Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um estudo sobre o comportamento do consumidor religioso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Joana_Marçalo.pdf1.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Sendo Portugal um país maioritariamente religioso, especificamente de tradição católica, torna-se importante realizar um estudo para saber quem são os consumidores religiosos e quais as suas necessidades. No largo espectro da temática do consumo religioso, é assim necessário compreender como a religião impacta os comportamentos de consumo e, com maior especificidade conhecer o comportamento destes consumidores nos seus momentos de lazer que envolvem atividades religiosas e espirituais. Com efeitos as viagens por motivos religiosos, e em especial as peregrinações e os retiros, ocupam um ligar relevante para os consumidores religiosos e, por consequência, no âmbito económico do turismo religioso. Assim, o principal objetivo do presente estudo, concentra-se na análise do comportamento do consumidor, especificamente nas suas escolhas de locais para viver experiências religiosas e espirituais, e como usufrui das mesmas. Foram realizadas online sete entrevistas individuais a consumidores religiosos, com questões sociodemográficas e questões estruturadas de resposta aberta. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, para a recolha de informação e dados primários. Conclui-se que, e no contexto de experiências religiosas e espirituais, os consumidores religiosos procuram o silêncio e o refúgio do quotidiano, privilegiando onde se possam concentrar na comunicação espiritual com Deus.

Description

Keywords

Marketing religioso Consumidores Religião

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License