Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-17"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- ePortfolio as a learning and assessment toolPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Pinto, Jorge; Oliveira Pires, Ana LuisaThis paper falls within the ERASMUS+ KA2 project Empowering Eportfolio Process (EEP). This project aims to promote the development of best practices in Higher Education, by encouraging cooperation and sharing between teachers and researchers from several European countries using digital portfolios. The work so far has allowed us to systematize some reflections on the students’ perspective related to the use of digital portfolios as learning and evaluation tools. Among the conclusions of the project, we highlight the opinion students have built on the role of portfolios as a transforming element of evaluation processes, giving it a character of greater integration in learning. The students suggest that evaluation should be run more frequently and should meet their needs. This analysis was carried out by the Portuguese working group that promoted three collective interviews with students of several courses of the School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE-IPS). The analysis of the collected data allowed us to perceive the evaluation that the students attribute to the feedback and to the monitoring of their work by the teacher. We advocate that these aspects should be appropriated by teachers, thus promoting the quality of the process of learning and teaching in higher education.
- Desenvolvimento de Estratégias para a Valorização de uma Planta Endógena da Costa Marítima PortuguesaPublication . Simões, Luís Miguel da Silva; Silva, Aida Moreira daRESUMO A Corema album L. D. Don, (camarinha) é uma planta marítima endémica da Península Ibérica que pode ser encontrada em zonas dunares ao longo da costa atlântica. O estudo apresentado é uma contribuição para a valorização da C. album através da utilização de técnicas de propagação da planta, da caracterização físico-química e de ensaios de conservação. No estabelecimento ex vitro por estacaria, sem hormona, em substrato perlite, obteve-se 25 % de enraizamento e uma taxa de germinação em substrato orgânico de 25 %. A taxa de germinação obtida in vitro foi de 10 %. Relativamente à caracterização físico-química das bagas foi registado um pH de cerca de 3 e um teor de sólidos solúveis (ºBrix) próximo de 8. Através da utilização de técnicas espectroscópicas ATR-FTIR e FT-Raman, comprovou-se a análise nutricional relativamente ao elevado teor de humidade, fibras, hidratos de carbono e compostos fenólicos. Após a colheita, as bagas mantiveram-se próprias para o consumo nos períodos de conservação de duas e de quatro semanas à temperatura ambiente e a 4ºC, respetivamente. Palavras Chave: Corema album, camarinha, in vitro, ex vitro, ATR-FTIR, FT- Raman.
- Multiplicação e Estabelecimento in vitro e ex vitro de Salicornia ramosissimaPublication . Clemente, Marta Susana da Silva; Dias, Maria João Mendes Cardoso BarrocaRESUMO A Salicornia ramosissima é uma planta halófita obrigatória, autóctone que coloniza ambientes salinos, se dantes era considerada uma erva daninha das salinas, atualmente vai ganhando o seu espaço na cozinha portuguesa sobretudo para a confeção de pratos gourmet, temperos e saladas. O estudo apresentado é uma contribuição para a valorização da Salicornia ramosissima através da utilização de técnicas de propagação da planta. No estabelecimento ex vitro a taxa de germinação foi 82,22 % em perlite, e 88,89 % em substrato orgânico; As plantas germinadas, transplantadas e colocadas em condições idênticas às das plantas domésticas apresentaram, até ao final do ensaio, cor escura e crescimentos máximos de 22,5 cm. No estabelecimento in vitro a taxa média de germinação foi de 91,33 %, conseguiu-se estabelecer e multiplicar ápices e segmentos nodais com uma taxa máxima de multiplicação de 1,75 e 1,29 na primeira e segunda repicagem respetivamente. As análises espetroscópicas ATR-FTIR de acompanhamento das plantas de salicórnia regadas com água doce e água do mar evidenciaram a elevada capacidade de armazenamento de água nas suas células, sobretudo para compensar a acumulação de sais. Detetou-se ainda, a presença de compostos, tais como hidratos de carbono, esteres, compostos fenólicos, ácidos gordos, entre outros. Palavras Chave: Salicornia ramosissima , Estabelecimento in vitro, Estabelecimento ex vitro, ATR-FTIR, FT-Raman.
- Reforça-tePublication . Dias Matamba, Joana Esperança
- Implementação do programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo na Herdade da CardeiraPublication . Santos, Elisabete Maria Carvalho dos; Carvalho, Maria da Graça Teles de Sousa PachecoO setor vitivinícola em Portugal é muito importante, uma vez que inúmeros vinhos Portugueses chegam a todo o mundo, sendo os vinhos da Região Alentejana conhecidos nacional e internacionalmente pela sua elevada qualidade, sendo líderes de mercado em Portugal. Com o aumento das preocupações ambientais em todo o mundo e com a criação de vários programas de sustentabilidade para o setor vitivinícola em vários países do “Novo Mundo”, a sustentabilidade chegou assim ao setor do vinho alentejano, com a criação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, criado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana em 2014. Este programa tem como objetivo aumentar a sustentabilidade vitivinicultura alentejana, e desta forma promover práticas culturais mais sustentáveis, um melhor aproveitamento dos recursos, reduzindo assim custos de produção e fornecendo aos consumidores produtos com garantia de qualidade e sustentabilidade. O objetivo do presente trabalho é a implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo na Herdade da Cardeira, em Borba, na vertente Viticultura & Adega. Após realização da autoavaliação dos capítulos de intervenção primária do programa e efetuada a análise dos resultados obtidos através de uma verificação interna à herdade, obteve-se uma pontuação de 2.8 o que corresponde à categoria Intermédio. Foram assim elaborados e propostos vários planos de ação, com intuito de aumentar a sustentabilidade da Herdade da Cardeira, e consequentemente, a pontuação obtida, levando à obtenção da categoria Desenvolvido e a uma certificação do programa que irá permitir a distinguir os vinhos da Herdade da Cardeira nacional e internacionalmente
- Prevenir e Intervir nas EscolasPublication . Cordeiro Machadeiro, Isabel Augusta
- Podemos Brincar no Recreiro - Projeto de Intervenção em Contexto EscolarPublication . Rodrigues Barata, Carla Sofia