ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
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- Literacia dos pais na prevenção de quedas infantis dos 2 aos 4 anos de idadePublication . Fernandes, CarlaAs quedas na primeira infância são uma realidade em Portugal e no mundo. A prevenção é crucial na redução desses acidentes, onde a supervisão adequada, a literacia e a capacidade dos pais na adoção de estratégias preventivas reflete ganhos em saúde para a criança. O objetivo do estudo é Avaliar a Literacia dos pais na prevenção de quedas dos 2 aos 4 anos de idade. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional de abordagem quantitativa. Foi aplicado um através de questionário a uma amostra de 50 pais. Os resultados demonstram que os pais possuem em média 35 anos. São na maioria mães, de nacionalidade portuguesa. A maioria das crianças já sofreu algum tipo de queda em espaços abertos. Embora a maioria das crianças brinquem sob supervisão, existe um risco de queda elevado sobretudo quando andam e correm. A maioria dos pais reconhece a importância da prevenção de quedas, mas mais da metade dos pais não receberam informações sobre o tema. Entre os pais que já ouviram falar sobre prevenção de quedas, a maioria obteve essa informação pelos enfermeiros. A maioria dos pais considera adequado o seu conhecimento sobre quedas infantis. Não existe associação entre as variáveis demográficas dos pais e o inventario sobre a Literacia da prevenção das quedas em crianças dos 2 aos 4 anos (ILPQ). A não associação entre o conhecimento e o comportamento dos pais com o ILPQ é parcialmente confirmada. Os pais que ouviram falar sobre quedas apresentam medias mais elevadas de literacia quando comparados com os que não ouviram. O ILPQ, apresenta uma adequada validade e fidelidade, com boas propriedades psicométricas, permitindo a sua validação para os participantes. Conclui-se que continua a ser importante desenvolver estratégias eficazes para aumentar a segurança das crianças, promovendo um ambiente doméstico mais seguro e informando os pais sobre práticas preventivas essenciais.
- A intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na promoção da higiene do sonoPublication . Carapau, FilipaEste relatório descreve o percurso realizado durante o estágio, refletindo e fundamentando a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, assim como das competências de mestre. O tema central é a promoção da higiene do sono. O sono é uma necessidade humana essencial ao longo da vida, proporcionando inúmeros benefícios quando é adequado e reparador. Contudo, a sua insuficiência pode impactar negativamente no bem-estar físico, emocional, mental e comportamental da criança e da sua família. A higiene do sono, que consiste num conjunto de práticas e hábitos que promovem um sono de qualidade, é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Baseando-se na filosofia de Cuidados Centrados na Criança e na Família, o enfermeiro orienta os cuidados para a díade criança-família, promovendo a capacitação, o envolvimento e a participação ativa da família no plano de cuidados e na tomada de decisões. Este enfoque facilita uma verdadeira parceria de cuidados e desempenha um papel crucial na promoção do sono em lactentes, crianças e jovens.Foram realizados estágios em diversos contextos de assistência à criança e família, incluindo cuidados de saúde primários e hospitalares, permitindo a implementação de várias atividades destinadas a maximizar a saúde da criança/jovem e da família. O projeto foi desenvolvido com base em pensamento crítico e reflexivo, fundamentado na literatura existente e focado no desenvolvimento de intervenções práticas, alinhadas com o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. O desenvolvimento das competências é apresentado através das atividades realizadas em diferentes contextos de estágio, utilizando a metodologia de projeto e considerando as necessidades e particularidades de cada contexto. Os objetivos gerais do relatório incluem apresentar a problemática em estudo, descrever os contextos de estágio, as atividades realizadas e os resultados da aprendizagem, identificar as principais competências desenvolvidas nos diversos domínios da especialização e do mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e refletir sobre o impacto deste percurso a nível pessoal e profissional.A experiência vivenciada foi enriquecedora, permitindo reconhecer a importância de fundamentar a prática profissional em evidência científica, conceções teóricas e filosofias de cuidados.
- A intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção do uso dos sistemas de retenção na segurança automóvel infantilPublication . Amaral, AndreiaA segurança automóvel infantil representa uma preocupação crescente quando constatamos que um dos principais motivos de morte em pediatria em Portugal, é o trauma por acidente de viação. Sabe-se também que, apesar dos países desenvolvidos apresentarem taxas positivas de utilização de sistemas de retenção para crianças, a maioria seleciona o sistema de retenção inadequado, instala incorretamente no veículo ou contém inadequadamente a criança. São os profissionais de saúde, nomeadamente, os enfermeiros, quem diariamente contacta com pais e famílias e tem responsabilidade na maximização da segurança das crianças. A educação para a saúde, é uma intervenção autónoma de enfermagem que possibilita melhorias documentadas na segurança do utente e na qualidade do cuidado. Por esse motivo, desenvolver um projeto direcionado à capacitação profissional tem uma especial relevância. O presente relatório apresenta uma análise reflexiva e crítica do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e de mestre, em quatro contextos pediátricos: neonatologia, urgência de pediatria, internamento de pediatria e cuidados na comunidade. Tem como objetivos gerais: analisar as atividades desenvolvidas nos contextos de estágio; apresentar as competências comuns do Enfermeiro Especialista, específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre; e, analisar os conhecimentos e competências especializadas de enfermagem na garantia da capacitação dos profissionais na área dos sistemas de retenção na segurança automóvel infantil nos contextos de estágio. O projeto teve como objetivos: desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados diretos ao doente pediátrico e sua família; e, desenvolver competências especializadas de enfermagem na promoção do uso dos sistemas de retenção na segurança automóvel infantil, capacitando os profissionais de enfermagem e pais, em todos os contextos de estágio. O modelo de parceria de cuidados de Anne Casey permitiu conduzir as intervenções e o desenvolvimento de competências. A elaboração deste relatório foi efetuada a partir de uma pesquisa em bases de dados científicas.
- O enfermeiro especialista em Enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção da parentalidade para a autorregulação da criança / jovemPublication . Ribeiro, CristianaA parentalidade é o processo de cuidar que envolve a promoção do desenvolvimento da criança/jovem, exigindo a aquisição de conhecimentos para garantir a sua sobrevivência e crescimento. Esta fase implica uma mudança que requer adaptações nas dimensões biopsicossociais e pode ser influenciada por fatores como o stress e a ansiedade. A autorregulação da criança/jovem, inerente ao seu desenvolvimento, destaca-se pela capacidade de interpretar e expressar sentimentos, comportamentos e pensamentos adaptados a diferentes situações. Desde o nascimento, este processo é influenciado por estímulos e pela interação com os pais/família. As dificuldades na autorregulação podem apresentar problemas de saúde mental e comportamental nas crianças/jovens, e mais tarde na adolescência e na vida adulta. Por isso, é crucial intervir nesta área ao nível da saúde infantil e pediátrica. Através da promoção da parentalidade, os pais/família desempenham um papel fundamental ao modelar comportamentos de autorregulação a partir das estratégias que adotam. Assim, destaca-se o modelo de cuidados centrado na criança/jovem e família, salientando o envolvimento e a participação dos pais/família para a promoção do desenvolvimento da autorregulação. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, focaliza a promoção da saúde e a prevenção da doença da criança/jovem. No âmbito deste projeto prestei cuidados especializados, ajustando estratégias ao desenvolvimento da criança/jovem e envolvendo os pais/família como parceiros essenciais nos cuidados. Mobilizei recursos perante situações complexas, especialmente em saúde mental e assegurei a qualidade dos cuidados prestados. Foi adotada a metodologia de projeto sustentada pela prática reflexiva, que permite uma evolução continua da aprendizagem nos diferentes contextos do ensino clínico. Este relatório tem como principal objetivo descrever e analisar de forma critica os objetivos, as atividades e os resultados obtidos que permitiram a aquisição de competências de mestre, do enfermeiro especialista e do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- A proteção do sono do recém-nascido pré-termo e de termo nas unidades de cuidados intensivos neonatais: modelo touchpointsPublication . Pinto, Ana VerónicaO sono é o principal estado comportamental no período neonatal. Os recém-nascidos (RN) não apresentam um padrão circadiano, presumindo-se uma ritmação por sincronização com a prestação de cuidados. A capacidade de atingirem um estado de transição sugestivo de adormecimento tem que ver com uma capacidade temporalmente dependente de marcos de desenvolvimento relativos a conexões neuronais expressas em respostas comportamentais comprometidas pela estimulação sensorial excessiva observada em ambiente de cuidados intensivos, indutora de privação do sono. Efetuou-se um estudo observacional, longitudinal, correlacional e prospetivo, de abordagem quantitativa, que pretendeu avaliar o sono dos RN por uma análise biocomportamental tendo em conta as etapas de neurodesenvolvimento do RN pré-termo e de termo. Estes, foram avaliados mediante a sua estabilidade autónoma e fisiológica, regulação motora, organização de estados, que culminaram na capacidade de resposta ao meio que os envolvia traduzida por um padrão de sono. Face aos estímulos a que estiveram sujeitos ao longo do tempo de internamento, foram considerados touchpoints no crescimento e desenvolvimento. A amostra do estudo incluiu 62 RN internados numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) de um Hospital de Lisboa. Para recolha de dados, utilizouse uma grelha de observação que avaliou o sono dos RN quanto ao estado comportamental, posicionamento, necessidade de ventilação, alimentação, manipulação e exposição a ruído e luminosidade. Os resultados foram significativos no que concerne à influência do ruído no tempo de sono, tendo em conta a idade gestacional (IG). Por outro lado, demonstrou-se não existir correlação entre a resposta comportamental, perante fatores stressores, e a idade gestacional; que nem o posicionamento, nem a ventilação, influenciam o tempo de sono; que a forma de administração da alimentação não impacta no tempo de sono, e que não existe relação direta entre o seu tipo e o tempo até se atingir o estado de transição. Concluiu-se que é perentório existirem avaliações individuais das capacidades do RN pré-termo e de termo para lidarem com a estimulação excessiva a que ficam sujeitos nas UCIN, com efeito direto na proteção do seu sono.
- Promoção do conforto da criança e sua família: intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Rosa Figueira, CatarinaA promoção do conforto da criança e sua família tem-se revelado uma preocupação crescente ao longo do tempo. É através da promoção do conforto, de um ambiente saudável e do alívio da que é possível promover a humanização dos cuidados. A teórica que fundamenta as intervenções e a temática do presente relatório é a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba que permite uma análise dos fatores internos e externos à criança, assim como nos diferentes contextos onde a mesma se insere. Foram definidos para este percurso formativo os seguintes objetivos: Satisfazer as necessidades de cuidados promotores de conforto tendo em conta os estadios de desenvolvimento infantil das crianças; Identificar as estratégias promotoras de conforto aplicadas pelos profissionais de enfermagem em cada contexto de ensino clínico; Desenvolver competências comuns e específicas do EESIP na promoção do conforto da criança e família em contexto hospitalar e de cuidados de saúde na comunidade. Foi possível desenvolver competências comuns, específicas e de mestre ao longo dos quatro contextos de estágio, nomeadamente: No Serviço de Urgência Pediátrica, foi desenvolvida a temática do alívio da dor e da promoção do conforto, bem como na promoção da utilização do dispositivo Buzzy®; No Internamento de Pediatria foram dinamizadas as áreas da massagem infantil e do posicionamento terapêutico dos recémnascidos prematuros; Na Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios Neonatais desenvolveu-se um projeto de renovação da sala dos pais assim como um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados na área da massagem infantil; Por fim, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados concretizou-se um projeto de obtenção de um dispositivo Buzzy® para a vacinação das crianças. Assim, a obtenção do grau de Mestre e título de Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica permite-me assegurar doravante cuidados especializados garantindo sempre uma melhoria contínua da qualidade assente na melhor e mais atual evidência científica.
- Gestão das emoções na criança com doença crónica e sua família: a intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátricaPublication . Sousa, CatarinaEste relatório tem como objetivo geral analisar os cuidados de enfermagem especializados para a gestão das emoções da criança com doença crónica e sua família (CDCF). Os objetivos específicos são desenvolver intervenções de cuidados para a GE em CDCF e contribuir na qualidade dos cuidados para a GE em CDCF. A gestão de emoções é a capacidade que permite à pessoa regular, compreender e expressar as próprias emoções. As crianças com doença crónica estão mais propensas a ter desregulação emocional. Devido à sua prevalência no cuidar emocional de enfermagem, o enfermeiro assume um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional e mental perante a complexidade e individualidade de cada criança com doença crónica e sua família. Foi realizado um diagnóstico de situação para cada contexto de estágio do qual surgiram objetivos transversais e específicos, baseados no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica e o Modelo de Adaptação de Callista Roy, e suas atividades com o intuito de desenvolver competências de enfermeiro especialista comuns, de enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátrica e de mestre através da prática clínica, criação de instrumentos de trabalho, dinamização de sessões de sensibilização e reflexão crítica do percurso desenvolvido. Ao realizar este estágio, desenvolvi aprendizagens profissionais, em particular nas competências de cuidar da criança/jovem e família em situações de especial complexidade, assistir a criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde e prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento, e nos domínios de melhoria contínua da qualidade e do desenvolvimento das aprendizagens profissionais.
- O erro medicamentoso na criança em ambiente hospitalar: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Ferreira de Sousa, Ana PatríciaA segurança dos doentes vem ao longo das últimas décadas a ganhar importância no decorrer dos cuidados de saúde, nomeadamente no doente pediátrico. As características intrínsecas ao desenvolvimento infantil, a necessidade de conversões entre medidas, aliada à necessidade de cálculos perante diferentes pesos corporais elevam a probabilidade da ocorrência de um erro medicamentoso até três vezes mais, comparativamente a um adulto. Neste sentido procurou-se investigar a relação entre os fatores intrínsecos aos enfermeiros e a ocorrência do erro medicamentoso, assim como a caracterização da cultura de notificação do hospital em questão, sendo um estudo de carácter descritivo, correlacional e transversal, de abordagem quantitativa. Para tal, solicitou-se o acesso aos dados da plataforma de notificação utilizada na instituição e aplicou-se um questionário constituído por perguntas fechadas a 37 enfermeiros do serviço de pediatria/urgência pediátrica de um hospital privado da região de Lisboa. Os resultados extraídos revelam que a elevada carga de trabalho é a principal causa do erro terapêutico, ocorrendo essencialmente no turno da tarde. As duas principais estratégias utilizadas pelos enfermeiros para a sua prevenção são a transmissão de informação aos cuidadores e a confirmação dos dados impressos na pulseira identificativa. A maioria dos enfermeiros não comunica o erro, pelo que a notificação em sistema próprio tem uma fraca adesão. Concluindo, existe uma elevada taxa de incidência de erros medicamentosos e uma baixa taxa de notificações, dados que em conjunto carecem de uma análise e de um programa de melhoria contínua de forma a minimizar a sua ocorrência nos cuidados à criança hospitalizada. A cultura de notificação deve ser encarada como um processo que conduz à melhoria da qualidade dos cuidados, nunca alienada à punição ou à responsabilização profissional.
- Os cuidados promotores do desenvolvimento em parceria com os pais: uma intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Dos Santos Martins, Patrícia SofiaTodas as crianças têm direito a um ambiente saudável e harmonioso no qual possam crescer. A estimulação precoce desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, aproveitando a neuroplasticidade do cérebro, promovendo um desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo saudáveis. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel importante na avaliação do desenvolvimento infantil, na implementação de intervenções precoces e no ensino aos pais sobre práticas de cuidado saudável. O objetivo geral do presente relatório é: Refletir sobre o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista com enfoque na promoção do desenvolvimento infantil em parceria com os pais; e os objetivos específicos são: Analisar o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio profissional através da concretização de atividades promotoras do desenvolvimento infantil e da parceria de cuidados, alicerçadas no empowerment da criança/jovem e nos cuidados centrados na família; Relacionar as atividades desenvolvidas com as competências adquiridas. Este trabalho regeu-se pelo Modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey e teve como base uma metodologia de pesquisa em bases de dados científicas. São apresentadas as competências especializadas e de mestre adquiridas em âmbito de estágio em Internamento de Pediatria, Urgência Pediátrica, Unidade de Saúde Familiar e Neonatologia, através da criação do projeto da Brincadeira Terapêutica, da construção de recursos de avaliação e de estimulação do desenvolvimento infantil, de estratégias de promoção de literacia em saúde para os pais, de sessões de formação para os enfermeiros sobre o tema, bem como o desenvolvimento de projetos de investigação.
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