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Recent Submissions
- Aplicação de Metodologia “Reliability Centered Maintenance 3” (RCM3) ao sistema de refrigeração do sistema de armas Pandur II 8x8Publication . Silva, Filipe; Chambel, Énio R.; Infante, VirgíniaA evolução do paradigma da manutenção ao longo do tempo originou várias mudanças, tanto nas tarefas de manutenção realizadas como nos objetivos da manutenção e gestão de ativos, assumindo-se como uma área de interesse fundamental para as organizações. No caso específico do Exército Português, o processo de modernização gradual que atravessa, resultou no aumento da complexidade dos equipamentos à sua disposição, colocando novos desafios à manutenção, sempre com o objetivo de atingir a prontidão e o nível de custos adequado. Neste estudo, a metodologia de manutenção RCM3 foi aplicada ao sistema de arrefecimento das Pandur II 8x8. Esta metodologia centra-se na fiabilidade do equipamento e permite identificar e avaliar os riscos associados aos modos de falha apresentados, bem como desenvolver estratégias para gerir e minimizar estes riscos. Foi efetuada uma análise funcional do sistema estudado, seguida de uma análise dos modos de falha e efeitos, e de uma análise de risco. As respetivas ações de mitigação foram propostas de acordo com o processo de decisão RCM3 e foram comparadas com o plano de manutenção existente, retirando ilações acerca da sua adequação, da robustez do sistema estudado, e das lacunas existentes no processo de gestão de manutenção das Pandur II
- Detecc¸ao de Intrus ˜ oes por Monitorizac¸ ˜ ao do ˜ Comportamento atraves de Mudanc¸as de ´ ClustersPublication . Fernandes, Tiago; Dias, Luís; Correia, MiguelO presente trabalho apresenta uma abordagem de detecc¸ao de intrus ˜ ao que assinala a actividade maliciosa sem ˜ conhecimento previo sobre ataques ou sem dados de treino. A ´ abordagem Cluster Change-Based Intrusion Detection (C2BID) detecta intrusoes atrav ˜ es da monitorizac¸ ´ ao do comportamento de ˜ maquinas (servidores, computares ou outros elementos de uma ´ rede de computadores). Para esse efeito, o C2BID define e extrai caracter´ısticas da rede, agrega maquinas com comportamento ´ semelhante utilizando o clustering, e analisa depois como as maquinas se movem entre ´ clusters ao longo de um per´ıodo de tempo. Isto contrasta com os trabalhos anteriores na area que ´ param na etapa de clustering. Avaliamos experimentalmente este sistema com um conjunto de dados de avaliac¸ao (artificiais) e um ˜ conjunto de dados do reais, obtendo melhor F-Score do que as soluc¸oes anteriores
- Liderar colaboradores eficazes: Burnout, Engagement ou uma questão de estilo?Publication . Gouveia, Hugo André França; Silva, Mário Rui Pinto daA presente investigação aplicada tem como objetivo verificar a associação e compreender de que forma é que a os estilos de liderança Transformacional, Transacional, Laissez-faire e o construto da Liderança Autêntica se relacionam com o Engagement, Burnout e Autoeficácia num departamento de tecnologias de informação de uma prestigiada instituição bancária portuguesa. Para o efeito, foram aplicadas as escalas correspondentes às variáveis em estudo a 75 colaboradores do departamento, correspondendo a cerca de 90% do total de colaboradores (83 colaboradores) do departamento do banco. Como método, foi seguida uma natureza de investigação aplicada, uma lógica hipotéticodedutiva, sendo os objetivos descritivos e um procedimento estatístico. Foi feito o tratamento estatístico e realizado o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, com o objetivo de identificar se os resultados das escalas seguem uma distribuição normal, aplicando-se para o efeito o coeficiente Pearson, o que se verificou no caso da escala da Autoeficácia, ou se os resultados não seguem uma distribuição normal, o que se verificou no caso das escalas Multifatorial de Liderança, de Liderança Autêntica, Engagement e Burnout, aplicando-se nesses caso o coeficiente de Spearman. Após o tratamento e aplicação dos coeficientes de correlação, verificaram-se associações positivas estatisticamente significativas e elevadas entre a escala Multifatorial de Liderança e as escalas de Liderança Autêntica (ρs=0,743; p <0,01), Multifatorial de Liderança e Engagement (ρs=0,581; p <0,01), tendo sido também verificada uma associação positiva estatisticamente significativa, mas moderada, entre a escala Multifatorial de Liderança e a Autoeficácia (ρs=0,306; p <0,01). Foi também verificada uma associação negativa não estatisticamente significativa e baixa entre a escala Multifatorial de Liderança e o Burnout (ρs=- 0,211). A nível das dimensões, foram ainda verificadas várias associações positivas e estatisticamente significativas (p<0,01) entre as várias dimensões dos estilos de liderança, fatores e resultados, da Liderança Autêntica do Engagement, e Autoeficácia, assim como se verificaram muitas associações negativas e estatisticamente significativas (p<-0,01) entre a as dimensões referidas e a variável Liderança Laissez-faire, Burnout e respetivas dimensões. Estes resultados, reforçam a teoria que sugere uma ligação positiva entre os estilos de Liderança nomeadamente a Liderança Transformacional, Liderança transacional, Liderança Autêntica, o Engagement e a Autoeficácia e, por outro lado, uma relação negativa entre as variáveis referidas e o estilo de Liderança Laissez-faire, assim como o Burnout.
- Service robots in the hospitality industry: The case of Henn-na hotel, JapanPublication . Reis, João Carlos Gonçalves dos; Melão, Nuno; Salvadorinho, Juliana; Soares, Bárbara; Rosete, AnaServices are changing at an impressive pace boosted by the technological advances felt in Robotics, Big Data, and Artificial Intelligence (AI) that have uncovered new research opportunities. Our objective is to contribute to the literature by exploring the pros and cons of the use of service robots in the hospitality industry and to practice, by presenting the architectural and technological characteristics of a fully automated plant based on a relevant case. To achieve such goal, this article uses a systematic literature review to assess the state-of-the-art, characterize the unit of analysis, and find new avenues for further research. The results indicate that, in high customer contact settings, service robots tend to outperform humans when performing standardized tasks, because of their mechanical and analytical nature. Evidence also shows that, in some cases, service robots have not yet achieved the desired technological maturity to proficiently replace humans. In other words, the technology is not quite there yet, but this does not contradict the fact that new robot technologies, enabled by AI, will be able to replace the employees’ empathetic intelligence. In practical terms, organizations are facing challenges where they have to decide whether service robots are capable of completely replacing human labor or if they should rather invest in balanced options, such as human-robot systems, that seem to be a much more rational choice today.
- Neverland or Tomorrowland? Addressing (In)compatibility among the SDG Pillars in EuropePublication . Costa, Joana; Cancela, Diana; Reis, JoãoThe 2015–2030 agenda framed Sustainable Development as a Universal venture. This decision has a great historic significance as it encompasses building a better future for the whole of humanity, enrolling the millions who have been denied the chance to live a decent, dignified and fulfilling life and to achieve their potential. For the first time, an entire generation will have the chance to succeed in ending poverty while being the last to have a chance of saving the planet. The world will be a better place in 2030 if humanity succeeds in this journey. However, there is hovering skepticism around the feasibility of this accomplishment. The article aims to empirically test the (in)compatibilities among these objectives even for developed economies such as the European Union countries, demonstrating that unless solid bridges are built promoting innovative networks at a transnational level, welfare and prosperity among those ecosystems will be compromised. The results show that the Sustainable Development Goals (SDG) pillars have heterogeneous determinants, which are to some extent incompatible. Moreover, policy makers need to further reinforce multi-country compensations if the environment is to be preserved.
- High-Tech Defense Industries: Developing Autonomous Intelligent SystemsPublication . Reis, João Carlos Gonçalves dos; Cohen, Yuval; Melão, Nuno; Costa, Joana; Jorge, DianaAfter the Cold War, the defense industries found themselves at a crossroads. However, it seems that they are gaining new momentum, as new technologies such as robotics and artificial intelligence are enabling the development of autonomous, highly innovative and disruptive intelligent systems. Despite this new impetus, there are still doubts about where to invest limited financial resources to boost high-tech defense industries. In order to shed some light on the topic, we decided to conduct a systematic literature review by using the PRISMA protocol and content analysis. The results indicate that autonomous intelligent systems are being developed by the defense industry and categorized into three different modes—fully autonomous operations, partially autonomous operations, and smart autonomous decision-making. In addition, it is also important to note that, at a strategic level of war, there is limited room for automation given the need for human intervention. However, at the tactical level of war, there is a high probability of growth in industrial defense, since, at this level, structured decisions and complex analytical-cognitive tasks are carried out. In the light of carrying out those decisions and tasks, robotics and artificial intelligence can make a contribution far superior to that of human beings.
- Civil-Military Cooperation: Integrated Logistics in Response to the COVID-19 CrisisPublication . Reis, João Carlos Gonçalves dosBackground: This article addresses the civil-military cooperation in response to the COVID-19 crisis. In early 2021, the number of daily infections and the growing number of COVID-19 hospitalizations in Portugal were dramatic, reaching the highest rates in the world. In response, the Armed Forces were engaged and played a significant role in helping the National Health Service (NHS). The NHS is just one of many existing examples which demonstrate the relevance of logistical support from the Armed Forces so that civil institutions can return to a sustainable and autonomous situation. Methods: In order to understand and describe this real-life phenomenon, a qualitative and exploratory case study was conducted. Several sources of data collection were used for triangulation and corroboration. Results: The results suggest that, in emergency situations, logistical operations of the Armed Forces in support of civil society are divided into four major areas: planning and organizational activities; priority setting; combat service support; and training and self-reliance. Conclusions: Once the four areas of action of the Armed Forces were identified, the response to the COVID-19 crisis became more evident, as civil entities were able to make requests suited to military capabilities.
- As Competências de Liderança das Oficiais da Força Aérea PortuguesaPublication . Monteiro , Vera Lúcia Caldeira; Soares, Maria EduardaO conceito de liderança sempre esteve ligado às Forças Armadas, onde tradicionalmente as funções de liderança são atribuídas ao Oficial. Na medida que as mulheres se têm vindo a notar no contexto militar, o estudo do género nas questões de liderança assume um papel cada vez mais relevante. O presente projeto de investigação, tem o objetivo de verificar o perfil de liderança e as competências associadas às Oficiais da Força Aérea. Neste estudo aplicou-se um questionário de estilos de liderança e competências associadas à liderança a 310 Oficiais, obtendo-se uma amostra de 62 Oficiais. Os resultados obtidos permitiram verificar que os estilos de liderança que as Oficiais da Força Aérea consideram como mais característicos no desempenho das suas funções, são a liderança participativa/democrática, seguido da orientação para as pessoas e da orientação para a tarefa. O estilo de liderança menos característico é claramente a liderança diretiva. Encontram-se diferenças significativas para a liderança participativa e a orientação para a tarefa em subgrupos da amostra. Para a liderança participativa, quanto mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Para a orientação para a tarefa, quanto maior a idade, maior tempo de serviço e mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Também se verifica que as oficiais solteiras e em regime de contrato têm médias significativamente inferiores, respetivamente, às oficiais com outros estados civis e que fazem parte dos quadros permanentes. Através da regressão stepwise procurou-se identificar quais as competências com maior poder preditivo dos estilos de liderança. No modelo que tem como variável dependente a liderança participativa, são retidas três variáveis - trabalho em equipa, empatia e tomar decisões - que explicam 59,3% da variância. Para a liderança por delegação, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e autoconfiança - que explicam 21,2% da variância. Para a orientação para as pessoas, são retidas três variáveis - otimismo e entusiasmo, trabalho em equipa e empatia - que explicam 59,3% da variância. Para a orientação para a tarefa, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e tomar decisões - que explicam 62,8% da variância.
- Digitalization: A Literature Review and Research AgendaPublication . Reis, João Carlos Gonçalves dos; Amorim, Marlene Paula Castro; Melão, Nuno Filipe Rosa; Cohen, Yuval; Rodrigues, MárioGiven the noticeable and quick progress of digitalization it is well accepted that digital practices are changing business landscapes. However, while this concept is being labelled in the literature it is also often used indistinctively. To avoid misconceptions, we propose to clarify the concept by providing an overview of the existing theory. This research is one of the first attempts to define the “digitalization” term, and to make a distinction between similar ones. The authors have conducted a systematic review of the existing literature, by identifying and synthesizing the existing body of knowledge. While going digital, firms are expecting to enhance their competitive advantage by offering services throughout virtual channels and operationalize its operations management. Furthermore, the literature suggested the development of new digital technologies along with automation and artificial intelligence is enabling a new wave of smart companies, a topic that deserves to be studied in the future.
- LIDERANÇA COLETIVA - LIDERANÇA PARTILHADA E EQUIPAS AUTOGERIDAS EM CONTEXTO MILITAR: UM PROJETO ADHOC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, GERADOR DE MUDANÇA, INOVAÇÃO E, EMPREENDEDORISMO SOCIOPROFISSIONAL E CULTURALPublication . Pires, António do Nascimento; Rosinha, António PalmaEste trabalho insere-se no mestrado Liderança: Pessoas e Organizações, desenvolvido na Academia Militar Portuguesa. Representa um Estudo de Caso empírico retrospetivo, baseado num projeto de investigação sobre Liderança Coletiva - Liderança Partilhada e Equipas Autogeridas em contexto Militar. Pretendemos descrever, analisar e identificar comportamentos de Liderança Coletiva - Liderança Partilhada e Equipa Autogerida, utilizando, como ferramentas basilares, as Teorias Ecológica e, Bioecológica do Desenvolvemento Humano de Urie Bronfenbrenner - sua influência para a geração de atributos típicos da Liderança, Liderança Transformacional, Autoliderança e Liderança Coletiva - à luz da respetiva revisão de literatura e, através da análise das respostas a um questionário para o efeito. São protagonistas, os Militares que incorporaram a Fanfarra do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, no período compreendido entre o ano 2000 e 2012, num projeto de Responsabilidade Social Adhoc, operacionalizado através de um projeto de Empreendedorismo Socioprofissional e Cultural, também Adhoc. A liderança esteve sempre presente, num processo Ensino/Aprendizagem e de Gestão do Conhecimento contínuo e evolutivo “On the Job Training”. Revelando-se gerador de mudança individual, coletiva e organizacional, promoveu interdependência, efetividade, satisfação efetiva, resultando na reinserção socioprofissional de jovens militares
