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IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado

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  • A jornada digital do estudante no ensino superior: como melhorar a atração e recomendação no segmento executivo
    Publication . Santos, Ana Raquel Fernandes Castanheira Sousa; Schwab, Luís
    Este projeto tem como objetivo analisar e melhorar o posicionamento digital e a experiência dos estudantes de uma instituição de ensino superior privada portuguesa no segmento da formação executiva. Com base numa abordagem metodológica mista, a investigação combina dados primários, nomeadamente entrevistas à equipa de operações e análise do Net Promoter Score (NPS), com fontes secundárias, incluindo estudos de mercado e benchmarking. Os resultados apontam para algumas lacunas na jornada do estudante, principalmente nas fases de atração e recomendação, que afetam a reputação institucional e comprometem a retenção e a recomendação de novos estudantes. Através de uma análise SWOT dinâmica e do mapeamento detalhado da jornada atual do estudante foi possível desenhar um plano de melhoria em duas fases. A primeira fase, inclui a criação de um departamento de orientação a candidatos, e a reestruturação da gestão de feedbacks e reclamações, e numa segunda fase a implementação de programas de alumni e mentoring. O projeto apresenta recomendações estratégicas e propõe instrumentos de implementação e monitorização alinhados com os recursos da universidade, com o objetivo de reforçar a diferenciação da universidade, aumentar a satisfação dos estudantes e, consequentemente melhorar a taxa de recomendação. Os contributos para a literatura focam-se na experiência digital do estudante do segmento executivo no ensino superior, enquanto que os resultados práticos contribuem como orientação estratégica para instituições de ensino superior privadas.
  • Branding no ensino superior: um plano de rebranding para a ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO
    Publication . Matos, Ana Beatriz Neves de Sousa; Martin D'Ávila, Miguel
    Nos últimos anos, o ensino superior tem passado por uma transformação significativa, com as Instituições de Ensino Superior (IES) a priorizarem a gestão da sua imagem e comunicação com os seus públicos-alvo. A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), instituição de ensino superior politécnico não integrado, reconhecida pela excelência na formação de enfermeiros, enfrenta agora o desafio de atualizar a sua identidade visual e comunicação. Este trabalho final de mestrado propõe um plano de rebranding para a ESEP, tendo em vista a modernização da sua imagem e o fortalecimento da sua presença no mercado. O projeto surge num momento estratégico, coincidente com o término do Plano Estratégico 2020-2024 e a aprovação da sua integração na Universidade do Porto. Através de uma metodologia que inclui uma revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas e questionários aos stakeholders internos, concluiu-se que, apesar da boa reputação da instituição, a sua identidade visual necessita de uma atualização. O plano de rebranding proposto visa alinhar a marca da ESEP com os seus objetivos estratégicos e reforçar o seu posicionamento nacional e internacional.
  • A relação entre a satisfação dos colaboradores e a qualidade da experiência proporcionada pelas empresas aos seus clientes: estudo de caso STAR
    Publication . Silva, Inês Filipa Varelas da; Paixão, João
    Este estudo visa investigar a relação entre a satisfação dos colaboradores e a qualidade da experiência proporcionada pelas empresas aos seus clientes, na STAR. A empresa designada por “STAR” nesta dissertação é uma empresa real do setor das agências de comunicação em Portugal. O uso de um nome fictício reflete a vontade da empresa em não ser identificada, a fim de preservar a confidencialidade de determinados factos e ocorrências descritos neste estudo. A investigação teve como principal objetivo compreender de que forma as interações entre colaboradores e clientes afetam a perceção geral do serviço, respondendo às perguntas de investigação, sobre a existência de relação entre as duas amostras, e quanto ao efeito dessa mesma relação. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica mista, recorrendo aos métodos quantitativo e qualitativo. O primeiro, através da análise de 27 questionários para aferir a satisfação de colaboradores (Employee Net Promoter Score) e da realização do mesmo modelo de questionário a 34 clientes (Net Promoter Score), e o segundo por meio de entrevistas semiestruturadas a 11 elementos da equipa de Branding da empresa em análise. Os dados obtidos sugerem que a satisfação dos colaboradores não impacta diretamente a satisfação dos clientes, o que revela um efeito neutro nas interações entre colaboradores e clientes. O estudo apresenta dados que sugerem que os colaboradores satisfeitos ou insatisfeitos mantêm níveis de execução, entrega e acompanhamento de alta qualidade, evitando que clientes se apercebam da existência de desafios internos.
  • Plano de marketing da CLÍNICA LUSÍADAS GAIA: intervenção na área da saúde da mulher e da criança
    Publication . Monteiro, Sara Maria Neves; Paixão, João
    A Clínica Lusíadas Gaia pertence ao Grupo Lusíadas Saúde e localiza-se na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia. Entre as principais valências, destaca-se o corpo clínico de excelência, análises clínicas, consultas de especialidade, exames de diagnóstico e de especialidade e um serviço personalizado e humanizado. O presente projeto surge no âmbito do desafio proposto pela Clínica Lusíadas Gaia no sentido de desenvolver um plano de marketing com intervenção na área da saúde da Mulher e da Criança. Os objetivos deste plano de marketing são aumentar a notoriedade da Clínica Lusíadas Gaia e aumentar a captação de novos clientes e a retenção e lealdade dos existentes. Para a elaboração deste projeto, realizou-se uma análise da revisão da literatura e dos dados fornecidos pela Clínica Lusíadas Gaia, bem como uma entrevista semi-estruturada à Diretora Executiva da Clínica Lusíadas Gaia e à Diretora de Marketing da Lusíadas Saúde. Após a implementação das estratégias definidas, espera-se angariar clientes, especialmente Mulheres e Crianças, através do crescimento da visualização e da reputação da Clínica Lusíadas Gaia, tornando-os fidelizados e promotores dos serviços de saúde. Este projeto irá contribuir para que a Clínica Lusíadas Gaia se torne pioneira na prestação do serviço de saúde privado em Vila Nova de Gaia.
  • Determinantes das preferências de habitação dos estudantes universitários: uma abordagem quantitativa nas cidades de Coimbra e Lisboa
    Publication . Dias, Henrique Nunes Vicente de Amaral; Martin D'Ávila, Miguel
    Este estudo investiga os principais determinantes que influenciam as preferências habitacionais dos estudantes universitários em Portugal, nas cidades de Coimbra e Lisboa. Reconhecendo a crescente importância das decisões de habitação dos estudantes universitários na formação das experiências académicas e no desenvolvimento urbano, a investigação identifica os atributos habitacionais mais valorizados, incluindo fatores extrínsecos, como a localização, proximidade à universidade, custo e segurança, bem como fatores intrínsecos, como a dimensão do quarto, privacidade e comodidades. Através de uma abordagem quantitativa, utilizando métodos como Análise de Componentes Principais (ACP), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelos de Equações Estruturais (MEE), o estudo analisa dados de um inquérito a 1244 estudantes. Os resultados indicam que sete fatores principais explicam a variância nas preferências habitacionais: o Fator Nuclear, Fator Conforto, Fator Entretenimento, Fator Asseio, Fator Luxo, Fator Complementos e Fator Estético. O Fator Nuclear, que explica 30,6% da variância, inclui aspetos críticos como a renda e a proximidade à universidade. O modelo validado pelos MEE demonstra relações robustas entre esses fatores. O estudo contribui tanto para a literatura académica como para o desenvolvimento de políticas habitacionais, oferecendo recomendações para investidores e planeadores urbanos que visam atender às necessidades habitacionais dos estudantes. São também discutidas implicações para futuras investigações.
  • A perceção da compra no comércio online: diferenças de género
    Publication . Santos, Mauro André Sousa dos; Schwab, Luís
    Este estudo investigou as diferenças nas perceções de compras online entre consumidores masculinos e femininos em Portugal, num contexto B2C. Com o crescente acesso à Internet no país - de 60,3 por cento em 2012 para 84,5 por cento em 2022 - e um aumento das compras online de 9,5 por cento em 2010 para 43 por cento em 2023, tornou-se relevante compreender se existem diferenças de género no comércio eletrónico. O estudo analisou quatro dimensões-chave: Qualidade, Atitude de Compra, Intenção de Compra e Satisfação. Utilizando uma abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário em linha a uma amostra de 192 indivíduos. Os resultados indicaram que a qualidade percecionada influencia positivamente a intenção de compra em linha, confirmando que os consumidores que reconhecem elevados padrões de qualidade têm maior probabilidade de efetuar compras digitais. Verificou-se que as mulheres sentem maior satisfação quando fazem compras em linha do que os homens, o que realça a necessidade de as empresas adaptarem as suas estratégias de marketing e a conceção das suas plataformas de modo a satisfazer as preferências específicas de cada género. As preocupações com a segurança dos dados pessoais e os fatores logísticos, como os custos de envio e as políticas de devolução, surgiram como áreas críticas que afetam a confiança e a satisfação dos consumidores. As limitações do estudo incluem a fiabilidade moderada das escalas utilizadas e o elevado nível educacional da amostra, o que sugere cautela na generalização dos resultados. A investigação futura deve explorar outros segmentos demográficos e outros fatores que influenciam o comportamento de compra em linha, com vista a melhorar as estratégias empresariais e a promover o crescimento sustentável do comércio eletrónico.
  • Sustentabilidade cultural e económica da tauromaquia portuguesa: um estudo qualitativo
    Publication . Carvalho, Catarina Vidigal; Arraya, Marco
    A presente dissertação tem como objetivo analisar a importância cultural da tauromaquia na identidade e nas tradições culturais portuguesas, bem como avaliar o seu impacto a nível económico e cultural. A pesquisa foca as estratégias de marketing digital como meio de sustentabilidade económica e cultural. Com a controvérsia existente no que diz respeito à sustentabilidade da tauromaquia, torna-se relevante entender de que maneira é possível manter a tauromaquia como atividade económica e espetáculo cultural. Foi detetado, no entanto, uma lacuna na literatura no que diz respeito à relação da tauromaquia com a sustentabilidade e o marketing digital, que fomos ultrapassando no decorrer deste estudo. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, recorrendo ao método de entrevistas a 28 artistas e profissionais da tauromaquia, com as mais variadas idades, formações académicas e regiões. Os resultados indicam que, com as estratégias certas, a tauromaquia pode continuar a ser sustentável económica e culturalmente. Foi possível concluir que as redes sociais desempenham um papel significativo para estes artistas e profissionais, impactando de forma bastante positiva a promoção do seu trabalho. Não obstante, é necessário que sejam abordadas as estratégias corretas, visto que a tauromaquia enfrenta alguns desafios em certas áreas. Com base nos resultados, recomenda-se que sejam estudados em maior profundidade os constrangimentos económicos do setor, a adaptação dos artistas e profissionais às plataformas digitais, e por último, futuros trabalhos empíricos quantitativos de avaliação de possíveis estratégias de marketing que promovam a indústria da tauromaquia.
  • O impacto das dimensões da marca na satisfação do adepto: o caso do futebol português
    Publication . Pompeu, Mafalda Inês Lopes; Martin D'Ávila, Miguel
    Com o passar dos anos, o futebol evoluiu para uma experiência de entretenimento global que atrai a atenção dos mais variados indivíduos, tendo se tornado muito mais do que apenas um jogo. Atualmente, o futebol é o desporto com maior impacto social na população mundial, e em Portugal não é exceção. A marca de um clube de futebol tem assim um papel crucial na construção da sua identidade e na criação de ligações duradouras com os adeptos. Este estudo procura compreender como as dimensões da marca desportiva influenciam a satisfação dos adeptos dos três maiores clubes portugueses: Sporting CP, SL Benfica e FC Porto. Nesta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa, tendo os dados sido recolhidos através de um questionário online direcionado aos adeptos dos clubes mencionados. A análise dos dados recolhidos permitiu compreender as perceções dos adeptos sobre os diversos fatores que influenciam a sua experiência enquanto apoiantes. Os resultados demonstraram que as dimensões da marca influenciam significativamente a satisfação dos adeptos e foi possível concluir que o desempenho da equipa, a identificação dos adeptos com os valores do clube, o sentido de pertença a uma comunidade e a qualidade da experiência no estádio são os fatores mais cruciais para a satisfação geral dos adeptos. Esta dissertação oferece informações valiosas aos clubes de futebol sobre a importância de gerir a sua marca de forma eficaz para que seja possível aumentar a satisfação dos seus adeptos. A compreensão das dimensões da marca e do seu impacto na perceção de satisfação por parte dos adeptos permite aos clubes desenvolver estratégias de marketing e Branding direcionadas à criação e manutenção de uma relação de lealdade com os consumidores.
  • O impacto da satisfação e seus determinantes na retenção de clientes no sector da telefonia móvel em Angola
    Publication . Leitão, Gonçalo da Silva Salvador Capilo; Martin D'Ávila, Miguel
    Nos últimos 5 anos, assistiu-se um crescimento geométrico no mercado angolano de telefonia móvel em termos de operadores e assinantes. Actualmente, em Angola possui pouco mais de 25 milhões de utentes dos serviços móveis e conta com 3 operadoras destes serviços. Está assim montado um cenário de grande competitividade. As empresas do sector posicionam para alcançar a quota de mercado que lhes agrega sustentabilidade económica. E fazem isso através da adopção de acções estratégicas que as permite conquistar novos ou reter os clientes já existentes. O presente trabalho de dissertação tem como o de avaliar o impacto da satisfação na retenção de clientes no mercado angolano de telefonia móvel.. Por outro lado, a exiguidade de estudos focalizados na retenção dos clientes enquanto consequência da satisfação dos utentes dos serviços de telefonia móvel. A investigação debruça-se sobre a correlação das variáveis satisfação e retenção. Deu-se seguimento à investigação com a análise quantitativa por via de um questionário cujos resultados foram analisados através da ferramenta SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Com a presente investigação foi possível constatar que a satisfação do cliente e suas determinantes têm correlação significativa com a retenção de clientes.
  • Ligando empresas e consumidores: o papel crucial das redes sociais na comunicação empresarial em Portugal
    Publication . Vila Nova, Camila D´Alva; Martin D'Ávila, Miguel
    Com o surgimento de novas tecnologias e de canais de comunicação, surgiram inovações significativas no cenário de negócios. Estas mudanças não apenas remodelaram a maneira como as empresas se comunicam com os seus clientes no mundo digital, mas também influenciam diretamente os padrões de consumo online. Esta dissertação propõe-se a examinar de que forma as redes sociais impactam as estratégias de marketing e as interações entre consumidores e empresas no ambiente online. O foco específico recai sobre o comércio eletrónico (e-commerce), explorando como as redes sociais podem atuar como uma ferramenta crucial, funcionando como uma ponte efetiva entre consumidores e empresas no mercado B2C. Deste modo, esta pesquisa busca fornecer insights valiosos para compreender como as redes sociais estão a redefinir a paisagem do comércio online e as oportunidades que oferecem para as empresas portuguesas se conectarem de forma mais eficaz com os seus clientes.