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Abstract(s)
Partindo da assunção de que a prática turística e os espaços museológicos devem ser
entendidos como veículos de acesso privilegiado a diversas tipologias de representações
patrimoniais, o presente artigo pretende ser uma reflexão sobre a forma como, nestes dois
contextos, poderão ser encontrados e vivenciados cenários que contribuam para, entre outros,
promover boas práticas de convivialidade entre grupos distintos e o respeito pelos direitos
humanos. Poderá a fruição patrimonial, que acontece no âmbito do turismo e das atividades
proporcionadas por museus, ser um elemento coadjuvante na implementação de um novo
humanismo que recentre o ser humano como foco principal de todas as ações agenciadas
quotidianamente a nível global? Mais, será que em situações adversas, como no caso de
ambientes de pandemia ou beligerantes, a consciência e a fruição patrimoniais adquirem
novos simbolismos? Para poder refletir sobre estas questões é importante entender a
polissemia inerente à expressão “património cultural” e desconstruí-la em função de
particularidades específicas coevas. O Código Mundial de Ética do Turismo e as intenções que
subjazem à escolha do tema do Dia Internacional dos Museus 2022, bem como da conferência
geral do ICOM, agendada para Praga em agosto do mesmo ano, “O Poder dos Museus”, são
referências importantes para esta investigação, pois que, por um lado, alertam para cuidados e
atributos relacionados com a fruição patrimonial em contexto turístico, e, por outro,
demonstram uma preocupação institucional real sobre o modo como os museus poderão
contribuir a favor dos desafios e carências do século XXI, nomeadamente no que respeita à
construção de sociedades livres, democráticas e com conhecimentos, nas quais os valores
humanistas essenciais à coesão e à paz coevos deverão ser desempenhar sempre o papel
principal.
Description
Keywords
turismo paz museus património cultural Humanismo
Citation
Publisher
RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo