Repository logo
 

ESHTE - Artigos em Revistas

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 44
  • Desenvolvimento de Smart Destinations: o Observatório Mafra Lab ODS
    Publication . Feijão, Rúben; Reis, João
    A evolução tecnológica e a interligação crescente entre os diversos setores têm impulsionado mudanças significativas na gestão de destinos turísticos, dando origem ao conceito de smart destinations. Este artigo tem como objetivo a identificação de um projeto embrionário cuja finalidade se prende com a recolha e tratamento de informação, visando a identificação dos processos inerentes à criação do Mafra Lab ODS. O estudo aborda a relevância da convergência entre tecnologia, informação, governância e experiência para o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes. Através de uma investigação exploratória, são realçadas a análise de dados geoespaciais, a inovação tecnológica, a governância eficaz e a experiência do visitante como pilares fundamentais neste contexto. Os resultados evidenciam o impacte positivo das estratégias dos destinos inteligentes no setor do turismo, no desenvolvimento regional e na promoção da sustentabilidade, com o intuito de acrescentar valor em todos estes campos.
  • Strategic planning for tourism destinations: proposals for the tourism development of Mafra municipality
    Publication . Feijão, Rúben
    The project seeks to comprehensively study tourism in Mafra, focusing on destination planning and management processes. It aims to identify gaps for rectification and investment opportunities to enhance the destination's tourism sector.
  • As tradições locais e o património imaterial enquanto fator primordial na prática de turismo experiencial: o estudo de caso do Carnaval da Mealhada e do Festival dos Ouriços do Mar na Ericeira
    Publication . Almeida, Sónia Branquinho de; Feijão, Rúben; Santos, Norberto
    Trabalho académico que tem por objetivo dissertar acerca do contributo das tradições locais na atração de turistas experienciais, com enfoque nos estudos de caso das atividades existentes em volta da aculturação do Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada e do produto gastronómico Ouriços do Mar oriundo da Ericeira. Pretendemos averiguar a propósito da experiência ativa em eventos identitários das regiões, como sendo estes um fator âncora para a satisfação e atração de viajantes aos territórios anteriormente definidos, nomeadamente, a Cidade e Município da Mealhada, e a Vila de Ericeira, Município de Mafra. A razão da eleição destes locais tem que ver com a forte profusão de elementos de cariz imaterial devidamente apreciados e reconhecidos internacionalmente, e que realizam eventos celebrantes dessas suas tradições locais. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, bem como uma análise aos resultados de dois inquéritos aplicados diretamente a uma amostra de 320 participantes no caso do Carnaval Mealhada 2024 e de 320 Participantes no Festival Internacional do Ouriço do Mar 2024. No caso do último evento e devido à sua especificidade foi aplicado o método de entrevista junto dos stakeholders locais. Para avaliar a relação entre experiência ativa e envolvimento dos participantes, foi realizada uma análise de correlação de Pearson entre variáveis. Foi ainda efetuada uma análise comparativa das dormidas turísticas nos municípios referenciados dos períodos dos eventos com a estatística das dormidas, duas semanas após a realização dos mesmos, em anos anteriores.
  • DMOs and social media crisis communication in low-responsibility crisis: #VisitPortugal response strategies during COVID-19
    Publication . Casal-Ribeiro, Mariana; Peres, Rita; Boavida-Portugal, Inês; Cheung, Lewis Ting On; Huang, Shuyue; Senbeto, Dagnachew Leta
    Guided by the situational crisis communication theory (SCCT), this study explores how a destination marketing organization (DMO) managed crisis communication during a prolonged low-responsibility crisis. It analyzes the production process of crisis communication, the crisis communication content shared on Facebook to protect the destination’s image during COVID-19, and evaluates which crisis response strategies led to higher audience engagement. This study used a single instrumental case study with an exploratory sequential approach. A semi-structured interview was conducted with Visit Portugal’s Communication and Digital Marketing Director. Then, Facebook content from Visit Portugal, posted between 1 January 2020 and 5 May 2023, was collected and analyzed. By analyzing the DMO’s crisis communication workflow, decision-making processes, and content shared on social media, it was found that secondary response strategies effectively safeguarded and improved the destination’s image, leading to higher audience engagement. This study provides DMOs with valuable insights into the development of effective crisis communication strategies when navigating low-responsibility crises.
  • Experiência turística, autenticidades e agência : do simulacro à desdiferenciação
    Publication . Joaquim, Graça
    O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão no contexto do desenvolvimento do projeto “Inovação e Futuro: contributos sobre o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa” (Lisboa-01-0145-Feder-023368), discutindo à luz dos resultados da investigação, as problemáticas da representação da cidade, da AML, do turismo e da agência dos múltiplos atores, onde as experiências turísticas nestes territórios são fortemente deficitárias em experiências turísticas globais (Joaquim, 2015) e territorialmente desconcentradas e não integradas. A estratégia metodológica central assentou claramente nas metodologias intensivas onde técnicas como os focus group e as entrevistas em profundidade, tiveram como objetivo trabalhar as singularidades das comunidades, as suas memórias, as suas representações, os seus projetos, os seus desejos, essenciais para um turismo de desenvolvimento, de base identitária, cruzando as suas memórias, experiências e visões sobre o futuro. Os resultados apontam para representações muito contraditórias sobre a cidade, a AML e o turismo conforme as trajetórias pessoais e territoriais dos atores envolvidos. Predomina, no entanto, como traço comum, a ausência de agência no que ao turismo concerne, quer nos que o repudiam, extraordinariamente expressivo em Lisboa, quer nos que o perspetivam como um processo de desenvolvimento desejável nos seus concelhos. Este artigo centra-se nos primeiros.
  • Corpos, turismos, ressonâncias
    Publication . Santos, Ezequiel
    O objetivo do presente ensaio é o de apresentar uma reflexão, em curso, acerca do corpo humano como interface da experiência turística. Partindo de um modelo da Antropologia Filosófica que encara o humano como um ser unitário, e com enfoque na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, observamos radicalmente como os fatores corpo, espaço, tempo e intencionalidade moldam a experiência turística, fomentando um sentido aprofundado de uníssono com o entorno e de cuidado e consideração ética com todos os seres vivos. Tais reflexões são um convite a que se reformule o nosso modo atual de ver e de ser turismo, tornando-o mais sensível e eticamente válido nas suas abordagens ônticas e metodológicas.
  • A sociologia do turismo em Portugal : apresentação do número temático
    Publication . Marques, João Filipe; Joaquim, Graça; Goes Pimentel, Thiago; Azevedo, Natália
  • Communicating the Urban Experience through Biosensing: A Participatory Approach
    Publication . Paiva, Daniel; Gonçalves, Ana; Ferreira, Daniela; Pedro, Tomás; Portugal, Inês Boavida
    Advances in biosensing technologies have led to the commercialization of novel lightweight wearable devices, which have been praised by urban scholars for offering the possibility to quantify emotions in real-world settings, something that had proven to be very challenging until now. Although many studies mix biosensing with qualitative methods to provide a clearer picture of what physiological data might mean in terms of emotions, there has been little exploration of how people interpret their own biodata. Following calls for greater attention to participation in biosensing studies, this article explores the nuances of the interpretation of biodata by research participants. Drawing on the findings of a study in which participants were invited to reflect on and discuss their own biodata during and after a walk in a high street in Lisbon, we show how exposing participants to biodata creates moments of bounded interference that foster in-depth reflection about the urban experience. With this in mind, we discuss how bounded interference can be a generative driver for more detailed discussions about spatial experiences.
  • Património cultural e turismo: reflexões a propósito de paz, respeito, tolerância e inclusão
    Publication . Cadavez, Cândida
    Partindo da assunção de que a prática turística e os espaços museológicos devem ser entendidos como veículos de acesso privilegiado a diversas tipologias de representações patrimoniais, o presente artigo pretende ser uma reflexão sobre a forma como, nestes dois contextos, poderão ser encontrados e vivenciados cenários que contribuam para, entre outros, promover boas práticas de convivialidade entre grupos distintos e o respeito pelos direitos humanos. Poderá a fruição patrimonial, que acontece no âmbito do turismo e das atividades proporcionadas por museus, ser um elemento coadjuvante na implementação de um novo humanismo que recentre o ser humano como foco principal de todas as ações agenciadas quotidianamente a nível global? Mais, será que em situações adversas, como no caso de ambientes de pandemia ou beligerantes, a consciência e a fruição patrimoniais adquirem novos simbolismos? Para poder refletir sobre estas questões é importante entender a polissemia inerente à expressão “património cultural” e desconstruí-la em função de particularidades específicas coevas. O Código Mundial de Ética do Turismo e as intenções que subjazem à escolha do tema do Dia Internacional dos Museus 2022, bem como da conferência geral do ICOM, agendada para Praga em agosto do mesmo ano, “O Poder dos Museus”, são referências importantes para esta investigação, pois que, por um lado, alertam para cuidados e atributos relacionados com a fruição patrimonial em contexto turístico, e, por outro, demonstram uma preocupação institucional real sobre o modo como os museus poderão contribuir a favor dos desafios e carências do século XXI, nomeadamente no que respeita à construção de sociedades livres, democráticas e com conhecimentos, nas quais os valores humanistas essenciais à coesão e à paz coevos deverão ser desempenhar sempre o papel principal.
  • Pestis: The Collective Challenges of Epidemics
    Publication . Ferreira, Carlos Miguel; Serpa, Sandro; Ferraz, Jorge
    Currently, COVID-19 is perceived as an epidemic, a new «plague», referring to the matrix metaphor of the pestis expressed in the series contagion – death – fear – isolation. This article aims to understand the multiple collective challenges posed by plague epidemics. The analysis of these challenges may contribute to the reflection on several dimensions that shape the COVID-19 pandemic threat. Individuals interpret the different pasts aiming to solve the problems they face in the present. The collective challenges that the political and medical «management» of the plague place are shaped by circumstantial coalitions of diverse interests, enabling the recognition, demarcation, and legitimisation of actions regarding its public management and control, materialised in concrete health policies, such as the development of several specific devices (isolation, health cordons, lazarettos, quarantine), thus intervening in the configuration of «collective management» of epidemics.