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Authors
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Abstract(s)
No âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizado no Instituto
Superior de Administração e Gestão (ISAG), o presente trabalho tem como principal
objetivo avaliar a influência do marketing digital em empresas com menos de 5 anos em
Portugal. Observando a inexistência de pesquisas semelhantes, é desenvolvido um
inquérito em formato online para uma amostra de 120 respostas para avaliação das
questões de investigação, recorrendo à técnica de amostragem por conveniência.
Este estudo sugere que o marketing digital tem influência positiva nas empresas com
menos de 5 anos em Portugal e os principais resultados e a respetiva validação de
hipóteses são divididos pelos seguintes pontos: o público-alvo (entidades) que fazem
recurso ao marketing tradicional e digital; diferenças na frequência dos canais de
divulgação de informação; notoriedade da marca com base no canal de divulgação de
informação; retorno obtido nos diferentes canais de informação para captação de novos
negócios.
Conclui-se também que os inquiridos para além de demonstrarem a preocupação com
a área, estão cada vez mais a apostar em serviços ou colaboradores exclusivos e
consideram o digital uma fonte de angariação e divulgação. A implicação para os
especialistas em marketing digital vai para além do conhecimento do estado de arte da
utilização do marketing digital em novos negócios. Permite conhecer quais os benefícios
mais procurados; para os empresários permite conhecer outras ferramentas digitais e
não apenas as redes sociais e websites e posicionar o seu negócio com outros novos
negócios relativamente à utilização dos canais digitais.
Description
Keywords
Business-to-business; Business-to-consumer; Comunicação; ECommerce; Marketing Digital