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Experiência turística, autenticidades e agência : do simulacro à desdiferenciação

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O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão no contexto do desenvolvimento do projeto “Inovação e Futuro: contributos sobre o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa” (Lisboa-01-0145-Feder-023368), discutindo à luz dos resultados da investigação, as problemáticas da representação da cidade, da AML, do turismo e da agência dos múltiplos atores, onde as experiências turísticas nestes territórios são fortemente deficitárias em experiências turísticas globais (Joaquim, 2015) e territorialmente desconcentradas e não integradas. A estratégia metodológica central assentou claramente nas metodologias intensivas onde técnicas como os focus group e as entrevistas em profundidade, tiveram como objetivo trabalhar as singularidades das comunidades, as suas memórias, as suas representações, os seus projetos, os seus desejos, essenciais para um turismo de desenvolvimento, de base identitária, cruzando as suas memórias, experiências e visões sobre o futuro. Os resultados apontam para representações muito contraditórias sobre a cidade, a AML e o turismo conforme as trajetórias pessoais e territoriais dos atores envolvidos. Predomina, no entanto, como traço comum, a ausência de agência no que ao turismo concerne, quer nos que o repudiam, extraordinariamente expressivo em Lisboa, quer nos que o perspetivam como um processo de desenvolvimento desejável nos seus concelhos. Este artigo centra-se nos primeiros.
The aim of this article is to present in the context of the development of the project “Innovation and Future: contributions on the design of the tourist offer in the Lisbon Metropolitan Area” (Lisboa-01-0145-Feder-023368), discussing in the light of the research results, the problematics of the representation of the city, the AML, tourism and the agency of the multiple actors, where the tourist experiences in these territories are strongly deficient in plural tourist experiences (Joaquim, 2015) and territorially deconcentrated and not integrated. The central methodological strategy was clearly based in intensive methodologies where techniques such as focus groups in depth interviews, aimed to work the singularities of the communities, their memories, their representations, their projects, their desires, essential for a development tourism, identity-based, crossing their memories, experiences and visions about the future. The results point to very contradictory representations about the city, the LMA and tourism according to the personal and territorial trajectories of the actors involved. However, a common trait is the absence of agency with regard to tourism, both among those who reject tourism, which is extraordinary expressive in Lisbon, and among those who see it as a desirable development in their municipalities. This article focuses on the former.

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Experiência turística Autenticidades Desdiferenciação Área Metropolitana de Lisboa/AML Lisboa Touristic experience Authenticities Dedifferentiation Lisbon Metropolitan Area/LMA Lisbon

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ABET