IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
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Recent Submissions
- Comprometimento dos consumidores através de aplicações móveis: o impacto na intenção de compra nos setores de moda e alimentarPublication . Couto, Tomás de Almeida Matos Canas; Rosinha, AntónioA presente dissertação analisa o papel das Aplicações Móveis no Envolvimento dos Consumidores e o seu Impacto na Intenção de Compra, com foco nos setores da Moda e Alimentar. Tendo por base teorias como o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e a Teoria da Ação Racional (TRA), o estudo avalia variáveis como gamificação, atenção focada, prazer nas compras, sociabilidade, envolvimento no processo de compra e experiência anterior em compras online. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, com a aplicação de um questionário a uma amostra de 307 consumidores que utilizam regularmente aplicações móveis para compras. Os resultados demonstram que a experiência anterior com compras online, a atenção focada e a gamificação são os principais preditores da intenção de compra. O setor alimentar apresentou maior utilização de elementos gamificados, enquanto o setor da moda evidenciou maior associação entre gamificação e sociabilidade. Conclui-se que o sucesso das aplicações móveis nestes setores depende da combinação entre fatores cognitivos, emocionais e motivacionais, reforçando a importância de um design apelativo, personalizado e interativo na promoção da intenção de compra e fidelização dos consumidores.
- A expansão da Mercedes-Benz para o mercado de produtos hedónicos: um estudo sobre a extensão de marca fora do setor automóvelPublication . Costa, Tomás Filipe Adriano da; Búrcio, CarlosA presente investigação tem como objetivo compreender de que forma o lançamento de produtos hedónicos fora do mercado automóvel da Mercedes-Benz é percecionado pelo público e como essa expansão influencia a perceção do valor da marca. Para tal, foi realizada uma análise qualitativa preliminar, seguida de um estudo quantitativo com uma amostra de 234 participantes. Os dados foram recolhidos através de questionário e analisados com recurso ao software SPSS (versão 29) e à macro PROCESS (versão 4.2), tendo sido avaliadas a fiabilidade das variáveis e as respetivas correlações. O modelo analítico incluiu o valor da marca como variável dependente; a extensão da marca como variável moderadora; e a lealdade à marca e a imagem da marca como variáveis independentes. Os resultados evidenciaram que tanto a lealdade como a imagem da marca influenciam positivamente o valor da marca. Embora a extensão da marca não tenha moderado estas relações, verificou-se um efeito direto positivo no valor da marca, condicionado pela presença de lealdade. A investigação encerra com a apresentação das principais contribuições teóricas e práticas, bem como das limitações do estudo e sugestões para investigações futuras.
- Inteligência Artificial no Branding: casos múltiplos sobre personalização, autenticidade e valor de marcaPublication . Correia, Tiago Miguel Duarte Silva; Figueiredo, RonnieAs inovações tecnológicas têm transformado profundamente o marketing, sendo a inteligência artificial (IA) uma das mais recentes mudanças. Neste contexto, considera-se pertinente estudar de que forma a IA pode ser integrada estrategicamente na construção de marcas fortes, sem comprometer a sua autenticidade percebida. Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa, com base na análise de quatro estudos de caso (L’Oréal, Starbucks, Nike e Coca-Cola), selecionados por apresentarem evidências concretas da aplicação da tecnologia em iniciativas de branding. Os resultados demonstram que, quando usada com intencionalidade e foco no consumidor, a IA contribui para reforçar o valor da marca, aumentar o envolvimento emocional e promover a perceção de autenticidade. Conclui-se, assim, que a IA representa uma oportunidade estratégica para o marketing moderno, desde que integrada de forma ética e alinhada com os valores da marca.
- Programa de employee branding numa empresa da indústria farmacêutica - Grupo MedinfarPublication . Santos, Susana Ferreira dos; Barbosa, João Pinto; Silva, HenriqueO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, refletindo o trabalho realizado durante o estágio curricular no Departamento de Marketing e Vendas da Medinfar, empresa de referência no setor farmacêutico em Portugal. O estudo tem como foco a análise da perceção dos colaboradores relativamente às práticas de Employee Branding, avaliando o seu impacto na motivação, envolvimento e identificação com a cultura organizacional. Foi adotada uma abordagem metodológica mista, com predominância quantitativa e suporte qualitativo, através da aplicação de um questionário a uma amostra de 54 colaboradores. Os resultados revelam uma valorização significativa de iniciativas orientadas para a comunicação interna, o bem-estar e o fortalecimento do sentimento de pertença, confirmando o Employee Branding como uma ferramenta estratégica de alinhamento interno e de consolidação da identidade corporativa. A investigação culmina na formulação de um programa-piloto estruturado em quatro eixos prioritários, com aplicabilidade prática e coerência com os objetivos da empresa. Para além dos contributos teórico e organizacional, esta experiência constituiu uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo a consolidação de competências e uma reflexão crítica sobre os desafios da gestão de pessoas em contextos empresariais exigentes.
- O papel dos estímulos de marketing na experiência e confiança do consumidor no comércio social: influência na recomendação de compra no retalho onlinePublication . Nascimento, Sónia Cristina Godinho Teixeira; Rosinha, AntónioO comércio social tem vindo a redefinir os hábitos de consumo e comportamentos dos consumidores. O presente estudo explora a influência de estímulos de marketing – personalização, suporte informacional e E-WOM - na confiança e recomendação de compra do consumidor no comércio social. Foi adotada uma metodologia quantitativa, de natureza quase-experimental com dois grupos independentes, que envolveu a manipulação destes estímulos através de duas versões do questionário online. A amostra do estudo de 140 inquiridos é maioritariamente composta por jovens do género feminino, entre os 18 e 24 anos. Posteriormente, os dados foram analisados através do software estatístico SPSS. Uma das principais conclusões deste estudo foi de que a presença dos estímulos atenua o efeito da Experiência Cognitiva sobre a Confiança. Isto sugere que, perante essa presença, os consumidores tornam-se menos críticos a processar a informação. Pelo contrário, quando a informação é mais limitada, o consumidor tende a analisar o conteúdo com um pensamento mais crítico. Adicionalmente, os resultados confirmaram que a Experiência Cognitiva e a Confiança são as variáveis com maior impacto na Recomendação de Compra no comércio social.
- A (in)coerência do consumo da Geração Z Portuguesa: fast fashion vs sustentabilidadePublication . Pinto, Ricardo Jorge Teles; Rosinha, AntónioA indústria de fast fashion representa um paradoxo para a Geração Z, embora esta defenda valores sustentáveis, o seu comportamento de consumo frequentemente contradiz esses princípios. Este estudo analisa essa incoerência entre os jovens portugueses (18–29 anos), com base na Teoria do Comportamento Planeado e na Dissonância Cognitiva. Foram inquiridos 509 participantes, divididos aleatoriamente entre exposição a imagens neutras e a imagens com apelo ambiental. Os resultados revelam que a preocupação ambiental, os valores ambientais e as normas subjetivas reduzem a intenção de compra de fast fashion, enquanto o conhecimento ambiental apresentou, de forma inesperada, uma associação positiva com essa intenção. Imagens com carga emocional negativa mostraram-se mais eficazes na promoção de atitudes sustentáveis, ainda que sem impacto significativo na dissonância cognitiva. Estes dados reforçam o papel das emoções e da pressão social na mudança de comportamento, apontando caminhos para estratégias de marketing e políticas públicas mais eficazes. Este estudo contribui para compreender como alinhar valores e práticas de consumo sustentável.
- Como as mensagens de marketing sobre sustentabilidade afetam a intenção de compra da Geração Z, em Portugal?Publication . Ramalho, Raquel Alexandra Garcia; Pereira, António ReisEsta investigação procura compreender como as mensagens de marketing sobre sustentabilidade afetam a intenção de compra da Geração Z, em Portugal. Desta forma, a revisão da literatura sustenta a análise, abordando alguns temas centrais: o marketing sustentável, sustentabilidade nas embalagens dos produtos, a geração Z e os seus ideais. A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, demonstra uma maior consciência ambiental e social, refletida nas suas intenções de compra e decisões de consumo. Para fundamentação da investigação foi utilizada a Theory of Planned Behaviour (TPB), que permite analisar como as atitudes, normas subjetivas e o controlo comportamental percebido afetam a intenção de compra sustentável. A pesquisa baseou-se em questionários online, ou seja, de natureza quantitativa, dirigido à Geração Z residentes em Portugal. Os resultados indicam a relevância dos fatores propostos na previsão da intenção de compra sustentável, onde apenas uma das hipóteses não foi suportada, sugerindo que existem outros fatores, para além das normas subjetivas, com maior relevância na determinação da intenção de compra sustentável.
- Comportamento do consumidor português face às marcas chinesas de carros elétricos: estudo focado nas marcas chinesas de veículos elétricos no mercado portuguêsPublication . Gamboa, Rafael Tomás; Pereira, António ReisA finalidade da presente dissertação é examinar os aspetos que têm influência sobre os consumidores portugueses na intenção de compra dos veículos elétricos (VEs) de marcas chinesas. Atualmente, a transição energética e a preocupação ambiental são elementos com uma relevância cada vez maior. Neste sentido, o estudo investiga as dinâmicas do comportamento do consumidor face à penetração de novas empresas no setor automóvel europeu. A partir da teoria do comportamento planeado (TPB) e da integração de variáveis auxiliares, foi elaborado um modelo conceptual que pretende ilustrar as tendências dos consumidores para usufruírem de VEs oriundos da China. Foi utilizada uma metodologia quantitativa através da execução de um questionário com uma amostra de 292 indivíduos, residentes em Portugal e portadores de carta de condução. A análise estatística foi feita com recurso a análise fatorial, validação de escalas e regressão logística, o que permitiu validar a significância estatística de várias hipóteses elaboradas. Os resultados obtidos demonstram que o valor percecionado é o fator que mais detém influência em relação à intenção de compra. Tal fator é positivamente condicionado pela abertura à inovação, pela consciência ambiental e pela influência social. Constatou-se ainda que a perceção de qualidade, a fiabilidade e o conhecimento das marcas chinesas continuam a ser obstáculos importantes, apesar de serem amortecidos entre o público-alvo mais jovem e recetivo às inovações tecnológicas. Nesta investigação chega-se à conclusão que as marcas chinesas de VEs possuem aptidão para evoluir dentro da indústria portuguesa, na condição de que apostem num plano com estratégias de marketing e comunicação, e reforcem a sua reputação e diferenciação.
- Assessing transformational leadership and self-leadership as enhancers of well-being in a remote work contextPublication . Valente, Pedro Rui Furtado Pessoa Alves; Martinez, Luísa M.; Ramos, Filipe R.Este estudo analisa como a liderança transformacional e a autoliderança promovem o bem-estar de trabalhadores em teletrabalho, considerando o possível efeito moderador da Pessoa Altamente Sensível (PAS). Este traço é particularmente evidente em contexto de ambientes físicos e sociais. A inovação deste trabalho é testar se, em contexto de comportamento organizacional, as pessoas altamente sensíveis se sentem mais afetadas do que as restantes, quanto ao bem-estar, em contexto de liderança no teletrabalho. Com base em 330 respostas a um questionário online, os resultados mostram que líderes que inspiram, apoiam e reconhecem os seus colaboradores incentivam maior autonomia e autorregulação, o que se associa positivamente ao bem-estar. Embora a autoliderança tenha impacto positivo no bem-estar, o efeito foi estatisticamente moderado e o traço de PAS não teve influência significativa na moderação deste efeito. Os dados reforçam a importância de estilos de liderança que promovam autonomia e apoio emocional no teletrabalho, oferecendo orientações úteis para melhorar a experiência dos colaboradores e fortalecer a resiliência organizacional.
- Factores que influenciam o Engagement com equipas de Esports em PortugalPublication . Luz, Afonso Amador da; Abreu, RicardoA presente dissertação tem como objetivo analisar os fatores que influenciam o engagement dos adeptos com equipas de esports em Portugal. Baseado em modelos clássicos de marketing relacional e comportamento do consumidor, é proposto um modelo conceptual que integra variáveis como confiança na marca, relacionamento com a marca, amor à marca, identificação com a marca e lealdade comportamental. A metodologia utilizada foi quantitativa e descritiva, com a aplicação de um questionário a 202 adeptos portugueses de esports. A análise estatística foi conduzida através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM), utilizando o software SmartPLS. Os resultados revelaram que todas as hipóteses foram estatisticamente confirmadas, destacando-se a lealdade comportamental como principal preditor do engagement. Verificou-se ainda que o amor à marca atua como mediador entre relacionamento e lealdade, enquanto a confiança na marca modera negativamente a relação entre lealdade e engagement. Estes resultados oferecem contributos relevantes para a literatura e para a prática de gestão de marcas desportivas digitais, reforçando a importância das ligações emocionais na construção da fidelidade dos adeptos no ecossistema dos esports.
