ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
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- A abordagem do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção e proteção do sono na criança dos 0 anos 5 anosPublication . Costa, Sandra Cristina Linhares PeresO sono, principal atividade cerebral nos primeiros anos de vida, é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e comportamental da criança. A duração e qualidade adequadas do sono estão associadas a melhor desempenho na regulação emocional, aprendizagem, memória e atenção. A promoção de hábitos de sono saudáveis, através da higiene do sono, reduz a latência, favorece a continuidade e previne perturbações do sono. Em contexto de hospitalização, rotinas alteradas e despertares frequentes comprometem o sono e a resposta imunitária. É fundamental que a equipa de saúde, valorize e promova o sono, recorrendo a intervenções de gestão do ambiente, gestão de cuidados e promoção de conforto de forma a minimizar o impacto da hospitalização no sono da criança. Face à relevância da temática, o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender sustenta a identificação e implementação de estratégias eficazes de promoção do sono em contexto pediátrico. Definem-se como objetivos deste Relatório: Desenvolver competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) na promoção e proteção do sono da criança entre os 0 e os 5 anos; desenvolver competências como EEESIP na prestação de cuidados especializados à criança e à família nos diferentes contextos de estágio. Apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso formativo para a consolidação das competências em Enfermagem Avançada, correlacionando a prática desenvolvida com as competências comuns do Enfermeiro Especialista, do EEESIP e do grau de Mestre.
- Ambientes favoráveis à prestação de cuidados: o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica enquanto gestorPublication . Evaristo, Ana Alícia de JesusEste estudo teve como objetivo compreender os fatores que contribuem para que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica enquanto gestor, promova um ambiente favorável à prestação de cuidados em contexto pediátrico e neonatal. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, através da realização de um focus group com sete Enfermeiros Especialistas, e posterior análise de conteúdo com base em Bardin. Da análise emergiram três temas centrais: “Condições de trabalho”, “Relações e suporte” e “Desenvolvimento e sustentabilidade”. Estes englobaram categorias como materiais, equipamentos, salários, segurança, respeito, apoio, educação e recursos. Cada categoria dividiu-se em subcategorias que revelaram realidades complexas, como escassez de materiais e equipamentos, desvalorização salarial, ausência de reconhecimento institucional, lacunas na liderança e desafios na formação contínua. A investigação destaca o papel estratégico do Enfermeiro Especialista na criação de ambientes de cuidado humanizado, baseado na Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson e na Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard. Conclui-se que, para além das competências técnicas, é essencial que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica enquanto gestor promova o bem-estar da equipa, a comunicação eficaz, a valorização profissional e a sustentabilidade dos cuidados prestados. Assim os ambiente acolhedores, seguros e humanizados favorecem a prática da enfermagem pediátrica, promovendo cuidados integral à cirnça e apoio à família. Pretende-se que este trabalho contribua para o reconhecimento do Enfermeiro Especialista como figura central na promoção de cuidados seguros, éticos e centrados na criança e na família, apontando caminhos para a melhoria das políticas de gestão em contextos pediátricos e neonatais.
- Antecipar para melhor cuidar: a intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na parentalidade comprometidaPublication . Azevedo, Inês Nunes deA parentalidade entende-se como um papel que exige responsabilidades inerentes ao mesmo, associada ao desempenho de comportamentos destinados a facilitar a congregação da unidade familiar. Estes, visam otimizar o desenvolvimento saudável da criança e por esse motivo, são adotadas expectativas inconscientes, por parte dos próprios pais, família, amigos e sociedade, no que toca a comportamentos parentais, classificandoos como adequados ou inadequados. Por vezes, estas condutas parentais são afetadas, ameaçadas ou indevidas, tornando-se desadequadas para a criança e por esse motivo, podemos descrever o estado de Parentalidade Comprometida. Metodologia e Objetivo: Deste modo, utilizando a metodologia de projeto, o presente relatório tem como objetivo realizar uma análise crítica, objetiva e contextualizada de todo o percurso realizado, analisando as especificidades dos vários contextos de estágio e consequentemente das competências de Enfermeiro Especialista adquiridas. Resultados: Inerente ao conceito de parentalidade, surge a conexão direta à vinculação, neste caso aos laços afetuosos criados entre os pais ou cuidadores, com a criança. Constata-se que associado à evolução de um processo vinculativo insuficiente, está associada uma maior dificuldade em atingir a identidade parental, conduzindo a problemáticas mais extremas como o caso dos maus-tratos infantis. Conclusões: Neste sentido, a proximidade entre o enfermeiro e a díade (criança/família), em conjunto com a prática de cuidados humanizados, individualizados e com uma visão holística, proporciona o reconhecimento de diversas questões, mais complexas que apenas uma análise de dados antropométricos, como por exemplo, a identificação de situações de risco. No decurso da minha experiência profissional tenho constatado algumas situações que comprometem a parentalidade, destacando pela sua frequência, os de maus-tratos infantis, o nascimento de um recém-nascido pré-termo (RNPT) com consequente hospitalização na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN) e a hospitalização da criança, (como uma das principais crises na vida e no quotidiano da mesma e da sua família).
- O conforto da criança em cuidados de saúde: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Santos, Inês Filipa Casimiro dosA ida a uma instituição de saúde pode revelar-se um momento gerador de stress para a criança/ família, pois muitas vezes estes locais estão associados à dor e ao sofrimento, causando medo e ansiedade. A evicção da procura de cuidados de saúde por receio ou trauma, pode vir a ter consequências a longo e a curto prazo na vida da criança. Dada a importância do conforto, é fulcral a intervenção do Enfermeiro Especialista através da implementação de estratégias promotoras do conforto nos diferentes domínios, quer em contexto hospitalar, quer em cuidados de saúde primários. No presente relatório serão abordados alguns domínios que podem maximizar o conforto da criança como a promoção do sono, a minimização da dor e a adequação do ambiente. O relatório tem como objetivo descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição das competências que conferem o grau de mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Como suporte teórico à temática do relatório recorreu-se à Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba. Realizou-se uma descrição do percurso desenvolvido em cada contexto de estágio, nomeadamente, no contexto de Neonatologia, Internamento de Pediatria, Urgência Pediátrica e Cuidados de Saúde Primários, onde foram desenvolvidas várias atividades. Foi também feita uma análise do percurso efetuado para a aquisição de competências comuns enquanto Enfermeiro Especialista, específicas enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de mestre.
- O conhecimento dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários sobre a promoção do sono infantil: uma abordagem de enfermagem especializada em saúde infantil e pediátricaPublication . Ferreira, Vanda Cristina Duarte dos SantosO sono infantil é uma atividade de vida fundamental ao desenvolvimento da criança. O enfermeiro nos cuidados de saúde primários no momento da consulta de vigilância de saúde infantil tem a oportunidade de realizar promoção de saúde, fornecendo estratégias promotoras de sono infantil saudável aos pais. O objetivo principal do estudo foi saber o grau de conhecimento dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários sobre a promoção do sono infantil. Foi realizado um estudo observacional e descritivo de corte transversal e correlacional. A amostra foi constituída por 20 enfermeiros, que exercem funções em USF`s de Odivelas. Foi aplicado um questionário com 17 questões sobre conhecimento e promoção do sono infantil. Aplicado um teste não paramétrico entre as respostas ao questionário e a experiência profissional e a formação pós-graduada. Os inquiridos tinham mais de 14 anos de experiência profissional e 85% dos enfermeiros possuem formação pós-graduada. O conhecimento sobre a fisiologia e de promoção do sono infantil teve uma taxa de concordância de 95%. Não se verificou, no entanto, relação estatisticamente significativa entre a formação pós-graduada e o tempo de experiência profissional com as questões de conhecimento a fisiologia e de promoção do sono infantil. Apesar dos resultados não serem significativos na amostra estudada, verificou-se um elevado grau de conhecimento, não se podendo extrapolar para uma amostra maior e com as mesmas características.
- A criança / jovem com diagnóstico de doença crónica e família - abordagem do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Guarda, Sofia Isabel Bernardino VicenteA doença crónica em idade pediátrica constitui uma condição complexa, com impacto multidimensional no desenvolvimento da criança/jovem e na dinâmica familiar. Além das repercussões físicas e funcionais, emergem desafios emocionais, sociais e psicológicos que afetam tanto a criança como os cuidadores. A família, enquanto principal unidade de suporte, enfrenta a necessidade de reorganização estrutural e emocional, frequentemente marcada por sentimentos de medo, ansiedade e incerteza, exigindo a aquisição de novas competências para o cuidado continuado. Neste contexto, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) desempenha um papel central, não apenas na prestação de cuidados clínicos diferenciados, mas também na capacitação parental, promoção da adaptação e suporte emocional. A esperança parental emerge como fator determinante na adaptação à doença crónica. Enquanto força promotora de resiliência, contribui para o empowerment dos cuidadores, mobilização de estratégias adaptativas e envolvimento ativo no processo de cuidar. Foi adotada a metodologia de projeto sustentada pela prática reflexiva, que permite uma constante evolução da aprendizagem. O objetivo geral do presente relatório é analisar, de forma crítica e reflexiva, o percurso formativo desenvolvido nos diferentes contextos de ensino clínico, com vista à aquisição de competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, bem como de competências comuns do enfermeiro especialista e de mestre, com especial enfoque na intervenção junto da criança/jovem com doença crónica. Complementarmente, foram desenvolvidos projetos de melhoria contínua, instrumentos uniformizadores da prática, ações de formação e recursos educativos para profissionais e famílias, cujas intervenções demonstraram impacto positivo na segurança, capacitação parental e qualidade dos cuidados.
- Os cuidados promotores do desenvolvimento em parceria com os pais: uma intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Dos Santos Martins, Patrícia SofiaTodas as crianças têm direito a um ambiente saudável e harmonioso no qual possam crescer. A estimulação precoce desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, aproveitando a neuroplasticidade do cérebro, promovendo um desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo saudáveis. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel importante na avaliação do desenvolvimento infantil, na implementação de intervenções precoces e no ensino aos pais sobre práticas de cuidado saudável. O objetivo geral do presente relatório é: Refletir sobre o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista com enfoque na promoção do desenvolvimento infantil em parceria com os pais; e os objetivos específicos são: Analisar o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio profissional através da concretização de atividades promotoras do desenvolvimento infantil e da parceria de cuidados, alicerçadas no empowerment da criança/jovem e nos cuidados centrados na família; Relacionar as atividades desenvolvidas com as competências adquiridas. Este trabalho regeu-se pelo Modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey e teve como base uma metodologia de pesquisa em bases de dados científicas. São apresentadas as competências especializadas e de mestre adquiridas em âmbito de estágio em Internamento de Pediatria, Urgência Pediátrica, Unidade de Saúde Familiar e Neonatologia, através da criação do projeto da Brincadeira Terapêutica, da construção de recursos de avaliação e de estimulação do desenvolvimento infantil, de estratégias de promoção de literacia em saúde para os pais, de sessões de formação para os enfermeiros sobre o tema, bem como o desenvolvimento de projetos de investigação.
- Disruptivos externos do dormir e descansar: estratégias de enfermagem protetoras da higiene do sono em saúde infantil e pediátricaPublication . Martins, Lea SaiãoEste relatório descreve o percurso para a aquisição de Competências Comuns, Específicas e de Mestre exigidas para a obtenção do título Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Assente na temática da proteção da Higiene do Sono face aos Disruptivos Externos do Dormir e Descansar, traduz para a prática um conjunto de intervenções não farmacológicas para a gestão destes disruptivos em meio hospitalar e em cuidados de saúde primários. Dormir e Descansar é imprescindível para o saudável desenvolvimento na infância e adolescência, pelo que o Enfermeiro deve intervir protegendo a criança/adolescente dos stressores ambientais que causam despertares frequentes, fragmentação o sono e consequentemente geram alterações nos ciclos de sono-vigília. Sendo o sono um dos principais fatores implicados no desenvolvimento infantil, a criança/adolescente deve ver protegida a sua Higiene do Sono. Como objetivos gerais pretende-se analisar os disruptivos externos do Dormir e Descansar da prática clínica e desenvolver competências de EEESIP e de Mestre para a proteção da Higiene do sono face aos Disruptivos Externos do Dormir e Descansar na criança e adolescente. Para tal, foi realizado um diagnóstico situacional, delineados objetivos e atividades que lhe dessem resposta. Com base numa pesquisa científica metodológica, a realização das atividades permitiram desenvolver Cuidados Especializados assentes no modelo de Virgínia Henderson e Betty Newman e realizar uma análise crítica e reflexiva do percurso desenvolvido para a aquisição de competências exigidas. Este percurso culminou numa oportunidade para analisar, refletir e contribuir para a prática de cuidados especializados com vista a melhoria da qualidade de cuidados.
- Dormir bem para bem crescer: o papel do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na promoção de padrões de sono saudáveisPublication . Patrício, Mónica Alexandra Duarte Rebelo VicenteO sono constitui um processo neurofisiológico essencial para o crescimento, desenvolvimento e recuperação da criança e adolescente. Os distúrbios do sono na infância e adolescência têm sido cada vez mais prevalentes, estimando-se que cerca de 25 a 50% das crianças apresentem uma perturbação do sono. Dada a sua importância e o facto da sua privação acarretar consequências a curto e longo prazo, torna-se fundamental que o enfermeiro inclua a promoção de padrões de sono saudáveis como foco na sua prática de cuidados. O presente relatório tem como objetivos gerais: Refletir acerca das competências desenvolvidas no âmbito da promoção de padrões de sono saudáveis na criança e adolescente enquanto futura EEESIP; Analisar as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio; Avaliar as competências comuns do enfermeiro especialista, específicas do EEESIP e de Mestre desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio. Foi norteado pelo Modelo Teórico de Promoção da Saúde de Nola Pender e teve como questão de partida “Qual o papel do EEESIP na promoção de hábitos de sono saudáveis?”. Para a sua elaboração, foi efetuada uma pesquisa em bases de dados científicas acerca da problemática. É apresentada uma reflexão e análise do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e de Mestre, ao longo de quatro contextos de Estágio, nomeadamente, Neonatologia, Cuidados na Comunidade, Internamento de Pediatria e Urgência Pediátrica. Ao longo do percurso foram desenvolvidas competências comuns do Enfermeiro Especialista, do EESIP e de Mestre, desde a prestação de cuidados de Enfermagem até à investigação para uma prática baseada na evidência.
- Empowerment para o desenvolvimento emocional da criança: intervenção do EESIPPublication . Rodrigues, Liliana Rafaela OliveiraO presente trabalho integra o relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A criança depende dos cuidados da família, os quais devem dar resposta às suas necessidades, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, até que ela consiga alcançar a sua autonomia. A primeira infância consiste num período decisivo, no qual é expectável que a criança adquira o perfil de aptidões que será base para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e moral. Emergiu no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil a necessidade de investir na prevenção das perturbações emocionais e de comportamento, sendo inerente avaliações regulares da relação emocional, com base nos cuidados antecipatórios. A aquisição da autorregulação saudável resulta da interação entre os fatores biológicos e o ambiente, contribuindo para melhores níveis de saúde mental e para que a criança apresente rendimento nos domínios social, académico e relacional. Para que este processo evolua predomina o papel do núcleo familiar, com as crianças a aprender sobre emoções através das respostas dos seus pais às suas próprias emoções. Como objetivos transversais a todos os contextos pretende-se desenvolver competências de Enfermeiro Especialista com foco no desenvolvimento emocional da criança e promover a parceria com os pais na otimização desse desenvolvimento. Como resultados e apesar do foco ser o binómio criança-família, neste trabalho predominam intervenções dirigidas aos enfermeiros.
