Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-16"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Plano de marketing digital em função de estágio curricular na empresa CapwattPublication . Silva, Diogo Miguel Leite da; Rodrigues, FilipeEste projeto tem como propósito realizar um plano de marketing digital para uma empresa inserida no setor energético em Portugal: a empresa Capwatt. Após uma revisão bibliográfica e por meio de dados recolhidos de cariz qualitativa, isto é, através de entrevistas, análise documental e observação participativa foi possível contextualizar a conjuntura atual da empresa. A Capwatt apresenta resultados positivos e elevada potencialidade no mercado interno e externo do setor energético, mas manifesta fortes necessidades em elevar a notoriedade da marca. Assim, aproveitando a importância e crescimento atual do mercado digital, realizou-se um plano de marketing digital seguindo uma metodologia de inbound marketing apoiada por um plano de ações que prevê uma comunicação e divulgação de conteúdos relevantes em canais digitais primordiais, nomeadamente o website, redes sociais, blog, e-mail marketing, publicidade digital, CRM, entre outros. Este planeamento digital pretende atrair, converter e fidelizar novos clientes, tornando a empresa mais conhecida através de um posicionamento digital melhorado.
- Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equityPublication . Oliveira, Mariana Lima de; Nogueira, MafaldaNum mundo em constante progresso e desenvolvimento, para uma grande parte da população, seria já impensável ter de se deslocar a um banco para efetuar as mais simples, e até mesmo complexas, operações bancárias. A cada dia que passa, as instituições bancárias necessitam de se adaptar a esta nova realidade. O caso de estudo que aqui apresentado foca-se na marca de uma empresa que concede ao mercado financeiro a solução para esta transição digital e tecnológica, tratando-se assim de uma FinTech. Integrada num mercado feroz, a demanda pela vantagem competitiva é um requisito para o desenvolvimento sustentável desta marca e, aquilo que nos a propomos investigar, é de que forma o conhecimento e forma de estar dos colaboradores desta empresa pode contribuir para o aumento da notoriedade da marca, através da sua gestão interna. Nomeado de “Gestão Interna da Marca de uma FinTech: Um Estudo Sobre a Employee-Based Brand Equity”, esta tese de mestrado assume a forma de um caso de estudo no qual foi, por conseguinte, aplicada uma metodologia qualitativa e efetuada uma recolha de dados por meio de um questionário aos colaboradores da empresa, duas entrevistas de tipologia não estruturada e semiestruturada, uma análise documental e, ainda, observação participante. Para a elaboração das ferramentas de análise foi utilizado o modelo da employee-based brand equity proposto por King e Grace (2009 e 2010), tendo igualmente servido como base à elaboração da maior parte da contextualização teórica do estudo. No final deste relatório de estágio, foi possível medir os efeitos do conhecimento da marca nos colaboradores, a sua gestão interna e os benefícios da employee-based brand equity, permitindo a elaboração de recomendações práticas a serem implementadas na gestão corporativa da empresa e da própria marca, com vista ao desenvolvimento da sua força (brand equity).
- Avaliação da qualidade do serviço de saúde da maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E.P.EPublication . Nápoles, Anna Izabel Meleipe de; Alves, CaetanoAtualmente, os serviços têm de ser providos de alta personalidade, pois o consumidor está a ficar cada vez mais exigente. É importante avaliar de forma permanente o comportamento do indivíduo para que, se houver algum tipo de acontecimento que não vá de encontro aos seus desejos conseguir reconquistá-lo. Portugal tem reunido esforços para melhorar a qualidade dos seus serviços e reorganizar o setor hospitalar, pois o consumidor quando recorre aos cuidados de saúde, espera que as suas expectativas e necessidades sejam satisfeitas. Assim, é fundamental que a gestão das instituições seja voltada para o paciente, pois trata-se de um assunto tão humano. O objetivo da presente investigação assenta em perceber a qualidade do serviço de maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E. P. E., na ótica das parturientes e dos profissionais de saúde. A qualidade será mensurada através do instrumento SERVQUAL, assente em cinco dimensões: tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia, onde serão avaliadas as expectativas e perceções, de modo a perceber qual das dimensões mais impacta na definição de qualidade para esta amostra. O presente estudo de caso possui uma técnica de recolha de dados qualitativa, com triangulação de técnicas, qualitativas e quantitativas, com recurso a técnica de análise de dados quantitativos. Para a obtenção de resultados foram realizados questionários, durante 41 dias a parturientes e profissionais de saúde, tendo sido alcançada uma amostra de 94 e 41 respondentes, respetivamente. Os resultados evidenciam que os diferentes grupos partilham opiniões diferentes para a definição de qualidade. Para as parturientes, a dimensão empatia e capacidade de resposta foram as mais evidentes para a definição de qualidade, enquanto para os profissionais de saúde, foram as dimensões tangibilidade, segurança e empatia.
- Customer-brand engagement gerado por diferentes tipos de influenciadores digitais: o caso da marca e joalharia de luxo Luísa RosasPublication . Marques, Inês Rios de Castro; Casais, BeatrizPara uma marca ser bem sucedida no panorama actual, é necessário criar relações com os clientes. As redes sociais têm aumentado a sua presença no dia-a-dia das pessoas o que criou todo um novo leque de oportunidades para as empresas explorarem e assim optimizarem os seus negócios. Deste modo, as marcas procuram melhorar o seu customer engagement nas redes sociais através de diferentes ferramentas. Uma das quais são os influenciadores digitais e por essa razão, é importante perceber de que formas estes motivam os relacionamentos entre as empresas e os clientes. O presente relatório incide sobre o caso da joalharia de luxo Luísa Rosas, onde durante o estágio foi proposta a utilização de influenciadores digitais na comunicação da marca, utilizando a rede social Instagram. Foi equacionada a utilização de uma grande celebridade ou de uma pequena influenciadora, uma vez que não havia inequívoca certeza de qual das duas seria uma melhor opção para a marca. Por essa razão surgiu o tema costumer brand engagement gerado por diferentes tipos de influenciadores digitais numa marca de joalharia de luxo – Luísa Rosas. Através de uma análise digital e dados disponibilizados pelo Instagram Stats procurámos aferir qual das duas influenciadoras digitais gerava um maior envolvimento do consumidor para a marca. Esta análise foi feita atendendo ao número de seguidores, visitas à página da marca, comentários e gostos nas publicações da marca, pois só assim foi possível compreender qual das duas influenciadoras digitais era mais adequada para a marca e os seus objetivos digitais. Concluíu-se então que diferentes tipos de influenciadores digitais têm diferentes envolvimentos e interações com os utilizadores, o que proporciona à marca um envolvimento do consumidor diferente em função do influenciador digital utilizado. Atendendo aos resultados desta pesquisa, a utilização de uma celebridade gera mais notoriedade e potencia a atração de novos seguidores enquanto que, por outro lado, a utilização de uma micro-influenciadora gera mais criação (modelo COBRA) e envolvimento através do número de visitas à página, número de gostos e comentários. Segundo estes resultados, para um aumento do envolvimento do consumidor, as marcas devem definir qual o seu objectivo, se for aumentar o número de seguidores a melhor opção é a utilização de uma celebridade se, por outro lado, o objectivo é aumentar o número de visitas, comentários e gostos, a melhor opção é a utilização de uma micro-influenciadora. Este estudo pretende servir como uma útil ferramenta para que as marcas de luxo possam optimizar as suas estratégias de marketing online com influenciadores digitais e, por consequência, aumentar o seu Customer Engagement.
- Internacionalização por via franchising: marcas de pequena dimensãoPublication . Tavares, Sofia Vidal Marques; Alves, CaetanoA internacionalização de empresas portuguesas intensificou-se nos últimos anos. Estudos publicados pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF) revelam um grande crescimento e evolução das empresas portuguesas na tentativa de expandirem para mercados internacionais. Quando o mercado interno reflete repleção os proprietários procuram alternativas de expandir o seu negócio, pelo que, a internacionalização começa a ser vista como uma normalidade, para os empresários. Este negócio deve ser previamente testado em território nacional e posteriormente adaptado às particularidades dos países em que vai ser implementado. Presentemente vivemos na era do empreendedorismo. Empreender é armazenar valor, reconhecer as oportunidades que surjam no mercado e metamorfoseá-las em negócios lucrativos. O empreendedorismo é imprescindível na sociedade, porque a procura pelo conhecimento é cada vez maior para que seja possível transmudar em produtos ou serviços de sucesso. O objetivo do presente relatório de estágio baseia-se em elucidar processo de expansão de uma marca através da tipologia de negócio franchising. Para que fosse possível responder às questões de investigação, foi aplicado o método qualitativo, através de um estudo de caso às empresas Loja do Condomínio e NBB recorrendo a uma entrevista semiestruturada para que fosse possível apurar as razões para iniciar o processo de internacionalização, as vantagens e desvantagens desta opção para a marca, a estratégia usada e por fim a recolha de dados secundários, com recurso aos websites das empresas. Para responder às questões, o trabalho começa com uma contextualização teórica acerca do empreendedorismo, internacionalização, aspetos teóricos do franchising e por fim a interceção dos conceitos franchising, empreendedorismo e internacionalização.
- Diagnóstico e Gestão Estratégica de uma empresa da área do CateringPublication . Teixeira, Andreia de Almeida; Rkibi, TawfiqO tema da higiene e qualidade é cada vez mais importante no mundo atual. As empresas de catering têm que seguir certos requisitos e normas europeias para operar no mercado e têm cada vez mais concorrentes, o que as leva a ter que implementar novas técnicas para se distinguirem no mercado. A exigência pelas normas de higiene e qualidade no catering tem aumentado, tornando este setor bastante exigente. Este projeto realizado no âmbito do trabalho final de curso, refere-se à análise da gestão da higiene e qualidade na indústria do catering, aplicado à empresa XPTO. O objetivo deste projeto é perceber como funciona a gestão da higiene e qualidade no catering e se as normas legais são aplicadas e como são aplicadas nas empresas portuguesas, utilizando como caso de estudo uma empresa real. Os métodos utilizados neste projeto, consistem numa pesquisa bibliográfica e exploratória na procura de normas europeias de gestão da qualidade e higiene nas organizações de catering (APCER 3002, APCER 3006, ISO 22000, ISO 9001, FSSC 22000, IFS Standards, IFS Food, Codex Alimentarius e HACCP) e utilizando como motores de investigação, a internet (sites como Scielo, Google Scholar, B- On, sites de empresas), livros de autores, teses e doutoramentos. Após o diagnóstico da empresa, foi possível determinar os seus pontos críticos que são a pouca autonomia em relação ao grupo, pouca visibilidade no mercado e pouca diversidade de produtos/serviços oferecidos. Para combater estes pontos críticos, foram desenvolvidas algumas estratégias que se baseiam em investimento de marketing, na aquisição de novas tecnologias para a área produtiva a fim de reaproveitar o espaço de produção, diversificar alguns dos seus produtos e serviços oferecidos de forma a chegar a um maior número de clientes, alterar o seu segmento alvo de forma a conseguir chegar a mais possíveis clientes e criar novas parcerias. A análise da empresa e da bibliografia realizada, sugere que se a empresa optar por instaurar algumas das estratégias descritas, pode combater os seus pontos críticos e distinguir-se no mercado.
- O marketing como estratégia para a revitalização do folclore em PortugalPublication . Barros, Beatriz da Conceição Rocha; Nogueira, MafaldaServe a presente investigação para, perante o decréscimo do número de praticantes e espectadores e consequente perda de popularidade, impulsionar o ínicio do processo de revitalização do folclore em Portugal através de um conjunto de estratégias de marketing. Numa era de constante mudança onde a globalização é a palavra-chave, as tradições perdem importância. Por isso, é essencial saber preserva-las, principalmente sem perder a sua autenticidade. Desta forma, a investigação debruça-se sobre a visão do folclore como produto cultural para criar um novo modelo conceptual que percepciona a perspetiva do consumidor perante os elementos gráficos e intangíveis do produto, traduzindo a sua reação. O modelo conceptual cria dimensões de estudo a serem analisadas através da metodologia quantitativa com recurso a técnicas de análise quantitativa e qualitativa. A investigação permite traçar o perfil do praticante de folclore em Portugal e quais as motivações para integrar um grupo folclórico. Ao mesmo tempo, percebe quais os elementos gráficos que os folcloristas mais apreciam bem como qual a sua perspetiva quanto ao público e ao quadro atual do folclore nacional. A mesma contribui de forma teórica e prática com novos paradigmas que abrem discussões nas áreas do produto cultural, do folclore como produto cultural e da abordagem comunicacional e de marketing de tradições.
- Será a felicidade organizacional mensurável? Estudo sobre a importância e os impactos da felicidade enquanto dimensão do marketing interno: o caso de uma empresa do grupo LindePublication . Areosa, André Miguel Comenda; Nogueira, MafaldaNuma sociedade cada vez mais competitiva, determinada e focada no sucesso, o trabalho representa progressivamente mais horas na vida das pessoas e, desta forma, é fundamental para as organizações encontrar novas estratégias de marketing interno por forma a garantir a felicidade dos seus colaboradores. Este estudo pretende desenvolver um modelo de equações estruturais que permita mensurar a felicidade organizacional e demonstrar a necessidade e a importância de considerar e incorporar esta dimensão como parte da estratégia das empresas. De forma a dar resposta ao objetivo da investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura centrada na felicidade organizacional e nos seus impactos, tanto no colaborador como na própria organização. Com a adoção do estudo de caso enquanto metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário dirigido aos colaboradores da empresa objeto de estudo (129 respostas), de forma a desenvolver e validar um modelo de equações estruturais que permitisse mensurar a felicidade no contexto organizacional e compreender até que ponto esta dimensão influencia o desempenho e a retenção dos colaboradores, de forma a contribuírem para o aumento da qualidade do serviço e criarem valor adicional para a organização. Assim, através da aplicação de diversas técnicas de análise de dados, foi possível validar o modelo de equações estruturais desenvolvido e mensurar o Índice de Felicidade Organizacional da empresa estudada (3,45 de 0 a 5). Para além disto, os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto às hipóteses formuladas, sendo possível afirmar que mediante os dados recolhidos, a felicidade organizacional tem impactos significativos no desempenho e na retenção dos colaboradores, mas não no aumento da qualidade do serviço e na criação de valor adicional. Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram elaborar algumas recomendações à empresa que permitiu a realização deste estudo.
- O impacto do rgpd na prática do CRM: o caso "myHyundai"Publication . Guimarães, Maria Luís Albuquerque Ribeiro Strecht; Alves, CaetanoO trabalho de estágio apresentado pretende demonstrar o impacto que a entrada em vigor do RGPD teve na prática do CRM. Este estudo foi realizado na empresa Hyundai Portugal, com o desenvolvimento do projeto myHYUNDAI. Como se desenvolveu o estudo da entrada em vigor do RGPD na prática do CRM? Este trabalho contempla duas fases fundamentais: numa primeira, a revisão bibliográfica relacionada com o tema. Seguidamente a ligação com o trabalho de campo, analise de resultados e conclusões resultantes. Os resultados conseguidos podem servir como orientação e melhoria para a implementação de plataformas de CRM noutras empresas do Grupo Salvador Caetano, em que a Hyundai Portugal venha a ser reconhecida, como bem sucedida.
- Communication strategy to rejuvenate a brand: case study of Cockburn´s Port on social mediaPublication . Costa, Dina Silva Vieira da; Gomes, SandraPort Wine is a traditional Portuguese drink, produced in Douro Demarcated Region, it is a mark in Portuguese beverages. This type of wine is worldwide recognized as a unique beverage, however, it has an image of being for “old” and outdated, for special occasions, which is a barrier when trying to reach younger target audiences. However, some beverages such as Licor Beirão or Mateus Rosé have tried to innovate their products and communication strategies in order to rejuvenate the brand. Port Wine can be a beverage suitable for younger generations, with a shift in its strategy. We live in a technological world, where social media is in everyday life. For a brand to grow, it is necessary to have a strong social media presence, to reach its target audience, especially when this constitutes young consumers.