ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
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- Antecipar para melhor cuidar: a intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na parentalidade comprometidaPublication . Azevedo, Inês Nunes deA parentalidade entende-se como um papel que exige responsabilidades inerentes ao mesmo, associada ao desempenho de comportamentos destinados a facilitar a congregação da unidade familiar. Estes, visam otimizar o desenvolvimento saudável da criança e por esse motivo, são adotadas expectativas inconscientes, por parte dos próprios pais, família, amigos e sociedade, no que toca a comportamentos parentais, classificandoos como adequados ou inadequados. Por vezes, estas condutas parentais são afetadas, ameaçadas ou indevidas, tornando-se desadequadas para a criança e por esse motivo, podemos descrever o estado de Parentalidade Comprometida. Metodologia e Objetivo: Deste modo, utilizando a metodologia de projeto, o presente relatório tem como objetivo realizar uma análise crítica, objetiva e contextualizada de todo o percurso realizado, analisando as especificidades dos vários contextos de estágio e consequentemente das competências de Enfermeiro Especialista adquiridas. Resultados: Inerente ao conceito de parentalidade, surge a conexão direta à vinculação, neste caso aos laços afetuosos criados entre os pais ou cuidadores, com a criança. Constata-se que associado à evolução de um processo vinculativo insuficiente, está associada uma maior dificuldade em atingir a identidade parental, conduzindo a problemáticas mais extremas como o caso dos maus-tratos infantis. Conclusões: Neste sentido, a proximidade entre o enfermeiro e a díade (criança/família), em conjunto com a prática de cuidados humanizados, individualizados e com uma visão holística, proporciona o reconhecimento de diversas questões, mais complexas que apenas uma análise de dados antropométricos, como por exemplo, a identificação de situações de risco. No decurso da minha experiência profissional tenho constatado algumas situações que comprometem a parentalidade, destacando pela sua frequência, os de maus-tratos infantis, o nascimento de um recém-nascido pré-termo (RNPT) com consequente hospitalização na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN) e a hospitalização da criança, (como uma das principais crises na vida e no quotidiano da mesma e da sua família).
- O conforto da criança em cuidados de saúde: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Santos, Inês Filipa Casimiro dosA ida a uma instituição de saúde pode revelar-se um momento gerador de stress para a criança/ família, pois muitas vezes estes locais estão associados à dor e ao sofrimento, causando medo e ansiedade. A evicção da procura de cuidados de saúde por receio ou trauma, pode vir a ter consequências a longo e a curto prazo na vida da criança. Dada a importância do conforto, é fulcral a intervenção do Enfermeiro Especialista através da implementação de estratégias promotoras do conforto nos diferentes domínios, quer em contexto hospitalar, quer em cuidados de saúde primários. No presente relatório serão abordados alguns domínios que podem maximizar o conforto da criança como a promoção do sono, a minimização da dor e a adequação do ambiente. O relatório tem como objetivo descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição das competências que conferem o grau de mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Como suporte teórico à temática do relatório recorreu-se à Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba. Realizou-se uma descrição do percurso desenvolvido em cada contexto de estágio, nomeadamente, no contexto de Neonatologia, Internamento de Pediatria, Urgência Pediátrica e Cuidados de Saúde Primários, onde foram desenvolvidas várias atividades. Foi também feita uma análise do percurso efetuado para a aquisição de competências comuns enquanto Enfermeiro Especialista, específicas enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de mestre.
- O conhecimento dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários sobre a promoção do sono infantil: uma abordagem de enfermagem especializada em saúde infantil e pediátricaPublication . Ferreira, Vanda Cristina Duarte dos SantosO sono infantil é uma atividade de vida fundamental ao desenvolvimento da criança. O enfermeiro nos cuidados de saúde primários no momento da consulta de vigilância de saúde infantil tem a oportunidade de realizar promoção de saúde, fornecendo estratégias promotoras de sono infantil saudável aos pais. O objetivo principal do estudo foi saber o grau de conhecimento dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários sobre a promoção do sono infantil. Foi realizado um estudo observacional e descritivo de corte transversal e correlacional. A amostra foi constituída por 20 enfermeiros, que exercem funções em USF`s de Odivelas. Foi aplicado um questionário com 17 questões sobre conhecimento e promoção do sono infantil. Aplicado um teste não paramétrico entre as respostas ao questionário e a experiência profissional e a formação pós-graduada. Os inquiridos tinham mais de 14 anos de experiência profissional e 85% dos enfermeiros possuem formação pós-graduada. O conhecimento sobre a fisiologia e de promoção do sono infantil teve uma taxa de concordância de 95%. Não se verificou, no entanto, relação estatisticamente significativa entre a formação pós-graduada e o tempo de experiência profissional com as questões de conhecimento a fisiologia e de promoção do sono infantil. Apesar dos resultados não serem significativos na amostra estudada, verificou-se um elevado grau de conhecimento, não se podendo extrapolar para uma amostra maior e com as mesmas características.
- Os cuidados promotores do desenvolvimento em parceria com os pais: uma intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Dos Santos Martins, Patrícia SofiaTodas as crianças têm direito a um ambiente saudável e harmonioso no qual possam crescer. A estimulação precoce desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, aproveitando a neuroplasticidade do cérebro, promovendo um desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo saudáveis. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel importante na avaliação do desenvolvimento infantil, na implementação de intervenções precoces e no ensino aos pais sobre práticas de cuidado saudável. O objetivo geral do presente relatório é: Refletir sobre o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista com enfoque na promoção do desenvolvimento infantil em parceria com os pais; e os objetivos específicos são: Analisar o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio profissional através da concretização de atividades promotoras do desenvolvimento infantil e da parceria de cuidados, alicerçadas no empowerment da criança/jovem e nos cuidados centrados na família; Relacionar as atividades desenvolvidas com as competências adquiridas. Este trabalho regeu-se pelo Modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey e teve como base uma metodologia de pesquisa em bases de dados científicas. São apresentadas as competências especializadas e de mestre adquiridas em âmbito de estágio em Internamento de Pediatria, Urgência Pediátrica, Unidade de Saúde Familiar e Neonatologia, através da criação do projeto da Brincadeira Terapêutica, da construção de recursos de avaliação e de estimulação do desenvolvimento infantil, de estratégias de promoção de literacia em saúde para os pais, de sessões de formação para os enfermeiros sobre o tema, bem como o desenvolvimento de projetos de investigação.
- Dormir bem para bem crescer: o papel do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na promoção de padrões de sono saudáveisPublication . Patrício, Mónica Alexandra Duarte Rebelo VicenteO sono constitui um processo neurofisiológico essencial para o crescimento, desenvolvimento e recuperação da criança e adolescente. Os distúrbios do sono na infância e adolescência têm sido cada vez mais prevalentes, estimando-se que cerca de 25 a 50% das crianças apresentem uma perturbação do sono. Dada a sua importância e o facto da sua privação acarretar consequências a curto e longo prazo, torna-se fundamental que o enfermeiro inclua a promoção de padrões de sono saudáveis como foco na sua prática de cuidados. O presente relatório tem como objetivos gerais: Refletir acerca das competências desenvolvidas no âmbito da promoção de padrões de sono saudáveis na criança e adolescente enquanto futura EEESIP; Analisar as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio; Avaliar as competências comuns do enfermeiro especialista, específicas do EEESIP e de Mestre desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio. Foi norteado pelo Modelo Teórico de Promoção da Saúde de Nola Pender e teve como questão de partida “Qual o papel do EEESIP na promoção de hábitos de sono saudáveis?”. Para a sua elaboração, foi efetuada uma pesquisa em bases de dados científicas acerca da problemática. É apresentada uma reflexão e análise do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e de Mestre, ao longo de quatro contextos de Estágio, nomeadamente, Neonatologia, Cuidados na Comunidade, Internamento de Pediatria e Urgência Pediátrica. Ao longo do percurso foram desenvolvidas competências comuns do Enfermeiro Especialista, do EESIP e de Mestre, desde a prestação de cuidados de Enfermagem até à investigação para uma prática baseada na evidência.
- Empowerment para o desenvolvimento emocional da criança: intervenção do EESIPPublication . Rodrigues, Liliana Rafaela OliveiraO presente trabalho integra o relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A criança depende dos cuidados da família, os quais devem dar resposta às suas necessidades, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, até que ela consiga alcançar a sua autonomia. A primeira infância consiste num período decisivo, no qual é expectável que a criança adquira o perfil de aptidões que será base para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e moral. Emergiu no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil a necessidade de investir na prevenção das perturbações emocionais e de comportamento, sendo inerente avaliações regulares da relação emocional, com base nos cuidados antecipatórios. A aquisição da autorregulação saudável resulta da interação entre os fatores biológicos e o ambiente, contribuindo para melhores níveis de saúde mental e para que a criança apresente rendimento nos domínios social, académico e relacional. Para que este processo evolua predomina o papel do núcleo familiar, com as crianças a aprender sobre emoções através das respostas dos seus pais às suas próprias emoções. Como objetivos transversais a todos os contextos pretende-se desenvolver competências de Enfermeiro Especialista com foco no desenvolvimento emocional da criança e promover a parceria com os pais na otimização desse desenvolvimento. Como resultados e apesar do foco ser o binómio criança-família, neste trabalho predominam intervenções dirigidas aos enfermeiros.
- O enfermeiro especialista em Enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção da parentalidade para a autorregulação da criança / jovemPublication . Ribeiro, CristianaA parentalidade é o processo de cuidar que envolve a promoção do desenvolvimento da criança/jovem, exigindo a aquisição de conhecimentos para garantir a sua sobrevivência e crescimento. Esta fase implica uma mudança que requer adaptações nas dimensões biopsicossociais e pode ser influenciada por fatores como o stress e a ansiedade. A autorregulação da criança/jovem, inerente ao seu desenvolvimento, destaca-se pela capacidade de interpretar e expressar sentimentos, comportamentos e pensamentos adaptados a diferentes situações. Desde o nascimento, este processo é influenciado por estímulos e pela interação com os pais/família. As dificuldades na autorregulação podem apresentar problemas de saúde mental e comportamental nas crianças/jovens, e mais tarde na adolescência e na vida adulta. Por isso, é crucial intervir nesta área ao nível da saúde infantil e pediátrica. Através da promoção da parentalidade, os pais/família desempenham um papel fundamental ao modelar comportamentos de autorregulação a partir das estratégias que adotam. Assim, destaca-se o modelo de cuidados centrado na criança/jovem e família, salientando o envolvimento e a participação dos pais/família para a promoção do desenvolvimento da autorregulação. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, focaliza a promoção da saúde e a prevenção da doença da criança/jovem. No âmbito deste projeto prestei cuidados especializados, ajustando estratégias ao desenvolvimento da criança/jovem e envolvendo os pais/família como parceiros essenciais nos cuidados. Mobilizei recursos perante situações complexas, especialmente em saúde mental e assegurei a qualidade dos cuidados prestados. Foi adotada a metodologia de projeto sustentada pela prática reflexiva, que permite uma evolução continua da aprendizagem nos diferentes contextos do ensino clínico. Este relatório tem como principal objetivo descrever e analisar de forma critica os objetivos, as atividades e os resultados obtidos que permitiram a aquisição de competências de mestre, do enfermeiro especialista e do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- O erro medicamentoso na criança em ambiente hospitalar: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Ferreira de Sousa, Ana PatríciaA segurança dos doentes vem ao longo das últimas décadas a ganhar importância no decorrer dos cuidados de saúde, nomeadamente no doente pediátrico. As características intrínsecas ao desenvolvimento infantil, a necessidade de conversões entre medidas, aliada à necessidade de cálculos perante diferentes pesos corporais elevam a probabilidade da ocorrência de um erro medicamentoso até três vezes mais, comparativamente a um adulto. Neste sentido procurou-se investigar a relação entre os fatores intrínsecos aos enfermeiros e a ocorrência do erro medicamentoso, assim como a caracterização da cultura de notificação do hospital em questão, sendo um estudo de carácter descritivo, correlacional e transversal, de abordagem quantitativa. Para tal, solicitou-se o acesso aos dados da plataforma de notificação utilizada na instituição e aplicou-se um questionário constituído por perguntas fechadas a 37 enfermeiros do serviço de pediatria/urgência pediátrica de um hospital privado da região de Lisboa. Os resultados extraídos revelam que a elevada carga de trabalho é a principal causa do erro terapêutico, ocorrendo essencialmente no turno da tarde. As duas principais estratégias utilizadas pelos enfermeiros para a sua prevenção são a transmissão de informação aos cuidadores e a confirmação dos dados impressos na pulseira identificativa. A maioria dos enfermeiros não comunica o erro, pelo que a notificação em sistema próprio tem uma fraca adesão. Concluindo, existe uma elevada taxa de incidência de erros medicamentosos e uma baixa taxa de notificações, dados que em conjunto carecem de uma análise e de um programa de melhoria contínua de forma a minimizar a sua ocorrência nos cuidados à criança hospitalizada. A cultura de notificação deve ser encarada como um processo que conduz à melhoria da qualidade dos cuidados, nunca alienada à punição ou à responsabilização profissional.
- Gestão das emoções na criança com doença crónica e sua família: a intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátricaPublication . Sousa, CatarinaEste relatório tem como objetivo geral analisar os cuidados de enfermagem especializados para a gestão das emoções da criança com doença crónica e sua família (CDCF). Os objetivos específicos são desenvolver intervenções de cuidados para a GE em CDCF e contribuir na qualidade dos cuidados para a GE em CDCF. A gestão de emoções é a capacidade que permite à pessoa regular, compreender e expressar as próprias emoções. As crianças com doença crónica estão mais propensas a ter desregulação emocional. Devido à sua prevalência no cuidar emocional de enfermagem, o enfermeiro assume um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional e mental perante a complexidade e individualidade de cada criança com doença crónica e sua família. Foi realizado um diagnóstico de situação para cada contexto de estágio do qual surgiram objetivos transversais e específicos, baseados no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica e o Modelo de Adaptação de Callista Roy, e suas atividades com o intuito de desenvolver competências de enfermeiro especialista comuns, de enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátrica e de mestre através da prática clínica, criação de instrumentos de trabalho, dinamização de sessões de sensibilização e reflexão crítica do percurso desenvolvido. Ao realizar este estágio, desenvolvi aprendizagens profissionais, em particular nas competências de cuidar da criança/jovem e família em situações de especial complexidade, assistir a criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde e prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento, e nos domínios de melhoria contínua da qualidade e do desenvolvimento das aprendizagens profissionais.
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