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Determinantes da aceitação e utilização de dados governamentais abertos em Portugal: um estudo empírico
dc.contributor.advisor | Viseu, Clara Margarida Pisco; Larguinho, Maria Manuela Coelho | |
dc.contributor.author | Rocha, Inês Filipa Fidalgo | |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T19:20:05Z | |
dc.date.embargo | 2026-12-14 | |
dc.date.issued | 2024-12-13 | |
dc.description.abstract | Os Dados Governamentais Abertos (DGA) integram uma iniciativa com o intuito de promover a transparência e a acessibilidade da informação. Este estudo consiste em analisar os determinantes da aceitação e utilização dos DGA entre os estudantes do ensino superior, em Portugal. Com este propósito, é possível compreender de que forma o governo pode melhorar as suas iniciativas e como os estudantes podem beneficiar destes dados, promovendo a sua produtividade académica, profissional e até pessoal. A análise baseou-se na intenção comportamental e no comportamento de uso real, utilizando construtos derivados da combinação dos modelos teóricos “Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia” e “Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean”. Foram considerados 12 construtos, medidos por 35 itens, com dados recolhidos através de um questionário aplicado a 389 estudantes do ensino superior. As relações entre as variáveis e as hipóteses formuladas foram testadas através da Modelação de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais, utilizando o RStudio e o SmartPLS. Os resultados suportaram nove hipóteses, revelando que os determinantes que influenciam a aceitação e utilização de DGA pelos estudantes são a Expectativa de Esforço, a Qualidade do Sistema, a Qualidade da Informação, a Qualidade do Serviço, que demonstraram ter um impacto positivo tanto na intenção de utilizar os DGA como no Comportamento de Uso. As Condições Facilitadoras revelaram-se significativas no que diz respeito ao uso efetivo dos DGA. Concluiu-se que, na integração dos dois modelos, as variáveis do modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean impactam mais significativamente na aceitação e utilização de DGA. Este estudo contribui para a literatura existente ao enfatizar o papel dos (portais de) DGA, auxiliando os estudantes a compreenderem a sua função e permitindo ao governo melhorar as suas infraestruturas de dados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203811100 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53902 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Dados governamentais abertos | pt_PT |
dc.subject | UTAUT | pt_PT |
dc.subject | DeLone | pt_PT |
dc.subject | McLean | pt_PT |
dc.subject | PLS-SEM | pt_PT |
dc.subject | Intenção comportamental | pt_PT |
dc.subject | Comportamento de uso | pt_PT |
dc.title | Determinantes da aceitação e utilização de dados governamentais abertos em Portugal: um estudo empírico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.embargofct | Trabalho sujeito a publicação de artigo científico | pt_PT |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra |