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- A perceção da compra no comércio online: diferenças de géneroPublication . Santos, Mauro André Sousa dos; Schwab, LuísEste estudo investigou as diferenças nas perceções de compras online entre consumidores masculinos e femininos em Portugal, num contexto B2C. Com o crescente acesso à Internet no país - de 60,3 por cento em 2012 para 84,5 por cento em 2022 - e um aumento das compras online de 9,5 por cento em 2010 para 43 por cento em 2023, tornou-se relevante compreender se existem diferenças de género no comércio eletrónico. O estudo analisou quatro dimensões-chave: Qualidade, Atitude de Compra, Intenção de Compra e Satisfação. Utilizando uma abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário em linha a uma amostra de 192 indivíduos. Os resultados indicaram que a qualidade percecionada influencia positivamente a intenção de compra em linha, confirmando que os consumidores que reconhecem elevados padrões de qualidade têm maior probabilidade de efetuar compras digitais. Verificou-se que as mulheres sentem maior satisfação quando fazem compras em linha do que os homens, o que realça a necessidade de as empresas adaptarem as suas estratégias de marketing e a conceção das suas plataformas de modo a satisfazer as preferências específicas de cada género. As preocupações com a segurança dos dados pessoais e os fatores logísticos, como os custos de envio e as políticas de devolução, surgiram como áreas críticas que afetam a confiança e a satisfação dos consumidores. As limitações do estudo incluem a fiabilidade moderada das escalas utilizadas e o elevado nível educacional da amostra, o que sugere cautela na generalização dos resultados. A investigação futura deve explorar outros segmentos demográficos e outros fatores que influenciam o comportamento de compra em linha, com vista a melhorar as estratégias empresariais e a promover o crescimento sustentável do comércio eletrónico.
- The relationship between adverse childhood experiences (ACEs) and the development of an embodied sense of self: The mediating role of subjective feelings of social isolation and world assumptionsPublication . Henriques, Gabriela da Silva; Roque, Lisa; Ferrajão, PauloEste estudo examina a relação entre experiências adversas na infância (EAI), o desenvolvimento de um senso de self incorporado (SSI) e os potenciais efeitos mediadores dos pressupostos sobre o mundo e dos sentimentos subjetivos de isolamento social (i.e., solidão). As EAI têm sido entendidas como várias formas de maus-tratos físicos, emocionais e sexuais que ocorrem nas fases iniciais do desenvolvimento (Godoy et al., 2021; oral et al., 2015). Os pressupostos sobre o mundo que são frequentemente associados ao trauma, correspondem ao conjunto de cognições desenvolvidas na infância acerca do mundo (Bruggen et al., 2018). O sentimento subjetivo de isolamento social corresponde a um número reduzido de interações e relações sociais significativas e a um sentimento de desconexão social (Shvedko et al., 2018). Muitos estudos têm explorado o impacto destas experiências na forma como as crianças constroem a sua perceção face aos outros e do seu self (Butterworth, 1992; Touloumakos & Barrable, 2020), mas a forma como estes processos interagem com o sentido incorporado ainda está a ser determinada. O sentido incorporado do eu descreve o sentimento subjetivo de compreensão do eu, assente no nosso próprio corpo ou nos estados do sistema sensório-motor do eu e dos outros (Asai et al., 2016; Hanley et al., 2022). O desenvolvimento de um sentido de self incorporado após EAIs é um processo complexo que integra vários fatores, incluindo propriedade, agência e narrativa, bem como a capacidade de sentir e compreender sensações e emoções corporais (Asai et al., 2016). Este estudo tem como alvo a população em geral, avaliando as suas experiências de trauma na infância usando o Questionário de Trauma na Infância, a Escala de Sentido de Si Incorporado, a Escala de Pressupostos sobre o Mundo e a Escala de Solidão R-UCLA. Os resultados foram analisados através de um modelo de equações estruturais. Quanto mais severa a experiência adversa na infância, mais forte é a associação entre níveis mais baixos de Benevolência do Mundo e de Valorização do Self, que estão associados a níveis mais elevados de sentimentos subjetivos de isolamento social, que por sua vez se encontram associados a níveis mais elevados de Propriedade, Agência e Identidade Narrativa, três dimensões do SSI.
- Optimizing work allocation in marketing agencies: a case study of EXCENTRIC.IDPublication . Moraes, Mariana Rangel; Ghasemi, VahidThis report is the result of a curricular internship carried out at the marketing agency Excentric.ID from October 16th, 2023, to January 15th, 2024. It was developed as part of the requirements for obtaining a Master's degree in Management from Universidade Europeia. The experience encompassed activities of general management support under the supervision of the agency’s COO. The internship's main focus was on the work allocation of both creative and technical teams inside the agency. In this sense, by actively participating in the agency’s daily work routine, the intern identified room for improvement, considering the most common issues that would affect the workflow. The proposals for improvement were based on Human Resources and Project Management lessons and techniques. Both of these major management subjects were the foundation of this study, allowing the intern to better contribute to the issues identified. For this purpose, a literature review on Human Resources and Project Management in relation to marketing agencies was conducted in order to enable a solid analysis of the practical experience. In this regard, the research performed meets all the requirements of a case study, enabling the student/intern in the position of an active participant/observer to obtain a unique and rich perspective of all the nuances that permeate the context of the investigation. By being actively involved with the object of study in the daily routine of the agency, the student could better identify the issues affecting the work allocation, also being able to provide more accurate proposals of improvement by being closer to the problem’s roots. Moreover, the nature of the research enriched the case study by providing both theoretical (through bibliographical and documental analysis) and practical (through qualitative and descriptive research) contributions to the deep reflection on the theme. Both parties involved benefited greatly from the experience. On the student’s side, we could briefly highlight the main outcomes, such as an opportunity to put knowledge obtained during the course into practice and the possibility of getting to know a different field of management. The company already benefited from the dedicated work developed by the intern during the three months of experience, although mainly we expect that they apply the proposals for improvement suggested in this report after the study carefully conducted.