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Authors
Abstract(s)
Sendo Portugal um país maioritariamente religioso, especificamente de tradição católica,
torna-se importante realizar um estudo para saber quem são os consumidores religiosos e
quais as suas necessidades. No largo espectro da temática do consumo religioso, é assim
necessário compreender como a religião impacta os comportamentos de consumo e, com
maior especificidade conhecer o comportamento destes consumidores nos seus momentos
de lazer que envolvem atividades religiosas e espirituais. Com efeitos as viagens por
motivos religiosos, e em especial as peregrinações e os retiros, ocupam um ligar relevante
para os consumidores religiosos e, por consequência, no âmbito económico do turismo
religioso.
Assim, o principal objetivo do presente estudo, concentra-se na análise do
comportamento do consumidor, especificamente nas suas escolhas de locais para viver
experiências religiosas e espirituais, e como usufrui das mesmas.
Foram realizadas online sete entrevistas individuais a consumidores religiosos, com
questões sociodemográficas e questões estruturadas de resposta aberta. Foi utilizada uma
metodologia qualitativa, para a recolha de informação e dados primários.
Conclui-se que, e no contexto de experiências religiosas e espirituais, os consumidores
religiosos procuram o silêncio e o refúgio do quotidiano, privilegiando onde se possam
concentrar na comunicação espiritual com Deus.
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Keywords
Marketing religioso Consumidores Religião