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- Oncology care humanization in adults: a scoping review protocolPublication . Lopes, Ana Sofia; Ribeiro, Ana Lúcia; Lamas, Bárbara; Santos, Daniela; Fernandes, Davide; Silva, Rosa; Marques, PauloObjective: The goal of this review is to identify and map health professionals’ attitudes and behaviors that promote humanization of the care provided to adults with cancer, regardless of disease stage or treatment nature, in all health care provision contexts. Introduction: In the challenging context of oncology care, it becomes imperative to adopt a humanized care paradigm. This paradigm should foster a relationship of respect and compassion between health professionals and people, and its interventions should be sensitive to their values, culture, and human dignity. Inclusion criteria: Studies involving health professionals’ attitudes and behaviors focused on promoting humanization of the health care provided to people with oncological diseases will be considered for this review. Methods: This review will follow the JBI methodology for scoping reviews. Publications will be identified via MEDLINE Complete, CINAHL Complete, MedicLatina, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Scopus, and Web of Science. Additionally, backward and forward citation searches will be conducted, as will a thorough investigation of the gray literature. The studies identified will be screened by 2 independent reviewers based on their title and abstract, and then reviewed at the full-text level. The data will be extracted using a tool developed by the authors. The results will be summarized and presented in tables accompanied by a narrative summary.
- As estratégias de marketing internacional para o Mercado Francês - caso da Delta Cafés: estudo de casoPublication . Fonseca, Catarina Michtchenko da; Monteiro, DanielaO presente estudo de caso, “As estratégias de marketing internacional para o Mercado Francês - caso da Delta Cafés”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão. O objetivo principal deste estudo é acrescentar um contributo na compreensão das razões de base ao sucesso do processo de internacionalização, estudando o caso Delta Cafés no mercado francês, através da caracterização da empresa Delta Cafés e da sua posição no mercado, bem como da caracterização da sua estratégia de Marketing no mercado francês, como parte integrante da estratégia global de internacionalização da empresa. A metodologia é um estudo de caso baseado numa investigação empírica que investiga um fenómeno contemporâneo no seu contexto de vida real. Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, apresentando as teorias de marketing internacional e a estratégia de internacionalização. Caracterizou-se a empresa, o ambiente geral e competitivo do mercado francês e procedeu-se à análise do processo da sua internacionalização e da sua expansão para o mercado francês. Com vista à obtenção da informação necessária à realização deste estudo, realizou-se uma entrevista semiestruturada com guião previamente preparado, com questões que atendem às necessidades do tema em investigação. Para complementar a informação necessária foi consultada documentação relevante para o estudo, tais como diversos relatórios do Grupo Nabeiro. Os resultados evidenciam que a Delta Cafés combinou uma abordagem incremental com a utilização de redes locais no setor Horeca, inicialmente através de distribuição indireta e posteriormente com operações diretas, consolidando a sua presença no mercado francês. A empresa manteve a consistência global da marca, enquanto se adaptava a especificidades locais, como embalagens e estratégias de comunicação direcionadas. A aplicação de ferramentas analíticas, como a análise PEST, as 5 forças de Porter e a SWOT, destacou a inovação como um fator essencial para superar desafios competitivos e assegurar o crescimento sustentável. Embora o estudo seja limitado a um único caso, oferece contribuições relevantes para gestores e investigadores interessados em estratégias de internacionalização e marketing em mercados globais. Sugere-se que investigações futuras explorem a aplicabilidade destas estratégias noutros mercados e o papel da digitalização no fortalecimento de marcas internacionais. Este trabalho reforça a importância de articular teoria e prática para alcançar o sucesso em mercados altamente competitivos.
- A Lenda como recurso didático: uma abordagem interdisciplinar no ensino do português e da história e geografia de Portugal, no 5.º ano de escolaridadePublication . Simão, Inês Filipa Rodrigues; Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-Neste relatório final pretendo explorar duas abordagens pedagógicas distintas, isto é, o ensino tradicional e a Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto interdisciplinar. O projeto desenvolveu-se com base na urgência de mudança na educação do século XXI, no sentido de capacitar os alunos para a mobilização de conhecimentos em vários âmbitos, relacionando as suas vivências com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em duas turmas distintas e com recurso a abordagens pedagógicas igualmente distintas. Na primeira abordagem, as lendas foram utilizadas como recurso didático para sistematizar conhecimentos históricos, promovendo o interesse pela leitura e facilitando a aquisição transversal de conteúdos históricos. Na segunda abordagem, adotou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo um papel ativo na construção do conhecimento, com ênfase na autonomia e na integração interdisciplinar
- O processamento sensorial, as aptidões funcionais e o nível da assistência do cuidador em crianças dos 3 aos 5 anosPublication . Gomes, Tânia; Figueiredo, MartaO desenvolvimento da autonomia nas crianças em idade pré-escolar é influenciado por múltiplos fatores, incluindo o processamento sensorial, que é crucial para a interação com o ambiente e a participação nas atividades diárias. Objetivos: O presente estudo visa analisar a relação entre o processamento sensorial, as aptidões funcionais e o nível de assistência do cuidador nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização em crianças dos 3 aos 5 anos. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo correlacional. A amostra incluiu 66 crianças entre os 3 anos e os 5 anos e 11 meses, sem diagnóstico de perturbação de desenvolvimento. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Sensory Processing Measure – Preschool (SPM-P) e o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades (IPAI). Resultados: A maioria das crianças apresentou um desempenho típico no processamento sensorial e autonomia dentro do esperado para a idade. Verificou-se que dificuldades sensoriais influenciam diretamente a autonomia das crianças, sendo que subescalas como a participação social, visão e planeamento motor revelaram uma relação significativa com a necessidade de assistência dos cuidadores, sobretudo em tarefas de mobilidade e socialização. Fatores sociodemográficos e a alteração das rotinas durante a pandemia de COVID-19, mostraram um impacto significativo na autonomia das crianças. Conclusão: Foi encontrada relação entre o processamento sensorial e a autonomia das crianças, bem como com a assistência do cuidador.