Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-29"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A aplicabilidade do DL 54/2018 em duas escolas de referência no domínio da visãoPublication . Fernandes, Andreia; Rasteiro, DomingosO objetivo deste relatório final é obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. O foco do estudo é compreender a aplicabilidade do Decreto-Lei 54/2018 em duas escolas de referência para o domínio da visão, uma pública e uma privada. O Decreto-Lei (DL) 54/2018 vem reforçar e expandir as medidas implementadas pelo DL 3/2008. Enquanto o DL de 2008 se focava na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, o DL 54/2018 procura abranger a diversidade dos seus alunos, promovendo respostas às suas necessidades específicas sem necessidade de um diagnóstico. Sendo este (DL 54/2018) conhecido por valorizar e conceder autonomia às instituições e profissionais envolvidos, e que as verbas e regras de admissão de uma instituição privada e pública são bastante dispares, pareceu-me relevante conhecer as estratégias, práticas e diretrizes das instituições e seus profissionais para a aplicação por parte de duas escolas de referência no domínio da deficiência visual. Deste modo, delineei, enquanto objetivos gerais do estudo a perceção da organização de ambas as instituições no processo de inclusão de crianças com deficiência visual ao nível do desenvolvimento escolar, a identificação de desafios e mais valias encontradas na aplicabilidade do DL em questão e reconhecer as diretrizes disponíveis para o trabalho de inclusão de crianças com deficiência visual em ambas as instituições e nas salas de aula das mesmas. Com a aplicação de entrevistas aos Diretores Pedagógicos do 1º Ciclo de Ensino Básico, Coordenadores da EMAEI e a um professor titular de ambas as instituições, bem como a um Encarregado de Educação de um aluno cego da turma do professor titular entrevistado, pretendo respostas quanto às perceções das práticas das instituições e dos profissionais envolvidos na aplicação do DL 54/2018. Uma vez que a investigação procura compreender o comportamento e a perceção dos indivíduos em relação à temática, esta investigação segue um paradigma humanista-interpretativo. É um estudo de caso que examina acontecimentos contemporâneos sem manipular os comportamentos dos intervenientes. É, também, uma abordagem descritiva, sendo que enfatiza o processo em prol dos resultados, permitindo uma compreensão mais ajustada da temática. As conclusões retiradas deste estudo revelam que, efetivamente, uma dicotomia entre as instituições quando se trata da implementação do DL 54/2018 vindo comprovar que as diferenças na gestão financeira e nos critérios de admissão são elementos de destaque que exercem um impacto significativo.
- Intenção de Compra Pró-Ambiental de CosméticosPublication . Guedes, Maria Bliebernicht Passanha; Abreu, RicardoNos últimos anos, tem existido uma maior preocupação ambiental e consequentemente os indivíduos e as empresas sentiram que deviam alterar e adotar alguns comportamentos, para preservar o bem-estar do planeta, tanto como preservar os recursos naturais, diminuir o consumo de plástico e de produtos tóxicos, reutilizar, reciclar, controlar o consumo de água e energia, entre outros comportamentos. Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso as empresas sentem-se obrigadas a alterar os seus produtos e possuírem uma produção mais consciente, contudo muitas vezes essas mesmas empresas praticam greenwashing, levando os consumidores ao engano e a sentirem-se atraiçoados, fazendo com que estes abandonem as práticas sustentáveis. Esta análise tem como foco o estudo da intenção de compra de produtos cosméticos sustentáveis e por isso foi essencial avaliar variáveis que possam influenciar esta intenção próambiental de cosméticos, como, Preocupação Ambiental, Comportamento Ambientalmente Responsável, Preocupação com a saúde, Preço, Qualidade e Influência Social. Deste modo, a questão principal a responder é: “Quais são os fatores que influenciam a Intenção de Compra de Cosméticos Sustentáveis?” Assim sendo, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa e a uma abordagem dedutiva, descritiva e explicativa, para investigar o tema central e após esta investigação, efetuou-se um modelo conceptual com as respetivas hipóteses, com o propósito de responder à questão principal. Em seguida, realizou-se um questionário online, para a recolha de dados e obteve-se 235 respostas válidas. Por fim, utilizou-se a ferramenta estatística IBM SPSS, para testar a viabilidade do modelo elaborado.
- Impacto dos Influenciadores na Intenção de Compra: a Indústria de Cosméticos CRUELTYFREEPublication . Melo, Joana Catarina Gaspar Lopes de; Abreu, RicardoAs redes sociais desempenham um papel essencial na promoção e divulgação de produtos, permitindo aos consumidores ter contacto com influenciadores digitais que compartilham informações, experiências e recomendações sobre marcas e produtos. Essa interação nas redes sociais desempenha um papel crucial no crescimento do mercado cruelty-free, permitindo que os consumidores se conectem com marcas que valorizam a produção ética de cosméticos. Essa troca de opiniões e experiências cria uma comunidade envolvida, reforçando a conscientização e incentivando mudanças nos hábitos de consumo. O objetivo deste estudo é explorar como os influenciadores digitais afetam a intenção de compra de um produto de cosmética cruelty-free, investigando que características podem influenciar essa decisão de compra. Além disso, procura-se compreender o papel mediador da credibilidade da fonte e da qualidade do argumento e o efeito moderador da popularidade. Foi efetuado um questionário online que contou com 250 participantes. Os dados foram analisados recorrendo ao software estatístico SPSS, utilizando o modelo 14 de Hayes por intermédio do software PROCESS. Os resultados revelaram que as interações nas redes sociais influenciam positivamente a intenção de compra de um produto de cosmética cruelty-free, e a credibilidade da fonte e a qualidade do argumento atuam como mediadores parciais. No entanto, não foram encontrados efeitos significativos da popularidade como variável moderadora.
- Revitalização do BLOG EF GOPublication . Alho, Pedro Daniel Sousa Alh; Búrcio, CarlosO presente relatório surge como resultado do estágio curricular realizado na empresa EF Education First, no âmbito do segundo ciclo do mestrado em Gestão de Marketing. O estágio incidiu na produção de conteúdos para o blog EF GO e em traduções para a App EF Campus Connect; e, posteriormente, na tradução de campanhas para a promoção dos cursos. Este relatório encontra-se divido em três partes fundamentais. Em primeiro lugar é realizado o enquadramento teórico relativo às atividades desenvolvidas durante o estágio, onde são abordados conceitos de Content Marketing; Search Engine Optimization; Blog; e KPIs (Key Performance Indicators). Segue-se a exposição da experiência de estágio, onde em primeira instância é apresentada a entidade acolhedora, seguindo-se das atividades realizadas e terminando com a análise dos resultados. Por último, são mencionadas as conclusões, tendo atenção às capacidades adquiridas durante o estágio bem como as suas limitações. Objetivo: O presente relatório pretende descrever não só o trabalho efetuado em sede de Estágio, mas também analisar os dados e discutir as conclusões, tendo em conta o objetivo principal de revitalizar o Blog EF GO que se encontrava inativo após a redução da equipa de marketing por consequência da pandemia que assolou o mundo, causada pelo vírus Covid-19. Metodologia: Foram estudadas e selecionadas métricas que melhor serviam este trabalho e analisaram-se os dados principais retirados da ferramenta Google Analytics do Blog EF GO. Resultados e principais conclusões: Desde que o Blog esteve inativo até ao momento final de Estágio, observou-se uma tendência crescente no tráfego. No entanto, conclui-se que, com o crescimento de conteúdos em vídeo e áudio, os Blogs estão em declínio em vários mercados.
- Efeito da Credibilidade dos Influenciadores na Intenção de Compra dos ConsumidoresPublication . Nunes, Rui Jorge da Costa; Búrcio, CarlosNo atual cenário, os influenciadores digitais desempenham um papel significativo na formação das decisões de compra dos consumidores. Adicionalmente são também fontes de informação de confiança para as suas audiências, tornando-os veículos eficazes de passa a palavra eletrónico (E-WOM). Este estudo pretende avaliar se o papel dos influenciadores digitais é fundamental na formação de decisões de compra dos consumidores, e ainda se esta relação é moderada pelo passa palavra eletrónico (E-WOM) e pela qualidade percebida das marcas. Para tal foram inquiridos 111 indivíduos. Através da análise dos resultados, foram aceites as hipóteses que confirmam existir efeitos diretos entre as variáveis estudadas, comprovando que existe um efeito significativo da credibilidade dos influenciadores na intenção de compra, assim como existe um efeito direto da credibilidade dos influenciadores na qualidade percebida da marca e no E-WOM. No entanto, não foi confirmado que o E-WOM e a qualidade percebida da marca moderam a relação da credibilidade dos influenciadores digitais e da intenção de compra. Em suma, apesar de não haver confirmação de todas as hipóteses propostas, a rejeição de duas hipóteses serve de contributo para outros estudos futuros como base para exploração de outras relações que possam melhor justificar como aproveitar as relações das empresas com influenciadores digitais.
- New working model process implementation - DALOOPPublication . Benslimane, Hasnaa; Pinto Borges, AnaABSTRACT It is undeniable that the new reality, after Covid-19 pandemic, has an impact on people, organizations, processes, and especially on the way of working. As a result, many companies became more flexible through hybrid forms of work and repositioned themselves to do so (Kniffin et al., 2021). Nowadays, the transition to this new work reality can pose some challenges to companies and Human Resource Management (HRM) in adapting processes and finding a perfect balance between employees and the company’s well-being. Baring on this, the implementation of a new work model from the perspective of HRM is the subject of this report. Specifically, with the research we aimed to study and understand the new work model process phases implemented by Daloop and its impact on the employee-related dimension and HRM practices. Using a qualitative approach and combining diverse data collection methods (observation, organizational documents, and one-to-one interviews), analyzed through content analysis with NVivo software, the results obtained show that the implementation of a hybrid work model may be the best balance for the new work reality. This new process can, on the other hand, be challenging for HRM practices and the employees-related dimension, if it is not well designed and implemented. However, the study has some limitations in terms of evaluation and monitoring after the implementation of the new work model, due to the short duration of the internship, which can be an opportunity for further research.
- Promoção de relações, sentimentos e afetos positivos como prevenção de comportamentos agressivos nos contextos de Creche e Pré-EscolarPublication . Andreia Filipa Gonçalves, Baptista; Martins, Martins; Susana Maria Maia, PortoO presente relatório expressa e reflete o percurso vivido e experienciado nos contextos de Creche e Jardim de Infância, realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a ação que decorreu nos contextos educativos teve por base a metodologia de Investigação-Ação, privilegiando a observação, a planificação e a reflexão, através de instrumentos de recolha de dados como as notas de campo, grelhas de observação, registos audiovisuais e documentação pedagógica, com vista a melhorar a ação educativa e pedagógica. A Investigação-Ação permitiu formular oportunidades educativas que fossem ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças, relacionada com o tema do presente Relatório. A ação educativo-pedagógica teve como objetivo o envolvimento total das crianças, promovendo as relações interpessoais positivas, desenvolvendo a dimensão socio-emocional e os afetos, e prevenindo ainda os comportamentos agressivos das crianças. As oportunidades de aprendizagem apresentadas permitiram que as crianças, por meio da literatura e das expressões artísticas, reconhecessem e regulassem a emoção raiva, prevenissem os comportamentos agressivos e estabelecessem relações interpessoais positivas.