ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
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- Segurança na preparação e administração da medicação: intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Jesus, Ana Sofia da Silva Garcia deA segurança do doente é um tema central quando a temática são cuidados de saúde de qualidade. Os erros de medicação em pediatria são uma realidade. Ocorrem nas diferentes etapas do processo de gestão da medicação, pelo que é imperativo que os enfermeiros especialistas em saúde infantil e pediátrica, enquanto peritos na área participem na formação dos estudantes e desenvolvam projetos de melhoria contínua que visem assegurar a segurança da medicação às crianças/jovens nas etapas em que intervêm: a preparação e administração dos medicamentos. O desenvolvimento de uma cultura de segurança na medicação em pediatria é fundamental para a garantia de ganhos em saúde com a sua administração, mas também na deteção precoce de erros e sua notificação, a fim de minimizar ou impedir que ocorram danos nas crianças. A preparação e administração de medicamentos às crianças enfrenta desafios como uma grande diversidade de dosagens a administrar em função do peso e/ou da idade, necessidade de vários cálculos para conhecer a dose certa, dificuldades na monitorização dos seus efeitos terapêuticos ou adversos. Este trabalho de projeto visa conhecer os ganhos da implementação de um Programa Formativo, no conhecimento dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, acerca da preparação e administração segura de medicamentos em pediatria. Para tal considerou-se importante conhecer quais as necessidades formativas dos enfermeiros recém-licenciados, a fim de adequar o conteúdo do programa formativo para os estudantes da licenciatura em Enfermagem sobre preparação e administração segura de medicamentos na idade pediátrica. Posteriormente realizar-se-á a avaliação do impacto do mesmo nos conhecimentos dos estudantes após a formação e se estes foram mobilizados para o contexto da prática em ensino clínico. Acredita-se que este Programa Formativo trará benefícios para os estudantes e futuros profissionais e principalmente para as crianças que terão enfermeiros bem preparados para evitar ou detetar precocemente erros de medicação.
- Sono quer: projeto de intervenção de enfermagem para a promoção de um sono saudável nas crianças nos cuidados de saúde primáriosPublication . Gonilha, Maria Margarida Cabecinhas de AlmeidaNas consultas de vigilância de Saúde Infantil, tem-se verificado que os problemas de sono se apresentam como um dos maiores desafios para os pais/cuidadores. Está contemplada no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil a importância de estabelecer bons hábitos de sono, sendo este um dos focos dos cuidados antecipatórios. Neste sentido, surge a questão: “Qual a eficácia da aplicação de um programa de sono aos pais/cuidadores durante os primeiros quatro meses de vida?” Definiram-se como objetivos a) conhecer a eficácia da implementação do Programa Sono Quer nos conhecimentos dos pais/cuidadores sobre o sono infantil, b) conhecer a influência da implementação do Programa Sono Quer nos hábitos de sono da criança aos 4 meses de vida e c) conhecer a influência da implementação do Programa Sono Quer nas dificuldades dos pais relativamente ao sono, aos 4 meses de vida. Será um estudo quase-experimental de pré-teste e de pós-teste com grupo de controlo não equivalente. A técnica de amostragem é não probabilística intencional. Os participantes do grupo experimental, para além do acompanhamento previsto no PNSIJ, receberão um programa de educação para a saúde sobre o sono infantil, que se desenvolverá em 5 sessões distintas (aos 0, 1, 2 e 4 meses de vida da criança). Serão utilizados dois questionários, um questionário para avaliar o conhecimento dos pais/cuidadores acerca do sono infantil e o Children’s Sleep Habits Questionnaire – Infant Version (1). Os questionários serão entregues em dois momentos (Diagnóstico Precoce e Consulta dos 4 meses de vida). Em conclusão, espera-se que os resultados do estudo comprovem o impacto positivo da intervenção, evidenciando os ganhos em saúde com a implementação de um programa de sono desenvolvido e coordenado por uma Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nos conhecimentos e dificuldades dos pais/cuidadores, bem como nos hábitos de sono da criança.
- Empowerment para o desenvolvimento emocional da criança: intervenção do EESIPPublication . Rodrigues, Liliana Rafaela OliveiraO presente trabalho integra o relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A criança depende dos cuidados da família, os quais devem dar resposta às suas necessidades, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, até que ela consiga alcançar a sua autonomia. A primeira infância consiste num período decisivo, no qual é expectável que a criança adquira o perfil de aptidões que será base para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e moral. Emergiu no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil a necessidade de investir na prevenção das perturbações emocionais e de comportamento, sendo inerente avaliações regulares da relação emocional, com base nos cuidados antecipatórios. A aquisição da autorregulação saudável resulta da interação entre os fatores biológicos e o ambiente, contribuindo para melhores níveis de saúde mental e para que a criança apresente rendimento nos domínios social, académico e relacional. Para que este processo evolua predomina o papel do núcleo familiar, com as crianças a aprender sobre emoções através das respostas dos seus pais às suas próprias emoções. Como objetivos transversais a todos os contextos pretende-se desenvolver competências de Enfermeiro Especialista com foco no desenvolvimento emocional da criança e promover a parceria com os pais na otimização desse desenvolvimento. Como resultados e apesar do foco ser o binómio criança-família, neste trabalho predominam intervenções dirigidas aos enfermeiros.
- Relatório de estágio: contributo do EESIP na promoção do sono da criança (0 - 5 anos) e a sua relação com a parentalidade positivaPublication . Nunes, Joana de TurckA promoção do sono no contexto das famílias é considerada uma meta importante para a qualidade dos cuidados de enfermagem especializados. Estima-se que 20 a 50% das crianças corre risco de desenvolver problemas de sono em algum momento do seu desenvolvimento, afetando negativamente a qualidade de vida2,3 . As intervenções preventivas, como a educação dos pais e profissionais para esta temática demonstram ser o caminho para minimizar este problema4 . Essa é uma recomendação da OMS em crianças até aos 5 anos de idade apontada em programas atuais5,6. O presente documento orientado pelo modelo de promoção da saúde de Nola Pender7 e o modelo de transições de Afaf Meleis7 teve como finalidade: desenvolver competências especializadas no cuidado à criança e família para a promoção do sono da criança dos 0-5 anos, nos processos de saúde e doença. Ao longo deste percurso, foi preconizado a criação de um ambiente promotor da higiene do sono da criança, por meio do ensino e do apoio às transições de papéis experienciadas pela família, onde as intervenções de enfermagem resultaram no empoderamento dos pais para a adoção de comportamentos potenciadores de saúde no relacionamento com uma parentalidade positiva. A tomada de decisão baseada na evidência científica eleva a prática reflexiva a um modelo de autoincentivo intelectual onde aquisição e consolidação de saberes e habilidades, integradas em crenças e normas de conduta na área do sono infantil, culminaram na aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- Dormir bem para bem crescer: o papel do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na promoção de padrões de sono saudáveisPublication . Patrício, Mónica Alexandra Duarte Rebelo VicenteO sono constitui um processo neurofisiológico essencial para o crescimento, desenvolvimento e recuperação da criança e adolescente. Os distúrbios do sono na infância e adolescência têm sido cada vez mais prevalentes, estimando-se que cerca de 25 a 50% das crianças apresentem uma perturbação do sono. Dada a sua importância e o facto da sua privação acarretar consequências a curto e longo prazo, torna-se fundamental que o enfermeiro inclua a promoção de padrões de sono saudáveis como foco na sua prática de cuidados. O presente relatório tem como objetivos gerais: Refletir acerca das competências desenvolvidas no âmbito da promoção de padrões de sono saudáveis na criança e adolescente enquanto futura EEESIP; Analisar as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio; Avaliar as competências comuns do enfermeiro especialista, específicas do EEESIP e de Mestre desenvolvidas nos diferentes contextos de Estágio. Foi norteado pelo Modelo Teórico de Promoção da Saúde de Nola Pender e teve como questão de partida “Qual o papel do EEESIP na promoção de hábitos de sono saudáveis?”. Para a sua elaboração, foi efetuada uma pesquisa em bases de dados científicas acerca da problemática. É apresentada uma reflexão e análise do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e de Mestre, ao longo de quatro contextos de Estágio, nomeadamente, Neonatologia, Cuidados na Comunidade, Internamento de Pediatria e Urgência Pediátrica. Ao longo do percurso foram desenvolvidas competências comuns do Enfermeiro Especialista, do EESIP e de Mestre, desde a prestação de cuidados de Enfermagem até à investigação para uma prática baseada na evidência.
- O poder dos zeitgebers na promoção do sono da criança e adolescentePublication . Martins, Ana Rute AlvesOs Zeitgebers são poderosos elementos capazes de regular o ciclo de relógio biológico, contribuindo para a promoção do padrão de sono saudável desde o recémnascido à idade adulta. Considerando a sua importância, o Enfermeiro assume um papel basilar na proteção e promoção de um ambiente e hábitos de sono saudáveis do recémnascido/criança/adolescente e respetiva família. Fundamentadas na Teoria do Conforto de Kolcaba e restantes pilares da enfermagem de saúde infantil e pediátrica, através da prestação de cuidados holísticos, atraumáticos e centrados na família, as atividades desenvolvidas permitiram otimizar a promoção do sono saudável através do controlo dos Zeitgebers, nos cuidados de enfermagem à criança e respetiva família. Em cada um dos contextos, numa lógica integradora de saberes, foi realizado um diagnóstico de situação, que alicerçou a delineação de objetivos específicos, ao encontro dos quais foram realizadas atividades, por forma a obter e desenvolver conhecimentos e competências técnicas, científicas, humanas, éticas e relacionais, ao nível das competências comuns e específicas da área de especialização, bem como de mestre, com recurso à análise crítica, reflexiva e construtiva do percurso desenvolvido, neste projeto contínuo de aprendizagem ao longo da vida. Durante o estágio foram mobilizados diversos domínios de competências, destacando a melhoria contínua da qualidade, a gestão dos cuidados e o desenvolvimento de aprendizagens profissionais, com vista à maximização da saúde. Saliento ainda o cuidado em situações de especial complexidade, assegurando a responsabilidade ética, profissional e legal, promovendo o cuidado específico em resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento infantil e juvenil.
- Relatório de estágio: intervenções de enfermagem para a promoção do sono do RN / criança / jovem / famíliaPublication . Medeiros, Ana Rita Vales ChavesWithin the scope of the Professional Internship with Report - Module I and II, this internship report has been prepared with the theme “Nursing Interventions for the Promotion of Sleep in the NB/Child/Youth/Family”, as the topic to be explored withing the framework of the internships and the following report. This report uses the Kolcaba Theory of Comfort, as well as the Family-centred service model, to pursue the objective: To raise the awareness of Nurses for the need to develop skills that can promote sleep in the NB/Child/ Youth / Family. Throughout this report, all the activities performed to develop common and specific skills as a Child and Paediatric Health Specialist nurse are discussed, as well as to obtain the master’s degree. To obtain these skills, objectives were defined according to the needs of each internship context (healthcare centre, paediatric hospitalization, neonatology service and paediatric emergency room), and activities developed to respond to these same objectives, as well as an evaluation of those activities - always considering the central theme of the report.
- Promoção da parentalidade: o papel do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica na parentalidade positivaPublication . Amaral, Mariana Carvalho da CostaA parentalidade é uma transição normativa e expectável na família. É definida como a ação de tomar conta, com as caraterísticas específicas de assumir as responsabilidades de ser mãe ou pai. Consiste em comportamentos destinados a facilitar a incorporação de um recém-nascido na família para otimizar o crescimento e desenvolvimento da criança. A parentalidade positiva tem como objetivo criar as condições necessárias para que a criança possa desenvolver as suas capacidades emocionais, sociais, de autonomia, comunicação e resolução de problemas da maneira mais completa possível, tanto dentro como fora do ambiente familiar. O enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica tem um papel preponderante na promoção da parentalidade nos diversos contextos da prática de cuidados, mesmo em casos de hospitalização. Assim, defini como objetivo geral:desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria intervindo na promoção da parentalidade. Com recurso à metodologia de projeto, foram estabelecidos objetivos específicos e delineadas atividades personalizadas para cada do ensino clínico. Esta intervenção teve por base a evidência científica mais atual e como referência a Teoria das Transições de Afaf Meleis e o Modelo Teórico de Anne Casey. Este relatório permitiu uma análise reflexiva e minuciosa sobre as atividades desenvolvidas ao longo de todo este percurso, assim como a identificação e explicitação do percurso de aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica.
- Impacto da pandemia COVID-19 nos cuidados de enfermagem centrados no recém-nascido - visita domiciliáriaPublication . Patrício, Marinela de Fátima dos SantosA visita domiciliária ao recém-nascido (VDRN) pressupõe a compreensão de que a família está em constante transformação, sujeita a transições decorrentes dos seus processos de desenvolvimento e do seu ciclo vital. A pandemia Covid-19 abriu portas para a incerteza, provocando uma adaptação imediata das rotinas dos enfermeiros, provocou ansiedades e receios acabando por prejudicar os cuidados de saúde, neste caso em particular a visita domiciliária ao recém-nascido, sendo que, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica tem um papel importante na dinamização, orientação e intervenção especializada nessa atividade. A VDRN é um indicador da qualidade dos cuidados de enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários, pelo que o seu cumprimento tem benefícios não só para o recém-nascido/família, mas também par o Índice de Desempenho Global (IDG) das unidades de saúde. As perguntas orientadoras do estudo são: qual o impacto que a pandemia Covid-19 teve no indicador da visita domiciliária de enfermagem ao recém-nascido? Que fatores influenciam a realização da visita domiciliária ao recém-nascido após as restrições provocadas pela pandemia? São objetivos deste trabalho de projeto: conhecer o impacto da pandemia Covid-19 no número de VDRN no ACES Oeste Sul em 2019 e 2022; conhecer o impacto da pandemia Covid-19 nos cuidados de enfermagem e conhecer os fatores que influenciam a adesão das equipas de enfermagem ao cumprimento do indicador de qualidade, associado à matriz multidimensional do IDG, nº 15-Proporção RN c/ domicílio enf. até 15º dia de vida. Trata-se de um estudo retrospetivo, exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística intencional em que foram incluídos os enfermeiros do ACES Oeste Sul que fazem consulta de saúde infantil. A recolha de dados foi efetuada através do preenchimento de um questionário on-line com dados relativos à caracterização da amostra, impacto da pandemia Covid-19 nas VDRN, nos cuidados de enfermagem e necessidades formativas dos enfermeiros em relação à temática em estudo. Os resultados obtidos mostram que a pandemia Covid-19 não teve impacto no número de visitas domiciliárias ao recém-nascido no ACES Oeste Sul, mas existem fatores que condicionam a sua realização pelos enfermeiros. A pandemia Covid-19 teve impacto negativo no acesso das famílias aos cuidados de enfermagem e na organização dos serviços, e impacto positivo nas relações entre colegas e na equipa multidisciplinar (colaboração entre elementos, valorização da autonomia da enfermagem).
- O conhecimento dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários sobre a promoção do sono infantil: uma abordagem de enfermagem especializada em saúde infantil e pediátricaPublication . Ferreira, Vanda Cristina Duarte dos SantosO sono infantil é uma atividade de vida fundamental ao desenvolvimento da criança. O enfermeiro nos cuidados de saúde primários no momento da consulta de vigilância de saúde infantil tem a oportunidade de realizar promoção de saúde, fornecendo estratégias promotoras de sono infantil saudável aos pais. O objetivo principal do estudo foi saber o grau de conhecimento dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários sobre a promoção do sono infantil. Foi realizado um estudo observacional e descritivo de corte transversal e correlacional. A amostra foi constituída por 20 enfermeiros, que exercem funções em USF`s de Odivelas. Foi aplicado um questionário com 17 questões sobre conhecimento e promoção do sono infantil. Aplicado um teste não paramétrico entre as respostas ao questionário e a experiência profissional e a formação pós-graduada. Os inquiridos tinham mais de 14 anos de experiência profissional e 85% dos enfermeiros possuem formação pós-graduada. O conhecimento sobre a fisiologia e de promoção do sono infantil teve uma taxa de concordância de 95%. Não se verificou, no entanto, relação estatisticamente significativa entre a formação pós-graduada e o tempo de experiência profissional com as questões de conhecimento a fisiologia e de promoção do sono infantil. Apesar dos resultados não serem significativos na amostra estudada, verificou-se um elevado grau de conhecimento, não se podendo extrapolar para uma amostra maior e com as mesmas características.
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