Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-17"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre o comportamento do consumidor religiosoPublication . Marçalo, Joana Patrícia Lé; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Alturas, Bráulio Alexandre BarreiraSendo Portugal um país maioritariamente religioso, especificamente de tradição católica, torna-se importante realizar um estudo para saber quem são os consumidores religiosos e quais as suas necessidades. No largo espectro da temática do consumo religioso, é assim necessário compreender como a religião impacta os comportamentos de consumo e, com maior especificidade conhecer o comportamento destes consumidores nos seus momentos de lazer que envolvem atividades religiosas e espirituais. Com efeitos as viagens por motivos religiosos, e em especial as peregrinações e os retiros, ocupam um ligar relevante para os consumidores religiosos e, por consequência, no âmbito económico do turismo religioso. Assim, o principal objetivo do presente estudo, concentra-se na análise do comportamento do consumidor, especificamente nas suas escolhas de locais para viver experiências religiosas e espirituais, e como usufrui das mesmas. Foram realizadas online sete entrevistas individuais a consumidores religiosos, com questões sociodemográficas e questões estruturadas de resposta aberta. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, para a recolha de informação e dados primários. Conclui-se que, e no contexto de experiências religiosas e espirituais, os consumidores religiosos procuram o silêncio e o refúgio do quotidiano, privilegiando onde se possam concentrar na comunicação espiritual com Deus.
- Impacto da cultura de inovação na criação da vantagem competitiva nas organizaçõesPublication . Lopes, Elias Salvador Andrade; Marques, João Paulo de Moura Martins CoelhoEsta investigação analisa o impacto da cultura de inovação na criação da vantagem competitiva nas organizações. A investigação centrou-se em determinar o impacto dos determinantes da cultura de inovação, tais como: a liderança comprometida com a inovação, a capacidade de adaptação ágil às mudanças, a promoção da aprendizagem contínua, a partilha de conhecimento, a criatividade e a geração de ideias e a medição gestão dos indicadores da inovação na criação e manutenção de vantagens competitivas. Além de recorrer ao modelo de vantagem competitiva de Bowman e Faulkner, que identifica oito posições estratégicas simplificadas em três estratégias competitivas: inovação e desenvolvimento, custo e eficiência, e o relacionamento e serviço, esta investigação foi alicerçada numa abordagem empírica, baseada em dados recolhidos de 46 empresas tecnológicas situadas no distrito de Coimbra, Portugal, utilizando modelos de regressão para testar as hipóteses formuladas. Os resultados evidenciaram que determinantes como a liderança comprometida com a inovação, a adaptação ágil às mudanças, a promoção da aprendizagem contínua, o estímulo à criatividade e à geração de ideias, bem como a medição e gestão eficaz dos indicadores de inovação, são fundamentais para a criação e manutenção da vantagem competitiva. Com exceção da partilha de conhecimento, que não demonstrou um impacto significativo na relação analisada. Embora o ambiente organizacional, os recursos disponíveis e a eficácia dos sistemas de medição e gestão de desempenho sejam fatores relevantes, estes não moderam de forma significativa a relação entre os determinantes da cultura de inovação e a criação e manutenção de vantagens competitivas, sendo necessária uma abordagem mais abrangente e que inclua outros elementos para reforçar essa relação.
- Relatório de estágio: marketing digital na empresa PhysioGo Fisioterapia e Bem Estar LdaPublication . Lucas, Filipa Raquel Martins; Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoO relatório de estágio centra-se no estágio curricular, realizado na empresa PhysioGo – Fisioterapia e Bem-Estar, Lda., com o principal objetivo de aprender e aperfeiçoar os métodos de marketing digital utilizados pela empresa. Mostra ser um tema de bastante interesse, que se deve ao crescente uso da internet por parte dos consumidores, tornando-se vital que se invista da melhor forma nas estratégias de marketing digital. Este relatório de estágio irá recorrer a uma extensa revisão de literatura sobre temáticas que envolvem o marketing digital e o inbound marketing, a fim de tratar de uma forma mais clara as ideias e as atividades exercidas durante o estágio, que serão abordadas, juntamente com o desenvolvimento de tópicos e detalhes sobre o estágio, na parte prática do presente trabalho.
- Intentions to Use Mobile Food Delivery Application: A Theory of Planned Behavior and Technology Acceptance Model ApproachesPublication . Makhlouf, Asma; Mouloudj, KamelThis study investigates the factors influencing Algerian customers' intention to use food delivery applications. Drawing on the theory of planned behavior and the technology acceptance model, the research employs a quantitative approach using a sample of 213 participants with prior experience in ordering food via food delivery applications. The findings indicate that attitude, subjective norms, and perceived usefulness positively and significantly influence food delivery applications usage intention, while perceived ease of use does not have a significant effect. This study is, to the best of the authors' knowledge, the first to explore these factors in the Algerian context. The study contributes to the literature by providing insights into consumer behavior in emerging markets and offers practical recommendations for food delivery service providers to enhance user engagement, improve service offerings, and drive adoption. These findings are particularly relevant for companies looking to navigate the evolving landscape of digital commerce in Algeria and similar emerging markets.
- Debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgênciaPublication . Correia Rocha, André; Sales, LeilaO presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, surge no seguimento da conclusão do mestrado e especialidade, de forma a analisar todo o meu percurso enquanto estudante na aquisição e no desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. O meu percurso iniciou-se nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, realizadas na escola, tendo estas sido a base para o cumprimento dos três ensinos clínicos realizados de dezembro a julho do presente ano, tendo os mesmos decorrido da forma cronológica em que são apresentados: Viatura Médica de Emergência e Reanimação, Serviço de Urgência Geral Polivalente e Unidade de Cuidados Intensivos. Utilizei como base teórica o Modelo de Qualidade-Cuidado de Joanne Duffy, tendo prestado cuidados como foco na segurança e na constante promoção e melhoria dos cuidados de Enfermagem. Considerando que os cuidados de Enfermagem vão muito além daquilo que é a prática concreta, torna-se necessário prestar mais atenção a muitos fatores e competências não técnicas, sendo estes pontos-chave na prestação de cuidados seguros e de qualidade. Com base no descrito anteriormente, desenvolvi para cada contexto de ensino clínico um plano de projeto sobre a realização de debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgência. Através da aplicação de debriefing estruturado, constatei que este representa desenvolvimento pessoal e profissional para as equipas de saúde, sendo deste modo um fator indispensável para a segurança, promoção e melhoria contínua dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica e sua família.
- Disfunções da tiroide e o seu impacto em pacientes com Diabetes mellitusPublication . Lopes, Filipa Santos; Almeida, Rui Miguel Lourenço Rocha deIntrodução: As disfunções da tiroide influenciam significativamente a saúde metabólica, especialmente em doentes com diabetes mellitus. A co-existência destas patologias é comum e tem importantes implicações clínicas. A interação entre estas doenças é intrincada, pois as disfunções tiroidianas podem afetar o controlo glicémico, enquanto o estado glicémico pode também influenciar a função da tiroide. Objetivos: Este estudo teve como principal objetivo realizar uma revisão narrativa sobre as disfunções da tiroide e o seu impacto em pacientes com diabetes mellitus. Métodos: A investigação baseou-se numa revisão narrativa de estudos científicos publicados nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Google Scholar. Foram incluídos artigos que analisaram a relação entre disfunções da tiroide e o seu impacto em doentes com diabetes mellitus, bem como artigos que discutiram o efeito do tratamento das disfunções tiroidianas no controlo glicémico. A pesquisa recaiu em estudos envolvendo doentes adultos diagnosticados com diabetes mellitus e distúrbios da tiroide, analisando o impacto do tratamento destes últimos nos níveis de glucose no sangue e na hemoglobina glicada A1c (HbA1c), que constitui um marcador do índice glicémico médio. Resultados: Os estudos analisados indicaram uma associação clara entre as disfunções tiroidianas e o controlo da diabetes mellitus, evidenciando o impacto do hipotiroidismo e do hipertiroidismo no metabolismo da glucose. O hipotiroidismo, caracterizado pela redução da função tiroidiana, foi frequentemente associado a uma maior resistência à insulina, dificultando o controlo glicémico em doentes com diabetes tipo 2. O hipertiroidismo, por outro lado, pode aumentar a degradação de insulina e acelerar o metabolismo da glucose, dificultando o controlo glicémico em doentes com diabetes tipo 1 e tipo 2. Conclusão: O diagnóstico atempado e o tratamento adequado das disfunções da tiroide em doentes com diabetes mellitus são essenciais para melhorar o controlo glicémico e minorar o risco de complicações.
- Nanotechnology applications in drug delivery and clinical diagnosticsPublication . Sdiri, Yosra; Pinto, Ana Isabel FernandesThe following work focuses on the potential of nanoparticle-based strategies to transform healthcare, namely in drug delivery and clinical diagnosis. Additionally, it investigates the design and use of nanomaterials in such applications. A variety of nanocarriers, such as inorganic nanoparticles like silica, iron oxide, and gold, and polymeric nanoparticles including polymersomes, dendrimers, and nanogels, which contribute to the enhancement of to the drug delivery techniques, are described. The potential of lipid-based nanomaterials, such as liposomes, niosomes, and solid lipid nanoparticles, to improve drug bioavailability and targeting effectiveness is also discussed. Nano-based biomedical technologies, such as monitoring systems and nanobiosensors, demonstrate improvements in precision diagnostics and real-time patient monitoring in the diagnostic field. Focus is placed on the use of nanoparticles in cancer treatment, emphasizing their efficacy in targeted therapy and in theragnostic applications, which combine therapeutic and diagnostic properties. The monography also emphasizes on the optimization techniques for the safety and effectiveness of nanoparticles, namely increased drug loading capacity, targeted delivery, and biocompatibility. Lastly, the challenges and potential prospects of nanotechnology in healthcare are examined, considering both the revolutionary possibilities and the obstacles that must be removed for wider clinical application.
- Condicionantes da Transição para Cuidados Paliativos das Pessoas com ELA e seus Familiares: Perspetiva dos EnfermeirosPublication . Matos, TamáraEnquadramento: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara, neurodegenerativa, progressiva e incurável, que impõe desafios complexos aos doentes e suas famílias. Desde o diagnóstico, necessitam de acompanhamento especializado - os Cuidados Paliativos (CP). A referenciação para estes cuidados é frequentemente tardia, especialmente em contextos não oncológicos. Esta referenciação marca um evento crítico de transição, pelo que a Teoria das Transições de Afaf Meleis serviu como enquadramento conceitual deste estudo. O enfermeiro, como agente facilitador das transições, deve conhecer e compreender que condicionantes possam estar envolvidos. A identificação precoce e continua destes permitirá desenvolver intervenções terapêuticas adequadas a estas pessoas e seus cuidadores, de forma a promover uma transição saudável. Objetivo: Explorar a perspetiva dos enfermeiros peritos em CP sobre os condicionantes da transição situacional das pessoas com ELA e seus familiares para os CP. Metodologia: Metodologia qualitativa, com recurso à técnica focus group para recolha de dados. Realizada uma discussão planeada e desenhada, via videoconferência, a um grupo de 10 enfermeiros peritos na área de CP. Os dados recolhidos foram submetidos à análise de conteúdo, tendo por base o referencial teórico de Afaf Meleis, a Teoria das Transições. Resultados: Identificaram-se condicionantes pessoais, da comunidade e da sociedade. Estes condicionantes podem ser facilitadores ou inibidores desta transição. Os Condicionantes Pessoais incluem a Resistência à Referenciação, Conhecimento, Assunção de Novos Papéis e Doença. Condicionantes da Comunidade compreendem os Apoios Comunitários e Sociais e Conhecimento. Condicionantes da Sociedade envolvem Resistência à Referenciação, Sistema e Profissionais de Saúde, Apoios Comunitários e Socais e Conhecimento. Conclusões: A evidência existente, constata que a maioria desses condicionantes são transversais a todas as pessoas que vivenciam esta transição para os CP. Desde modo, o papel do enfermeiro é crucial. Estes ao reconhecerem e identificarem estes condicionantes vai permitir, mais eficazmente, o desenvolvimento de intervenções terapêuticas personalizadas e adequadas a esta e outras populações, no sentido de uma transição saudável para os CP que, por sua vez, vai facilitar a elaboração de um plano de cuidados holístico, centrado nas necessidades individuais, contribuindo para uma prestação de cuidados de enfermagem especializados, de excelência.
- Estratégias de coping dos enfermeiros perante a morte em cuidados paliativosPublication . Ferreira, AndresaA morte do doente afeta os enfermeiros a nível emocional, físico e profissional, constituindo-se como um dos maiores desafios da sua prática clínica. A forma como cada um encara a morte é uma experiência pessoal e a utilização de estratégias de coping ajuda os profissionais a lidarem com esta situação. Partindo da questão de investigação “Quais as estratégias de coping dos enfermeiros perante a morte em Cuidados Paliativos?”, o objetivo do presente estudo é mapear as estratégias de coping dos enfermeiros perante a morte em Cuidados Paliativos. Para isso, realizou-se uma Scoping Review, orientada pelas guidelines do Instituto Joanna Briggs e pelo PRISMA-ScR. A pesquisa foi efetuada em bases de dados científicas, repositórios científicos e listas de referências. Foram aceites estudos publicados e não publicados, sem restrição temporal, nem de idioma, que descrevessem as estratégias de coping dos enfermeiros perante a morte da pessoa adulta em situação paliativa, em contexto de internamento, de acordo com a população, conceito e contexto. Os dados foram extraídos através de um instrumento desenvolvido pelos investigadores. A apresentação dos resultados foi realizada em formato narrativo e com recurso a tabelas e representações gráficas. Na Scoping Review, foram incluídos 11 estudos. Identificaram-se as mais variadas estratégias de coping, as quais foram divididas em “Estratégias de coping focadas na emoção” e “Estratégias de coping focadas no problema”, conforme a Teoria de Folkman e Lazarus. A utilização de estratégias de coping para lidar com a morte dos doentes em CP é uma realidade, destacando-se como essencial para promover a saúde emocional dos enfermeiros, diminuir o risco de stress e burnout, aumentar a satisfação no trabalho e, consequentemente, melhorar os cuidados aos doentes em fim de vida e às suas famílias.
- O papel da telemetria na monitorização e manutenção de UPACs para uma melhor eficiência energéticaPublication . Lopes, Rúben André Vieira; Lopes, Fernando José Pimentel; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino daAo longo das últimas décadas, as redes de telecomunicações têm vindo a sofrer uma evolução significativa no sentido de permitirem uma maior quantidade de dispositivos interligados na rede e maiores velocidades de comunicação. Associado a essa evolução, surge a evolução das smart grids, criando-se redes inteligentes, com uma grande flexibilidade e mais eficientes do ponto de vista energético. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo explicar, numa primeira instância, as tecnologias e protocolos de comunicação utilizados entre dispositivos, fazendo os dados chegar de ponta a ponta. Numa segunda instância, clarifica a metodologia de instalações fotovoltaicas atualmente em uso, com alguns exemplos de unidades de produção para autoconsumo, com os desafios superados e com as lições retidas, desde instalações de 60kWn até unidades de produção de 975kWn. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto conta com a implementação de duas aplicações de software, recorrendo à linguagem de programação Python, que permitem analisar e trabalhar os dados para chegarem de forma correta ao servidor de monitorização. Pretende-se sempre que, após efetuada uma instalação, os dados recolhidos possam ser utilizados não só para monitorização das instalações como também servirem como indicativos de operações de engenharia e manutenção. Todas as tecnologias e protocolos de comunicação quando combinados contribuem para uma maior e melhor eficiência energética.
