ESSSM - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSSM - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar a pessoa em situação crítica dependente da técnica de oxigenação por membrana extracorporal: percurso de desenvolvimento de competências de especialista e de mestrePublication . Coelho, Ana Raquel Silveira; Viveiros, AbelO presente relatório integra o 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica da Escola Superior de Saúde Santa Maria em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Intitula-se “Cuidar a pessoa dependente da técnica de oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) – percurso de desenvolvimento de competências de especialista e de mestre” e tem como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica, mormente no que concerne ao doente dependente de ECMO; evidenciar as competências de análise critico reflexiva com vista à obtenção do grau de mestre, demonstrando elevados níveis de julgamento clínico e tomada de decisão, característicos do enfermeiro especialista e mestre em enfermagem. O percurso de desenvolvimento de competências concretizou-se através dos ensinos clínicos que se distribuíram em três unidades curriculares distintas, o ensino clínico I decorreu em contexto de serviço de urgência polivalente; o ensino clínico II desenvolveu-se em contexto de cuidados intensivos, para o qual foi obtida equivalência do curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico Cirúrgica e a última unidade curricular, estágio com relatório, envolveu o módulo 1, que contemplou o ensino clínico III realizado em contexto de cuidados intensivos e o módulo 2 referente à opção clínica, que foi realizado no serviço de medicina intensiva – centro de referência ECMO, dedicado à aquisição de competências especializadas no cuidar especializado do doente dependente de ECMO. A conceção do presente documento, sustentado nos regulamentos de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica na área da pessoa em situação crítica, baseou-se numa metodologia descritiva e critico-reflexiva das experiências intensamente vivenciadas, e evidencia uma prática proficiente, baseada em evidência científica recente, característica de uma prática especializada perante a pessoa em situação crítica dependente de ECMO e culmina com a aquisição de competências de mestre em enfermagem.
- Cuidado especializado e de mestre em enfermagem à pessoa em situação crítica vítima de trauma em contexto extra-hospitalarPublication . Maia, Ana Catarina Moreira; Viveiros, AbelNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, emerge o presente Relatório, cuja apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A elaboração deste relatório é o culminar das experiências vivenciadas e tem como objetivos demonstrar o desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, segundo o regulamento nº140/2019 e específicas da Pessoa em Situação Crítica, segundo o regulamento nº 429/2018, bem como as competências de Mestre, previstas no Decreto-Lei 65/2018, em contexto de urgência, cuidados intensivos e extra hospitalar, com especial atenção à Pessoa em Situação Crítica vítima de trauma e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise, reflexão crítica e tomada de decisão fundamentada que qualificam o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica. O presente relatório realça a análise crítica e reflexiva das experiências vivenciadas e oportunidades de aprendizagem vividas nos distintos contextos clínicos nos quais procurei mobilizar os diferentes contributos da minha aprendizagem evidenciando o crescimento profissional através da aquisição de conhecimentos, habilidades e competências conducentes à atribuição do grau de Mestre. Este relatório está organizado em quatro capítulos, sendo que o primeiro expõe o enquadramento da temática escolhida, o segundo apresenta o percurso desenvolvido para a aquisição de competências comuns de Enfermeiro Especialista, o terceiro enfatiza o caminho percorrido para a aquisição de competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica e o quarto ilustra o progresso até às competências de Mestre em Enfermagem. Tem por base uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva do percurso vivido, fundamentada na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão, demonstrando o desenvolvimento das competências supracitadas com vista à excelência do cuidar.
- Cuidados de enfermagem perioperatórios: aplicações móveis na promoção da segurança do clientePublication . Ferreira, Liliana; Cunha, DanielO presente relatório surge no âmbito do primeiro curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, decorrido nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023. A apresentação e discussão pública deste documento, visa a obtenção do grau de mestre, na especialidade em apreço. Recorrendo a uma análise crítico-reflexiva do percurso académico e profissional, objetiva-se demonstrar o aperfeiçoamento das competências de especialista em enfermagem perioperatória, bem como, a aquisição e desenvolvimento de competências de segundo ciclo. Para tal, esta exposição terá por base a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares, as práticas clínicas do curso e a experiência já adquirida, fruto dos mais de cinco anos de exercício profissional na área. Toda a explanação será guiada pelo Regulamento n.º 140/2019 de 6 de fevereiro e pelo Regulamento n.º 429/2018 de 16 de julho, bem como, pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, onde se encontram descritas as competências relativas ao grau académico de especialista e mestre, respetivamente. A segurança cirúrgica, enquanto uma das principais propriedades da enfermagem perioperatória, e a saúde digital, como impulsionadora de uma transformação na forma como os cuidados de saúde são prestados e geridos, foram duas das temáticas que mereceram uma atenção particular no relatório. Deste interesse emergiu uma revisão integrativa, com o objetivo de determinar o valor das aplicações móveis na promoção da segurança do cliente perioperatório. Esta permitiu concluir que existe alguma evidência relativamente à sua utilidade, porém, mais pesquisas são necessárias para demonstrar, com segurança, a relação entre estes dois conceitos. A reflexão apresentada contribuiu para a consciencialização das habilidades adquiridas e da importância de investimento contínuo na formação pessoal e profissional. Este é a garantia da segurança, congruente com a consciência cirúrgica, e da promoção de uma prática científica e fundamentada, concomitantes com a aquisição das competências de segundo ciclo.
- Cuidar do potencial dador de órgãos : do percurso realizado ao desenvolvimento de competências especializadas e de mestre em enfermagemPublication . Tavares, Joana Filipa Oliveira; Cunha, DanielEste relatório insere-se no âmbito do primeiro Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Intitula-se “Cuidar do potencial dador de órgãos – do percurso realizado ao desenvolvimento de competências especializadas e de mestre em Enfermagem” e tem como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica; evidenciar as competências de análise crítico reflexiva com vista à obtenção do grau de mestre; demonstrar elevados níveis de julgamento clínico e tomada de decisão, que caracterizam o enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O desenvolvimento de competências realizou-se através dos ensinos clínicos que se repartiram em três unidades curriculares diferenciadas: o ensino clínico I, desenvolvido num serviço de urgência polivalente; o ensino clínico II, realizado num serviço de medicina intensiva polivalente e o estágio com relatório. Este último, contemplou dois módulos distintos, o módulo 1 - ensino clínico III, decorreu num serviço de medicina intensiva polivalente e centro de referência ECMO e o módulo 2 referente à opção clínica, dividido em dois contextos, um período de permanência em contexto pré-hospitalar e o outro num serviço de medicina intensiva vocacionado para o doente neurocrítico. A elaboração do presente documento, suportado nos regulamentos de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica no ramo da pessoa em situação crítica, baseia-se numa metodologia descritiva e critico-reflexiva, das experiências vivenciadas nos diversos ensinos clínicos e demonstra uma prática baseada na evidência mais recente no cuidado ao doente crítico, mais concretamente ao potencial dador de órgãos.
- Desenvolvimento de competências no cuidado especializado à pessoa em situação crítica ao longo do ciclo vitalPublication . Pereira, Susana Maria Almeida; Viveiros, AbelNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, faz parte integrante, do Plano de Estudos, a elaboração do Relatório de Estágio e a sua apresentação e discussão pública, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica. O presente Relatório de Estágio intitulado “Desenvolvimento de Competências no Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica ao Longo Ciclo Vital”, pretende refletir o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos na consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação crítica, ao longo do seu ciclo vital. De igual modo, pretende evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Este Relatório reflete, ainda, o meu particular interesse no cuidado especializado à criança em situação crítica, visando a promoção de cuidados seguros. De acordo com o Plano de Estudos do Mestrado, o percurso de aprendizagem desenvolveu-se em quatro momentos de ensino clínico, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica. A metodologia utilizada ao longo do relatório é descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada em evidência científica, procurando dar visibilidade às atividades desenvolvidas no decorrer das práticas clínicas e situações vivenciadas, no sentido de evidenciar a minha intervenção enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas, bem como as competências de Mestre.
- Cuidado especializado de enfermagem à pessoa em situação crítica com enfoque no transporte intra-hospitalar nos diferentes contextosPublication . Pinto, Francisco Daniel Ribeiro; Viveiros, AbelO presente relatório de estágio intitulado “Cuidado Especializado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar nos diferentes contextos”, está inserido no 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Com a sua elaboração, pretendo demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) na área da PSC com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar (TIH) e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva com vista à obtenção do grau académico de mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Neste percurso, realizei três ensinos clínicos em diferentes contextos, designadamente: ensino clínico I – Urgência Polivalente, ensino clínico II – Cuidados Intensivos Polivalente e o ensino clínico intitulado “estágio com relatório” dividido em dois módulos, em que no módulo II elaborei um projeto de autoformação, com vista a poder prestar cuidados especializados de enfermagem à PSC com enfoque no TIH. O TIH é executado de forma frequente pelos profissionais que cuidam da PSC, quer seja pela necessidade da realização de exames complementares de diagnóstico, transferências internas ou tratamentos que exijam salas com meios específicos. Ao longo deste procedimento a pessoa está sujeita aos riscos associados à sua deslocação, sendo possível, através de um conjunto de intervenções diminuir a probabilidade da ocorrência de eventos adversos. O enfermeiro EEMC na área de enfermagem à PSC, com as competências que lhe são reconhecidas, dispõe de um conjunto de capacidades que permitem identificar os riscos, atuar sobre os mesmos e modificar o desfecho de toda a situação. A metodologia usada ao longo do desenvolvimento deste relatório de estágio, será descritiva e crítico-reflexiva, tendo por base evidência científica para o tema em questão. Este documento será elaborado segundo as normas de formatação de dissertações de Mestrado da ESSSM, e as referências bibliográficas efetuadas segundo as normas APA 7.º edição.
- Cuidado especializado de enfermagem à pessoa em situação crítica com enfoque no transporte intra-hospitalar nos diferentes contextosPublication . Pinto, Francisco Daniel Ribeiro; Viveiros, AbelO presente relatório de estágio intitulado “Cuidado Especializado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar nos diferentes contextos”, está inserido no 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Com a sua elaboração, pretendo demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) na área da PSC com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar (TIH) e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva com vista à obtenção do grau académico de mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Neste percurso, realizei três ensinos clínicos em diferentes contextos, designadamente: ensino clínico I – Urgência Polivalente, ensino clínico II – Cuidados Intensivos Polivalente e o ensino clínico intitulado “estágio com relatório” dividido em dois módulos, em que no módulo II elaborei um projeto de autoformação, com vista a poder prestar cuidados especializados de enfermagem à PSC com enfoque no TIH. O TIH é executado de forma frequente pelos profissionais que cuidam da PSC, quer seja pela necessidade da realização de exames complementares de diagnóstico, transferências internas ou tratamentos que exijam salas com meios específicos. Ao longo deste procedimento a pessoa está sujeita aos riscos associados à sua deslocação, sendo possível, através de um conjunto de intervenções diminuir a probabilidade da ocorrência de eventos adversos. O enfermeiro EEMC na área de enfermagem à PSC, com as competências que lhe são reconhecidas, dispõe de um conjunto de capacidades que permitem identificar os riscos, atuar sobre os mesmos e modificar o desfecho de toda a situação. A metodologia usada ao longo do desenvolvimento deste relatório de estágio, será descritiva e crítico-reflexiva, tendo por base evidência científica para o tema em questão. Este documento será elaborado segundo as normas de formatação de dissertações de Mestrado da ESSSM, e as referências bibliográficas efetuadas segundo as normas APA 7.º edição.
- Desenvolvimento de competências no cuidado especializado à pessoa em situação crítica ao longo do ciclo vitalPublication . Pereira, Susana Maria Almeida; Viveiros, Abel de MendonçaNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, faz parte integrante, do Plano de Estudos, a elaboração do Relatório de Estágio e a sua apresentação e discussão pública, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica. O presente Relatório de Estágio intitulado “Desenvolvimento de Competências no Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica ao Longo Ciclo Vital”, pretende refletir o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos na consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação crítica, ao longo do seu ciclo vital. De igual modo, pretende evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Este Relatório reflete, ainda, o meu particular interesse no cuidado especializado à criança em situação crítica, visando a promoção de cuidados seguros. De acordo com o Plano de Estudos do Mestrado, o percurso de aprendizagem desenvolveu-se em quatro momentos de ensino clínico, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica. A metodologia utilizada ao longo do relatório é descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada em evidência científica, procurando dar visibilidade às atividades desenvolvidas no decorrer das práticas clínicas e situações vivenciadas, no sentido de evidenciar a minha intervenção enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas, bem como as competências de Mestre.
- Cuidar especializado em enfermagem à pessoa em situação crítica desde contexto de urgência aos cuidados intermédios coronários : a particularidade das complicações elétricasPublication . Gonçalves, Ana Francisca Carneiro; Bettencourt, MaríciaA crescente inovação face à evolução do conhecimento nas múltiplas áreas do saber e na prática dos cuidados de enfermagem, requer um investimento na especialização/formação dos profissionais. No âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à pessoa em situação crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny emerge no plano de estudos a elaboração de um relatório de estágio, a sua apresentação e discussão pública, que visa a obtenção do grau de Mestre em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem na pessoa em situação crítica. Refletir o percurso de aprendizagem ao longo do Mestrado no cuidado prestado à pessoa em situação crítica é o objetivo deste relatório, cujo tema é “Cuidar Especializado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica desde a Urgência aos Cuidados Intermédios Coronários: a particularidade das complicações elétricas”. Demonstra o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, bem como as competências para a obtenção do grau de Mestre. Foi utilizada uma metodologia descritiva,crítico-reflexiva e fundamentada na evidência científica, realçando o percurso dos ensinos clínicos, tendo como realce a abordagem à pessoa em situação crítica no serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos polivalente e nos cuidados intermédios coronários, revelando uma evidente aposta no desenvolvimento das competências de autoaprendizagem. A doença cardiovascular representa a principal causa de morte a nível global. Cuidar da pessoa em situação crítica do foro coronário, com uma atenção especial às alterações da condução elétrica, foi um grande desafio e revelou-se fundamental no desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica e das competências específicas na área da Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a qualidade e excelência do cuidar atual e futuro.
- Desenvolvendo competências especializadas no cuidado ao doente crítico em contextos diferenciados : a gestão da dorPublication . Carneiro, Márcia Cristina Pacheco; Pestana, CristinaEste relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de Mestre e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no cuidado à Pessoa em Situação Crítica (PSC), com o título "Desenvolvendo competências especializadas no cuidado ao doente crítico em contextos diferenciados: A gestão da dor no cliente com enfarte agudo do miocárdio.” Neste relatório é descrito e analisado de forma reflexiva e fundamentada, o percurso formativo, em particular no decurso dos ensinos clínicos, em Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP) e Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC), bem como as experiências profissionais ao longo do meu exercício profissional no Serviço de Urgência (SU), destacando as aprendizagens e experiências que permitiram o desenvolvimento e aprofundamento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEEMC), assim como as competências de Mestre. Está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma revisão do estado da arte que se centra no cuidado especializado na gestão da dor em clientes com Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), desde um SU, à UCIP e posteriormente à UCIC, onde são prestados cuidados diferenciados a doentes com esta patologia, serviços onde desenvolvi o estágio. Esta escolha teve um caráter pessoal, uma vez que trabalho num SU onde frequentemente presto os primeiros cuidados a esses doentes. Considerei importante compreender melhor a abordagem especializada a estes clientes, com a finalidade de prestar cuidados diferenciados com maior segurança e qualidade. No segundo capítulo, são descritas e analisadas as atividades e competências desenvolvidas, com ênfase nas competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE). No terceiro capítulo são destacadas as competências específicas do EEEMC, no ramo dos cuidados à PSC; por último, no quarto capítulo são abordadas as competências de Mestre. Como metodologia, utilizou-se a descritiva-reflexiva, baseada na mais recente evidência científica, nos referenciais da profissão e nos documentos legais. Esta abordagem proporcionou uma visão detalhada das diferentes atividades e competências desenvolvidas, permitindo consolidar o percurso de Especialista e Mestre.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »