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A importância do exercício físico na saúde mental nos estudantes do ensino superior

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Abstract(s)

A relação positiva entre a saúde física e a saúde mental é cada vez mais reconhecida. Estudos comprovam que a prática regular de exercício físico é eficaz na redução de sintomas relacionados com a ansiedade e a depressão, no entanto existem muitas lacunas relativamente esta temática na realidade portuguesa no contexto do ensino superior. O presente estudo tem como objetivo proporcionar um melhor conhecimento sobre a influência do exercício físico na saúde mental, no contexto do ensino superior em Portugal, analisando a sua associação com fatores como a resiliência, depressão, ansiedade e stress. A amostra é constituída por 505 estudantes do ensino superior público e privado, e utilizaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência e escala de Ansiedade de Depressão e Stress. Observou-se uma associação positiva entre a prática de exercício físico e a resiliência, e associações negativas entre a prática de exercício com a ansiedade, depressão e stress. Verificou-se que 59,8% dos estudantes do ensino superior praticavam exercício físico e 40,2% não praticam, sendo os motivos predominantes para não praticar a falta de tempo, falta de motivação e não gostarem da prática. Os resultados encontrados alertam para a necessidade da criação de campanhas que promovam a prática de exercício físico no contexto do ensino superior, juntamente a programas de intervenção psicológica orientados para esta prática.
The positive relationship between physical health and mental health is increasingly recognized. Studies have shown that regular physical exercise is effective in reducing symptoms related to anxiety and depression, however, there are many gaps regarding this topic in the Portuguese context, particularly in higher education. The present study aims to provide a better understanding of the influence of physical exercise on mental health within the context of higher education in Portugal, analyzing its association with factors such as resilience, depression, anxiety, and stress. The sample consists of 505 students from public and private higher education institutions, and the following instruments were used: the Resilience Scale and the Depression, Anxiety, and Stress Scale. Positive associations were found between physical exercise and resilience, as well as negative associations with anxiety, depression, and stress. It was observed that 59.8% of higher education students engaged in physical exercise, while 40.2% did not, with the predominant reasons for not exercising being lack of time, lack of motivation, and disinterest in physical activity. The findings highlight the need for campaigns that promote physical exercise within the context of higher education, alongside psychological intervention programs focused on this practice.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Exercício físico Saúde mental Estudantes do ensino superior Resiliência Ansiedade Depressão Stress

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