Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-28"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Bring To ME: a service order food inside the AirportPublication . Galdino, Ana Carolina Barison; Pacheco, NatáliaPortugal tem se destacado como um destino turístico nos últimos anos, apresentando um recorde de passageiros em 2019 e um aumento ainda maior em 2022, pós a pandemia. Um estudo aponta que o tráfego de passageiros continua a crescer e o país tem recebido prêmios, como o de "Melhor Destino de Praia", o que acaba por atrair ainda mais turistas, e diante deste cenário, o governo pretende construir um novo aeroporto para lidar com o grande fluxo de passageiros. Entretanto, muitos passageiros passam pelos aeroportos de Portugal sem encontrar boas opções de refeições, especialmente junto às portas de embarque. Essa situação inspirou uma visão empreendedora. A questão de investigação é "como implementar um serviço de pedido e entrega de comida no ANA Aeroportos de Portugal?". O objetivo deste projeto profissional é melhorar a experiência do passageiro que escolhe Portugal como destino e compreender o comportamento do consumidor no aeroporto para desenvolver o serviço. Para alcançar esses objetivos, foram coletados dados quantitativos por meio de um questionário aplicado a uma amostra de 240 pessoas e dados qualitativos por meio de entrevistas com a diretora Comercial dos aeroportos de Portugal. Os resultados do estudo foram essenciais para verificar a viabilidade da ideia e desenvolver o negócio, e por fim, concluiu-se que esse tipo de serviço tem um grande potencial de implementação, em alguns aeroportos mais do que em outros.
- AB SKF Market Feasibility Study & Glocal Marketing PlanPublication . Rafique, Jusob Mahomed; Pacheco, NatáliaThe rise of electric vehicles and clean energy technologies presents new market opportunities for global companies. Through the scope of the mining, mineral processing and cement industry, a market feasibility study is conducted in this paper to understand the market size, implications, and regions that may be of interest and in line with the objectives of SKF, a Swedish company known for its market leader position in ball bearing production. To ensure that bearings remain in optimal function, lubrication is needed, with this in mind, a marketing plan for the lubrication management department is created with regional adaptations suiting target countries’ cultures. The marketing plan and strategy focuses on global strategies with seamless integration into local cultures using a data driven approach and artificial intelligence as a means of reaching these objectives.
- How You Like That? The Success Factors of K-POP ARTISTS in Western CountriesPublication . Santos, Margarida Casadinho dos; Pacheco, NatáliaFor a long time, the Western music industry was dominated by Western artists. However, in recent years there has been a rapid increase in the popularity and presence of Eastern stars, especially K-Pop artists, breaking through to the West. Thus, the aim of this research is to understand what are the success factors that led to K-Pop’s popularity specifically in the West. Factors like reference groups, parasocial relationships, fan communities and user generated content were analyzed in order to understand if these are aspects that have an impact on this increased success. Interviews with 10 fans of this music genre were conducted to gather their perceptions and opinions regarding the topics subject of analysis. Through these interviews it was possible to understand that these fans create a very deep connection not only with their favorite artists but also with fellow fans and that this connection is the main driving force for their consumer behavior and the reason why they choose to support the artist by streaming music, buying albums, and promoting them to others outside of the fan community.
- Impacto da Publicidade Verde do Setor Automóvel na Intenção de Compra de Veículos ElétricosPublication . Cruz, João Ricardo Felgueira da; Borges, MónicaA sustentabilidade e preservação ambiental assumem, hoje, um papel de grande relevo nas estratégias de marketing e comunicação desenvolvidas pelos mais diversos setores de atividade, sendo o setor automóvel um dos que mais aposta em publicidade verde direcionada ao consumidor. A aposta forte em publicidade verde transformou o setor automóvel, levando o mesmo a focar-se na comercialização de produtos sustentáveis e com redução significativa de emissões, destacando-se entre estes o automóvel elétrico. Através do presente estudo, procura-se assim perceber se as estratégias de publicidade verde do setor automóvel estão a moldar as intenções de compra de veículos elétricos e se as atitudes/ comportamentos sustentáveis e consciencialização ambiental dos consumidores tem alguma influência nesta relação. Tendo por base um estudo quantitativo e, recorrendo-se a uma amostra de 221 inquiridos, foram testadas as hipóteses formuladas no modelo de investigação, com recurso a modelos de Regressão Linear Simples e à Macro Process v4.2.. No presente estudo foram também utilizados o alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação de Pearson de forma testar a consistência interna das escalas utilizadas no questionário e se estas são estatisticamente significativas. Para o presente modelo foi considerado “Publicidade/ comunicação verde” como variável independente, “Intenção de compra de automóveis elétricos” como variável dependente e “Atitudes/ comportamentos sustentáveis e consciencialização ambiental” como variável moderadora. Após a análise dos resultados, é desenvolvida a discussão dos mesmos, comparando-os à literatura já existente, finalizando-se a investigação com as limitações identificadas, a sua contribuição teórica e prática e recomendações para investigações futuras.
- Impacto dos Influenciadores Digitais na Intenção de Compra de Cosmética CRUELTY-FREEPublication . Caria, Ana Carolina Nogueira; Búrcio, CarlosO Marketing de Influência parece ser mais importante do que nunca para conectar as empresas com os consumidores. Os Influenciadores Digitais destacam-se por serem credíveis e confiáveis pela forma como transmitem as suas experiências, opiniões e recomendações aos seus seguidores. O consumo ético é um mercado que tem vindo a crescer devido ao aumento da consciencialização por parte do consumidor e uma das áreas onde se nota essa alteração é na procura de cosméticos. Este estudo procura compreender o impacto dos influenciadores na Intenção de compra de cosmética Cruelty-Free, e relacionar as características dos influenciadores com a sua Credibilidade Percebida e esta por sua vez, com a Intenção de Compra. A investigação é do foro quantitativo, sob forma de um questionário online, que resultou de uma amostra de 166 inquiridos. O questionário contou com a base teórica de Sokolova e Kefi (2019). A análise estatística foi realizada através dos Alphas de Cronbach, Correlação de Spearman e Regressões Lineares Múltiplas. A presente investigação permitiu afirmar que a Atratividade Física e a Atitude Homofílica têm um impacto positivo na Credibilidade Percecionada dos Influenciadores Digitais e que a Credibilidade Percebida tem impacto sobre a Intenção de Compra. Constatou-se ainda que a Atitude Homofílica tem impacto positivo na Intenção de Compra, mas que a Atratividade Física necessita da variável Credibilidade Percebida como mediadora para ter impacto na Intenção de Compra.
- Intenção de Compra de Produtos Alimentares através de Sistemas de Reutilização em PortugalPublication . Bastos, Inês Maria Coutinho; Barbosa, JoãoNo retalho dos produtos alimentares, existe uma dinâmica e competição intensa, impulsionada por consumidores mais informados e exigentes. É crucial compreender as novas tendências de consumo dos clientes para moldar às suas necessidades. Atualmente, os consumidores estão mais conscientes em relação ao desperdício alimentar e ao impacto ambiental das suas escolhas, o que os torna mais racionais. Os sistemas de reutilização de alimentos apresentam inúmeros benefícios para toda a cadeia alimentar. No entanto, o desafio é entender se os consumidores estão preparados para adquirir produtos alimentares por meio desses sistemas. Para essa pesquisa, foram utilizados artigos científicos, livros e documentos publicados por entidades certificadas na área. Além disso, para complementar, foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com profissionais do setor para aprimorar a investigação e alinhar os resultados às necessidades do estudo. Foram identificadas variáveis que influenciam a aceitação dos consumidores aos sistemas de reutilização, como preço, sustentabilidade, conveniência e higienização. O questionário, com 313 respostas, concluiu que a atitude afeta a intenção, ao contrário da perceção. As empresas devem considerar aumentar a oferta de produtos nesses sistemas, pois os resultados apresentam uma inclinação favorável à potencial adesão por parte dos inquiridos. A preferência entre os sistemas, refill at home, refill on the go, return from home e return on the go, está diretamente relacionada à acessibilidade da atual oferta.
- The Russia-Ukraine war and european defencePublication . Conferência/Webinar Internacional "The Russia-Ukraine War and European Defence", Lisboa, Junho 2023; Gressel, Gustav C.; Pinto, Ana Santos; Davlikanova, Elena; Dias, Mónica
- As motivações do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-lovedPublication . Tavares, Laura Neto; Neves, Cidália; Machado, IsabelA presente investigação surgiu com o propósito de colmatar a lacuna na literatura relativa às motivações do consumidor para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved – o segmento de produto com maior expressividade no mercado de luxo pre-loved. Tendo o objetivo geral de determinar as motivações do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved. Conectado aos quatro objetivos específicos de: (1) identificar as motivações intrínsecas do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved; (2) identificar as motivações extrínsecas do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved; (3) medir a correlação entre as motivações do consumidor europeu e sua intenção de compra de malas de luxo pre-loved; e (4) determinar qual tipologia de motivação (intrínseca ou extrínseca) com mais impacto positivo na intenção de compra do consumidor europeu de malas de luxo pre-loved. O modelo teórico adotado foi a SDT - Self Determination Theory e o modelo conceptual propôs sete hipóteses. O estudo aplicou uma abordagem metodológica quantitativa por questionário que permitiu alcançar a maior amostra de toda a literatura, validar e/ou rejeitar as hipóteses, e medir a correlação entre variáveis. Um total de 1 002 inquiridos responderam ao questionário e os resultados foram primeiro analisados quantitativamente no software SPSS 28.0, iniciando com a análise descritiva, seguida da análise fatorial exploratória, a correlação linear simples e a regressão linear múltipla. Os resultados revelam que apenas quatro das sete dimensões propostas possuem um impacto positivo na intenção de compra, porém muito fraco, sendo a Motivação Hedónica a mais impactante. Foi possível determinar que o consumidor é igualmente impactado por motivações intrínsecas e extrínsecas. Por último, a análise dos dados qualitativos da questão número nove do questionário, permitiu identificar cinco motivações totalmente novas e dois novos motivos que se inserem em duas dimensões motivacionais já existentes – Motivação Social e Motivação Económica.
- Comportamento de Compra na Escolha do Canal de Comercialização num Período Pós-Pandémico no Setor do CalçadoPublication . Moreira, Raquel de Brito Pires; Barbosa, JoãoEste estudo pretende explorar, compreender e interpretar de que maneira o comportamento de compra do consumidor pode variar na preferência do canal de comercialização, no setor do calçado no período pós-pandémico. Pretende ainda analisar de que forma uma variável externa não controlável – o COVID 19 – pode influenciar o mundo, a realidade do individuo e, simultaneamente, o comportamento do consumidor.
- The Anatomy of a Strategic Personal Brand: AGHATA LOBOPublication . Silva, Aghata Alves da; Bicho, MartaO presente projeto profissional tem como principal objetivo a busca e elaboração da anatomia de uma marca pessoal estratégica, tendo como base o estudo de caso da marca Aghata Lobo. O projeto foi criado para responder quais são as características fundamentais que precisam estar presentes em uma marca pessoal para que ela seja a escolha do consumidor brasileiro. Assim, o propósito é estruturar a recém-criada marca Aghata Lobo para que ela se torne (i) uma marca sólida e coerente, que chegue ao mercado para atender às reais necessidades do consumidor; (ii) desenvolver uma imagem forte e cativante para esta marca e, por fim (iii) construí-la com atributos internos e externos que inspirem confiança e conexão com o público, tudo com o intuito de desenvolver uma marca que se destaque e traga resultados. Além da revisão da literatura abordando os tópicos de marca e branding, as estratégias do branding e as expressões da marca, para atingir os objetivos elencados, foram coletados dados primários por meio de um questionário online. Com a análise dos dados, foi possível entender como o consumidor brasileiro se comporta diante do consumo online, suas perceções em relação a novas marcas e as características relevantes que uma marca precisa ter para conquistá-los. Assim, foi possível desenvolver a anatomia da marca pessoal Aghata Lobo, desde sua estrutura interna até sua estrutura externa, com base na Framework “Anatomy of a strategic brand” cujo criador não é conhecido, mas que teve colaboradores notáveis a influenciaram, como Aaker, Keller e Kapferer. Desta maneira, convertendo Aghata Lobo em uma marca estratégica coerente, sólida, única e lucrativa.