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- Inquérito nacional de computação avançada: 2023Publication . Araujo, ElanaA computação avançada desempenha um papel fundamental no avanço científico e tecnológico, sendo uma ferramenta indispensável para a realização de simulações complexas, análise de grandes volumes de dados e outras aplicações críticas. Em Portugal, a Estratégia Nacional de Computação Avançada 2030 visa democratizar o acesso a esses recursos, promovendo a inovação e a colaboração entre diferentes instituições e setores. A realização do inquérito é da responsabilidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da Alínea (t) do Decreto de Lei 55/20131, sendo a sua operacionalização feita em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e da Agência Nacional de Inovação (ANI) com a colaboração da Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia da NOVA FCSH. Este inquérito é dirigido ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, avaliado e financiado pela FCT, que se apresenta como um pilar fundamental na consolidação de um sistema científico moderno e competitivo, englobando todos os domínios científicos integrados por entidades, estruturas e redes dedicadas à produção, difusão e transmissão do conhecimento. Com base neste contexto, o Inquérito Nacional de Computação Avançada 2023 (INCA 2023)2 foi conduzido com o objetivo de identificar as necessidades nacionais em meios de computação avançada. Este inquérito procura compreender as necessidades de diversas instituições e áreas científicas, além de avaliar a eficácia dos recursos disponíveis, como os impactos dos concursos de Projetos de Computação Avançada (CPCA) e do EuroHPC.
- Contribution for future insights on hydraulic machines lectures : a portrayal assessment of actual testing methodologies at UMH and ISECPublication . Calhindro, Francisco José Ramos MoraisThe modern world requires engineers to lead technological development, whether by creating new technologies or using existing ones more sustainably, with significant eco- nomic and social impacts. While technical knowledge traditionally comes from years of experience, engineers are now required to confront real-world challenges earlier, ideally during their academic training. Practical learning experiences equip future en- gineers with a strong understanding of both theoretical concepts and practical applica- tions, while also developing the essential hard and soft skills necessary for their profes- sion. However, providing practical learning experiences in the field of turbomachinery as closely as possible to reality is often challenging, due to the difficulty in replicating and maintaining the necessary operating conditions with the equipment typically avai- lable in educational institutions. The present work constitutes a contribution for future insights on hydraulic turbomachinery lectures, serving as a portrayal assessment of current testing methodologies at Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) and Universidad Miguel Hernández de Elche (UMH). The theoretical concepts rela- ted to each turbomachine are addressed, and the experimental setups and methodolo- gies used to obtain performance curves and other relevant quantities that characterize the behavior of the turbomachines are described. The results are discussed in detail from both qualitative and quantitative perspectives, linking them to their theoretical foundations or other available literature whenever possible. Analogies are also drawn between the real operation of hydraulic turbomachines and their reproduction in la- boratory and pedagogical contexts. The richness of the content presented, particularly from a pedagogical perspective, is reflected in a vast and diverse set of data collected through various testing methodologies and setups, with the primary goal of advancing engineering education in the field of turbomachinery.
- Avaliação e prescrição de exercício para prevenção de quedas em idosos com doença cardiovascular:Publication . Mofirra, Ana Rita; Marconcin, PriscilaO presente relatório final resulta da realização do estágio do Mestrado em Exercício e Saúde do ISEIT de Almada - Instituto Piaget, onde foram adquiridas competências em avaliação física, resolução de problemas no âmbito do exercício e saúde, bem como na intervenção e prescrição de exercícios físicos para populações específicas, aplicando na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a realização do primeiro ano curricular. O Capítulo I descreve as observações e intervenções realizadas no local de estágio, O Clube, focando-se em diferentes tipos de exercícios aplicados a um grupo de praticantes de 50 a 90 anos, com patologias diversas, participantes nas aulas de ginástica. Dentre as principais tarefas desenvolvidas, estão a observação crítica das aulas ofertadas pela Instituição, bem como numa fase seguinte ministrar aulas para a população idosa. Foi também, realizada avaliação das componentes da aptidão física tais como, mobilidade, funcionalidade, equilíbrio, força muscular e tempo de reação. O Capítulo II apresenta uma Revisão Sistemática dos programas e tipos de exercícios eficazes na prevenção de quedas em idosos com doença cardiovascular, contribuindo assim para o avanço do conhecimento científico nesta área de estudo. Onde os programas de exercícios multicompetentes e com maior frequência semanal podem melhorar as capacidades físicas e prevenir quedas nesta população.
- Determinantes das preferências de habitação dos estudantes universitários: uma abordagem quantitativa nas cidades de Coimbra e LisboaPublication . Dias, Henrique Nunes Vicente de Amaral; Martin D'Ávila, MiguelEste estudo investiga os principais determinantes que influenciam as preferências habitacionais dos estudantes universitários em Portugal, nas cidades de Coimbra e Lisboa. Reconhecendo a crescente importância das decisões de habitação dos estudantes universitários na formação das experiências académicas e no desenvolvimento urbano, a investigação identifica os atributos habitacionais mais valorizados, incluindo fatores extrínsecos, como a localização, proximidade à universidade, custo e segurança, bem como fatores intrínsecos, como a dimensão do quarto, privacidade e comodidades. Através de uma abordagem quantitativa, utilizando métodos como Análise de Componentes Principais (ACP), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelos de Equações Estruturais (MEE), o estudo analisa dados de um inquérito a 1244 estudantes. Os resultados indicam que sete fatores principais explicam a variância nas preferências habitacionais: o Fator Nuclear, Fator Conforto, Fator Entretenimento, Fator Asseio, Fator Luxo, Fator Complementos e Fator Estético. O Fator Nuclear, que explica 30,6% da variância, inclui aspetos críticos como a renda e a proximidade à universidade. O modelo validado pelos MEE demonstra relações robustas entre esses fatores. O estudo contribui tanto para a literatura académica como para o desenvolvimento de políticas habitacionais, oferecendo recomendações para investidores e planeadores urbanos que visam atender às necessidades habitacionais dos estudantes. São também discutidas implicações para futuras investigações.
- A implementação de práticas de employer branding e realidade virtual como estratégia para a melhoria da customer experience internaPublication . Rocha, Daniel Fernando Fernandes; Mena, RicardoA definição de uma estratégia eficaz de Employer Branding é essencial para uma empresa se destacar da concorrência e atrair, captar e reter talentos. Este projeto, focado na Remax Station, procura criar um plano de Employer Branding (EB) apoiado na Realidade Virtual (RV) para melhorar a experiência interna, fortalecer o sentimento de pertença dos funcionários e promover o seu progresso profissional. As entrevistas realizadas mostraram que, apesar de existir uma compreensão básica do conceito de EB, muitas empresas ainda carecem de estratégias claras e integradas. Além disso, a maioria dos entrevistados nunca teve contacto com a RV no contexto profissional, demonstrando que há espaço e oportunidade para a sua implementação. Os participantes destacaram que a RV pode proporcionar formações imersivas e personalizadas, aumentando a motivação e a satisfação. A aplicação de RV no setor imobiliário em Portugal representa uma abordagem inovadora e disruptiva. A integração destas práticas pode diferenciar a Remax Station, tornando-a uma referência no mercado. A utilização da RV, aliada a um forte Employer Branding, pode aumentar o envolvimento e felicidade dos colaboradores, melhorar a produtividade da empresa e atrair novos talentos, Este projeto demonstra que, ao combinar Employer Branding e RV, é possível transformar positivamente a experiência interna dos colaboradores e impulsionar o seu crescimento e o sucesso da empresa no mercado imobiliário.
- Lançamento do aplicativo o BODA EXPRESS para otimizar e simplificar os processos de organização de eventos da empresa GIGIMA Comercial e melhorar a experiência do clientePublication . Domingos, Ginga Ozana Bernardo Carlos; Mena, RicardoO presente relatório tem como caso de estudo, a empresa GIGIMA Comercial uma empresa angolana com 27 anos de existência, prestadora de serviços de decoração, serviços de catering, venda e aluguer de material de ornamentação. Atualmente vivenciamos um cenário cada vez mais tecnológico impulsionado pela pandemia do COVID-19. As organizações foram obrigadas a apostar cada vez mais em soluções tecnológicas, ainda que sejam soluções mínimas, para que consigam suprir as necessidades do consumidor e acompanhar as tendências de mercado. A integração das tecnologias digitais móveis aos diversos setores do mercado, têm dinamizado os processos internos e a experiência positiva do cliente. Com o objetivo de acompanhar os avanços tecnológicos e as tendências de mercado, surge a necessidade da criação do aplicativo O BODA EXPRESS, que se apresenta como uma ferramenta estratégica e auxiliadora para organização de eventos na GIGIMA Comercial, possibilitando oferecer um serviço que visa agregar maior conforto, mais simplificação e praticidade ao longo da jornada do cliente da GIGIMA Comercial e por conseguinte, oferecer a GIGIMA Comercial uma inovação de processos por parte dos colaboradores.