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Determinantes da aceitação e utilização de dados governamentais abertos em Portugal: um estudo empírico

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Os Dados Governamentais Abertos (DGA) integram uma iniciativa com o intuito de promover a transparência e a acessibilidade da informação. Este estudo consiste em analisar os determinantes da aceitação e utilização dos DGA entre os estudantes do ensino superior, em Portugal. Com este propósito, é possível compreender de que forma o governo pode melhorar as suas iniciativas e como os estudantes podem beneficiar destes dados, promovendo a sua produtividade académica, profissional e até pessoal. A análise baseou-se na intenção comportamental e no comportamento de uso real, utilizando construtos derivados da combinação dos modelos teóricos “Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia” e “Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean”. Foram considerados 12 construtos, medidos por 35 itens, com dados recolhidos através de um questionário aplicado a 389 estudantes do ensino superior. As relações entre as variáveis e as hipóteses formuladas foram testadas através da Modelação de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais, utilizando o RStudio e o SmartPLS. Os resultados suportaram nove hipóteses, revelando que os determinantes que influenciam a aceitação e utilização de DGA pelos estudantes são a Expectativa de Esforço, a Qualidade do Sistema, a Qualidade da Informação, a Qualidade do Serviço, que demonstraram ter um impacto positivo tanto na intenção de utilizar os DGA como no Comportamento de Uso. As Condições Facilitadoras revelaram-se significativas no que diz respeito ao uso efetivo dos DGA. Concluiu-se que, na integração dos dois modelos, as variáveis do modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean impactam mais significativamente na aceitação e utilização de DGA. Este estudo contribui para a literatura existente ao enfatizar o papel dos (portais de) DGA, auxiliando os estudantes a compreenderem a sua função e permitindo ao governo melhorar as suas infraestruturas de dados.

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Dados governamentais abertos UTAUT DeLone McLean PLS-SEM Intenção comportamental Comportamento de uso

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