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Advisor(s)
Abstract(s)
A parentalidade é uma transição normativa e expectável na família. É definida
como a ação de tomar conta, com as caraterísticas específicas de assumir as
responsabilidades de ser mãe ou pai. Consiste em comportamentos destinados a facilitar
a incorporação de um recém-nascido na família para otimizar o crescimento e
desenvolvimento da criança. A parentalidade positiva tem como objetivo criar as
condições necessárias para que a criança possa desenvolver as suas capacidades
emocionais, sociais, de autonomia, comunicação e resolução de problemas da maneira
mais completa possível, tanto dentro como fora do ambiente familiar.
O enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica tem um papel
preponderante na promoção da parentalidade nos diversos contextos da prática de
cuidados, mesmo em casos de hospitalização. Assim, defini como objetivo
geral:desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em
Saúde Infantil e Pediatria intervindo na promoção da parentalidade. Com recurso à
metodologia de projeto, foram estabelecidos objetivos específicos e delineadas atividades
personalizadas para cada do ensino clínico. Esta intervenção teve por base a evidência
científica mais atual e como referência a Teoria das Transições de Afaf Meleis e o Modelo
Teórico de Anne Casey.
Este relatório permitiu uma análise reflexiva e minuciosa sobre as atividades
desenvolvidas ao longo de todo este percurso, assim como a identificação e explicitação
do percurso de aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro
especialista em saúde infantil e pediátrica.
Description
Keywords
enfermeiro especialista parceria de cuidados parentalidade literacia em saúde parentalidade positiva