ESSSM - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica
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- A triagem em contexto extra-hospitalar : o contributo do enfermeiro especialista no cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Silva, Sérgio Cristiano Duarte; Pimenta, NoéliaNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área da enfermagem à pessoa em situação crítica, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny desenvolve-se o presente relatório de estágio, tendo como objetivos: evidenciar o desenvolvimento das competências comuns e específicas no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados à Pessoa em Situação Crítica; demonstrar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional; e evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão. O relatório foi desenvolvido recorrendo a uma metodologia analítica, reflexiva e descritiva das experiências vividas em contexto de prática clínica e da experiência profissional. O estágio I, decorreu num Serviço de Urgência Polivalente, o Estágio II, desenvolveu-se numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, assim como o módulo I da unidade curricular estágio com relatório de um Centro Hospitalar do Distrito do Porto. O Módulo II, sendo um estágio de opção, direcionei o mesmo para o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista no cuidado à Pessoa em Situação Crítica em contexto extra-hospitalar com enfoque na triagem telefónica nas centrais de emergência. O estágio foi realizado no Serviço de Emergência Médica Regional da Região Autónoma da Madeira, no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e em diferentes valências do Instituto Nacional de Emergência Médica. Os diversos contextos da prática clínica permitiram evidenciar a minha intervenção como futuro Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica, destacando o desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica; no dinamizar a resposta em situações de emergência e de exceção, no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção dando um especial enfoque ao papel do enfermeiro especialista, no cuidado à Pessoa em Situação Crítica e família, na realização da triagem nas centrais de emergência.
- O cuidar especializado do doente crítico coronário : do pré-hospitalar à cirurgia cardiotorácicaPublication . Sousa, Maria Isabel Bonifácio de; Cunha, DanielO presente relatório “O Cuidar Especializado Do Doente Crítico Coronário: Do Pré-Hospitalar À Cirurgia Cardiotorácica” insere-se no plano de estudos do I Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no ramo da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, constituindo uma análise crítico-reflexiva do processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas da especialidade, bem como de Mestre, no cuidar da pessoa em situação crítica. A sua apresentação e discussão pública têm como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. Os ensinos clínicos desenvolvidos ao longo deste percurso académico foram essenciais, constituindo uma ferramenta fulcral para a construção deste relatório. Os mesmos foram realizados primeiramente no contexto de um Serviço de Urgência (SU) Médico-Cirúrgica e numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. (UCIP). Posteriormente, tive oportunidade de passar pelo contexto Pré-Hospitalar, mais especificamente num meio Suporte Imediato de Vida (SIV) e numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), e no final numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica (UCICT). Com base na evidência científica mais recente e fidedigna, neste relatório apresento uma análise crítico-reflexiva de todo o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas no âmbito da especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica, no ramo da pessoa em situação crítica, partindo dos objetivos definidos no inicio dos ensinos clínicos, descrevendo as intervenções realizadas de forma a alcançar os mesmos, realizando sempre a ponte entre o conhecimento e as experiências vivenciadas na prática clínica, que foram geradoras da minha capacitação como futura enfermeira especialista, tal como Benner (2001) menciona que o desenvolvimento de competências é essencial para o alcance da perícia necessária para a prestação de cuidados de excelência.
- Desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa em situação crítica em terapia de substituição renal : da urgência à unidade de diálisePublication . Coelho, José Manuel Monteiro; Santos, Maria Luísa dosO presente relatório é desenvolvido no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Traduz o culminar das aprendizagens e reflexões sobre o percurso formativo ao longo dos estágios realizados no âmbito do curso, com vista à demonstração de competências de mestre e de competências comuns e específicas de enfermeiro especialista na área de especialidade do curso, como espelha a mais atual versão do Decreto-Lei nº 65/2018. Os estágios, situados entre os períodos 14/11/2022 e 16/06/2023, realizados em três serviços: Serviço de Urgência Polivalente, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente (SMIP) e Unidade de Diálise de dois hospitais centrais da região metropolitana do Porto, situam o percurso efetuado para a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica em terapia de substituição renal, respondendo ao preconizado no diploma supracitado. Norteado pelos objetivos: descrever as atividades desenvolvidas em cada contexto clínico e analisar criticamente o desempenho orientado pelos objetivos educacionais propostas, a fim de alcançar as competências de um cuidado especializado à pessoa em situação crítica, o relato enfatiza a reflexão na ação e sobre a ação suportada em referenciais da profissão que regulam as boas práticas (Regulamento 140/2019 e 429/2018), e na mais recente evidência científica. Como resultado do percurso efetuado, relata o desenvolvimento de saberes adquiridos para o cuidar especializado à pessoa em situação crítica submetida a terapia de substituição renal, bem como explana o core de competências de mestre desenvolvidas, que suportarão a defesa pública do grau de mestre em Enfermagem Médico Cirúrgica na área da enfermagem à pessoa em situação crítica.
- O cuidado especializado em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa em situação crítica com necessidade de ventilação mecânica não invasiva : do serviço de urgência ao serviço de medicina intensivaPublication . Pinto, Ana Catarina de Sousa; Pestana, CristinaNo âmbito do Módulo III da Unidade Curricular “Estágio com Relatório” do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde Santa Maria, em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, surge este relatório de estágio, intitulado “O cuidado especializado em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa em situação crítica com necessidade de ventilação mecânica não invasiva: do serviço de urgência ao serviço de medicina intensiva”, que reflete o meu percurso académico na prática clínica no cuidado à PSC, com especial enfoque na pessoa com necessidade de Ventilação Não Invasiva (VNI). Tem como objetivos relatar o meu percurso académico; demonstrar a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEEMC), na área de Enfermagem à PSC; evidenciar as competências adquiridas e aprofundadas no cuidado ao doente com necessidade de VNI; demonstrar a aquisição de competências de mestre; apresentar e discutir publicamente o relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre e o título profissional de EEEMC, na área de enfermagem à PSC. A metodologia utilizada na realização deste relatório será expositiva e descritiva, evidenciando a análise crítica e reflexiva de todo o meu percurso académico, com ênfase para a componente prática, não descurando porém, a importância da componente teórica. A PSC com necessidade de VNI é uma realidade crescente, considerando a especificidade dos cuidados é necessária uma intervenção especializada. O EEEMC, na área de enfermagem à PSC é o profissional competente para prestar os mais qualificados cuidados à pessoa, família/cuidador em situação crítica, visando garantir a eficácia da terapia e prevenir complicações. O período de estágio decorreu de 14 de novembro de 2022 a 9 de junho de 2023, no Serviço de Urgência (SU) e no Serviço de Medicina Intensiva (SMI) de um Centro Hospitalar da região Norte.
- Cuidado especializado de enfermagem à pessoa em situação crítica com enfoque no transporte intra-hospitalar nos diferentes contextosPublication . Pinto, Francisco Daniel Ribeiro; Viveiros, AbelO presente relatório de estágio intitulado “Cuidado Especializado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar nos diferentes contextos”, está inserido no 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Com a sua elaboração, pretendo demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) na área da PSC com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar (TIH) e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva com vista à obtenção do grau académico de mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Neste percurso, realizei três ensinos clínicos em diferentes contextos, designadamente: ensino clínico I – Urgência Polivalente, ensino clínico II – Cuidados Intensivos Polivalente e o ensino clínico intitulado “estágio com relatório” dividido em dois módulos, em que no módulo II elaborei um projeto de autoformação, com vista a poder prestar cuidados especializados de enfermagem à PSC com enfoque no TIH. O TIH é executado de forma frequente pelos profissionais que cuidam da PSC, quer seja pela necessidade da realização de exames complementares de diagnóstico, transferências internas ou tratamentos que exijam salas com meios específicos. Ao longo deste procedimento a pessoa está sujeita aos riscos associados à sua deslocação, sendo possível, através de um conjunto de intervenções diminuir a probabilidade da ocorrência de eventos adversos. O enfermeiro EEMC na área de enfermagem à PSC, com as competências que lhe são reconhecidas, dispõe de um conjunto de capacidades que permitem identificar os riscos, atuar sobre os mesmos e modificar o desfecho de toda a situação. A metodologia usada ao longo do desenvolvimento deste relatório de estágio, será descritiva e crítico-reflexiva, tendo por base evidência científica para o tema em questão. Este documento será elaborado segundo as normas de formatação de dissertações de Mestrado da ESSSM, e as referências bibliográficas efetuadas segundo as normas APA 7.º edição.
- Desenvolvimento de competências no cuidado especializado à pessoa em situação crítica ao longo do ciclo vitalPublication . Pereira, Susana Maria Almeida; Viveiros, Abel de MendonçaNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, faz parte integrante, do Plano de Estudos, a elaboração do Relatório de Estágio e a sua apresentação e discussão pública, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica. O presente Relatório de Estágio intitulado “Desenvolvimento de Competências no Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica ao Longo Ciclo Vital”, pretende refletir o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos na consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação crítica, ao longo do seu ciclo vital. De igual modo, pretende evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Este Relatório reflete, ainda, o meu particular interesse no cuidado especializado à criança em situação crítica, visando a promoção de cuidados seguros. De acordo com o Plano de Estudos do Mestrado, o percurso de aprendizagem desenvolveu-se em quatro momentos de ensino clínico, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica. A metodologia utilizada ao longo do relatório é descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada em evidência científica, procurando dar visibilidade às atividades desenvolvidas no decorrer das práticas clínicas e situações vivenciadas, no sentido de evidenciar a minha intervenção enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas, bem como as competências de Mestre.
- Cuidados especializados perioperatórios na prevenção da infeção do local cirúrgico no doente submetido a cirurgia ortopédicaPublication . Soares, Paula Cristina Ribeiro; Alves, MárciaNo âmbito do primeiro Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área do cuidado à pessoa em situação perioperatória, surge este relatório de estágio cuja apresentação e defesa pública visa a obtenção do grau de Mestre. Este tem como objetivo principal evidenciar de forma critica, reflexiva e baseada na evidencia científica, as atividades e as competências de especialista e de mestre adquiridas ao longo dos estágios. Durante este percurso, o cuidado à pessoa submetida a cirurgia ortopédica, com enfoque na prevenção da Infeção do Local Cirúrgico (ILC), emergiu como um tema de destaque. Efetivamente, as ILC’s constituem um problema para a saúde, sendo uma das complicações cirúrgicas que contribuem para uma maior morbilidade e mortalidade. Não raras vezes este fenómeno conduz a um internamento mais prolongado no pós-operatório, procedimentos cirúrgicos adicionais e internamento em cuidados intensivos, o que se traduz em custos elevados. Assim, torna-se fundamental refletir sobre as medidas de prevenção da ILC e de que forma os cuidados de enfermagem especializados podem promover uma experiência cirúrgica de qualidade e segura, à pessoa e família/pessoa significativa. Só desta forma, é possível garantir a máxima eficácia na prevenção de complicações neste contexto.
- Consulta de enfermagem pré-operatória : um percurso identitário do enfermeiro especialista para a capacitação da pessoa / família em situação perioperatóriaPublication . Rosas, Patrícia; Santos, Maria LuísaO presente relatório de estágio integra-se no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde Santa Maria. A sua elaboração e posterior apresentação e discussão pública têm como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com especialização em enfermagem à pessoa em situação perioperatória. Através de uma análise critico-reflexiva, pretendo evidenciar todo o processo de aprimoramento de saberes e aquisição e desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista do Regulamento n.º 140/2019, competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação perioperatória do Regulamento n.º 429/2018 culminando com o relato das competências adquiridas inerentes ao grau de mestre do Decreto-Lei n.º 74/2006, na sua redação atual. Este relatório expõe uma análise centrada nos diferentes contextos clínicos: Ensino Clínico I - Cuidar na sala operatória (foi requerida e aprovada a creditação a esta unidade curricular, atendendo às competências adquiridas durante o meu exercício profissional num Bloco Operatório); Ensino Clínico II / Módulo I - Unidade de Ambulatório; Ensino Clínico II / Módulo II – Estágio de Opção. Os percursos realizados nestes estágios permitiram-me o desenvolvimento de competências no cuidar à pessoa e família / pessoa significativa em situação perioperatória, com especial interesse na área da consulta de enfermagem pré-operatória, onde a capacitação da pessoa e família / pessoa significativa foi enfatizada. A vulnerabilidade subjacente ao ambiente complexo e desconhecido do bloco operatório, e ao próprio procedimento anestésico-cirúrgico, fundamenta a pertinência da intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação perioperatória na capacitação da pessoa e família / pessoa significativa na consulta pré-operatória, como agente facilitador no processo de transição saúde-doença e no alcance de outcomes positivos para o utente e sua família / pessoa significativa.
- Edificando competências especializadas em enfermagem perioperatória, maximizando a segurança da equipa e pessoa submetida a cirurgia com cimento ósseoPublication . Cardoso, Andreia Helena Vinha; Santos, Luísa; Edra, BeatrizEste relatório insere-se no plano curricular do Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, ministrado na Escola Superior de Saúde de Santa Maria em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Demonstra a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas de enfermeiro especialista, bem como, das competências de mestre em enfermagem médico-cirúrgica. Enfatiza o percurso formativo edificado para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Perioperatória, para a maximização da Segurança da equipa e pessoa submetida a cirurgia com cimento ósseo. Organizado em três capítulos, o primeiro apresenta o estado da arte referente à utilização do cimento ósseo em cirurgia. A revisão bibliográfica, revela a pesquisa e exploração da temática, em artigos científicos atuais, em particular sobre a problemática associada aos risco do cimento ósseo em uso no bloco operatório, quer para a pessoa em situação perioperatória, quer para os profissionais, alvos da atenção do enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação perioperatória (EEEPSP). No segundo capítulo, são abordadas a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas, quer enaltecendo o percurso profissional, quer os estágios cumpridos durante este percurso académico nos serviços de radiologia de intervenção e bloco de neurocirurgia. Durante os estágios, contexto privilegiado para a aquisição e desenvolvimento de saberes, a aprendizagem decorrente é descrita de forma narrativa e reflexiva, relativamente a conceitos, circunstâncias e intervenções, apoiada na evidência, de forma a fundamentar conhecimentos e competências adquiridas. No terceiro capítulo são abordadas as competências de mestre adquiridas durante o percurso académico. Revela a atenção na qualidade dos cuidados especializados, para a excelência da intervenção e consequente promoção da saúde da pessoa/família e equipa. Em síntese, advoga a importância fundamental do EEEPSP, com intervenções diferenciadas, suportadas em evidência atual, capacitando e informando as equipas perioperatórias para a utilização do cimento ósseo acrílico (PMMA) como um dos biomateriais mais utilizados no quotidiano cirúrgico. Argumenta que o EEEPSP tem uma função primordial na equipa, aliando às boas práticas, a informação e formação dos pares, de forma a mitigar os riscos ocupacionais e os associados à pessoa em situação perioperatória, decorrentes da utilização do PMMA. Somente incentivando a formação, cada vez mais avançada, teremos enfermeiros cada vez mais competentes, em que o grau de satisfação de ambos, profissional e pessoa em situação perioperatória, será um indicador de segurança dos cuidados.
- Desenvolvendo competências como enfermeira especialista no cuidado à pessoa em situação crítica : garantindo a segurança do transporte terrestre e aéreoPublication . Constante, Isabel Patrícia Leitão da Silva; Pimenta, NoéliaO presente relatório insere-se no plano de estudos do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tem como objetivos: evidenciar o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas no âmbito dos cuidados Especializados em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; demonstrar o desenvolvimento de competências de análise crítico reflexiva das situações decorrentes da prática profissional; e apresentá-lo e discuti-lo para a obtenção do grau de Mestre e o título de Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de enfermagem à em situação critica. Os ensinos clínicos decorreram nos seguintes locais: estágio I – Serviço de Urgência Polivalente de um hospital do Norte do país; estágio II –Cuidados Intensivos Polivalente, foi-me creditado pelo Conselho Técnico-Científico da ESSSM, o estágio com relatório, Modulo I- decorreu numa unidade de cuidados intensivos polivalente de um hospital do Norte do país e o Módulo II (opção) decorreu em contexto extra-hospital na Unidade de Evacuações Aéreas do Arquipélago dos Açores e no INEM. Durante os ensinos clínicos, direcionei a minha atenção para o transporte do doente crítico, terrestre e aéreo, com mais enfoque, no contexto do estágio de opção, uma vez que o cuidado a este doente, por vezes, pressupõe o seu transporte para outros locais, devido à necessidade de oferecer um nível assistencial mais diferenciado, pelo que implica o acompanhamento por profissionais competentes, com formação e experiência, sendo uma necessidade que tenho vindo a sentir no âmbito do desempenho das minhas funções numa Unidade de Cuidados Intensivos. A metodologia utilizada é descritiva, analítica e crítico-reflexiva das situações vivenciadas nos diferentes estágios. Os diversos contextos, onde desenvolvi a prática clínica permitiram evidenciar a minha intervenção como futura enfermeira especialista no que concerne ao cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, no dinamizar a resposta a situações de catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção.
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