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- Controlo microbiológico na produção de vinhos: estudo de caso numa adega da região Demarcada do DãoPublication . Ribeiro, Edgar Fernando Martins; Botelho, Goreti Maria dos AnjosEste relatório é fruto do trabalho desenvolvido no estágio realizado no laboratório de Enologia da Global Wines S.A., empresa vitivinícola da região do Dão localizada em Carregal do Sal, de 3 de janeiro a 30 de junho de 2023, no âmbito do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, pertencente ao Instituto Politécnico de Coimbra.O principal objetivo deste estágio foi garantir a eficácia dos métodos analíticos microbiológicos implementados no processo de produção de vinhos engarrafados com vista à correta monitorização dos processos e optimização dos mesmos.Como tal, pretendeu-se adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da rotina diária de análises físico-químicas e microbiológicas do laboratório da Global Wines S.A., demonstrar a eficácia dos vários processos de estabilização microbiológica no decorrer do processo de produção dos vinhos tranquilos e espumantes, nomeadamente na etapa de tiragem, bem como controlar o processo de higienização em adega, através de análises microbiológicas e testes de bioluminescência.Os resultados obtidos no trabalho desenvolvido permitiram reconhecer a importância da existência de uma etapa de estabilização microbiológica no processo de produção de vinhos tranquilos e vinhos espumantes, com o objetivo de reduzir e/ou eliminar a presença de microrganismos nos vinhos engarrafados e não comprometer a segunda fermentação em garrafa, no caso dos vinhos espumantes. Para além disso, o controlo efetuado a nível da higienização em adega foi essencial para o trabalho diário dos colaboradores da empresa, ao identificar as zonas críticas passíveis de maior presença microbiana e, como tal, de atenção redobrada aquando da ocorrência da higienização dos depósitos e equipamento de filtração em adega.
- A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021Publication . Pedreño, Juliana dos Santos; Cosme, Keven de Oliveira; Monteiro, Angela Xavier; Pinto, Adriana Beatriz Silveira; Pierantoni, Célia Regina; Passos, Shirley Maria de AraújoA Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19.
- Cuidar a pessoa em situação crítica dependente da técnica de oxigenação por membrana extracorporal: percurso de desenvolvimento de competências de especialista e de mestrePublication . Coelho, Ana Raquel Silveira; Viveiros, AbelO presente relatório integra o 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica da Escola Superior de Saúde Santa Maria em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Intitula-se “Cuidar a pessoa dependente da técnica de oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) – percurso de desenvolvimento de competências de especialista e de mestre” e tem como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica, mormente no que concerne ao doente dependente de ECMO; evidenciar as competências de análise critico reflexiva com vista à obtenção do grau de mestre, demonstrando elevados níveis de julgamento clínico e tomada de decisão, característicos do enfermeiro especialista e mestre em enfermagem. O percurso de desenvolvimento de competências concretizou-se através dos ensinos clínicos que se distribuíram em três unidades curriculares distintas, o ensino clínico I decorreu em contexto de serviço de urgência polivalente; o ensino clínico II desenvolveu-se em contexto de cuidados intensivos, para o qual foi obtida equivalência do curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico Cirúrgica e a última unidade curricular, estágio com relatório, envolveu o módulo 1, que contemplou o ensino clínico III realizado em contexto de cuidados intensivos e o módulo 2 referente à opção clínica, que foi realizado no serviço de medicina intensiva – centro de referência ECMO, dedicado à aquisição de competências especializadas no cuidar especializado do doente dependente de ECMO. A conceção do presente documento, sustentado nos regulamentos de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica na área da pessoa em situação crítica, baseou-se numa metodologia descritiva e critico-reflexiva das experiências intensamente vivenciadas, e evidencia uma prática proficiente, baseada em evidência científica recente, característica de uma prática especializada perante a pessoa em situação crítica dependente de ECMO e culmina com a aquisição de competências de mestre em enfermagem.
- Cuidado especializado e de mestre em enfermagem à pessoa em situação crítica vítima de trauma em contexto extra-hospitalarPublication . Maia, Ana Catarina Moreira; Viveiros, AbelNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, emerge o presente Relatório, cuja apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A elaboração deste relatório é o culminar das experiências vivenciadas e tem como objetivos demonstrar o desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, segundo o regulamento nº140/2019 e específicas da Pessoa em Situação Crítica, segundo o regulamento nº 429/2018, bem como as competências de Mestre, previstas no Decreto-Lei 65/2018, em contexto de urgência, cuidados intensivos e extra hospitalar, com especial atenção à Pessoa em Situação Crítica vítima de trauma e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise, reflexão crítica e tomada de decisão fundamentada que qualificam o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica. O presente relatório realça a análise crítica e reflexiva das experiências vivenciadas e oportunidades de aprendizagem vividas nos distintos contextos clínicos nos quais procurei mobilizar os diferentes contributos da minha aprendizagem evidenciando o crescimento profissional através da aquisição de conhecimentos, habilidades e competências conducentes à atribuição do grau de Mestre. Este relatório está organizado em quatro capítulos, sendo que o primeiro expõe o enquadramento da temática escolhida, o segundo apresenta o percurso desenvolvido para a aquisição de competências comuns de Enfermeiro Especialista, o terceiro enfatiza o caminho percorrido para a aquisição de competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica e o quarto ilustra o progresso até às competências de Mestre em Enfermagem. Tem por base uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva do percurso vivido, fundamentada na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão, demonstrando o desenvolvimento das competências supracitadas com vista à excelência do cuidar.
- The link between childhood experiences, personality and post-traumatic growth : a comparative study between a sample of offenders and a normative populationPublication . Varela, Joana Silva; Almeida, TelmaBackground: Adverse childhood experiences can lead to the adoption of delinquent and/or criminal behaviors during adolescence or adulthood and can alter the normal development of personality. Studies show that benevolent experiences help minimize the negative impacts of adversity and help maximize the chances of developing post-traumatic growth. Studies have shown a growing interest in these variables in more recent years, but in the Portuguese context, and regarding forensic populations, studies are still very scarce. Objectives: Analyze the relationship between childhood experiences, personality traits and post-traumatic growth, and assess whether there are differences between the general population and a sample of prisoners regarding these variables. Participants: The sample comprised 180 participants (128 from the general population and 52 prisoners), all aged between 19 and 73 (M = 36.61, SD = 13.47). In total, 92 were men, and 88 were women. Method: Participants responded to a protocol comprising a Sociodemographic Questionnaire, the Adverse Childhood Experiences Questionnaire (ACE), the Benevolent Childhood Experiences Questionnaire (BCE), the Ten-Item Personality Inventory (TIPI), and the Posttraumatic Growth Inventory – Expanded (PTGI-X). Results: Prisoners displayed more adverse experiences overall, especially perception of household dysfunction, as well as more post-traumatic growth, namely appreciation of life and spiritual-existential changes. There were no statistically significant differences regarding personality and benevolent childhood experiences. Conclusion: Specialized intervention programs should be created for youth that has experienced adversity, as a way to prevent maladaptive behaviours and promote post-traumatic growth.
- Monitorização das refeições, desperdício alimentar e segurança alimentar em refeitórios escolares com certificação ISO 22000Publication . Catarino, Nuno Miguel da Silva; Rodrigues, Carla Margarida MarquesEste relatório descreve o estágio curricular realizado na Câmara Municipal da Lousã em 2023, focado na elaboração de um plano de redução do desperdício alimentar nos refeitórios do município e na monitorização do sistema de segurança alimentar nos refeitórios escolares. O estágio teve dois objetivos principais: desenvolver um programa anti desperdício para os refeitórios escolares e acompanhar e monitorizar os refeitórios certificados pela ISO 22000.A metodologia de trabalho ao longo do estágio incluiu a pesquisa de legislação,conceitos e estratégias, o contacto com os colaboradores e visitas e auditorias aos refeitórios. A monitorização dos refeitórios baseou-se na utilização de checklists, exercícios de rastreabilidade e avaliação de não conformidades para o normal funcionamento do sistema implementado, para a resolução de não conformidades e preparação de auditorias. Para a estruturação do plano de redução do desperdício, projetou-se a quantificação e monitorização do desperdício através da sua pesagem diária, de forma a criar mecanismos para a sua redução através dos dados obtidos, bem como, a criação de atividades lúdicas para a comunidade escolar, canais de comunicação internos e externos e formação aos colaboradores para a sua execução. O relatório detalha a realidade do desperdício alimentar nos refeitórios escolares da Lousã e como foi planeada e implementada a estratégia para a sua redução, através de medição, desenvolvimento de atividades, ementas adaptadas e envolvimento da comunidade escolar. Descreve também o sistema de gestão ISO 22000, o processo de certificação, visitas de monitorização, não conformidades e auditorias realizadas durante o estágio. Com a futura implementação do plano de redução do desperdício alimentar proposto, aliado à certificação ISO 22000 será possível praticar uma política alimentar paralela aos objetivos da União Europeia contra o desperdício alimentar, bem como produzir e distribuir uma alimentação segura e nutricionalmente equilibrada à comunidade escolar.
- Avaliação qualitativa e do perfil de açúcares dos frutos de diferentes variedades regionais de pereiras e macieirasPublication . Jesus, Inês Margarida Alves de; Costa, Rui Manuel Machado daPortugal é o terceiro país que mais consome fruta na União Europeia, sendo que, a maçã é o fruto mais consumido e a pera o terceiro. Em geral, este consumo tem vindo a aumentar nos últimos anos. As variedades regionais de pereira e macieira fazem parte do nosso património genético vegetal e o estudo das mesmas é essencial se queremos evitar a sua extinção. Assim, o conhecimento das suas caraterísticas é elementar para que possam ser valorizadas e introduzidas no mercado. Neste trabalho, foram estudadas cinco cultivares de maçã, ‘Pêro de Borbela’, ‘Pardo Lindo’, ‘Repinau’, ‘Pêro Coimbra’ e ‘Noiva’ e seis cultivares de pera, ‘Bela Feia’, ‘Torres Novas’, ‘Carapinheira’, ‘Carapinheira Roxa’, ‘Lambe-os-Dedos’ e ‘Amorim’. Estas variedades pertencem à região de Alcobaça e encontram-se na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN), do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.. O objetivo consistiu em caracterizar os frutos, especialmente quanto ao seu perfil de açúcares. Para além da quantificação dos quatro principais açúcares presentes na fruta usando a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), avaliaram-se parâmetros de qualidade, tais como a firmeza, cor, peso, altura, diâmetro, pH, acidez titulável, matéria seca e teor de sólidos solúveis totais, das diferentes variedades regionais.Os açúcares presentes na maçã e na pera, responsáveis pela doçura das mesmas, são a sacarose, a glucose, a frutose e o sorbitol, todos com diferentes capacidades adoçantes. O conhecimento das concentrações destes açúcares na fruta poderá ter aplicabilidade na indústria alimentar, com a criação de adoçantes mais naturais, tornando o seu estudo muito pertinente.
- Victims of rape : relationship between childhood experiences, negative thoughts and emotional regulationPublication . Pires, Ana Carolina Chaves; Almeida, TelmaBackground: Adverse childhood experiences (ACEs) and benevolent childhood experiences (BCEs) impact an individual's early life experiences and well-being. Being exposed to BCEs may protect against the adverse effects of ACEs. The literature suggests that victims of sexual violence may suffer a series of negative consequences in the medium and long term. Emotion regulation problems may be a common factor underlying the various psychological repercussions of sexual victimization (and revictimization). Individuals who do not have effective emotion regulation techniques may also develop repetitive negative thoughts, as suggested by several authors. Objectives: To analyze the relationship between childhood experiences, rape victimization experiences and the difficulty of emotional regulation, and the existence of negative thoughts in adulthood. It also aims to compare rape victims and non-victims concerning ACEs, BCES, negative thoughts, and difficulty in emotional regulation in adulthood. Participants: The sample includes 201 Portuguese adults (130 women and 71 men) between 18 and 73 years old (M = 29.27, SD = 12.35). Method: The participants answered an online protocol consisting of a sociodemographic questionnaire, the Childhood History Questionnaire (ACE), the Childhood Benevolent Experiences Scale (BCE), the Emotion Regulation Difficulties Scale (DERS-SF), and the Persistent Intrusive Negative Thoughts Scale (PINTS-PT). Results: Victims of rape or attempted rape have predominantly suffered from this abuse in intimate relationships. The analyses revealed positive correlations between ACEs and victimization in adulthood, the DERS-SF and the PINTS-PT, and negative correlations between ACEs and BCEs. Research reveals a positive correlation between negative thinking and difficulties with emotional regulation in victims. Comparisons between victims and non-victims showed significant differences, where victims exhibited higher values in adverse childhood experiences, emotional abuse, impulsivity, and the existence of negative thoughts in adulthood. Conclusion: This study highlights the existence of rape victimization in the context of an intimate relationship and the need for preventive measures.
- Metodologia para a aplicação de estampagem incremental na manutenção de componentes de chapa metálicaPublication . Colaço, Bernardo dos Anjos; Magrinho, João Pedro Grosa; Chambel, Énio Rodrigo PereiraA estampagem incremental é um processo de deformação de chapa caracterizado pela sua flexibilidade e facilidade de utilização, sem a necessidade de ferramentas ou máquinas dedicadas. Por este motivo, tem merecido a atenção da indústria como sendo uma potencial solução no que toca à produção de pequenos lotes de peças e prototipagem, visto que a produção de lotes destas dimensões através de outros processos é economicamente inviável devido ao desequilíbrio entre os recursos gastos para a produção de ferramentas dedicadas e os lucros realizados ou gastos evitados pela produção desse lote de peças. Tendo em consideração a elevada necessidade de produção de sobressalentes de peças em chapa do Exército Português, é de todo o interesse adaptar esta tecnologia à manutenção de componentes desta instituição. Por esse motivo, o principal objetivo deste trabalho prende-se com o estudo da viabilidade de aplicação deste processo tecnológico nesse mesmo sistema de reabastecimento e manutenção do Exército Português. Para isto, o trabalho contempla uma secção onde é caracterizado mecanicamente e a nível de enformabilidade o material utilizado, fazendo a descrição de todo o processo desde a preparação de provetes, realização de ensaios, aquisição de dados e análise de resultados. Por fim é realizada a aplicação do processo de estampagem incremental num caso prático de interesse, nomeadamente a produção de um componente constituinte de uma viatura militar.
- Avaliação do comportamento estrutural de pré-lajes de betão com fibras sintéticasPublication . Almeida, Daniel Teixeira Fernandes Dias de; Pedro, José Joaquim Costa Branco Oliveira; Firmo, João Pedro Lage da CostaO betão é um dos materiais mais utilizados na indústria da construção. Pode combinar-se com outros materiais (como o aço) para compensar algumas das suas características menos vantajosas, como a sua reduzia resistência à tração e o comportamento pouco dúctil. Nas últimas décadas, tem-se assistido ao desenvolvimento de betões com incorporação de diferentes tipos de fibras, melhorando algumas dessas desvantagens e possibilitando a redução ou eliminação das armaduras convencionais. Neste contexto, apresenta-se nesta dissertação um estudo experimental para avaliar a possibilidade de utilizar pré-lajes constituídas por betão com adição de fibras sintéticas como cofragens perdidas para a betonagem da laje de tabuleiro de uma ponte a construir em ambiente marítimo. Primeiramente determinaram-se as propriedades mecânicas de betão simples (como referência) e de betão com duas dosagens de fibras de poliolefinas (6 kg/m3 e 10 kg/m3). De seguida, foram realizados ensaios de flexão em pré-lajes constituídas pelos 3 tipos de betão com dimensões 100 × 50 × 5 cm3 definidos a partir do caso de estudo, sujeitas a diferentes tipos de carregamento e condições de apoio, que, além de tentarem simular aproximadamente as ações a que serão sujeitas no caso de estudo, pretenderam simular outras possíveis aplicações. Os resultados obtidos nos ensaios mostraram um aumento da carga máxima e da resistência residual pós-fissuração com o aumento da dosagem de fibras. Observou-se ainda que nas pré-lajes de betão com fibras foi possível atingir níveis de ductilidade consideráveis. Finalmente, concluiu-se que as pré-lajes estudadas apresentam uma resistência suficiente para suportar as ações impostas durante a fase de betonagem da laje do tabuleiro da ponte.
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