Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Otimização do circuito de águas de uma indústria alimentarPublication . Cordeiro, Gonçalo Jorge Martins; Castro, Luís Miguel Moura Neves de; Pinheiro, Maria Nazaré Coelho MarquesA presente dissertação para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Química e Biológica, foi realizada no âmbito de um estágio curricular na empresa Casa Mendes Gonçalves S.A. e tem como objetivos a otimização dos circuitos de águas da unidade fabril e operacionalização da ETARI própria da empresa, que entrou em operação em Maio de 2022. Para além da operação da ETARI teve o cálculo da pégada hídrica associada à Casa Mendes Gonçalves para o ano de 2022.O consumo excessivo de água e consequentemente a sua poluição traz consequências para a saúde pública, ecossistemas, fauna e flora, podendo levar à escassez de água em locais de risco, bem como o desiquilibrio entre a quantidade de água disponível e necessária para consumo e atividades humanas. Portanto, torna-se fulcral a preservação da qualidade do meio ambiente e dos recursos hídricos. Esta proteção dos recursos hídricos faz com que estações de tratamento de águas residuais industriais (ETARI) sejam cada vez mais comuns e necessárias para que efluentes sejam tratados a níveis que cumpram as normas de descargas para cada meio recetor bem como a possível reutilização de efluentes para diversos fins como reutilização na agricultura, lavagens ou reintrodução nos sistemas industriais. A presente dissertação aborda as tecnologias mais comuns de serem encontradas em estações de tratamento de águas residuais e as tecnologias incorporadas na ETARI da Casa Mendes Gonçalves bem como as análises de efluentes produzidos e a qualidade de água descarregada pela empresa. Apesar de ainda não ter sido possível a reutilização do efluente tratado na ETARI da Casa Mendes Gonçalves é abordado a qualidade e tecnologias de tratamento necessárias para a sua reutilização.O estudo da pégada hídrica tem vindo a ganhar relevância nos últimos anos devido à utilização desmesurada de água e a crescente escassez de água. A pégada hídrica pretende estudar os impactos que o consumo de água representa nos sistemas de água como bacias hidrográficas, bem como uma gestão sustentável dos recursos hídricos. A pégada hídrica surge como um conceito inovador, que vem contabilizar os consumos hídricos definitivo para a produção de um produto ou bem, organizações ou populações. O estudo permitiu o cálculo da pégada hídrica da Casa Mendes Gonçalves bem como o cálculo de três produtos da companhia.
- Aleitamento materno na região do Algarve: prevalência e fatores condicionantesPublication . Oliveira, Flávia; Vicente, SóniaIntrodução: O leite materno é considerado o melhor e mais completo alimento nos primeiros seis meses de vida do bebé e apesar da evidência científica crescente sobre os seus benefícios, a prevalência do aleitamento materno mantém-se abaixo do esperado. Em Portugal, existem poucos dados sobre a prevalência do aleitamento materno na região do Algarve e, nenhum dado sobre os fatores que o possam condicionar. Objetivo: Determinar a prevalência e os fatores condicionantes do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida na Região do Algarve. Metodologia: Estudo observacional, descritivo e transversal, com recolha de dados entre 1 de julho e 30 de setembro de 2023 através de um questionário online de autopreenchimento. A amostra, de conveniência, é constituída por 464 mães de bebés entre os seis meses e os dois anos de idade residentes na região do Algarve. Resultados: A prevalência do aleitamento materno exclusivo (AME) foi diminuindo ao longo dos seis primeiros meses. Na alta hospitalar foi de 73,1%, no primeiro mês 75,9%, no quinto 59,5% e sexto mês 38,1%. Os fatores que se associaram a uma menor duração do AME foram: primiparidade (p=0,02), não frequentar sessões sobre aleitamento materno durante a gravidez (p=0,038), não ter experiência prévia em aleitamento materno (p=0,011), experiência prévia negativa (p=0,001), menor duração da experiência prévia (p0,001), toma de leite artificial no hospital (p0,001), menor habilitação literária (p=0,011), ausência de contacto pele com pele no parto (p0,001), cesariana (p0,001). Os fatores que se revelaram preditivos da duração do AME foram: toma de leite artificial no hospital (Beta = -0,402, p < 0,001) e a duração da experiência prévia (Beta=0,206, p = 0,003). Conclusão: A realização deste estudo, tendo em conta que foi o primeiro do género na região do Algarve, foi importante para ajudar a caracterizar a região no panorama nacional sobre a prevalência do aleitamento materno e fatores condicionantes. Os resultados obtidos poderão ser utilizados para a elaboração de estratégias locais visando a promoção, o apoio e o incentivo ao aleitamento materno em conformidade com as necessidades da população. Este estudo permite servir de referência para futuros estudos na região do Algarve, para comparação de resultados e para alargar o conhecimento nesta temática através do levantamento de outros fatores.
- Direitos das crianças: Perspetiva de crianças e famílias no concelho de PortalegrePublication . Soares, Gabriela Sofia Teodoro; Mendes, ElisabeteA presente dissertação foi elaborada no âmbito do Projeto Adélia que tem por principal objetivo promover a parentalidade positiva e implementar, com base na realização de diagnósticos locais nos vários concelhos do país, planos de ação que permitam que todas as crianças tenham salvaguardados aos seus direitos. Deste modo, o estudo aqui apresentado pretende analisar de que forma as crianças vêm os seus direitos garantidos, bem como a perceção que as suas famílias têm relativamente à proteção e promoção dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança. Nesse sentido, foram realizados inquéritos por questionário a crianças e a famílias, os quais estavam organizados em seis dimensões, nomeadamente: Brincadeira e Lazer, Participação e Cidadania, Segurança e Proteção, Educação, Saúde e Vida Pessoal. Participaram neste estudo 237 crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos e 181 famílias. Através da análise dos resultados podemos concluir que estas crianças e as famílias consideram, na sua grande maioria, que são garantidos os direitos das crianças no município em estudo. Com base na análise realizada é possível perceber que as crianças e os pais se envolvem nas atividades diárias, quer em ambiente escolar quer pós-escolar, embora as suas opiniões nem sempre sejam coincidentes no que se refere ao tempo livre e à tomada de decisões. Assim, a nível de fatores protetores, salienta-se sobretudo a vinculação com os progenitores e estilos parentais maioritariamente adequados, entre outros. Relativamente a fatores de risco, sinalizados neste concelho, realça-se a falta de participação nos órgãos locais, bem como a necessidade de criação de mais espaços de lazer e de ocupação dos tempos livres. No domínio da vida familiar, evidencia-se a falta de tempo que os pais têm para se dedicarem à vida pessoal e familiar, o que pode explicar o facto de nem sempre terem em consideração a opinião das suas crianças. As crianças que participaram no estudo, consideram que os pais se preocupam com a sua segurança e saúde e têm consciência do que é necessário fazer para as protegerem e promoverem os seus direitos.
- Gestão de relacionamento com o cliente no sector das telecomunicaçõesPublication . Serafim, Maria Joana Martins; Leal, Maria do CarmoO Setor das Telecomunicações em Portugal, é considerado como um dos mais competitivos e em particular, no setor das telecomunicações móveis, que têm vido a registar um crescimento exponencial, com o objetivo de procurar compreender se existe ou não essa evolução procedeu-se a um estudo comparativo, baseado nos dados recolhidos pela ANACOM, em dois períodos diferentes 2014 e 2022, que distam entre si um espaço temporal de oito anos, e procurar analisar relativamente aos particulares (famílias) e às empresas como se têm registado os níveis de satisfação, bem como, aqueles que ainda não utilizam este tipo de serviço, e ainda quais têm sido as inovações em termos de ofertas (pacotes) que as operadoras têm lançado no mercado como forma não só de atrair novos clientes como fidelizar os que já existem. Os resultados apontam que existe cada vez maior número de clientes a aderir aos serviços de telecomunicações, quer em termos particulares, ou seja, residenciais(famílias), quer em termos de empreses. Mesmo os não utilizadores, em termos de quantidade tendem a diminuir.
