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Abstract(s)
Partindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de
natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional
Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria
Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade
(Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor
(Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe
da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas
a 5 especialistas.
Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos
músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta
investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e
a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana?
Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico,
definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o
mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional
Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na
qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo.
Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo
sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer
individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma
maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento,
tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar,
apresenta um maior destaque, visto que,
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Keywords
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana Emoções Criatividade Líder
