Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.94 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho é motivado pelo interesse e atualidade da gestão logística e das
vantagens competitivas que esta tem vindo a demonstrar em contexto empresarial. A
investigação levada a cabo reúne um conjunto de objetivos no domínio da gestão de
armazéns, e da otimização de operações, tendo em vista alcançar uma gestão ágil, com
exigentes padrões de eficácia e de eficiência.
Para tanto, foi conduzida uma ampla revisão da literatura, baseada nas palavras-chave
da temática em estudo. Os resultados apontam um conjunto de metodologia, técnicas e
ferramentas adequadas à otimização/ melhoria de várias operações e de gestão do armazém.
Colocando o foco nas operações de proximidade ao cliente, a literatura destaca o
crossdocking e, no conjunto das operações de distribuição, o planeamento e afetação das
rotas de veículos, VRP, surgem como as mais impactantes.
Desta forma, foi selecionado um solver adequado e tratado um caso empresarial real,
o Centro Operações Logísticas (COL), da empresa Luís Simões, em Coimbra.
Foram executados vários cenários de distribuição, todos eles com saída e regresso ao
COL, com dados relativos aos meses de março, junho e agosto de 2022, tendo sido
privilegiadas duas sextas-feiras, em cada mês, por serem os dias de maior movimentação de
paletes (em número) e maior dispersão (mais clientes).
A análise dos vários cenários permite concluir que, independentemente de se tratar
de um mês padrão (março) ou de meses associados com épocas festivas (junho) ou épocas
balneares (agosto), os menores custos e duração de trajetos das rotas correspondem aos casos
em que ocorrem vários retornos ao COL de Coimbra.
Description
Keywords
Armazém Gestão de operações Logística Crossdocking Otimização de distribuição Rotas de veículos