Repository logo
 
Publication

Impacto da cultura de inovação na criação da vantagem competitiva nas organizações

dc.contributor.advisorMarques, João Paulo de Moura Martins Coelho
dc.contributor.authorLopes, Elias Salvador Andrade
dc.date.accessioned2025-01-13T10:47:11Z
dc.date.available2025-01-13T10:47:11Z
dc.date.issued2024-12-17
dc.description.abstractEsta investigação analisa o impacto da cultura de inovação na criação da vantagem competitiva nas organizações. A investigação centrou-se em determinar o impacto dos determinantes da cultura de inovação, tais como: a liderança comprometida com a inovação, a capacidade de adaptação ágil às mudanças, a promoção da aprendizagem contínua, a partilha de conhecimento, a criatividade e a geração de ideias e a medição gestão dos indicadores da inovação na criação e manutenção de vantagens competitivas. Além de recorrer ao modelo de vantagem competitiva de Bowman e Faulkner, que identifica oito posições estratégicas simplificadas em três estratégias competitivas: inovação e desenvolvimento, custo e eficiência, e o relacionamento e serviço, esta investigação foi alicerçada numa abordagem empírica, baseada em dados recolhidos de 46 empresas tecnológicas situadas no distrito de Coimbra, Portugal, utilizando modelos de regressão para testar as hipóteses formuladas. Os resultados evidenciaram que determinantes como a liderança comprometida com a inovação, a adaptação ágil às mudanças, a promoção da aprendizagem contínua, o estímulo à criatividade e à geração de ideias, bem como a medição e gestão eficaz dos indicadores de inovação, são fundamentais para a criação e manutenção da vantagem competitiva. Com exceção da partilha de conhecimento, que não demonstrou um impacto significativo na relação analisada. Embora o ambiente organizacional, os recursos disponíveis e a eficácia dos sistemas de medição e gestão de desempenho sejam fatores relevantes, estes não moderam de forma significativa a relação entre os determinantes da cultura de inovação e a criação e manutenção de vantagens competitivas, sendo necessária uma abordagem mais abrangente e que inclua outros elementos para reforçar essa relação.pt_PT
dc.identifier.tid203797280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53743
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura de inovaçãopt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectLiderança comprometida com a inovaçãopt_PT
dc.subjectAdaptação ágil às mudançaspt_PT
dc.subjectAprendizagem contínuapt_PT
dc.subjectPartilha de conhecimentopt_PT
dc.subjectCriatividade e geração de ideiaspt_PT
dc.subjectGestão dos indicadores da inovaçãopt_PT
dc.titleImpacto da cultura de inovação na criação da vantagem competitiva nas organizaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Elias_Lopes.pdf
Size:
2.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: