Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.74 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório expressa e reflete o percurso vivido e experienciado nos contextos de Creche e Jardim de Infância, realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Neste sentido, a ação que decorreu nos contextos educativos teve por base a metodologia de Investigação-Ação, privilegiando a observação, a planificação e a reflexão, através de instrumentos de recolha de dados como as notas de campo, grelhas de observação, registos audiovisuais e documentação pedagógica, com vista a melhorar a ação educativa e pedagógica. A Investigação-Ação permitiu formular oportunidades educativas que fossem ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças, relacionada com o tema do presente Relatório.
A ação educativo-pedagógica teve como objetivo o envolvimento total das crianças, promovendo as relações interpessoais positivas, desenvolvendo a dimensão socio-emocional e os afetos, e prevenindo ainda os comportamentos agressivos das crianças.
As oportunidades de aprendizagem apresentadas permitiram que as crianças, por meio da literatura e das expressões artísticas, reconhecessem e regulassem a emoção raiva, prevenissem os comportamentos agressivos e estabelecessem relações interpessoais positivas.
Description
Keywords
Relações interpessoais Sentimentos Afetos Raiva Comportamentos agressivos