ESEP - Dissertações de Mestrado
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- Efeitos na mulher e no feto/recém-nascido da utilização do óxido nitroso durante o trabalho de parto: Projeto de estágio de desenvolvimentos de competências clínicas especializadas na área da Enfermagem de Saúde Materna e ObstétricaPublication . Brito, Andreia Nunes; Cardoso, AlexandrinaO presente relatório de estágio visa descrever criticamente o meu percurso de aprendizagem e as atividades desenvolvidas ao longo dos estágios da Unidade Curricular - Estágio de natureza profissional com relatório, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, que decorreu num centro hospitalar geral e diferenciado entre 12 de setembro de 2023 e 25 de junho de 2024. O objetivo do estágio foi aprimorar o conhecimento e adquirir competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados à mulher inserida na família e na comunidade, abrangendo o período pré-natal, o trabalho de parto e o período pós-parto. No decorrer do estágio, em particular, durante o contexto de estágio de internamento de grávidas com complicações, emergiu a curiosidade de aprofundar uma temática relacionada com a dor durante o trabalho de parto, nomeadamente a utilização do óxido nitroso como uma estratégia farmacológica para o alívio da dor de trabalho de parto. O óxido nitroso associado a 50% de oxigénio, é uma analgesia inalatória amplamente utilizada em alguns países, como Estados Unidos ou Noruega, durante o trabalho de parto. Em Portugal esta via de analgesia é pouco comum e usada em contextos clínicos específicos, mas que tem vindo a despertar curiosidade da sua aplicação na obstetrícia. A possibilidade de oferecer às mulheres a alternativa de utilizar o óxido nitroso, enquanto método para alívio da dor durante o trabalho de parto, pode ter um efeito positivo, no sentido em que promove um sentimento de capacitação, de empoderamento, uma vez que são as próprias que controlam a sua administração. Neste sentido, surgiu a elaboração de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar os efeitos do uso do óxido nitroso durante o trabalho de parto para a mulher e para o feto/recém-nascido. Em suma, o óxido nitroso demonstra ser uma opção analgésica vantajosa durante o trabalho de parto, proporcionando alívio eficaz da dor e redução da ansiedade, o que contribui para uma experiência de parto mais positiva e empoderadora para as mulheres. Embora os estudos revisados não apontem efeitos adversos significativos para o feto ou recém-nascido, permanece a necessidade de mais pesquisas que avaliem a sua segurança a longo prazo. Além disso, é essencial continuar a explorar formas de otimizar a administração do óxido nitroso, garantindo maior segurança e conforto materno.
- Relações Interpessoais - Comunicação: Desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Resende, Florbela Tavares Montenegro; Pires, ReginaAs relações interpessoais são o pilar de qualquer sociedade, sustentadas pela Comunicação. Múltiplas são as variáveis que podem influenciar este processo. Ter conhecimento desses aspetos, bem como de técnicas de Comunicação diferentes, pode revelar-se um fator decisivo para ultrapassar potenciais barreiras de Comunicação. Este conhecimento é crucial na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, dada a natureza sensível da mesma, pelo que foi objeto de particular atenção nos diferentes contextos de estágio, assim como neste relatório. O presente relatório insere-se na unidade curricular “Estágio de natureza profissional Módulo 2” do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Traduz as atividades e competências comuns e específicas, inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, desenvolvidas em estágio em três ambientes diferentes: contexto de internamento de pessoas com problemas agudos; contexto comunitário; e contexto clínico em áreas diferenciadas. O relatório integra uma revisão bibliográfica que constituiu um contributo importante na análise da evidência científica inerente às relações interpessoais e Comunicação, que conferiu maior robustez do conhecimento nesta área, facilitando a aquisição de competências neste domínio, fundamentais ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A descrição dos contextos e das atividades e intervenções desenvolvidas permite demonstrar o processo de tomada de decisão que visou adquirir e otimizar as competências, com enfoque na investigação da dimensão relação e Comunicação, transversal aos diferentes contextos de cuidados, com vista a promover os processos de Comunicação e relação. Este processo iniciou-se pela avaliação do contexto, seguindo-se uma análise das necessidades em Saúde Mental. Prontamente, identificaram-se os diagnósticos de Enfermagem, que encontraram possibilidade de melhoria ou de resolução, com recurso ao planeamento das intervenções e atividades de Enfermagem especializadas, adequadas à pessoa e ao contexto em que se insere. A avaliação dos resultados obtidos, permitiu avaliar a prática desenvolvida e examinar com crítica e ponderação a aprendizagem alcançada. Foram adotadas diferentes opções e estratégias no âmbito das atividades e intervenções concretizadas (metodologias, instrumentos e indicadores de resultado) aos indivíduos alvo de estudo, conforme as circunstâncias individuais e do contexto. Numa dimensão de intervenção em grupo foram aplicados instrumentos de recolha de dados para análise da situação e efetuadas sessões de educação sobre “Comunicação”, em função dos resultados obtidos, dirigidas a grupos com seis a dez elementos. Não se verificaram ganhos em saúde de natureza quantitativa, mas observou-se a melhoria das interações entre os indivíduos, com a aquisição de conhecimentos relativos aos processos comunicacionais. Este percurso permitiu o desenvolvimento de aprendizagens ao longo do estágio nos diferentes contextos clínicos e a aquisição das competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e coadjuvou no autoconhecimento tanto como pessoa como profissional de saúde, que possibilitará igualmente futuros contributos para a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
- Indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem no cuidado ao doente renal crónico em programa regular de hemodiálise: Instrumento de apoio à gestãoPublication . Silva, Ana Catarina Santos Brito; Pereira, FilipeA produção de indicadores em saúde permite apoiar os processos de tomada de decisão dos Enfermeiros na sua prática clínica. É reconhecido que os Enfermeiros Gestores “precisam de sistemas de informação”, de “dados” e “indicadores” relativos aos cuidados de enfermagem e a progressiva incorporação de informação fiável, sob a forma de indicadores, nos seus processos de governação dos cuidados de enfermagem, aspeto crucial para os programas de melhoria contínua da qualidade. Pretende-se com este estudo obter um painel de indicadores-chave de desempenho, altamente sensíveis aos cuidados de enfermagem, que possa ser aplicado na prática e que apoie os processos de gestão das unidades de Hemodiálise. O estudo aqui reportado foi concretizado em três fases. Numa primeira fase foi realizada uma Scoping Review, com vista a mapear a evidência disponível sobre indicadores relacionados com a temática, sendo que, para a sua elaboração, foi utilizado o referencial do Joanna Briggs Institute. Desta revisão emergiram 192 indicadores, os quais foram agrupados, dentro das categorias definidas por Donabedian, em subcategorias. Na segunda fase foi realizado um Grupo Focal, durante o qual foram analisadas as categorias e subcategorias de indicadores emergentes da scoping review, sendo discutidas quais poderiam integrar o painel de indicadores objetivado. Do Grupo Focal resultaram 100 indicadores de qualidade. Na terceira fase, recorreu-se a uma Técnica de Consenso, culimando num painel de quinze indicadores-chave de desempenho. Concluiu-se que a utilização do painel de indicadores obtido facilita a análise da qualidade dos cuidados prestados em unidades de Hemodiálise e a comparação com padrões estabelecidos, contribuindo para a excelência da prestação de cuidados de enfermagem.
- Fadiga por Compaixão e Cultura de Segurança do Doente: Estudo com Profissionais de Serviços de UrgênciaPublication . Afonso, Anabela Mota; Borges, ElisabeteOs serviços de urgência/emergência são ambientes desafiadores, únicos, em constante mudança, caracterizados pela sua complexidade e diversidade, colocando os profissionais de saúde em maior risco de respostas ao stress relacionado com o trabalho, tornando-os mais vulneráveis à Fadiga por Compaixão (Carneiro et al., 2024). Esta caracteriza-se por um estado de exaustão biológica, psicológica e social, sendo uma consequência do processo de cuidar, podendo estar negativamente correlacionado com a satisfação do trabalhador e a segurança do doente (Carneiro et al., 2024). O presente estudo, integrado no Projeto multicêntrico Health Work International Project (Escola Superior de Enfermagem do Porto/Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde/ Rede de Investigação em Saúde), teve como objetivos identificar os níveis de Fadiga por compaixão dos profissionais de Serviços de Urgência, caracterizar a Cultura de segurança do doente na perspetiva dos profissionais de Serviços de Urgência, identificar a relação da Fadiga por compaixão e da Cultura de segurança do doente com as variáveis sociodemográficas e profissionais e analisar a relação entre a Fadiga por compaixão e a Cultura de segurança do doente. Para isso desenvolveu-se um estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal. Para a recolha de dados, aplicou-se um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional, a Professional Quality of Life Scale 5 (Satmm, 2010; Carvalho & Sá, 2011) e o Hospital Survey on Patient Safety Culture (Sorra & Nieva, 2004; Eiras et al., 2014). Optou-se por uma amostra de conveniência, tendo participado no estudo 172 profissionais de Serviços de Urgência de um hospital do centro de Portugal. Dos resultados obtidos salienta-se: os profissionais revelaram valores moderados de Satisfação por compaixão e de Fadiga por compaixão; esta foi influenciada pela prática de Atividades de lazer e pelo Local de trabalho. Verificou-se a necessidade de intervenção em todas as dimensões da Cultura de segurança do doente, sendo que a dimensão com maior percentagem média de respostas positivas foi o Trabalho em equipa e a que obteve um valor mais baixo foi a Resposta ao erro não punitiva. A Fadiga por compaixão revelou associações negativas com 11 dimensões da Cultura de segurança do doente. Assim, a segurança do profissional de saúde e do doente são domínios inseparáveis e conduzem a práticas interconectadas. É importante o envolvimento de todos os membros das organizações, realçando-se o papel do enfermeiro gestor, enquanto dinamizador do desenvolvimento profissional da sua equipa, assim como da qualidade e segurança dos cuidados prestados ao cidadão.
- Estratégias de prevenção do bullying: Um estudo com enfermeiros gestoresPublication . Moreira, Maria Isaura Pereira; Borges, ElisabeteAs condições de trabalho influenciam diretamente a saúde mental e o bem-estar dos profissionais, sendo os riscos psicossociais, como o bullying, um desafio crítico para a saúde dos trabalhadores e a sustentabilidade das organizações. O bullying, estudado em diversos contextos, é uma forma de violência que afeta particularmente o ambiente laboral. No setor da saúde, onde o stresse e a sobrecarga são elevados, o bullying resulta em graves consequências, como desgaste psicológico, diminuição do desempenho e deterioração das relações interpessoais, comprometendo tanto os indivíduos quanto as instituições. Nessa direção, objetivamos descrever as estratégias de prevenção do bullying conhecidas ou percecionadas por enfermeiros gestores de uma Unidade Local de Saúde da Região Norte de Portugal; descrever as estratégias para promover a prevenção do bullying implementadas pelos enfermeiros gestores e descrever como consideram os enfermeiros gestores de uma Unidade Local de Saúde da Região Norte de Portugal que as suas competências podem contribuir para ambientes profissionais saudáveis e seguros. Para a concretização dos objetivos, realizamos um estudo, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 enfermeiros gestores. A análise dos discursos revelou quatro categorias principais: perceção do bullying pelos enfermeiros gestores, estratégias de prevenção, competências dos enfermeiros gestores para promoção de ambientes saudáveis e seguros, e impactos do bullying na equipa de enfermagem. Os resultados evidenciam que os enfermeiros gestores reconhecem o bullying como um fenómeno complexo e subestimado, com impactos negativos na saúde mental dos profissionais e na qualidade dos cuidados prestados. Estratégias como liderança participativa, comunicação assertiva, formação contínua em gestão de conflitos e criação de uma cultura organizacional colaborativa são essenciais para a prevenção do bullying. Além disso, políticas preventivas, monitorização contínua do ambiente de trabalho e suporte às vítimas de bullying foram considerados cruciais para garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais. Considerando os resultados obtidos, destaca-se a necessidade de uma abordagem integrada e proativa na prevenção do bullying, que envolva a capacitação dos líderes, sensibilização dos profissionais e a criação de um ambiente de trabalho que valorize a comunicação positiva e o respeito mútuo. As implicações práticas sugerem a adoção de políticas de tolerância zero ao bullying e a implementação de programas contínuos de formação e apoio, fundamentais para assegurar a satisfação e o bem-estar dos profissionais de enfermagem, contribuindo para a excelência dos cuidados de saúde prestados.
- Jogo sério (serious games) para a capacitação dos enfermeiros sobre supervisão clínica de estudantes no contexto clínicoPublication . Silva, Raquel Emília Ferreira; Fernandes, CarlaIntrodução: A Supervisão Clínica em Enfermagem, surge como uma necessidade em contextos de prática clínica. O contributo do enfermeiro é fundamental na supervisão de estudantes com vista ao desenvolvimento de competências especificas direcionadas para a otimização da aprendizagem em contexto real. Nesta perspetiva, torna-se, portanto, essencial agilizar a capacitação dos enfermeiros para a supervisão clínica em estudantes. Entre as diversas estratégias educacionais na área da saúde, este estudo focou-se no desenvolvimento de um jogo sério, atualmente reconhecido como uma das estratégias de ensino-aprendizagem. Este estudo inseriu-se no âmbito do Projeto NursingGames. Objetivo: Desenvolver um protótipo de um jogo sério para a capacitação dos enfermeiros na supervisão clínica de estudantes de enfermagem. Metodologia: O percurso metodológico dividiu-se em duas fases: na fase 1 procedeu-se à elaboração do conteúdo do jogo, relacionado com a supervisão clínica de estudantes, e à validação desse conteúdo através de um estudo de e-Delphi modificado; na fase 2 consistiu em criar e testar o protótipo do jogo sério. Resultados: Na fase 1, o conteúdo do jogo foi validado por 36 peritos através do estudo e-Delphi modificado, que decorreu em duas rondas, obtendo-se um nível de consenso médio de 95,4% e estabilidade nas 128 perguntas de verdadeiro ou falso e de escolha múltipla que serviram de base para o conteúdo a inserir no protótipo do jogo sério. Na fase 2, foi criado o protótipo do jogo sério denominado “SUPERVISE”, que foi posteriormente testado e avaliado utilizando as escalas de SUS e SEGiNAS, além de perguntas de resposta livre aplicadas a 39 enfermeiros. A avaliação da usabilidade do “SUPERVISE”, utilizando a escala SUS, revelou boa usabilidade por parte dos enfermeiros, identificando também áreas de melhoria. Na avaliação do “SUPERVISE” como estratégia de ensino para os enfermeiros, utilizando a escala SEGiNAS, a média das respostas atingiu o valor de 4,2, indicando uma aceitação positiva, reconhecendo o protótipo do jogo sério como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem. Este foi destacado pelas suas capacidades lúdicas, reflexivas, didáticas, interativas e dinâmicas. Entre as sugestões de melhoria referidas, destacou-se a necessidade de melhorar o layout, a duração e a acessibilidade do jogo. Conclusão: O “SUPERVISE” foi considerado uma estratégia de ensino-aprendizagem inovadora e eficaz para a capacitação dos enfermeiros na supervisão clínica de estudantes. No entanto são necessários mais estudos para avaliar o seu impacto e escalabilidade a médio e a longo prazo.
- Cuidados de Enfermagem Neonatais: Uma Prática Baseada em EvidênciaPublication . Simões, Nadine Queirós; Reisinho, ConceiçãoO recém-nascido de risco é um recém-nascido que apresenta maior probabilidade de desenvolver complicações, seja devido a condições pré-natais, perinatais ou pós-natais. Estes requerem um acompanhamento contínuo e individualizado de forma a promover o seu crescimento e desenvolvimento e obter ganhos em saúde. Durante a realização do meu estágio na unidade de cuidados intensivos neonatais foi notória a importância da preparação do regresso a casa tem para estes recém-nascidos e sua família. A preparação do regresso a casa engloba a estabilidade fisiológica do recém-nascido de risco, a capacitação dos pais para prestação de cuidados, o planeamento do seu seguimento, a preparação dos cuidadores para gerir e lidar com o ambiente fora do hospital. O apoio emocional e educacional oferecido à família é vital, de modo a promover a confiança e reduzir a ansiedade em relação ao cuidado do recém-nascido em casa. Surge assim a necessidade de se estruturar o seu seguimento após o regresso a casa. Face à evolução científica e tecnológica que se observou nos últimos anos, é possível usar as tecnologias de informação e comunicação como uma estratégia complementar de seguimento do recém-nascido de risco no domicílio dados os benefícios e os ganhos em saúde que estas possibilitam. São consideradas como um meio de prestação de cuidados de baixo custo, flexível e potencializador da gestão dos recursos humanos e dos ganhos em saúde. Por conseguinte foi efetuada uma revisão da literatura sobre a consulta telefónica/videochamada de enfermagem enquanto estratégia de seguimento do recém-nascido de risco após o regresso a casa. Este relatório crítico-reflexivo foi elaborado no âmbito do 2ºAno do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, no módulo I e II de estágio de natureza profissional com relatório. Tem como tema: “Cuidados de Enfermagem Neonatais: Uma Prática Baseada em Evidência” por ter como objetivo explanar as competências adquiridas ao longo do estágio e o processo de revisão da literatura supracitado. A metodologia adotada para a elaboração do presente relatório foi a metodologia descritivo reflexiva. Os resultados obtidos na revisão da literatura efetuada permitem inferir que a consulta telefónica/videochamada de enfermagem é uma estratégia de seguimento complementar eficiente do recém-nascido de risco após o regresso a casa, potencializando os ganhos em saúde no que respeita a empoderamento e capacitação parental, a promoção do crescimento e desenvolvimento infantil, permitindo ainda a diminuição de recorrência ao serviço de urgência e do número de consultas de enfermagem presenciais.
- O significado atribuído a gravidez resultante de técnicas de procriação medicamente assistida - Relatório de Estágio de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área da Enfermagem de Saúde Materna e ObstétricaPublication . Castanheira, Joana Rita Alves; Cardoso, AlexandrinaO presente documento surge no âmbito da realização do estágio de natureza profissional, inserido no plano do segundo ciclo de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Escola Superior de Enfermagem do Porto, no qual se prevê a aquisição de um conjunto de competências especializadas enquanto futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e a apresentação de um relatório sujeito a apreciação e discussão pública com o propósito de obtenção de grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O estágio de natureza profissional, centrado nas áreas de cuidados à mulher/família na gravidez normal e com complicações, no trabalho de parto e parto, no puerpério, assim como ao recém-nascido saudável e de risco, permitiu, através das experiências clínicas concretizadas, o desenvolvimento e aquisição de competências no âmbito da conceção de cuidados através da recolha de dados, identificação de diagnósticos e implementação de intervenções de enfermagem especializadas, fundamentando toda a prática clínica baseada em evidência. No decorrer do estágio, em especial no contexto de gravidez com complicações, foi possível o contacto com diversas mulheres que recorreram às técnicas de procriação medicamente assistida. Ao observar a forma como estas relatavam a experiência da gravidez, surgiu a necessidade de aprofundar o conhecimento relativamente a esta temática. Com o intuito de dar resposta à necessidade mencionada, foi realizada uma revisão narrativa da literatura que procura compreender qual o significado atribuído à gravidez resultante das técnicas de procriação medicamente assistida, bem como qual o impacto do mesmo na transição vivenciada na gravidez, comparando com o significado atribuído à gravidez resultante de conceção espontânea.
- Famílias com pessoa idosa dependente: Avaliação e Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar - Projeto de Desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas na Área de Enfermagem de Saúde FamiliarPublication . Pinto, Michele de Fátima; Martins, TeresaO presente relatório reporta o percurso académico que esteve na base do desenvolvimento de competências de Enfermagem Especializada em Saúde Comunitária e Saúde Familiar. A sua elaboração contribuiu para uma reflexão crítica sobre o percurso realizado no Estágio de natureza profissional, desenvolvido numa Unidade de Saúde Familiar (USF) na região Norte, no período de entre novembro de 2022 e junho de 2023. O envelhecimento populacional, verificado a uma escala global, faz-se geralmente acompanhar de uma maior incidência de comorbilidades e de dependência no autocuidado. Os desafios familiares com um familiar idoso dependente podem impactar nas dinâmicas familiares e na gestão da saúde familiar. Privilegiado por uma relação de proximidade que abarca todo o ciclo vital da família, o Enfermeiro de saúde familiar, tendo a família como unidade de cuidados, é o profissional capaz de liderar os processos de intervenção necessários ao reequilíbrio da saúde familiar, intervindo, de forma eficaz na promoção e na recuperação do bem-estar da família, em situações complexas, podendo assim, constituir um elemento facilitador para processos de transição saudável. Assim, atendendo a um contexto de uma população inscrita de 26,4% de idosos na USF onde decorreu o estágio, o objetivo primordial foi o cuidado das famílias com pessoas idosas dependentes, visando intervir sistemicamente na reestruturação das suas dinâmicas para promover ganhos em saúde. A sensibilização da equipa de enfermagem para aprimorar a avaliação e intervenção familiar nas famílias com idosos dependentes, traduzida na melhoria da documentação de cuidados no âmbito da saúde familiar, fez também parte deste trabalho. Em consonância com as diretrizes da Ordem dos Enfermeiros, os objetivos estabelecidos foram: desenvolver competências comuns do enfermeiro especialista no cuidado de famílias com pessoa idosa dependente; desenvolver competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na área da saúde familiar, no cuidado de famílias com pessoas idosas dependentes. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF), fundamentado no Modelo de Calgary (Wright & Leahey, 2012), foi adotado como referencial teórico-operativo para conduzir as ações implementadas junto às famílias. Esta intervenção envolveu três famílias, destacando-se os diagnósticos “Papel do prestador de cuidados não adequado" e “Processo Familiar Disfuncional”. Os resultados evidenciaram evolução nos diagnósticos, traduzindo ganhos em saúde para as famílias, sensíveis à intervenção realizada. Concomitantemente, teve lugar uma ação de formação à equipa de enfermagem, resultando numa melhoria do processo de documentação dos cuidados prestados pela equipa no âmbito da "Saúde Familiar" às famílias com pessoas idosas dependentes.
- Ruído no Bloco Operatório – Intervenção Especializada de Enfermagem na Segurança e Qualidade dos Cuidados: Projeto de Desenvolvimento de Competências Clínicas especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação PerioperatóriaPublication . Pinto, Cátia Raquel da Costa; Machado, PauloO presente relatório, produzido durante o Estágio de Natureza Profissional – Módulo II, parte integrante do plano de estudos do segundo Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, regista, detalha e examina as atividades realizadas e o impacto da componente clínica no crescimento pessoal e profissional, ilustrando o percurso de desenvolvimento das competências comuns e específicas com vista à especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Perioperatória, tendo por base uma metodologia crítica, descritiva e reflexiva apoiada nos saberes teórico-práticos e nas competências adquiridas. O Estágio de Natureza Profissional teve lugar no Bloco Operatório Central e no Bloco Operatório Especialidades de uma instituição hospitalar portuguesa do norte, conferindo uma oportunidade para a aquisição de competências clínicas singulares e distintas da prática habitual, num ambiente de aplicação e intercâmbio de experiências e saberes. Foi dada uma atenção especial à segurança e qualidade dos cuidados, o que resultou no desenvolvimento do projeto “SilentCare”, focado na exposição ao ruído intraoperatório. Este projeto incluiu a realização de uma scoping review, contribuindo para o aumento do conhecimento baseado na melhor evidência acerca desta temática. O relatório apresenta ainda dois casos clínicos que exemplificam a tomada de decisão e a representação do conhecimento e da ação da enfermagem especializada em situações concretas de cuidados perioperatórios. O percurso deste estágio foi orientado pelo projeto individual de desenvolvimento de competências clínicas especializadas, criado durante o Estágio de Natureza Profissional – Módulo I, tendo sido fundamental para a aplicação integrada de conhecimentos e a aquisição das competências clínicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Perioperatória. As atividades do projeto “SilentCare” permitiram não só a obtenção de competências nesta área de especialidade e uma contribuição para a qualidade dos cuidados perioperatórios, com uma elevação da consciência cirúrgica, como também o desenvolvimento de competências de mestre em Enfermagem, através da investigação e da utilização constante de um pensamento crítico e reflexivo na prática e sobre a prática.