AM - CEN - FQ - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado
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- Liderar colaboradores eficazes: Burnout, Engagement ou uma questão de estilo?Publication . Gouveia, Hugo André França; Silva, Mário Rui Pinto daA presente investigação aplicada tem como objetivo verificar a associação e compreender de que forma é que a os estilos de liderança Transformacional, Transacional, Laissez-faire e o construto da Liderança Autêntica se relacionam com o Engagement, Burnout e Autoeficácia num departamento de tecnologias de informação de uma prestigiada instituição bancária portuguesa. Para o efeito, foram aplicadas as escalas correspondentes às variáveis em estudo a 75 colaboradores do departamento, correspondendo a cerca de 90% do total de colaboradores (83 colaboradores) do departamento do banco. Como método, foi seguida uma natureza de investigação aplicada, uma lógica hipotéticodedutiva, sendo os objetivos descritivos e um procedimento estatístico. Foi feito o tratamento estatístico e realizado o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, com o objetivo de identificar se os resultados das escalas seguem uma distribuição normal, aplicando-se para o efeito o coeficiente Pearson, o que se verificou no caso da escala da Autoeficácia, ou se os resultados não seguem uma distribuição normal, o que se verificou no caso das escalas Multifatorial de Liderança, de Liderança Autêntica, Engagement e Burnout, aplicando-se nesses caso o coeficiente de Spearman. Após o tratamento e aplicação dos coeficientes de correlação, verificaram-se associações positivas estatisticamente significativas e elevadas entre a escala Multifatorial de Liderança e as escalas de Liderança Autêntica (ρs=0,743; p <0,01), Multifatorial de Liderança e Engagement (ρs=0,581; p <0,01), tendo sido também verificada uma associação positiva estatisticamente significativa, mas moderada, entre a escala Multifatorial de Liderança e a Autoeficácia (ρs=0,306; p <0,01). Foi também verificada uma associação negativa não estatisticamente significativa e baixa entre a escala Multifatorial de Liderança e o Burnout (ρs=- 0,211). A nível das dimensões, foram ainda verificadas várias associações positivas e estatisticamente significativas (p<0,01) entre as várias dimensões dos estilos de liderança, fatores e resultados, da Liderança Autêntica do Engagement, e Autoeficácia, assim como se verificaram muitas associações negativas e estatisticamente significativas (p<-0,01) entre a as dimensões referidas e a variável Liderança Laissez-faire, Burnout e respetivas dimensões. Estes resultados, reforçam a teoria que sugere uma ligação positiva entre os estilos de Liderança nomeadamente a Liderança Transformacional, Liderança transacional, Liderança Autêntica, o Engagement e a Autoeficácia e, por outro lado, uma relação negativa entre as variáveis referidas e o estilo de Liderança Laissez-faire, assim como o Burnout.
- As Competências de Liderança das Oficiais da Força Aérea PortuguesaPublication . Monteiro , Vera Lúcia Caldeira; Soares, Maria EduardaO conceito de liderança sempre esteve ligado às Forças Armadas, onde tradicionalmente as funções de liderança são atribuídas ao Oficial. Na medida que as mulheres se têm vindo a notar no contexto militar, o estudo do género nas questões de liderança assume um papel cada vez mais relevante. O presente projeto de investigação, tem o objetivo de verificar o perfil de liderança e as competências associadas às Oficiais da Força Aérea. Neste estudo aplicou-se um questionário de estilos de liderança e competências associadas à liderança a 310 Oficiais, obtendo-se uma amostra de 62 Oficiais. Os resultados obtidos permitiram verificar que os estilos de liderança que as Oficiais da Força Aérea consideram como mais característicos no desempenho das suas funções, são a liderança participativa/democrática, seguido da orientação para as pessoas e da orientação para a tarefa. O estilo de liderança menos característico é claramente a liderança diretiva. Encontram-se diferenças significativas para a liderança participativa e a orientação para a tarefa em subgrupos da amostra. Para a liderança participativa, quanto mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Para a orientação para a tarefa, quanto maior a idade, maior tempo de serviço e mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Também se verifica que as oficiais solteiras e em regime de contrato têm médias significativamente inferiores, respetivamente, às oficiais com outros estados civis e que fazem parte dos quadros permanentes. Através da regressão stepwise procurou-se identificar quais as competências com maior poder preditivo dos estilos de liderança. No modelo que tem como variável dependente a liderança participativa, são retidas três variáveis - trabalho em equipa, empatia e tomar decisões - que explicam 59,3% da variância. Para a liderança por delegação, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e autoconfiança - que explicam 21,2% da variância. Para a orientação para as pessoas, são retidas três variáveis - otimismo e entusiasmo, trabalho em equipa e empatia - que explicam 59,3% da variância. Para a orientação para a tarefa, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e tomar decisões - que explicam 62,8% da variância.
- LIDERANÇA COLETIVA - LIDERANÇA PARTILHADA E EQUIPAS AUTOGERIDAS EM CONTEXTO MILITAR: UM PROJETO ADHOC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, GERADOR DE MUDANÇA, INOVAÇÃO E, EMPREENDEDORISMO SOCIOPROFISSIONAL E CULTURALPublication . Pires, António do Nascimento; Rosinha, António PalmaEste trabalho insere-se no mestrado Liderança: Pessoas e Organizações, desenvolvido na Academia Militar Portuguesa. Representa um Estudo de Caso empírico retrospetivo, baseado num projeto de investigação sobre Liderança Coletiva - Liderança Partilhada e Equipas Autogeridas em contexto Militar. Pretendemos descrever, analisar e identificar comportamentos de Liderança Coletiva - Liderança Partilhada e Equipa Autogerida, utilizando, como ferramentas basilares, as Teorias Ecológica e, Bioecológica do Desenvolvemento Humano de Urie Bronfenbrenner - sua influência para a geração de atributos típicos da Liderança, Liderança Transformacional, Autoliderança e Liderança Coletiva - à luz da respetiva revisão de literatura e, através da análise das respostas a um questionário para o efeito. São protagonistas, os Militares que incorporaram a Fanfarra do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, no período compreendido entre o ano 2000 e 2012, num projeto de Responsabilidade Social Adhoc, operacionalizado através de um projeto de Empreendedorismo Socioprofissional e Cultural, também Adhoc. A liderança esteve sempre presente, num processo Ensino/Aprendizagem e de Gestão do Conhecimento contínuo e evolutivo “On the Job Training”. Revelando-se gerador de mudança individual, coletiva e organizacional, promoveu interdependência, efetividade, satisfação efetiva, resultando na reinserção socioprofissional de jovens militares
- Liderança de equipasPublication . Pinto, Carlos Alberto da Silva de Sousa; Rosinha, António Palma RosinhaA presente investigação compreende um estudo longitudinal realizado numa organização de cariz financeiro que participou num programa de desenvolvimento de liderança de equipas. O objetivo foi verificar se a formação em liderança e as dinâmicas de equipas proporcionadas pelo programa contribuíram para um aumento da coesão, satisfação e desempenho da equipa. O programa de desenvolvimento de liderança seguiu uma abordagem da liderança centrada na “Equipa” e na “Organização” (Liderança de Equipas), questionando o paradigma da liderança como fenómeno individual e contrapondo a construção da identidade de liderança enquanto processo social. O programa de liderança é constituído por um conjunto de provas de situação (dinâmicas de grupo), onde foram aplicados e desenvolvidos os conhecimentos de liderança adquiridos aquando da componente teórica do programa. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários que foram aplicados ao longo do programa de desenvolvimento de liderança de equipas. Procedeu-se à validação do questionário, dado não existirem estudos nesta área para a população portuguesa. Da análise dos resultados, podemos constatar da relevância que o programa de desenvolvimento de liderança de equipas utilizado teve na coesão, no desempenho e na satisfação das equipas.
- O Curso de Formação Inicial de Bombeiro Sapador e o Nível de Proficiência das Competências de Liderança nos EstagiáriosPublication . Carolino, João Luís Tavares; Rouco, José Carlos Dias
- CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DOS CADETES ALUNOS DA ACADEMIA MILITARPublication . Montez, João Paulo de Jesus; Rouco, José Carlos DiasO presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “Caracterização das Competências de Liderança dos Cadetes Alunos da Academia Militar”, tem como objetivo a identificação do nível de proficiência das referidas competências dos cadetes alunos da Academia Militar (AM), que frequentaram o primeiro e quarto ano (ano letivo de 2016/17) e o segundo e o quinto ano no seguinte ano letivo. É por este motivo um estudo longitudinal, com base em modelos de competências e de boas práticas de liderança. O presente trabalho de investigação encontra-se estruturalmente dividido em quatro partes. A primeira parte, por ser teórica, apresenta o enquadramento conceptual, no qual são explorados os principais conceitos relacionados com o tema. De índole prática a segunda parte elenca o método de pesquisa utilizado. A terceira apresenta os resultados e a quarta e última apresenta a discussão de resultados e respetiva conclusão. Este trabalho partiu de uma investigação aplicada, através do método descritivo para identificar variáveis e inventariar factos. Foi elaborado tendo por base a lógica de investigação hipotético-dedutivo, em que foram redigidas hipóteses as quais se procuraram testar e validar. Para a técnica de recolha de dados foi aplicado o questionário de Competências de Liderança (Rouco, 2016), apontado como o modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar para o Exército Português. O mesmo é constituído por 81 questões e 5 níveis de resposta (Discordo totalmente a Concordo totalmente), por força da aplicação de uma escala de Likert. A estas questões estão associadas 27 competências de liderança, integradas em quatro domínios, permitindo reconhecer, identificar e medir a perceção relativamente às mesmas de 117 Cadetes alunos e 148 Tenentes, que constituem uma amostra total de 265 indivíduos. À mesma amostra foi simultaneamente aplicado um questionário sobre o inventário de práticas de liderança de Kouzes e Posner (2003), que se baseia num modelo de cinco práticas de liderança exemplar. Constituído por 30 questões e 5 níveis de resposta (Nunca a Sempre) alberga algumas perguntas sobre a posição relativa no curso derivada da classificação individual e ainda de carácter sociodemográfico. Posteriormente à análise dos questionários, os dados foram inseridos na aplicação IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS - versão 22), originando uma base de dados para tratamento estatístico e posterior análise de resultados. Como principal resultado sublinha-se que com o evoluir dos anos de formação as respostas dos cadetes alunos foram sendo mais significativas e vincadas, identificando igualmente diferenças relevantes na perceção dos cadetes alunos não só ao nível das competências de liderança (destacando-se pela positiva a competência de liderança “Consideração” e pela negativa a “Liderança por delegação”), bem como das práticas de liderança exemplar (sendo a prática mais utilizada a “Encorajar uma dedicação” e em sentido oposto, a menos utilizada, a prática de liderança “Capacitar os outros para agir”). Concluindo assim, que em todos os domínios os alunos estão mais aptos ao adquirirem mais competências académicas e profissionais, revelando uma maior autoconfiança no desempenho das suas tarefas no caminho da excelência, fundamental no desempenho de funções como futuros comandantes.
- Os processos emocional e criativo em contexto militarPublication . Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete; Silva, Mário Rui Pinto da; Marquês de Sousa, PedroPartindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que,