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Authors
Abstract(s)
Os Dados Governamentais Abertos (DGA) integram uma iniciativa com o intuito de
promover a transparência e a acessibilidade da informação. Este estudo consiste em analisar
os determinantes da aceitação e utilização dos DGA entre os estudantes do ensino superior,
em Portugal. Com este propósito, é possível compreender de que forma o governo pode
melhorar as suas iniciativas e como os estudantes podem beneficiar destes dados,
promovendo a sua produtividade académica, profissional e até pessoal.
A análise baseou-se na intenção comportamental e no comportamento de uso real, utilizando
construtos derivados da combinação dos modelos teóricos “Teoria Unificada de Aceitação e
Uso de Tecnologia” e “Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e
McLean”. Foram considerados 12 construtos, medidos por 35 itens, com dados recolhidos
através de um questionário aplicado a 389 estudantes do ensino superior. As relações entre
as variáveis e as hipóteses formuladas foram testadas através da Modelação de Equações
Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais, utilizando o RStudio e o SmartPLS.
Os resultados suportaram nove hipóteses, revelando que os determinantes que influenciam
a aceitação e utilização de DGA pelos estudantes são a Expectativa de Esforço, a Qualidade
do Sistema, a Qualidade da Informação, a Qualidade do Serviço, que demonstraram ter um
impacto positivo tanto na intenção de utilizar os DGA como no Comportamento de Uso. As
Condições Facilitadoras revelaram-se significativas no que diz respeito ao uso efetivo dos
DGA. Concluiu-se que, na integração dos dois modelos, as variáveis do modelo de Sucesso
dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean impactam mais significativamente na
aceitação e utilização de DGA.
Este estudo contribui para a literatura existente ao enfatizar o papel dos (portais de) DGA,
auxiliando os estudantes a compreenderem a sua função e permitindo ao governo melhorar
as suas infraestruturas de dados.
Description
Keywords
Dados governamentais abertos UTAUT DeLone McLean PLS-SEM Intenção comportamental Comportamento de uso