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- LIDERANÇA COLETIVA - LIDERANÇA PARTILHADA E EQUIPAS AUTOGERIDAS EM CONTEXTO MILITAR: UM PROJETO ADHOC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, GERADOR DE MUDANÇA, INOVAÇÃO E, EMPREENDEDORISMO SOCIOPROFISSIONAL E CULTURALPublication . Pires, António do Nascimento; Rosinha, António PalmaEste trabalho insere-se no mestrado Liderança: Pessoas e Organizações, desenvolvido na Academia Militar Portuguesa. Representa um Estudo de Caso empírico retrospetivo, baseado num projeto de investigação sobre Liderança Coletiva - Liderança Partilhada e Equipas Autogeridas em contexto Militar. Pretendemos descrever, analisar e identificar comportamentos de Liderança Coletiva - Liderança Partilhada e Equipa Autogerida, utilizando, como ferramentas basilares, as Teorias Ecológica e, Bioecológica do Desenvolvemento Humano de Urie Bronfenbrenner - sua influência para a geração de atributos típicos da Liderança, Liderança Transformacional, Autoliderança e Liderança Coletiva - à luz da respetiva revisão de literatura e, através da análise das respostas a um questionário para o efeito. São protagonistas, os Militares que incorporaram a Fanfarra do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, no período compreendido entre o ano 2000 e 2012, num projeto de Responsabilidade Social Adhoc, operacionalizado através de um projeto de Empreendedorismo Socioprofissional e Cultural, também Adhoc. A liderança esteve sempre presente, num processo Ensino/Aprendizagem e de Gestão do Conhecimento contínuo e evolutivo “On the Job Training”. Revelando-se gerador de mudança individual, coletiva e organizacional, promoveu interdependência, efetividade, satisfação efetiva, resultando na reinserção socioprofissional de jovens militares
- Crowdlending: Plataformas de financiamento colaborativo – Caracterização dos investidores em PortugalPublication . Brito, Artur; Romacho, JoãoO presente estudo tem como objetivo principal identificar e caracterizar o perfil do investidor das plataformas de Crowdlending em Portugal. Além deste objetivo, este trabalho procura também caraterizar as empresas financiadas por estas plataformas na data do presente estudo, e comparar as mesmas com as do estudo de Moura (2017), sendo estes os objetivos secundários. De forma a concretizar o primeiro objetivo, optou-se por solicitar a um grupo do Facebook onde os investidores se reúnem, o preenchimento de um inquérito. Podemos referir que a maioria destes investidores mostram tendência para se situarem na faixa etária entre os trinta e cinco e os quarenta anos, do sexo masculino, casados, residentes nos grandes distritos populacionais nacionais, com conhecimentos em informática, língua inglesa e possuidores de um curso superior, considerando-se investidores de médio risco, e procurando rentabilidades superiores para os seus investimentos. Em relação aos objetivos secundários, verifica-se que a maioria das empresas fazem pedidos pontuais na ordem dos quinze mil euros, sendo que o prazo de reembolso é, na maioria, de trinta e seis meses, o reforço de tesouraria é a sua finalidade, e localizam-se, sobretudo, nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. Verifica-se que nestas plataformas têm vindo a crescer exponencialmente o número de investidores e de empresas, e que a maioria destas são enquadradas no rating B-, com taxas de juros na ordem dos sete por cento
- A EXPRESSÃO PLÁSTICA EM INTERDISCIPLINARIEDADE COM AS OUTRAS ÁREAS DE CONTEÚDO E CRIANÇAS DE 3-6 ANOSPublication . Fonseca, Diana; Brito, RitaO presente estudo debruçou-se sobre a expressão plástica em interdisciplinariedade com as outras áreas de conteúdo, trabalho este realizado com crianças de 3-6 anos. Este tema surgiu por um lado pela minha paixão pela expressão plástica, mas também pelo interesse em perceber a importância da mesma na educação pré-escolar, bem como da interdisciplinariedade com as outras áreas do saber, ou seja até que ponto a interdisciplinariedade ligada à expressão plástica serve de fio condutor para as demais aprendizagens emergentes das outras áreas de conhecimento. Ao longo do meu percurso académico e profissional sempre observei que qualquer que fosse o tema relacionado com qualquer área de conteúdo em que a educadora recorre-se ao uso da expressão plástica para dar inicio à atividade, ou seja , por exemplo uma atividade que abordasse o tema dos dinossauros e a educadora levasse uns dinossauros em 3D feitos com materiais de plástica em vez de simples imagens para as crianças verem, as crianças ganhavam um maior interesse e entusiasmo em aprender mais sobre o tema do que as atividades que apenas recorriam ao conhecimento teórico como se fosse o caso das imagens. Com a realização de um dos meus estágios académicos, optei por realizar um estudo a partir de um dos estágios já realizados por mim que fizesse emergir as estratégias que impulsionam e promovem o desenvolvimento das crianças através de atividades que recorrem à expressão plástica em interdisciplinariedade com outras áreas de conteúdo. Ao longo do estágio realizado foram estruturadas e planeadas atividades que visaram promover a interdisciplinaridade, assim como, explorar um conjunto de materiais e recursos didáticos, em simultâneo com a expressão plástica com o intuito de potencializar novos conhecimentos e saberes às crianças. Para aprofundar com mais precisão o tema deste estudo, de todas as atividades realizadas no estágio escolhi três atividades realizadas com a sala dos 3 anos para constatar a importância da expressão plástica em interdisciplinaridade com as outras áreas do saber do pré-escolar. Com as atividades realizadas pude comprovar que a interdisciplinaridade é valorizada no domínio das práticas pedagógicas, por se revelar uma estratégia didática de sucesso tornando as aprendizagens das crianças mais ricas e diversificadas. Contudo, ao introduzir a interdisciplinaridade nas intervenções pedagógicas apercebi-me que, quer seja na Educação Pré-Escolar, ou no 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças/alunos conseguem alcançar múltiplas aprendizagens ao se apropriarem de um conjunto de conhecimentos que se interligam entre si, como foi o caso das atividades desenvolvidas a partir da expressão plástica, ao invés de situações em que o saber é ensinado de forma segmentada.
- Mudança de Paradigma: Connecting Sales no Grupo RangelPublication . Ribeiro, Eduardo; Mocetão, Maria CristinaO grande pilar da gestão comercial são as vendas. Para estas serem efetivadas, é necessário a criação de um modelo de força de vendas bem definido e orientado para o cliente, de forma a preencher todas as suas necessidades, visto que, será o grande fator de diferenciação em que o cliente vai basear a sua escolha. Um modelo comercial eficaz transmite confiança ao cliente e torna-se num fator de valor acrescentado ao produto/serviço. Este estágio realizado na empresa Rangel Logistics Solutions, teve como objetivo desenvolver um novo modelo comercial adaptado ao departamento A&A, e paralelamente assumir as funções de Inside Sales. A força das vendas da rangel está muito focalizada na perspetiva de venda por mono serviço, onde os comerciais apenas se focam na venda correspondente à sua área. O foco está apenas no mercado, sem prestar real atenção à necessidade dos clientes. Considero que o presente trabalho irá aportar um impacto substancial na mudança de paradigma dentro da Rangel, porque vai permitir que o comercial faça uma venda relacional numa perspetiva ‘helicóptero’, uma vez que promove uma visão 360º do cliente, permitindo a compreensão das suas necessidades e dos seus padrões de consumo nas diferentes áreas de negócio da organização.
- A Influênca do Marketing Digital em Empresas com menos de 5 anos em PortugalPublication . Sousa, Daniel; Borges, Ana PintoNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizado no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), o presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a influência do marketing digital em empresas com menos de 5 anos em Portugal. Observando a inexistência de pesquisas semelhantes, é desenvolvido um inquérito em formato online para uma amostra de 120 respostas para avaliação das questões de investigação, recorrendo à técnica de amostragem por conveniência. Este estudo sugere que o marketing digital tem influência positiva nas empresas com menos de 5 anos em Portugal e os principais resultados e a respetiva validação de hipóteses são divididos pelos seguintes pontos: o público-alvo (entidades) que fazem recurso ao marketing tradicional e digital; diferenças na frequência dos canais de divulgação de informação; notoriedade da marca com base no canal de divulgação de informação; retorno obtido nos diferentes canais de informação para captação de novos negócios. Conclui-se também que os inquiridos para além de demonstrarem a preocupação com a área, estão cada vez mais a apostar em serviços ou colaboradores exclusivos e consideram o digital uma fonte de angariação e divulgação. A implicação para os especialistas em marketing digital vai para além do conhecimento do estado de arte da utilização do marketing digital em novos negócios. Permite conhecer quais os benefícios mais procurados; para os empresários permite conhecer outras ferramentas digitais e não apenas as redes sociais e websites e posicionar o seu negócio com outros novos negócios relativamente à utilização dos canais digitais.