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  • Ensinar diferente para todos aprenderem: um estudo sobre a gestão organizacional e curricular no ensino profissional
    Publication . Fonseca, Laura; Pinto, Jorge
    Este estudo tem como objetivo compreender como é que uma escola profissional se organiza na sua redescoberta sobre o papel e essência da escola, para em termos organizacionais e de gestão do currículo ajudar a construir pessoas com pessoas. Neste sentido, pretende-se demonstrar, através da análise de um caso particular, que a formação orientada para a melhor e mais adequada construção do saber, dotada de uma flexibilidade curricular, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de profissionais de excelência. Partindo-se de uma metodologia qualitativa e interpre-tativa, foi feito um questionário dirigido aos alunos paraanalisar em profundidade a dinâmica das aulas e das mobilidades de formação, assimcomo entrevistas a dife-rentes atores da escola. Os resultados doestudo mostram como uma escola técnica profissional trabalha o currículo em função das aprendizagens essenciais e do perfil do aluno que deseja coconstruir. Paralelamente, apresenta o currículo visto pelo grupo dasalunas do curso de Técnico de Apoio à Infância (TAI), cujos conteúdos são geridos em função dos objetivos e da construção do perfil do aluno.
  • Portefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmica
    Publication . Pinto, Jorge; Pimentel, Inês
    Um trabalho novo exige tempo para que os alunos se apropriem dos objetivos de aprendizagem. O portefólio envolve um processo lento, que exige disponibilidade, empenho e dedicação de todos os que o elaborem, bem como uma maior atenção às aprendizagens e experiências realizadas pelos alunos. O presente artigo surge no âmbito do relatório da componente de investi-gação do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico que teve como objetivo compreender o contributo do portefólio para as aprendizagens dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e diz respeito ao percurso realizado numa sala de X ano de escolaridade, onde a utilização e a dinâmica de trabalho com os portefólios foi sofrendo alterações. A metodologia adotada inscreve-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e de entrevistas que designei por conversas informais de explicitação. Os resultados mostram que a apropriação de um trabalho novo é gradual e que o facto de existir uma rotina possibilita que os alunos adquiram autonomia e responsabilidade pelo trabalho que se apresenta. Ao longo das sessões de trabalho, verificam-se alterações nas capacidades de reflexão e seleção dos alunos, assim como na duração das mesmas.
  • Projeto de formação
    Publication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
  • Insucesso e abandono escolar precoce
    Publication . Silva, Cristina Gomes da; Pinto, Jorge
    Numa sociedade em que a “forma escolar” se impõe em quase todas as dimensões da vida dos indivíduos, quem não estiver à altura de se apropriar dela e de bem manuseá-la acaba por viver um sentimento de exclusão que dificilmente será apagado. Aeste sentimento acresce um outro de frustração relativamente ao facto de ser claro para os estudantes e para as respetivas famílias que tal facto terá como efeito, a prazo, o desenvolvimento de situações de difícil integração social. O prolongamento da escolaridade obrigatória, bem como a obrigatoriedade de frequentar a escola foram/são medidas imprescindíveis para garantir a democratização do acesso mas a realidade impede-nos de assumir tranquilamente que por ser obrigatório está conseguido. Não está! Os números relativos ao abandono escolar precoce, por exemplo, dizem-nos que ainda há muito para fazer. Sabemos que constitui a etapa final deumprocesso de insucessos repetidos e tidos como irremediáveis e irrecuperáveis. Porumlado, do ponto de vista dos alunos, antes de ser físico, visível e estatisticamente mensurável, o abandono escolar é psicológico e sinal de um processo de não apropriação dos códigos da escola. É sinal de resistência, afinal, visto que só muito tempo depois de se detetarem os primeiros sinais de dificuldade se regista a quase “confissão”, abandonando, porque não se é capaz. Por outro lado, partindo do princípio de que a relação pedagógica é necessariamente interativa podemos perguntar até que ponto a escola não os abandonou primeiro. Propomo-nos apresentar aqui alguns resultados do Projeto Erasmus+, Too Young to Fail, um projeto de investigação-ação a decorrer e realizado por cinco parceiros (Itália, Reino Unido, Holanda, Espanha e Portugal), sobre práticas educativas que previnam situações de abandono escolar precoce.
  • Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative
    Publication . Pinto, Jorge; Santos, Leonor
    Développée dans un contexte de formation de maîtres, cette étude est basée sur la possible contribution de l'évaluation formative pour l’apprentissage et pour la préparation de l’évaluation sommative. Ayant comme point de départ les pratiques existantes en salle de classe de CM2, et après avoir constaté qu’elles ne constituaient pas une aide pour les élèves, l’institutrice stagiaire, en association avec l’institutrice de la classe, a proposé de changer les pratiques de forme à les rendre plus utiles pour l’apprentissage des élèves. En ce sens, l’option a été l’application en deux phases de fiches de travail de Estudo do Meio (Découvrir le Monde). Le feedback donné à la première version de la résolution des fiches a permis, en une seconde phase, leur correction en groupe de deux, en tenant compte des feedbacks. Ayant suivi une méthodologie basée sur les pratiques de la classe, la recherche de données a été faite à travers l’observation de classes, des entretiens avec trois paires d’élèves et la recueil de documents, notamment des productions d’élèves, le feedback donné et les notes attribuées aux élèves à la fin de chaque trimestre. Les résultats obtenus mettent en évidence que les élèves ont réussi à améliorer leur performance grâce au feedback, dans un contexte de travail de pairs. Les apprentissages réalisés ont été confirmés par les meilleurs résultats obtenus par les élèves dans l’épreuve sommative trimestrielle de l’école.
  • ePortfolio as a learning and assessment tool
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Pinto, Jorge; Oliveira Pires, Ana Luisa
    This paper falls within the ERASMUS+ KA2 project Empowering Eportfolio Process (EEP). This project aims to promote the development of best practices in Higher Education, by encouraging cooperation and sharing between teachers and researchers from several European countries using digital portfolios. The work so far has allowed us to systematize some reflections on the students’ perspective related to the use of digital portfolios as learning and evaluation tools. Among the conclusions of the project, we highlight the opinion students have built on the role of portfolios as a transforming element of evaluation processes, giving it a character of greater integration in learning. The students suggest that evaluation should be run more frequently and should meet their needs. This analysis was carried out by the Portuguese working group that promoted three collective interviews with students of several courses of the School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE-IPS). The analysis of the collected data allowed us to perceive the evaluation that the students attribute to the feedback and to the monitoring of their work by the teacher. We advocate that these aspects should be appropriated by teachers, thus promoting the quality of the process of learning and teaching in higher education.
  • Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizado
    Publication . Pinto, Jorge; Sequeira, Ana Pires
    Na formação inicial dos futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico o estágio aufere uma centralidade no projeto formativo. Contudo, o estágio é um local de encontro entre duas culturas institucionais, mais ou menos divergentes. Este estudo procura perceber como é que os estudantes vivem e lidam, em termos da sua aprendizagem, com esta complexidade. É um estudo de natureza qualitativa que envolveu 22 estudantes. Os dados revelaram que apesar dos sentimentos de ambiguidade se reconhece a ocorrência de aprendizagens importantes, a importância do supervisor da instituição de formação, e a necessidade de valorização do professor cooperante
  • O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
    Publication . Pinto, Jorge
    A avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens.