Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Atitudes dos Professores em turmas com alunos NEE face à inclusão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissetação- Célia Teixeira 2018-2019.pdf871.35 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As atitudes dos professores são consideradas contextos fundamentais no desenvolvimento do educando com papéis complementares no processo educativo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar se os professores, demonstram atitudes de inclusão, com alunos com NEE. Foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo o conceito de atitude e a sua relação com a inclusão dos alunos com NEE. Embora alguns estudos contradigam outros, parece possível afirmar que as atitudes dos professores quando positivas facilitam a inclusão dos alunos com NEE na escola e na sala de aula. Fizemos também um percurso pela evolução do atendimento às crianças com NEE, até chegarmos à caminhada para a escola inclusiva. Podemos dizer que existe uma grande evolução mas muito ainda terá que ser feito, sobretudo nos aspetos referentes à qualidade na educação e à formação dos profissionais como promotores dessa qualidade e duma escola que se pretende realmente inclusiva. A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de sondagem assente na aplicação de um questionário que compreendeu a caracterização dos elementos de estudo e a estruturação das atitudes dos professores nas escolas regulares. Do estudo concluímos que a promoção da igualdade de oportunidades, a inter-ajuda e o paradigma da escola inclusiva, estão na origem de uma atitude favorável ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, que é condicionada pelos meios técnicos e humanos e condições físicas nas escolas.

Description

Keywords

"atitudes" "necessidades educativas especiais" "inclusão".

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License