Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-13"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes da aceitação e utilização de dados governamentais abertos em Portugal: um estudo empíricoPublication . Rocha, Inês Filipa Fidalgo; Viseu, Clara Margarida Pisco; Larguinho, Maria Manuela CoelhoOs Dados Governamentais Abertos (DGA) integram uma iniciativa com o intuito de promover a transparência e a acessibilidade da informação. Este estudo consiste em analisar os determinantes da aceitação e utilização dos DGA entre os estudantes do ensino superior, em Portugal. Com este propósito, é possível compreender de que forma o governo pode melhorar as suas iniciativas e como os estudantes podem beneficiar destes dados, promovendo a sua produtividade académica, profissional e até pessoal. A análise baseou-se na intenção comportamental e no comportamento de uso real, utilizando construtos derivados da combinação dos modelos teóricos “Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia” e “Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean”. Foram considerados 12 construtos, medidos por 35 itens, com dados recolhidos através de um questionário aplicado a 389 estudantes do ensino superior. As relações entre as variáveis e as hipóteses formuladas foram testadas através da Modelação de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais, utilizando o RStudio e o SmartPLS. Os resultados suportaram nove hipóteses, revelando que os determinantes que influenciam a aceitação e utilização de DGA pelos estudantes são a Expectativa de Esforço, a Qualidade do Sistema, a Qualidade da Informação, a Qualidade do Serviço, que demonstraram ter um impacto positivo tanto na intenção de utilizar os DGA como no Comportamento de Uso. As Condições Facilitadoras revelaram-se significativas no que diz respeito ao uso efetivo dos DGA. Concluiu-se que, na integração dos dois modelos, as variáveis do modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean impactam mais significativamente na aceitação e utilização de DGA. Este estudo contribui para a literatura existente ao enfatizar o papel dos (portais de) DGA, auxiliando os estudantes a compreenderem a sua função e permitindo ao governo melhorar as suas infraestruturas de dados.
- O papel da saúde, satisfação e prazer sexual na saúde psicológica dos estudantes do ensino superiorPublication . Mateus, Filipa de Matos Ribeiro; Reis, Marta SofiaA saúde sexual constitui-se como parte integrante do bem-estar geral e psicológico dos indivíduos. A satisfação e o prazer sexual, em particular, têm sido associados a diversos indicadores de saúde psicológica, nomeadamente à ansiedade, depressão e stress. O presente estudo versa-se na investigação na relação dessas variáveis nos estudantes do ensino superior, uma vez que se configura como um grupo frequentemente exposto a diversos desafios. O objetivo deste estudo visa a compreensão da saúde sexual, a satisfação e o prazer sexual com a saúde psicológica de estudantes do ensino superior. Especificamente, procura-se avaliar de que forma essas variáveis impactam os sintomas de ansiedade, depressão e stress. A amostra constitui um total de 254 estudantes do ensino superior público e privado, tendo sido utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sobre Saúde Sexual e Comportamentos Sexuais, Escala de Prazer Sexual, Escala de Sensações Sexuais, Nova Escala de Satisfação Sexual, Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Os resultados demonstraram uma correlação significativa entre níveis mais elevados de satisfação e prazer sexual com uma menor prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Também foram encontradas diferenças significativas entre grupos de idade e sexo no que diz respeito à saúde sexual e psicológica. Os resultados encontrados evidenciam a importância de abordar a saúde sexual e a satisfação sexual no contexto da saúde psicológica dos estudantes do ensino superior, através de intervenções direcionadas para esse âmbito.
- Assessment of the viability of using Semiquant PSA quantification with SERATEC® SeraQuantTM as a confirmatory test for traces of semen in a forensic genetics laboratory : Idealization, development and validation of a methodPublication . Medeiros, Raquel; Silva, Alexandra Maia e; Ferreira, Paulo MiguelOs crimes sexuais representam uma grave violação dos direitos humanos e têm um impacto profundo nas vítimas e na sociedade. Eles correspondem a 10% dos crimes investigados pela Polícia Judiciária (PJ). Conforme especificado no Código Penal português (CP), os crimes de natureza sexual são distinguidos em dois grupos: crimes contra a liberdade sexual (artigos 163.º a 170.º) e crimes contra a autodeterminação sexual (artigos 171.º a 176.º-C). Ao realizar um exame forense de um crime sexual, o vestígio biológico mais importante a se procurar é o sémen. Este fluído é essencial nestes tipos de crimes, pois fornece uma prova incontestável de que um ato sexual foi cometido. Por esta razão, o Setor de Biologia (BBG) do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (LPC-PJ) tem investido em novos métodos e equipamentos para facilitar a identificação de sémen pelos peritos forenses. Neste trabalho, foi desenvolvido um método utilizando o instrumento SERATEC® SeraQuant Reader para os testes semi-quantitativos do Antígeno Prostático Específico (PSA). Para avaliar se este método poderia-se tornar um teste confirmatório, amostras de casos reais foram analisadas na fase de observação do fluxo de trabalho do BBG e os resultados obtidos nessa fase foram registados. Quarenta e oito amostras foram adquiridas de 25 exames de crimes sexuais e uma série de estudos de concordância foram realizados entre os resultados dos testes preliminares, o teste confirmatório e os perfis obtidos na análise de ácido desoxirribonucleico (ADN), com o objetivo de identificar possíveis relações. Além disso, o instrumento foi validado internamente realizando-se testes de sensibilidade, especificidade, reprodutibilidade e repetibilidade. Para as 48 amostras dos casos reais, os estudos de concordância demonstraram que, entre os valores de quantificação do PSA e os perfis da fração masculina (FM), cerca de 89% das amostras com alta concentração de PSA (acima de 4,1 ng/mL) estavam em concordância com o perfil de ADN obtido na FM (masculino ou mistura). Por outro lado, quase 87% das amostras que foram negativas para sémen apresentaram resultados positivos para PSA. Os resultados obtidos nos testes de sensibilidade, especificidade, reprodutibilidade e repetibilidade permitiram validar internamente o SeraQuant Reader.
- A importância do exercício físico na saúde mental nos estudantes do ensino superiorPublication . Luís, Carlos Daniel Barroso Miranda; Reis, Marta SofiaA relação positiva entre a saúde física e a saúde mental é cada vez mais reconhecida. Estudos comprovam que a prática regular de exercício físico é eficaz na redução de sintomas relacionados com a ansiedade e a depressão, no entanto existem muitas lacunas relativamente esta temática na realidade portuguesa no contexto do ensino superior. O presente estudo tem como objetivo proporcionar um melhor conhecimento sobre a influência do exercício físico na saúde mental, no contexto do ensino superior em Portugal, analisando a sua associação com fatores como a resiliência, depressão, ansiedade e stress. A amostra é constituída por 505 estudantes do ensino superior público e privado, e utilizaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência e escala de Ansiedade de Depressão e Stress. Observou-se uma associação positiva entre a prática de exercício físico e a resiliência, e associações negativas entre a prática de exercício com a ansiedade, depressão e stress. Verificou-se que 59,8% dos estudantes do ensino superior praticavam exercício físico e 40,2% não praticam, sendo os motivos predominantes para não praticar a falta de tempo, falta de motivação e não gostarem da prática. Os resultados encontrados alertam para a necessidade da criação de campanhas que promovam a prática de exercício físico no contexto do ensino superior, juntamente a programas de intervenção psicológica orientados para esta prática.
- A ansiedade e a sugestionabilidade na recuperação de informação em crianças de idade escolarPublication . Gaspar, Carina Fernandes; Soeiro, Cristina; Monteiro, SusanaEnquadramento: Na colaboração de testemunhas infantis com o sistema de justiça, as crianças são particularmente vulneráveis a enviesamentos, por parte da memória e sugestionabilidade, durante o seu testemunho. Além disso, a ansiedade pode influenciar significativamente a precisão dos seus relatos, dificultando a recuperação de informações de forma clara e credível. Objetivos: O objetivo desta investigação é estudar o impacto de variáveis como o nível de ansiedade em testemunhas de um evento e a sugestionabilidade associada à forma como a recuperação de informação desse evento é efetuada por um entrevistador, em crianças, num contexto não forense. Participantes: A amostra é composta por 40 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos (21 raparigas e 19 rapazes), provenientes de escolas com o 1º e o 2º ciclo de estudos (3º ao 6º de escolaridade). Método: Para avaliar o impacto da sugestionabilidade do entrevistador foi criado um protocolo de estudo que envolveu a realização de um vídeo de cerca de 2 minutos sobre o desaparecimento de um livro, a elaboração de dois guiões diferentes (entrevista cognitiva e standard) e uma grelha de análise das respostas com base em análise de conteúdo. Para a medição da ansiedade foi aplicado o State-Trait Anxiety Inventory for Children (STAIC). Resultados: As crianças do grupo da entrevista cognitiva exibiram menos erros associados à descrição da sala de aula/contexto, descrição física do professor e ao conteúdo do vídeo, comparativamente ao grupo da entrevista standard. As crianças do grupo da entrevista cognitiva deram também mais acertos em perguntas relativas à interrupção da aula e à professora ser acusada de roubo. O grupo das crianças com níveis mais elevados de ansiedade-traço apresentou menos erros na descrição da sala de aula/contexto, assim como mais acertos na pergunta relativa à interrupção da aula. As crianças do grupo com níveis mais elevados de ansiedade-estado, deram menos erros associados ao conteúdo do vídeo, bem como mais acertos na descrição da sala de aula e nos cenários imaginados pelo professor. Conclusão: As crianças com níveis mais elevados de ansiedade apresentaram um melhor desempenho. O tipo de entrevista influenciou a qualidade dos relatos das crianças, com a entrevista cognitiva a resultar em menos erros e mais acertos, demonstrando a sua eficácia na obtenção de relatos mais completos e credíveis.
- Análise de modificações intencionais em remanescentes esqueléticosPublication . Rapaz, Cristina Isabel Fuzeta; Antunes-Ferreira, Nathalie; Curate, José FranciscoOs remanescentes esqueléticos humanos são uma valiosa fonte de informação para entender as culturas e práticas sociais de povos pretéritos, podendo remeter a eventos de natureza religiosa, quotidiana ou histórica. A presente dissertação centra-se na análise de modificações intencionais em remanescentes esqueléticos de indivíduos com possíveis afinidades populacionais africanas, provenientes do adro da Capela do Espírito Santo, em Bucelas. Foi estimado o perfil biológico de 16 dos indivíduos e também o seu perfil patológico. Estudaram-se alterações corporais intencionais, através da observação de modificações morfológicas no esqueleto, que foram identificadas exclusivamente nos dentes em seis indivíduos desta amostra. As modificações identificadas podem ter tido realizadas devido a tradições culturais, estética, práticas sociais ou como um meio de identificação e identidade de tribal. Para além de contribuir para a compreensão histórica, social e cultural de grupos populacionais passados, também estabelece uma possível ligação com populações contemporâneas referidas em trabalhos etnográficos nas ex-colónias portuguesas e evidencia a relevância das modificações corporais intencionais como marcadores bioculturais precisos para a reconstrução das identidades e modos de vida das sociedades passadas, oferecendo novas perspetivas sobre diversidade e complexidade das culturas ao longo dos séculos. Atualmente, a presença de modificações intencionais no esqueleto e no corpo pode auxiliar na identificação de indivíduos em investigações criminais.
- Experiências adversas na infância e ansiedade na idade adulta : estudo comparativo entre vítimas e não vítimas de violência nas relações de intimidade na população francesaPublication . Bressy, Clara; Almeida, TelmaEnquadramento: As experiências adversas na infância (ACEs) referem-se a eventos traumáticos vividos pelas crianças (e.g., abusos, negligência ou ambientes familiares disfuncionais). Estas experiências podem causar consequências graves, nomeadamente mais distúrbios mentais e vitimização nas relações de intimidade. Objetivos: Verificar a relação entre as ACEs e a ansiedade na idade adulta, e comparar vítimas e não vítimas de violência nas relações de intimidade (VRI) no que se refere às ACEs e à ansiedade, e analisar as variáveis que têm impacto na ansiedade. Participantes: A amostra é composta por 411 adultos franceses com idades entre 18 e 82 anos. Desses, 220 (53.5%) foram vítimas de VRI. Método: Os participantes responderam a um protocolo online constituído por um questionário sociodemográfico, uma checklist de vitimação de VRI, o Adverse Childhood Experiences International Questionnaire e o Generalized Anxiety Disorder Questionnaire. Resultados: Em ambos os grupos, os nossos resultados mostram uma correlação positiva entre as ACEs e os sintomas de ansiedade na idade adulta. A exposição à violência doméstica e ao bullying durante a infância, assim como a vitimização por VRI na idade adulta, revelam-se fatores preditivos da ansiedade. As vítimas de VRI foram mais expostas às ACEs e apresentam níveis mais elevados de sintomas de ansiedade em comparação com as não-vítimas. O envelhecimento parece desempenhar um papel na diminuição da ansiedade. Conclusão: Este estudo destaca a relação entre as ACEs e a ansiedade, mostrando que as vítimas de VRI estão mais suscetíveis à vivência de ACEs e de apresentar mais sintomas de ansiedade. Seria pertinente, implementar programas de prevenção nas escolas para minimizar as consequências a longo prazo das ACEs.
- PERCEÇÃO DO IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PMES DO SETOR TÊXTIL PORTUGUÊS – ESTUDO EXPLORATÓRIOPublication . Meireles, Gustavo; Oliveira, AntónioO paradigma atual que envolve o universo empresarial e a inovação tecnológica está em constante mutação, o evoluir da ciência impacta cada vez mais as empresas de todas as escalas e o acesso a informação tem exigido um reajustamento constante por parte dos gestores. O presente estudo analisa a perceção do impacto da implementação de Inteligência Artificial (IA) nas pequenas e médias empresas (PMEs) do setor têxtil em Portugal. Num contexto de rápida evolução tecnológica, as organizações têxteis enfrentam desafios significativos e oportunidades decorrentes da adoção de soluções baseadas em IA. O objetivo central desta pesquisa é compreender como a IA está a remodelar as operações, estratégias e competitividade das empresas têxteis em solo português. O trabalho inicia-se com uma revisão da literatura sobre a interseção entre a IA e a indústria têxtil, destacando as principais tendências, ferramentas e aplicações relevantes. Posteriormente, realiza-se uma análise do panorama atual das empresas têxteis em Portugal, investigando a sua prontidão e disposição para adotar tecnologias baseadas em IA. Os resultados obtidos visam identificar os benefícios concretos da implementação da IA, bem como os desafios específicos enfrentados pelas empresas têxteis em Portugal. Este estudo contribui para a literatura ao oferecer insights sobre a transformação digital em curso no setor têxtil português e fornece recomendações práticas para gestores e decisores.
- Tendências do retalho: a tecnologia como ferramenta e transformação da experiência de compraPublication . Emer, Paula; Dias, RuiO setor de retalho está passando cada vez mais por transformações devido ao impacto das novas tecnologias, como inteligência artificial, realidade virtual, redes sociais e automação, transformando assim, a experiência de compra e a forma como as vendas são executadas. Por exemplo, a Inteligência Artificial tem sido muito utilizada para personalizar ofertas e automatizar o atendimento ao cliente, enquanto a Realidade Virtual proporciona uma experiência de compra imersiva, permitindo que os consumidores visualizem produtos antes da compra. Já as redes sociais e a automação, promovem a interação da marca com o cliente, podendo segmentar o público-alvo, localização e interesses de acordo com cada necessidade, além de fornecer um atendimento mais assertivo. Além disso, os pagamentos digitais e a integração omnichanel também têm transformado a experiência de compra, oferecendo mais flexibilidade e conveniência. Embora essas inovações ofereçam benefícios claros, elas também apresentam desafios, como a necessidade de altos investimentos em tecnologia, treinamento das equipas e preocupações com a privacidade das informações dos consumidores. A seguinte dissertação pretende analisar através de um estudo qualitativo, de que forma essas tecnologias interferem no retalho e na experiência final dos consumidores, além de entender quais as principais ferramentas disponíveis e quais as percepções dos consumidores em relação a elas. Após a análise das informações obtidas pelas respostas e no decorrer do trabalho, foi possível entender que grande parte dos consumidores são impactados de alguma forma pelas tecnologias, as quais tem total ligação com sua satisfação de experiência de compra, seja ela online ou física.
- O impacto da implementação da inteligência artificial e do customer relationship manager na performance comercial e organizacionalPublication . Veríssimo, Bruno; Dias, RuiEsta Dissertação de mestrado procura investigar o impacto da implementação da Inteligência Artificial (IA) no Customer Relationship Management (CRM) e suas implicações na performance comercial e organizacional. A evolução tecnológica das últimas décadas transformou significativamente diversos setores da economia, destacando-se a IA e os sistemas de CRM, como ferramentas essenciais para aumentar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. A IA, com as suas capacidades de aprendizagem automática, processamento de linguagem natural e automação inteligente, oferece novas possibilidades de personalização, previsão de tendências e automação de processos repetitivos. Por outro lado, os sistemas de CRM evoluíram para plataformas integradas que facilitam a gestão do relacionamento com os clientes de forma mais eficaz e estratégica. Este estudo analisa como é que a integração daquelas tecnologias pode não apenas aumentar a eficiência operacional, mas também proporcionar uma experiência de cliente mais personalizada e satisfatória. No contexto empresarial atual, onde a competição é intensa e as expectativas dos clientes estão em constante evolução, a capacidade de utilizar essas tecnologias de maneira eficaz pode ser um diferencial significativo para as organizações. A dissertação aborda a evolução do marketing relacional e a importância da centralidade no cliente, explorando a interação entre IA e CRM. A metodologia inclui uma revisão de literatura abrangente e a aplicação de questionários para obter dados sobre a perceção e o impacto dessas tecnologias nas empresas. Os resultados deste estudo mostram que a adoção de sistemas de IA e CRM estão correlacionados de forma positiva com melhores desempenhos comerciais.
