dados. A amostra foi constituída por uma gerontóloga, para concretizar a análise e descrição da função, e 22 colaboradores, visando a análise das perspetivas de outros profissionais. Os resultados obtidos sugerem que a função de um gerontólogo detém de um papel relevante numa equipa de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas/Instituição Particular de Solidariedade Social, assim como revela acarretar benefícios significativos para o contexto organizacional.
- Otimização de stocks na empresa X-ActionPublication . Lourenço, Maria Inês Campos; Silva, António Manuel Amaro Calheiros da; Sanches, Paulo Alexandre Monteiro GouveiaNo contexto atual as empresas são bastante competitivas, sobretudo no que diz respeito ao Business Intelligence (BI). Esta solução mostra-se benéfica para qualquer empresa, nomeadamente na poupança de custos e na tomada de decisão informada. Neste sentido, a utilização desta ferramenta na gestão de stocks permite que uma organização diminua os seus custos operacionais, que registe uma menor quantidade de stock obsoleto e que preste um melhor serviço aos seus clientes. O presente relatório surge com vista à obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, ministrado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Coimbra – ISCAC. Assim, é apresentado o trabalho efetuado pela Mestranda no decorrer do estágio curricular realizado na organização X-Action, uma casa de peças automóveis. O trabalho começa por abordar o controlo de gestão, as tarefas realizadas por um controller e o seu impacto nas organizações. De seguida, é apresentada a importância da gestão de stocks, aliada à sua evolução e, ainda, o BI. Complementarmente às atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular, é apresentada uma proposta de otimização de stocks na empresa X-Action, mais precisamente no departamento de compras, desenvolvida com uma ferramenta de BI, o Power BI da Microsoft. No final do relatório são apresentados os resultados obtidos e as principais conclusões a retirar.
- Personal branding e a empregabilidade dos jovens diplomadosPublication . Almeida, Daniel Alexandra da Silva de; Silva, António Manuel Amaro Calheiros daEsta dissertação explora a relação entre o Personal Branding e a Empregabilidade Disposicional dos jovens diplomados, visando compreender de que forma a construção de uma marca pessoal impacta características disposicionais fundamentais para a inserção e adaptação ao mercado de trabalho. A pesquisa aborda as três dimensões do Personal Branding e como cada uma delas se relaciona com as disposições de empregabilidade e contribui para um perfil profissional mais robusto e adaptável. Através uma metodologia quantitativa, aplicou-se um inquérito constituído pelas escalas do Inventário de Personal Branding e pelo Inventário da Empregabilidade a uma amostra de 153 jovens diplomados. Os resultados confirmam uma correlação positiva e significativa entre o Personal Branding e a Empregabilidade Disposicional, especialmente nas dimensões Estratégica e Diferenciadora, sugerindo que o planeamento intencional e a construção de uma identidade diferenciada são estratégias eficazes para promover a empregabilidade. As conclusões evidenciam que o desenvolvimento de uma marca pessoal autêntica e orientada por objetivos contribui para uma transição mais bem-sucedida dos jovens para o mercado de trabalho, independentemente da área de formação. Estes resultados são consistentes com a literatura, que destaca o papel do branding pessoal na construção de carreiras resilientes e adaptáveis. No entanto, o estudo enfrentou algumas limitações, como o tamanho da amostra e a natureza transversal da análise, que impede uma avaliação dos efeitos ao longo do tempo.
- Whistleblowing e a sustentabilidade no setor bancário: o caso portuguêsPublication . Lopes, João Carlos Santos; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoA relevância imputada aos denunciantes na deteção e combate á criminalidade tem se salientado de forma crescente. Deste modo surge a legislação que protege estes atos, regulando, assim, a proteção das pessoas, enquanto faz jus às necessidades sentidas pelas mesmas. Nos dias atuais, os decretos legais que garantem a proteção do denunciante mostram-se incompletos entre os diversos países da Europa. Contudo, Portugal, em contraste com o resto da Europa apresenta um nível de proteção muito aquém e bastante frágil. Nesta sequência de raciocínio, houve a obrigação de criar um instrumento que uniformizasse a legislação em vigor. Foi assim criada em 2019, e já transposta para Portugal, diretiva 2019/1937, a qual concede a proteção às pessoas, vítimas de violações do direito da União. A dissertação irá incidir sobre o Setor Financeiro/ Bancário, caso português, no qual também são aplicadas as regras de proteção desta Diretiva. Com o alargamento dos mercados e surgimento de novas tecnologias, abrindo vastos horizontes de atuação, também os erros e as práticas fraudulentas são cada vez mais uma preocupação no quotidiano das instituições, por isso torna-se necessário criar condições no intuito de preveni-las e, ou detê-las. Neste sentido, é fundamental a implementação de um bom SCI que ajude aos gestores e administradores no desenvolvimento da sua atividade operacional com eficiência. É necessário haver meios de defesa que protejam ambas as partes, principalmente a quem denúncia. O fator de irregularidades existentes nas organizações é cada vez mais frequente, e é preciso combatê-lo. Com a realização desta dissertação tem-se por objetivo elucidar o leitor e principalmente a comunidade empresarial, onde se englobam quer os empresários, quer todos os colaboradores de qualquer organização. Sendo as Instituições Financeiras um setor altamente regulado, podendo servir de exemplo a todo o setor de mercado, o objetivo é avaliar que mecanismos divulgam as instituições financeiras/Instituições Bancárias relativamente ao Whisteblowing e controlo interno. Através de uma abordagem qualitativa examina-se como estas instituições implementam mecanismos de controlo interno, auditoria e canais de denúncia, com especial ênfase na conformidade com a Diretiva 2019/1937. A pesquisa analisa a correlação entre a transparência institucional e o desempenho sustentável, bem como as estratégias adotadas para garantir a responsabilidade social e confiança pública. Assim, a dissertação consiste num estudo de caso com os cinco maiores bancos a operar em Portugal. No desenrolar desta dissertação foram encontradas algumas limitações aquando da abordagem qualitativa, no que diz respeito à limitação de dependência de fontes documentais primárias e secundárias, isto é, falta de informação direta com os intervenientes do estudo de caso.
- O Impacto da inteligência artificial na gestão de recursos humanos: perspetivas e desafios para a gestão de talentosPublication . Rocha, Bruno Miguel Santos; Lira, Miguel Maria CarvalhoA crescente adoção da Inteligência Artificial tem transformado diversas áreas organizacionais, incluindo a Gestão de Recursos Humanos. Embora a literatura tenha abordado amplamente os benefícios tecnológicos da IA, poucos estudos aprofundam o seu impacto específico na gestão de talentos, particularmente no que se refere aos desafios enfrentados pelos profissionais de RH. Esta lacuna motivou a presente investigação, que tem como principal objetivo explorar o impacto da adoção de ferramentas de IA na gestão de talentos, com ênfase na atração, desenvolvimento e retenção de colaboradores. A pesquisa investiga as perspetivas e desafios enfrentados pelos departamentos de RH ao integrarem a IA nas suas operações. Entre as principais questões de investigação estão: de que forma as ferramentas de IA são utilizadas na gestão de talentos? E quais os benefícios e riscos percebidos pelos profissionais de RH na adoção dessas tecnologias? Foi adotada uma abordagem qualitativa, com o objetivo de obter uma compreensão profunda das experiências e perceções dos profissionais de RH. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove gestores de RH de empresas que utilizam IA, e os dados foram analisados com o software QDA Miner Lite para identificar padrões e temas recorrentes. Os resultados mostram que a IA pode otimizar processos como a triagem de currículos, o desenvolvimento de programas de formação e a retenção de talentos. No entanto, surgem desafios, como a necessidade de requalificar os profissionais de RH, o preconceito face à automatização e a garantia de ética no uso de dados. Alguns entrevistados manifestaram preocupações com a diminuição da intervenção humana e o risco de delegar decisões éticas às ferramentas de IA. As implicações desta pesquisa para a prática de RH são significativas. A IA pode aumentar a eficiência em processos de recrutamento e seleção, fornecer insights estratégicos sobre a gestão de talentos e reduzir vieses. No entanto, as empresas precisam de preparar melhor as suas equipas de RH para trabalhar com estas tecnologias e implementar políticas rigorosas de proteção de dados.
- O coaching e a inteligência emocional no envolvimento e na intenção de saída dos colaboradoresPublication . Luís, Elisabete dos Santos; Oliveira, Margarida Sofia de FreitasO sucesso das organizações contemporâneas está intrinsecamente ligado à capacidade dos seus líderes em motivar e envolver os colaboradores. Neste contexto, o Coaching e a Inteligência Emocional emergem como ferramentas cruciais para o desenvolvimento de lideranças eficazes, promoção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, aumento do envolvimento dos colaboradores e redução da sua intenção de saída. Este estudo visa compreender a influência do Coaching e da Inteligência Emocional no Envolvimento no Trabalho e na Intenção de Saída dos colaboradores em contexto organizacional. Para tal, realizou-se uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 304 respostas válidas dos colaboradores. As principais técnicas estatísticas aplicadas foram a análise de correlação e os modelos de regressão linear. Os resultados obtidos fornecem evidências estatísticas significativas de que o Coaching e a Inteligência Emocional utilizados pelos líderes influenciam positivamente o Envolvimento no Trabalho e reduzem a Intenção de Saída dos colaboradores nas empresas ou organizações. Esta investigação reconhece o papel estratégico do Coaching e da Inteligência Emocional no contexto organizacional, demonstrando que os líderes devem valorizar e implementar práticas que visem a criação de ambientes de trabalho saudáveis, produtivos e estáveis. Estas práticas devem-se focar na melhoria do envolvimento dos colaboradores e na redução da sua intenção de saída. Os resultados sugerem que as organizações devem priorizar o desenvolvimento de uma cultura que valorize a comunicação aberta e o trabalho em equipa enquanto competências de Coaching fundamentais para os líderes. Adicionalmente, devem enfatizar a Inteligência Emocional, priorizando a avaliação, regulação e utilização eficaz das emoções no ambiente de trabalho. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer insights valiosos sobre a importância do Coaching e da Inteligência Emocional na gestão de recursos humanos e no desenvolvimento organizacional, oferecendo implicações práticas para líderes e gestores na criação de ambientes de trabalho mais eficazes e satisfatórios.
- Estágio na Abilis: desenvolvimento de um dashboard para as demonstrações financeirasPublication . Matias, Sónia Fernandes; Ribeiro, António Rui Trigo; Sanches, Paulo Alexandre Monteiro GouveiaAs tecnologias de Business Intelligence têm sido cada vez mais usadas para analisar demonstrações financeiras de forma eficiente. Isso permite às organizações otimizar a apresentação dos relatórios financeiros de maneira simplificada e interativa. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de Business Intelligence, focado na criação de um dashboard interativo, com o objetivo de otimizar a criação de relatórios financeiros para todos os clientes da Abilis - Consultores de Empresas, LDA. Este projeto utilizou a metodologia de Design Science Research, que tem como principal objetivo a criação e implementação de artefactos de modo a resolver problemas. A ferramenta de Business Intelligence escolhida, foi o Power BI devido à sua capacidade de integrar, transformar e visualizar dados de maneira eficiente e dinâmica. O dashboard desenvolvido permitiu automatizar o processo de extração e análise de dados, proporcionando uma visão mais clara e acessível da classe de gastos e rendimentos. Apesar de ter sido apresentado apenas um protótipo, o feedback da demonstração do dashboard foi extremamente positiva, conseguindo não só eliminar as inconsistências do método anteriormente utlizado, como também, reduzir o tempo necessário para a elaboração dos relatórios, facilitando assim a tomada de decisões informadas por parte dos gestores.
- Modelo de maturidade do uso do software de deteção de anomalias e fraudesPublication . Cabrita, Armindo Manuel Santos; Pedrosa, Isabel Maria MendesCom as mudanças vividas nas últimas décadas, com o desenvolvimento das áreas da tecnologia e software utilizados pelas organizações e pelos profissionais, é importante o conhecimento do nível de maturidade em que as empresas se situam, no que diz respeito ao uso de software de deteção de anomalias e fraudes, para que conheçam o seu nível de maturidade e adotem medidas de melhoria de processos e procedimentos no âmbito da prevenção da fraude e na deteção de anomalias. Foram identificados e estudados cinco modelos de maturidade, tendo sido escolhido um para aplicação a este estudo, desta forma é adotado um modelo de maturidade já existente na literatura. O modelo escolhido foi adaptado, relacionando-o com software de deteção de anomalias e fraudes, para que permita diagnosticar o nível de maturidade em que se encontram as empresas quanto à utilização de ferramentas e software para a deteção de anomalias e fraude, foram entrevistadas cinco empresas nacionais, de diferentes áreas de negócio e de diferentes localizações geográficas. Este estudo pretende fortalecer a revisão de literatura existente, colmatando a lacuna presente atualmente, devido à inexistência de modelos de maturidade direcionados para esta temática. Os resultados deste estudo indicam que do universo analisado nenhuma empresa tem em uso um software ou utiliza tecnologias emergentes. As empresas analisadas contêm algumas lacunas organizacionais quando o tema é a fraude, quer seja por falta de documentação de processos e procedimentos inerentes à deteção da fraude, por falta de recursos ou pela inexistência de ferramentas ou software de deteção de anomalias e fraudes.
- Immediate effects of a single trampoline session on balance, postural control, gait, and muscle function in older adults : a pilot studyPublication . Silva, Sara Isabel Gomes; Godinho, Catarina Afonso; Correia, José PedroThe aging process is associated to declines in balance, postural control, gait, and neuromuscular function, increasing the risk of falls among older adults. This pilot study investigated the immediate effects of a single trampoline training session on these variables in older adults. Twenty-two participants (65-85 years old) underwent assessments, including the Timed-Up-and-Go (TUG), Five times Sit-to-Stand (5xSTS), and postural control tests, before training, after warm-up, and after trampoline training. Surface electromyography (sEMG) and force platform (FP) data were also analyzed to evaluate functional mobility, muscle activation patterns, motor control, and balance. The results demonstrated significant improvements in TUG score (p < 0.001), with enhanced neuromuscular activation in the vastus lateralis (p = 0.005), biceps femoris (p = 0.037), and lateral gastrocnemius (p = 0.041) during dynamic tasks. These findings highlight the potential of trampoline training to enhance mobility and neuromuscular responsiveness. However, no significant changes were observed in static postural control measures, indicating the need for more prolonged or frequent sessions to affect these parameters. This study concludes that trampoline training could be a safe and feasible intervention option for improving functional mobility and neuromuscular performance in older adults. Its incorporation into fall prevention programs holds promise for promoting healthy aging. Future research should explore long-term effects, optimal training protocols, and broader applications in community and clinical settings.
- Relatório de estágio no departamento administrativo e financeiro do município de CantanhedePublication . Carvalheiro, Ana Sofia Marques; Morais, Maria Georgina da Costa Tamborino; André, Emília Graça Dourado Telo Ferraz PereiraConsequência do estágio, este relatório descreve o trabalho desenvolvido no Departamento Administrativo e Financeiro do Município de Cantanhede, com o objetivo de analisar o impacto da implementação da norma NP EN ISO 9001:2015, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade. Através da aplicação de entrevistas e inquéritos, foi possível identificar diversos desafios enfrentados pela organização, tais como a resistência à mudança, a adaptação a novos processos documentais e a necessidade de manter o envolvimento contínuo dos colaboradores após a certificação. No entanto, a implementação da norma também gerou inúmeras oportunidades, como a melhoria contínua dos serviços prestados, a modernização administrativa e o aumento da eficiência na gestão de recursos. Estes benefícios contribuíram para a melhoria da transparência, a redução de erros operacionais e uma maior confiança por parte dos munícipes nos serviços prestados pela autarquia. O estágio foi uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Auditoria Empresarial e Pública, especialmente no que se refere à conformidade e à auditoria de processos no setor público. Conclui-se que a adoção de práticas de qualidade, conforme definido pela NP EN ISO 9001:2015, é essencial para garantir a melhoria contínua na administração pública, promovendo maior eficiência, satisfação dos cidadãos e transparência nos processos.