IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
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Browsing IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado by advisor "Búrcio, Carlos"
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- Os benefícios de uma estratégia de SEO numa campanha de SEA: a força do SEMPublication . Rodrigues, Tomás Orlindo Pires; Búrcio, CarlosO poder do digital passou a ser uma inevitável certeza no nosso quotidiano. Existe agora um acesso incomum a um novo mundo, um novo universo, tão vasto como o espaço sideral, mas mais simples de aceder, quase de forma instantânea, em qualquer lugar e em qualquer altura, com qualquer dispositivo. Ao abordar este universo ainda relativamente recente, tornamo-nos unos e dele indivisíveis. É assim um bem indispensável na nossa vida, na nossa rotina. É agora uma extensão de quem nós somos, como indivíduos e como comunidade. Naturalmente isto têm um forte impacto nas indústrias e nas marcas que nelas operam, originando assim um infindável espaço para estas empresas explorarem e descobrirem novas oportunidades de impactarem clientes e se tonarem próximas deles. Assim o marketing digital faz hoje parte de uma fatia enorme do marketing aplicado pelas empresas, e por isso é crucial as empresas terem noção das estratégias mais eficientes, pois só assim se conseguem destacar das demais empresas que atuam neste momento no mercado. Uma das estratégias digitais mais eficientes da atualidade visa melhorar o posicionamento de determinada empresa nos motores de pesquisa – apelidado como SEM. Sendo que esta estratégia se divide em duas diferentes metodologias – SEO e SEA, e as empresas tem por norma apostar apenas numa das duas estratégias. O principal objetivo desta investigação, realizada a partir de um estágio curricular, foi à priori entender qual a influência que uma estratégia de SEO tem numa empresa que já se encontra com uma estratégia de SEA. Concentrando-se sobretudo a analisar as consequências verificadas no CPC – custo por clique que as empresas têm de despender ao motor de pesquisa pelo clique do consumidor no anúncio, bem como analisar as consequências verificadas ao nível do CTR. Os resultados deste estudo vieram confirmar a literatura que serviu de suporte à tese, e confirmar que nas 3 empresas que começaram a estratégia de SEO, os resultados quanto ao decréscimo do custo por clique são bastante claros, se bem que quanto ao CTR os resultados são satisfatórios, mas não tão conclusivos.
- Centros de dia: perceção do modelo convencional e interesse dos idosos em conceitos alternativosPublication . Carvalho, Gonçalo Abel; Búrcio, CarlosA presente dissertação propôs-se a investigar a perceção de indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos relativamente ao modelo convencional dos Centros de Dia (CD) em Portugal. Em paralelo, procurou-se aferir o nível de interesse que seis conceitos alternativos para estas estruturas sociais poderiam despertar nesse mesmo público. Adicionalmente, o estudo examinou em que medida a satisfação com a participação social e variáveis sociodemográficas, como a faixa etária e o nível de escolaridade, poderiam influenciar as referidas perceções e interesses. Para alcançar estes objetivos, foi implementada uma metodologia quantitativa, consubstanciada na aplicação de um inquérito por questionário online, do qual resultaram 127 respostas válidas para análise. O tratamento estatístico dos dados recolhidos evidenciou um considerável interesse da amostra pelos conceitos alternativos apresentados, com particular destaque para as propostas focadas em "Saúde e Bem-Estar" e "Viagens e Gastronomia", corroborando a proposição de que o interesse dos participantes variaria significativamente entre as diferentes alternativas (P2). De forma algo inesperada, e contrariando a Proposição 1, os resultados indicaram que uma perceção mais favorável do modelo tradicional de CD se associou, em determinadas situações, a um maior interesse em algumas das alternativas, sendo esta relação mediada pela satisfação com o reconhecimento social. A satisfação com a participação social demonstrou também uma correlação positiva com uma apreciação mais favorável do modelo convencional (refutando P4a) e com o interesse em atividades culturais e artísticas (validando parcialmente P4b). Relativamente às variáveis sociodemográficas, a idade e o nível de escolaridade manifestaram uma influência parcial e nem sempre distintiva em preferências específicas (suportando parcialmente P3a e P3b). Em suma, este estudo permite concluir que existe uma recetividade significativa da população idosa a formatos de CD mais diversificados e alinhados com um paradigma de envelhecimento ativo. A valorização de novas propostas não implica necessariamente uma rejeição do modelo convencional, sugerindo antes um cenário de complementaridade, cuja compreensão se afigura crucial para o desenvolvimento de futuras respostas sociais promotoras da valorização individual e participação ativa.
- CRM no sector das bebidas: o caso da SuperBock e o envolvimento com a marcaPublication . Silva, Hugo Daniel Ferreira da; Búrcio, CarlosNum mercado cada vez mais competitivo, a gestão eficaz das relações com os clientes (CRM – Customer Relationship Management) assume um papel central na fidelização e envolvimento com a marca. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma a implementação do CRM influencia o brand engagement no setor das bebidas, considerando a satisfação do cliente como uma variável moderadora. Para tal, foi adotado um estudo de caso da marca Super Bock, com base numa metodologia mista, que combinou a revisão da literatura com uma abordagem quantitativa suportada na aplicação de um questionário a clientes utilizadores da plataforma de CRM “Autêntico”. A análise dos dados, realizada com recurso ao software SPSS e à macro PROCESS, permitiu confirmar que a perceção de uma boa implementação de CRM tem um impacto positivo e estatisticamente significativo no brand engagement dos consumidores (H1). No entanto, a satisfação do cliente, analisada isoladamente, não apresentou um efeito direto positivo sobre o envolvimento com a marca (H2), contrariando parte da literatura. Por outro lado, confirmou-se o seu papel moderador (H3), reforçando a relação entre o CRM e o brand engagement quando os níveis de satisfação são mais elevados. Estes resultados sustentam a importância de alinhar estratégias de CRM com a experiência do cliente, contribuindo para a compreensão dos mecanismos que fortalecem as relações marca-consumidor no setor das bebidas.
- Desenvolvimento do modelo de negócios para o serviço de Crowdfunding da empresa AmyPublication . Fanti, Marcela Queiroz; Búrcio, Carloscrowdfunding, apesar de ser uma prática que se tornou conhecida apenas recentemente, sempre teve grande relevância na indústria criativa. A falta de crédito para financiamento inicial junto a instituições tradicionais foi contornada com a criação de um modelo aonde muitos indivíduos fornecem, com montantes menores, o valor total do financiamento. Estes indivíduos possuem diferentes motivações – desde o retorno financeiro até status social. O crowdfunding ganhou notoriedade principalmente após o início das grandes evoluções tecnológicas e da inserção de meios digitais no dia a dia das pessoas. Essa evolução tecnológica, não mudou apenas o comportamento dos consumidores, como incentivou a criação de novos canais e formas de criar, entregar e captar valor digitalmente. O presente projeto analisa o cenário atual do crowdfunding e do crowdfunding aplicado à indústria musical, de forma a unir os conhecimentos teóricos e práticos do mercado com o intuito de criar um modelo de negócios para o serviço de crowdfunding focado na indústria musical, a ser lançado pela empresa Amy em 2020, baseado no modelo Canvas, uma vez que este apresenta uma representação visual de fácil compreensão e alteração. A integração entre os conceitos supramencionados e o mapeamento dos meios, juntamente com uma análise de competitividade culminarão na criação de um modelo de negócios que otimizará os recursos e conhecimentos que a empresa já possui para transpor ameaças de mercado e gerar, entregar e captar valor de variados segmentos alvo de forma a tornar o serviço rentável para a empresa.
- Efeito da Credibilidade dos Influenciadores na Intenção de Compra dos ConsumidoresPublication . Nunes, Rui Jorge da Costa; Búrcio, CarlosNo atual cenário, os influenciadores digitais desempenham um papel significativo na formação das decisões de compra dos consumidores. Adicionalmente são também fontes de informação de confiança para as suas audiências, tornando-os veículos eficazes de passa a palavra eletrónico (E-WOM). Este estudo pretende avaliar se o papel dos influenciadores digitais é fundamental na formação de decisões de compra dos consumidores, e ainda se esta relação é moderada pelo passa palavra eletrónico (E-WOM) e pela qualidade percebida das marcas. Para tal foram inquiridos 111 indivíduos. Através da análise dos resultados, foram aceites as hipóteses que confirmam existir efeitos diretos entre as variáveis estudadas, comprovando que existe um efeito significativo da credibilidade dos influenciadores na intenção de compra, assim como existe um efeito direto da credibilidade dos influenciadores na qualidade percebida da marca e no E-WOM. No entanto, não foi confirmado que o E-WOM e a qualidade percebida da marca moderam a relação da credibilidade dos influenciadores digitais e da intenção de compra. Em suma, apesar de não haver confirmação de todas as hipóteses propostas, a rejeição de duas hipóteses serve de contributo para outros estudos futuros como base para exploração de outras relações que possam melhor justificar como aproveitar as relações das empresas com influenciadores digitais.
- Fast-Fashion sustentável e os Consumidores Altruístas: uma relação positivaPublication . Monteiro, Ana Sofia Jeremias; Búrcio, CarlosNa indústria fast-fashion a sustentabilidade tem sido um tópico recorrente. Por tal, o estudo aqui presente procura investigar o lado do público no que diz respeito a este tema, mais concretamente, como o público tem vindo a reagir a estas ações de sustentabilidade levadas a cabo pelas marcas pertencentes à indústria fast-fashion, com especial ênfase na atribuição que o público confere às ações de uma marca, ou seja, se atribui as ações como genuínas ou se as associa a outros fatores (aumentar as vendas, aumentar o passa-a-palavra…). Para analisar a relação entre público e marca, o estudo foi suportado por um questionário fechado do tipo quantitativo, efetuado a um público residente em Portugal e com acesso à internet (N=202) . O intuito do questionário passa por obter respostas relativas à relação entre a pessoa questionada e a marca fictícia exposta no cenário inicial do questionário. Através da análise efetuda em SPSS IBM Statistics 28 aos dados do questionário, foi possível perceber que as pessoas ao serem deparadas com uma comunicação por parte de uma marca, centrada na sustentabilidade, tendem a atribuir-lhe um caráter altruísta, ou seja, que esta age de determinada forma por querer unicamente fazer o que está correto, o que consequentemente influenciará favoravelmente e diretamente a atitude das pessoas para com a marca, ou seja, as atribuições altruísticas conferidas pelas pessoas à marca influenciam positivamente a confiança na marca, a intenção de compra e a perceção da responsabilidade social corporativa, validando deste modo as três hipóteses em investigação (H1,H2 e H3). O estudo revela-se importante para a indústria da fast-fashion, mais especificamente para as marcas a ela pertencente, uma vez que permite entender a influencia que ações em volta da sustentabilidade causam na relação entre público e marca, podendo servir de apoio para o processo de decisão no que diz respeito a implementar ou não este tipo de ações no negócio de uma marca. Adicionalmente, e para futuros estudos, seria importante analisar outras variáveis, tais como, o passa-a-palavra, a perceção do produto e a predisposição para pagar mais, uma vez que o seu processo produtivo poderá ser “afetado” devido aos cuidados a ter a nível ambiental.
- O impacto da credibilidade na intenção de votoPublication . Aguiar, Ana Carolina de Jesus; Búrcio, CarlosA discussão sobre o que é um “bom” candidato político, quem deve representar e liderar o país, as propostas reformistas ou inovadoras, são algumas das principais preocupações que vivemos atualmente. A política, hoje, mais do que nunca, assume uma particular relevância nas nossas conversas e opiniões, pelo período singular que atravessamos. Com isto, a importância e a responsabilidade que as pessoas sentem na hora de escolher um candidato político é maior. O que se espera de um candidato político, aos dias de hoje, não é o mesmo que se esperava encontrar no passado, isto é, as expectativas e as exigências são diferentes. É neste sentido que este estudo pretende compreender a influência das dimensões de Confiabilidade, Atratividade e Competência na construção de Credibilidade e, por sua vez, o impacto da Credibilidade na Intenção de Voto. A investigação foi feita através de um questionário online, sendo de foro quantitativo, utilizando uma amostra de 221 inquiridos. O questionário teve a base teórica de Mukta Garg & Apurva Bakshi (2024). A análise estatística é composta por Alphas de Cronbach, com valores superiores a 0,7 – a Competência regista o valor de 0,940, a Confiabilidade o valor de 0,938, a Atratividade o valor de 0,769 e a Credibilidade o valor de 0,735 – demonstrando a consistência das variáveis; por Correlação de Spearman, em que os valores são significativos, demonstrando a evidência estatística, sendo as mais fortes as correlações feitas com a Credibilidade; e por Regressões Lineares Múltiplas. O presente estudo permitiu compreender que a Confiabilidade, Atratividade e Competência têm um impacto positivo na Credibilidade e que a Credibilidade tem um 4 impacto positivo na Intenção de Voto. Para além disto, permitiu afirmar que a Atratividade e a Competência têm uma influência positiva direta na Intenção de Voto.
- Impacto dos descontos de preço no setor de viagens: papel mediador das emoções nas compras por impulso onlinePublication . Santos, Joana Matias dos; Búrcio, CarlosO online está a tornar-se cada vez mais o meio preferido de muitos para a realização das suas compras. Isso tem levado as empresas a sentirem necessidade de conhecer e compreender cada vez melhor o comportamento do consumidor e as suas emoções, assim como quais as estratégias que melhor resultam neste canal. O objetivo deste estudo é explorar como uma estratégia promocional, como os descontos de preço, afeta as compras por impulso, no setor de viagens, mais detalhadamente, na compra online de viagens de avião. É também procurado compreender o papel mediador das emoções, prazer e excitação. Nesta investigação foi utilizado o modelo S-O-R (estímulo-organismoresposta), como modelo base, por este ser bastante utilizado para estudos na área do comportamento do consumidor. A metodologia utilizada foi a quantitativa, tendo sido aplicado um questionário através da plataforma Google Forms, onde se obteve 220 respostas. Os dados foram analisados recorrendo ao software estatístico SPSS. Os resultados revelaram que os descontos de preço têm um impacto positivo nas compras por impulso online de viagens de avião. Relativamente às emoções como mediadoras: não foram encontrados efeitos significantes no prazer, enquanto a excitação se mostrou como mediadora parcial.
- Impacto dos Influenciadores Digitais na Intenção de Compra de Cosmética CRUELTY-FREEPublication . Caria, Ana Carolina Nogueira; Búrcio, CarlosO Marketing de Influência parece ser mais importante do que nunca para conectar as empresas com os consumidores. Os Influenciadores Digitais destacam-se por serem credíveis e confiáveis pela forma como transmitem as suas experiências, opiniões e recomendações aos seus seguidores. O consumo ético é um mercado que tem vindo a crescer devido ao aumento da consciencialização por parte do consumidor e uma das áreas onde se nota essa alteração é na procura de cosméticos. Este estudo procura compreender o impacto dos influenciadores na Intenção de compra de cosmética Cruelty-Free, e relacionar as características dos influenciadores com a sua Credibilidade Percebida e esta por sua vez, com a Intenção de Compra. A investigação é do foro quantitativo, sob forma de um questionário online, que resultou de uma amostra de 166 inquiridos. O questionário contou com a base teórica de Sokolova e Kefi (2019). A análise estatística foi realizada através dos Alphas de Cronbach, Correlação de Spearman e Regressões Lineares Múltiplas. A presente investigação permitiu afirmar que a Atratividade Física e a Atitude Homofílica têm um impacto positivo na Credibilidade Percecionada dos Influenciadores Digitais e que a Credibilidade Percebida tem impacto sobre a Intenção de Compra. Constatou-se ainda que a Atitude Homofílica tem impacto positivo na Intenção de Compra, mas que a Atratividade Física necessita da variável Credibilidade Percebida como mediadora para ter impacto na Intenção de Compra.
- A importância da Reputação Corporativa no processo de decisão de Intenção de Saída de uma organizaçãoPublication . Santos, Diogo Miguel Fernandes Ferreira Rites dos; Búrcio, CarlosEsta dissertação recai sobre o tema da Reputação Corporativa e essencialmente sobre a possibilidade de este fator influenciar a Intenção de Saída da organização por parte de um colaborador. Inicialmente, esta dissertação aborda a importância e o impacto que uma Reputação Corporativa pode ter no sucesso de uma determinada organização. Nos tempos atuais, onde cada vez mais os indivíduos procuram atingir o seu sucesso profissional numa organização profissional que vá ao encontro dos seus próprios valores, esta perceção é fulcral para entender como este ativo intangível pode contribuir para o sucesso ou o insucesso de uma determinada organização. Foi realizado um estudo a partir de questionários online, respondidos por colaboradores da empresa onde realizei o meu estágio curricular, de modo a perceber se, e de que modo, o compromisso afetivo pela organização pode influenciar a sua tomada de decisão em abandonar ou não a dita empresa. Atualmente, com a massificação e partilha da informação presente, qualquer decisão mal calculada pode levar a uma determinada interpretação por parte das pessoas e, neste caso, dos colaboradores da empresa, o que pode alterar a sua perceção sobre a organização onde trabalham. Após a realização dos questionários por parte dos colaboradores, foi feita a análise estatística dos dados, que demonstrou que os inqueridos se movem por outros valores que não são contemplados no nosso estudo.
