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- Escolha MúltiplaPublication . Pereira Marques, Carla Daniela; Araújo, NelsonTratando-se de um mestrado direcionado para a realização cinematográfica e televisiva, é a partir desta perspetiva que se dá a conhecer todo o desenvolvimento de um trabalho que tem por finalidade, a construção de uma curta-metragem de ficção. Ao longo do relatório de trabalho, exponho e descrevo o conteúdo de um argumento cinematográfico, assim como, grande parte do processo criativo desde a pré-produção, passando pelo período de gravações, até à pós-produção. Na memória do projeto, também apresento as principais intenções do filme, de modo a esclarecer o seu resultado final. Refiro-me, nomeadamente, ao conceito do livre-arbítrio. Neste ponto, procuro – a partir de uma investigação de caráter filosófico ou de pensamentos teorizados já existentes –, atribuir maior coerência e consistência ao tema em questão. Assim, como existem, atualmente, três teorias elementares, construídas por diferentes Filósofos que tentam definir o conceito do livre arbítrio – a teoria dos deterministas, liberalistas e compatibilistas –, apresento a visão de alguns desses autores, tais como: Espinoza, Nietzsche, Schopenhauer e Nagel, de modo a explicar e debater o tema supracitado.
- Processamento sensorial e participação ocupacionalPublication . Gonçalves, Marta Rodrigues da Silva; Pinto, Élia
- A influência dos apelos racionais e emocionais na publicidade televisivaPublication . Neves, Alexandre Assunção das; Bilro, RicardoDevido a relevância da publicidade televisiva como um meio de comunicação entre uma determinada empresa e o telespectador, torna-se crucial abordar uma questão que pode trazer grandes benefícios para ambos. Além de apresentar produtos e serviços, a publicidade também pode influenciar os indivíduos por meio da sua capacidade de persuasão e, assim, atrair um grande número de consumidores. Entre as inúmeras ferramentas de persuasão, considerei os apelos racionais e emocionais, que são utilizados há anos a partir da retórica de Aristóteles (logos e pathos), mas que mostram ainda serem eficazes nos dias de hoje. Neste contexto, pretende-se saber qual destes dois apelos exercem maior influência no telespectador. Baseado em uma bibliografia composta por livros, dissertações e artigos científicos foi possível compreender os temas que envolvem este estudo e utilizar uma metodologia capaz de responder as hipóteses e ao objetivo geral. Este estudo permitiu concluir que ambos os apelos racionais e emocionais exercem alguma influência sobre os telespectadores e podem ser consideradas ótimas ferramentas de persuasão. No entanto, também concluiu-se que os apelos emocionais influenciam mais do que os apelos racionais nas publicidades televisivas. Acredita-se que este estudo será de suma importância para aqueles que buscam entender e aprofundar-se um pouco mais sobre esta temática. Além disso, os resultados poderão ser úteis para futuras pesquisas e para os setores de marketing das empresas, na medida em fornece dados que proporcionam um melhor entendimento destas duas ferramentas de persuasão, permitindo desse modo, definir estratégias de marketing mais eficazes e assim posicionarem-se num mercado com uma vantagem frente a concorrência. Por se tratar de uma amostra por conveniência, este estudo limita-se a uma compreensão do universo em que está inserido, mas que não pode ser considerado como uma verdade absoluta. Portanto, recomenda-se que, em pesquisas futuras, sejam consideradas amostras probabilísticas com maior abrangência. Além disso, aconselha-se também considerar uma análise bilateral e a comparação das concordâncias sobre os apelos racionais e emocionais com os dados sociodemográficos.
- Social Media em vendas B2B: influência na satisfação do clientePublication . Araújo, Ricardo Jorge Roçadas Lourenço de; Rosário, AlbéricoO Social Media (SM) alterou de forma definitiva o modo como compradores e vendedores interagem e incrementam o envolvimento. Como alavancam os resultados das organizações de vendas se utilizarem o SM como facilitador comportamental. A relação entre a utilização dos SM e a satisfação do cliente, tendo em conta a criação de valor, é testada ao nível dos efeitos da comunicação e dos comportamentos de comunicação de informação do vendedor. Utilizando dados reportados pelos vendedores e pelos compradores, no contexto Business-to-Business (B2B), testaremos, comparando os resultados, o modelo de “Utilização do Social Media e a satisfação do cliente em vendas B2B”. Espera-se que o uso do SM pelo vendedor potencie comportamentos de comunicação de informação, que melhoram a capacidade de resposta do vendedor e a satisfação do cliente. Além disso, a capacidade de resposta do vendedor tem uma relação positiva com a satisfação do cliente. Nesta investigação perspetiva-se que o SM desempenhe um papel importante na comunicação de informações aos clientes, mais como um precursor da melhoria dos comportamentos do vendedor de modo a aumentar a satisfação do cliente e não tanto como fator direto. Este aspeto promove os gestores a terem o maior cuidado e atenção no momento de estabelecerem e avaliarem metas e objetivos na utilização dos SM pela força de vendas B2B. O objetivo desta investigação é a de acrescentar conhecimento à literatura e investigação sobre a utilização do SM nas vendas, para desenvolver e testar empiricamente modelo relacionando a utilização dos SM nas vendas B2B e a satisfação do cliente.
- Desenvolvimento do modelo de negócios para o serviço de Crowdfunding da empresa AmyPublication . Fanti, Marcela Queiroz; Búrcio, Carloscrowdfunding, apesar de ser uma prática que se tornou conhecida apenas recentemente, sempre teve grande relevância na indústria criativa. A falta de crédito para financiamento inicial junto a instituições tradicionais foi contornada com a criação de um modelo aonde muitos indivíduos fornecem, com montantes menores, o valor total do financiamento. Estes indivíduos possuem diferentes motivações – desde o retorno financeiro até status social. O crowdfunding ganhou notoriedade principalmente após o início das grandes evoluções tecnológicas e da inserção de meios digitais no dia a dia das pessoas. Essa evolução tecnológica, não mudou apenas o comportamento dos consumidores, como incentivou a criação de novos canais e formas de criar, entregar e captar valor digitalmente. O presente projeto analisa o cenário atual do crowdfunding e do crowdfunding aplicado à indústria musical, de forma a unir os conhecimentos teóricos e práticos do mercado com o intuito de criar um modelo de negócios para o serviço de crowdfunding focado na indústria musical, a ser lançado pela empresa Amy em 2020, baseado no modelo Canvas, uma vez que este apresenta uma representação visual de fácil compreensão e alteração. A integração entre os conceitos supramencionados e o mapeamento dos meios, juntamente com uma análise de competitividade culminarão na criação de um modelo de negócios que otimizará os recursos e conhecimentos que a empresa já possui para transpor ameaças de mercado e gerar, entregar e captar valor de variados segmentos alvo de forma a tornar o serviço rentável para a empresa.
- Mutismo seletivo : um estudo de caso O silêncio nem sempre é de ouroPublication . Lénia Cristina Martins FilipeO presente artigo tem como tema o mutismo seletivo, nomeadamente em crianças do 3.º ciclo do ensino básico. O estudo tem como objetivo principal analisar um caso real, visando a aplicação de técnicas cognitivo-comportamentais e respetivas estratégias de intervenção, consideradas mais pertinentes e adequadas ao respetivo caso. Trata-se de um estudo de caso, que conta com a participação de uma aluna de 14 anos, a frequentar o 8.º ano de escolaridade, e de elementos da escola que frequenta. Após a análise do caso, é possível verificar a importância de a escola estar atenta aos seus alunos e desenvolver estratégias que atendam às suas necessidades e, ao mesmo tempo, promovam a inclusão e a participação de todos os alunos da turma e da escola.
- Prática docente - a arte de encontrar soluçõesPublication . Renata Filipa Magalhães Mota MarinhoA presente dissertação pretende analisar se o novo Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho promove uma maior autonomia e independência no processo de aprendizagem do aluno, rumo ao sucesso escolar. Através da aplicação de um questionário direcionado a professores desde o Ensino Básico ao Secundário, pretende-se refletir sobre a forma como estes estão a incluir alunos com necessidades específicas em contexto de sala de aula, que adequações fazem à sua prática docente e que estratégias de ação utilizam. Conclui-se que a promulgação do novo decreto constitui ainda um desafio às práticas educativas pelo seu processo de operacionalização nas escolas; que as ações de formação são cruciais para que os professores consigam dar resposta à diversidade de alunos e que ainda é necessária uma maior abertura de mentalidades e uma prática genuinamente colaborativa que permita que a escola se torne numa resposta verdadeiramente eficaz e promotora da inclusão.
- Atitudes dos Professores em turmas com alunos NEE face à inclusãoPublication . Célia Patrícia Magalhães TeixeiraAs atitudes dos professores são consideradas contextos fundamentais no desenvolvimento do educando com papéis complementares no processo educativo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar se os professores, demonstram atitudes de inclusão, com alunos com NEE. Foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo o conceito de atitude e a sua relação com a inclusão dos alunos com NEE. Embora alguns estudos contradigam outros, parece possível afirmar que as atitudes dos professores quando positivas facilitam a inclusão dos alunos com NEE na escola e na sala de aula. Fizemos também um percurso pela evolução do atendimento às crianças com NEE, até chegarmos à caminhada para a escola inclusiva. Podemos dizer que existe uma grande evolução mas muito ainda terá que ser feito, sobretudo nos aspetos referentes à qualidade na educação e à formação dos profissionais como promotores dessa qualidade e duma escola que se pretende realmente inclusiva. A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de sondagem assente na aplicação de um questionário que compreendeu a caracterização dos elementos de estudo e a estruturação das atitudes dos professores nas escolas regulares. Do estudo concluímos que a promoção da igualdade de oportunidades, a inter-ajuda e o paradigma da escola inclusiva, estão na origem de uma atitude favorável ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, que é condicionada pelos meios técnicos e humanos e condições físicas nas escolas.
- Efeitos do snoezelen no bem-estar e qualidade de vida de pessoas com deficiência profundaPublication . Sandra Patrícia Bernardo Costa