Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dormir bem para bem crescer: o papel do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na promoção de padrões de sono saudáveis

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mónica Patrício.versão final.pdf10.65 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O sono constitui um processo neurofisiológico essencial para o crescimento, desenvolvimento e recuperação da criança e adolescente. Os distúrbios do sono na infância e adolescência têm sido cada vez mais prevalentes, estimando-se que cerca de 25 a 50% das crianças apresentem uma perturbação do sono. Dada a sua importância e o facto da sua privação acarretar consequências a curto e longo prazo, torna-se fundamental que o enfermeiro inclua a promoção de padrões de sono saudáveis como foco na sua prática de cuidados. O presente relatório tem como objetivos gerais: Refletir acerca das competências desenvolvidas no âmbito da promoção de padrões de sono saudáveis na criança e adolescente enquanto futura EEESIP; Analisar as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio; Avaliar as competências comuns do enfermeiro especialista, específicas do EEESIP e de Mestre desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio. Foi norteado pelo Modelo Teórico de Promoção da Saúde de Nola Pender e teve como questão de partida “Qual o papel do EEESIP na promoção de hábitos de sono saudáveis?”. Para a sua elaboração, foi efetuada uma pesquisa em bases de dados científicas acerca da problemática. É apresentada uma reflexão e análise do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e de Mestre, ao longo de quatro contextos de Estágio, nomeadamente, Neonatologia, Cuidados na Comunidade, Internamento de Pediatria e Urgência Pediátrica. Ao longo do percurso foram desenvolvidas competências comuns do Enfermeiro Especialista, do EESIP e de Mestre, desde a prestação de cuidados de Enfermagem até à investigação para uma prática baseada na evidência.
Sleep is an essential neurophysiological process for the growth, development and recovery of children and adolescents. Sleep disorders in childhood and adolescence have been increasingly prevalent, with an estimated 25 to 50% of children having a sleep disorder. The importance of sleep and the fact that its deprivation has consequences to health, it is essential that nurses include the promotion of healthy sleep patterns as a focus in their care practice. This document has the following general objectives: Reflect on the skills developed within the scope of promoting healthy sleep patterns in children and adolescents as a future Pediatric Nurse; Analyze the activities developed in the different internship contexts; Evaluate the common competences of the specialist nurse, specific to the Pediatric Nurse and the Master, developed in the different contexts of the Internship. It was guided by the Theoretical Model of Health Promotion by Nola Pender and the starting question was: “What is the role of Pediatric Nurses in promoting healthy sleep habits?”. For its elaboration, a search was carried out in scientific databases about the problem. A reflection and analysis of the development path of specialized and Master's skills is presented, throughout four Internship contexts, namely, Neonatology, Community Care, Pediatric Hospitalization and Pediatric Emergency. Along the way, common skills of the Specialist Nurse, the Pediatric Nurse and the Master were developed, from the provision of Nursing care to research for an evidencebased practice.

Description

Keywords

sono criança adolescente padrões de sono enfermagem promoção sleep child adolescent sleep patterns nursing promotion

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue