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- The Russia-Ukraine war and european defencePublication . Conferência/Webinar Internacional "The Russia-Ukraine War and European Defence", Lisboa, Junho 2023; Gressel, Gustav C.; Pinto, Ana Santos; Davlikanova, Elena; Dias, Mónica
- (In)consciente: Promoção da Alimentação Saudável e SustentávelPublication . Pinto, Débora Filipa Norte; Grilo, Márcia MaratO presente Relatório refere-se ao Projeto final, que integra o Plano de Estudos do segundo ano do curso de Mestrado em Média e Sociedade, na Escola Superior Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Portalegre. Este trabalho académico tem como objetivo abordar a importância da alimentação saudável e sustentável no quotidiano de cada indivíduo. Nesse sentido, enfatiza-se a necessidade de sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e de promover uma alteração de hábitos, com o intuito de contribuir para uma melhoria positiva na saúde humana e, em última análise, para o meio ambiente. Assim, acredita-se que os meios de comunicação digital, que atualmente são os principais veículos de informação, e que oferecem uma ampla variedade de ferramentas, possam ser utilizados para divulgar uma mensagem de sensibilização ao público, com o objetivo de consciencializar e incentivar uma mudança ao nível dos hábitos alimentares. Com o presente Projeto, pretende-se captar, em particular, a atenção das gerações Y e Z e inspirar nestas a vontade de promover uma transformação, visando a promoção da qualidade de vida, numa sociedade onde a alimentação saudável e sustentável seja uma realidade.
- How You Like That? The Success Factors of K-POP ARTISTS in Western CountriesPublication . Santos, Margarida Casadinho dos; Pacheco, NatáliaFor a long time, the Western music industry was dominated by Western artists. However, in recent years there has been a rapid increase in the popularity and presence of Eastern stars, especially K-Pop artists, breaking through to the West. Thus, the aim of this research is to understand what are the success factors that led to K-Pop’s popularity specifically in the West. Factors like reference groups, parasocial relationships, fan communities and user generated content were analyzed in order to understand if these are aspects that have an impact on this increased success. Interviews with 10 fans of this music genre were conducted to gather their perceptions and opinions regarding the topics subject of analysis. Through these interviews it was possible to understand that these fans create a very deep connection not only with their favorite artists but also with fellow fans and that this connection is the main driving force for their consumer behavior and the reason why they choose to support the artist by streaming music, buying albums, and promoting them to others outside of the fan community.
- Comportamento de Compra na Escolha do Canal de Comercialização num Período Pós-Pandémico no Setor do CalçadoPublication . Moreira, Raquel de Brito Pires; Barbosa, JoãoEste estudo pretende explorar, compreender e interpretar de que maneira o comportamento de compra do consumidor pode variar na preferência do canal de comercialização, no setor do calçado no período pós-pandémico. Pretende ainda analisar de que forma uma variável externa não controlável – o COVID 19 – pode influenciar o mundo, a realidade do individuo e, simultaneamente, o comportamento do consumidor.
- Intenção de Compra de Produtos Alimentares através de Sistemas de Reutilização em PortugalPublication . Bastos, Inês Maria Coutinho; Barbosa, JoãoNo retalho dos produtos alimentares, existe uma dinâmica e competição intensa, impulsionada por consumidores mais informados e exigentes. É crucial compreender as novas tendências de consumo dos clientes para moldar às suas necessidades. Atualmente, os consumidores estão mais conscientes em relação ao desperdício alimentar e ao impacto ambiental das suas escolhas, o que os torna mais racionais. Os sistemas de reutilização de alimentos apresentam inúmeros benefícios para toda a cadeia alimentar. No entanto, o desafio é entender se os consumidores estão preparados para adquirir produtos alimentares por meio desses sistemas. Para essa pesquisa, foram utilizados artigos científicos, livros e documentos publicados por entidades certificadas na área. Além disso, para complementar, foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com profissionais do setor para aprimorar a investigação e alinhar os resultados às necessidades do estudo. Foram identificadas variáveis que influenciam a aceitação dos consumidores aos sistemas de reutilização, como preço, sustentabilidade, conveniência e higienização. O questionário, com 313 respostas, concluiu que a atitude afeta a intenção, ao contrário da perceção. As empresas devem considerar aumentar a oferta de produtos nesses sistemas, pois os resultados apresentam uma inclinação favorável à potencial adesão por parte dos inquiridos. A preferência entre os sistemas, refill at home, refill on the go, return from home e return on the go, está diretamente relacionada à acessibilidade da atual oferta.
- Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguasPublication . Ribeiro, David Frutuoso; Barbosa, JoãoComo parte do processo de produção do presente relatório de estágio, o investigador estagiou na EF Education First, uma escola de línguas no estrangeiro, durante 5 meses. A empresa, de forma bastante geral, conta com dois tipos de ofertas: viagens a título individual e em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas. Assim, surge o presente plano de marketing que pretende aumentar a notoriedade e aumentar as vendas de viagens em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas junto de escolas de 2º ciclo, 3º ciclo e/ou ensino secundário da cidade de Lisboa, utilizando o modelo SOSTAC (Smith, 2022). A estratégia de marketing não se encontra sistematizada dentro da empresa, desta forma e para atingir esse objetivo, recolheram-se dados secundários e primários, estes últimos através do método WebQual 4.0 (Barnes & Vidgen, 2000), partilhado com professores de 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário de escolas públicas e privadas na cidade de Lisboa. Foram medidas 3 dimensões – usabilidade, informação e interação com o serviço - do website Teacher Zone a fim de perceber a sua perceção por parte dos docentes. Foram recolhidas 8 respostas válidas, sendo a interação com o serviço a dimensão com a avaliação mais baixa das 3 em estudo, pelo que requer mais atenção no plano a ser desenvolvido. Realizou-se também uma análise pormenorizada da concorrência, das tendências na área do marketing e comunicação e com base nisso foi desenhado um plano de marketing seguindo o modelo SOSTAC (Smith, 2022) a fim de chegar a utilizadores finais, os alunos; influenciadores de compra, os professores; e a encarregados de educação, os decisores de compra.
- Impacto da Publicidade Verde do Setor Automóvel na Intenção de Compra de Veículos ElétricosPublication . Cruz, João Ricardo Felgueira da; Borges, MónicaA sustentabilidade e preservação ambiental assumem, hoje, um papel de grande relevo nas estratégias de marketing e comunicação desenvolvidas pelos mais diversos setores de atividade, sendo o setor automóvel um dos que mais aposta em publicidade verde direcionada ao consumidor. A aposta forte em publicidade verde transformou o setor automóvel, levando o mesmo a focar-se na comercialização de produtos sustentáveis e com redução significativa de emissões, destacando-se entre estes o automóvel elétrico. Através do presente estudo, procura-se assim perceber se as estratégias de publicidade verde do setor automóvel estão a moldar as intenções de compra de veículos elétricos e se as atitudes/ comportamentos sustentáveis e consciencialização ambiental dos consumidores tem alguma influência nesta relação. Tendo por base um estudo quantitativo e, recorrendo-se a uma amostra de 221 inquiridos, foram testadas as hipóteses formuladas no modelo de investigação, com recurso a modelos de Regressão Linear Simples e à Macro Process v4.2.. No presente estudo foram também utilizados o alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação de Pearson de forma testar a consistência interna das escalas utilizadas no questionário e se estas são estatisticamente significativas. Para o presente modelo foi considerado “Publicidade/ comunicação verde” como variável independente, “Intenção de compra de automóveis elétricos” como variável dependente e “Atitudes/ comportamentos sustentáveis e consciencialização ambiental” como variável moderadora. Após a análise dos resultados, é desenvolvida a discussão dos mesmos, comparando-os à literatura já existente, finalizando-se a investigação com as limitações identificadas, a sua contribuição teórica e prática e recomendações para investigações futuras.
- AB SKF Market Feasibility Study & Glocal Marketing PlanPublication . Rafique, Jusob Mahomed; Pacheco, NatáliaThe rise of electric vehicles and clean energy technologies presents new market opportunities for global companies. Through the scope of the mining, mineral processing and cement industry, a market feasibility study is conducted in this paper to understand the market size, implications, and regions that may be of interest and in line with the objectives of SKF, a Swedish company known for its market leader position in ball bearing production. To ensure that bearings remain in optimal function, lubrication is needed, with this in mind, a marketing plan for the lubrication management department is created with regional adaptations suiting target countries’ cultures. The marketing plan and strategy focuses on global strategies with seamless integration into local cultures using a data driven approach and artificial intelligence as a means of reaching these objectives.
- Impacto dos Influenciadores Digitais na Intenção de Compra de Cosmética CRUELTY-FREEPublication . Caria, Ana Carolina Nogueira; Búrcio, CarlosO Marketing de Influência parece ser mais importante do que nunca para conectar as empresas com os consumidores. Os Influenciadores Digitais destacam-se por serem credíveis e confiáveis pela forma como transmitem as suas experiências, opiniões e recomendações aos seus seguidores. O consumo ético é um mercado que tem vindo a crescer devido ao aumento da consciencialização por parte do consumidor e uma das áreas onde se nota essa alteração é na procura de cosméticos. Este estudo procura compreender o impacto dos influenciadores na Intenção de compra de cosmética Cruelty-Free, e relacionar as características dos influenciadores com a sua Credibilidade Percebida e esta por sua vez, com a Intenção de Compra. A investigação é do foro quantitativo, sob forma de um questionário online, que resultou de uma amostra de 166 inquiridos. O questionário contou com a base teórica de Sokolova e Kefi (2019). A análise estatística foi realizada através dos Alphas de Cronbach, Correlação de Spearman e Regressões Lineares Múltiplas. A presente investigação permitiu afirmar que a Atratividade Física e a Atitude Homofílica têm um impacto positivo na Credibilidade Percecionada dos Influenciadores Digitais e que a Credibilidade Percebida tem impacto sobre a Intenção de Compra. Constatou-se ainda que a Atitude Homofílica tem impacto positivo na Intenção de Compra, mas que a Atratividade Física necessita da variável Credibilidade Percebida como mediadora para ter impacto na Intenção de Compra.
- Bring To ME: a service order food inside the AirportPublication . Galdino, Ana Carolina Barison; Pacheco, NatáliaPortugal tem se destacado como um destino turístico nos últimos anos, apresentando um recorde de passageiros em 2019 e um aumento ainda maior em 2022, pós a pandemia. Um estudo aponta que o tráfego de passageiros continua a crescer e o país tem recebido prêmios, como o de "Melhor Destino de Praia", o que acaba por atrair ainda mais turistas, e diante deste cenário, o governo pretende construir um novo aeroporto para lidar com o grande fluxo de passageiros. Entretanto, muitos passageiros passam pelos aeroportos de Portugal sem encontrar boas opções de refeições, especialmente junto às portas de embarque. Essa situação inspirou uma visão empreendedora. A questão de investigação é "como implementar um serviço de pedido e entrega de comida no ANA Aeroportos de Portugal?". O objetivo deste projeto profissional é melhorar a experiência do passageiro que escolhe Portugal como destino e compreender o comportamento do consumidor no aeroporto para desenvolver o serviço. Para alcançar esses objetivos, foram coletados dados quantitativos por meio de um questionário aplicado a uma amostra de 240 pessoas e dados qualitativos por meio de entrevistas com a diretora Comercial dos aeroportos de Portugal. Os resultados do estudo foram essenciais para verificar a viabilidade da ideia e desenvolver o negócio, e por fim, concluiu-se que esse tipo de serviço tem um grande potencial de implementação, em alguns aeroportos mais do que em outros.