| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação analisa o impacto da cultura de inovação na criação da vantagem
competitiva nas organizações. A investigação centrou-se em determinar o impacto dos
determinantes da cultura de inovação, tais como: a liderança comprometida com a
inovação, a capacidade de adaptação ágil às mudanças, a promoção da aprendizagem
contínua, a partilha de conhecimento, a criatividade e a geração de ideias e a medição
gestão dos indicadores da inovação na criação e manutenção de vantagens competitivas.
Além de recorrer ao modelo de vantagem competitiva de Bowman e Faulkner, que
identifica oito posições estratégicas simplificadas em três estratégias competitivas:
inovação e desenvolvimento, custo e eficiência, e o relacionamento e serviço, esta
investigação foi alicerçada numa abordagem empírica, baseada em dados recolhidos de
46 empresas tecnológicas situadas no distrito de Coimbra, Portugal, utilizando modelos
de regressão para testar as hipóteses formuladas.
Os resultados evidenciaram que determinantes como a liderança comprometida com
a inovação, a adaptação ágil às mudanças, a promoção da aprendizagem contínua, o
estímulo à criatividade e à geração de ideias, bem como a medição e gestão eficaz dos
indicadores de inovação, são fundamentais para a criação e manutenção da vantagem
competitiva. Com exceção da partilha de conhecimento, que não demonstrou um impacto
significativo na relação analisada.
Embora o ambiente organizacional, os recursos disponíveis e a eficácia dos sistemas
de medição e gestão de desempenho sejam fatores relevantes, estes não moderam de
forma significativa a relação entre os determinantes da cultura de inovação e a criação e
manutenção de vantagens competitivas, sendo necessária uma abordagem mais
abrangente e que inclua outros elementos para reforçar essa relação.
Description
Keywords
Cultura de inovação Vantagem competitiva Liderança comprometida com a inovação Adaptação ágil às mudanças Aprendizagem contínua Partilha de conhecimento Criatividade e geração de ideias Gestão dos indicadores da inovação
