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- Epicardial Adipose Tissue: The Genetics Behind an Emerging Cardiovascular Risk MarkerPublication . Sousa, João Adriano; Mendonca, Maria Isabel; Serrão, Marco; Borges, Sofia; Henriques, Eva; Freitas, Sónia; Tentem, Margarida; Santos, Marina; Freitas, Pedro; Ferreira, António; Guerra, Graça; Drumond, António; Palma Reis, RobertoEvidence points epicardial adipose tissue (EAT) as an emerging cardiovascular risk marker. Whether genetic polymorphisms linked with atherosclerosis are associated with higher EAT is still unknown. We aim to assess the role of genetic burden of atherosclerosis and its association to EAT in a cohort of asymptomatic individuals without coronary disease. A total of 996 participants were prospectively enrolled in a single Portuguese center. EAT volume was measured by Cardiac Computed Tomography and participants were distributed into 2 groups, above and below median EAT. SNPs were genotyped and linked to their respective pathophysiological axes. A multiplicative genetic risk score (mGRS) was constructed, representing the genetic burden of the studied SNPs. To evaluate the association between genetics and EAT, we compared both groups by global mGRS, mGRS by functional axes, and SNPs individually. Individuals above-median EAT were older, had a higher body mass index (BMI) and higher prevalence of hypertension, metabolic syndrome, diabetes, and dyslipidemia. They presented higher GRS, that remained an independent predictor of higher EAT volumes. The group with more EAT consistently presented higher polymorphic burden across numerous pathways. After adjustment, age, BMI, and mGRS of each functional axis emerged as independently related to higher EAT volumes. Amongst the 33 SNPs, MTHFR677 polymorphism emerged as the only significant and independent predictor of higher EAT volumes. Patients with higher polymorphism burden for atherosclerosis present higher EAT volumes. We present the first study in a Portuguese population, evaluating the genetic profile of EAT through GWAS and GRS, casting further insight into this complicated matter.
- O impacto intrafamiliar do diagnóstico da síndrome de Down: uma revisão integrativaPublication . Lima Filho, João; Guarinello, Ana Cristina; Ribas, Tânia; Paisca, Adriele Barbosa; Gonçalves, Flávio; Santos, Rosane SampaioO objetivo deste estudo é analisar, por meio de uma revisão de literatura, o que tem sido abordado acerca do impacto do diagnóstico de SD em famílias, por pesquisadores da área da saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de artigos publicados em periódicos, que apresentaram como conteúdo principal o impacto do diagnóstico de Síndrome de Down em famílias. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2000 e novembro de 2020, em inglês, português e espanhol nos bancos de dados eletrônicos pesquisados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Psycoinfo. Além dessas três bases de dados, também foi realizada busca de artigos na área cinzenta, por meio do Google Scholar. Foram incluídos oito estudos para análise, os quais relatavam sobre os impactos do diagnóstico da SD na família ou em integrantes desta família, sobretudo, pais e mães. Pôde-se constatar que, pesquisas que discorrem sobre o impacto da Síndrome de Down em famílias, de acordo com bases eletrônicas consultadas ainda são poucos, tendo como abordagem em sua maioria, os aspectos orgânicos resultantes da síndrome, distanciando-se das questões singulares de cada um que possui SD. Nota-se, além disso, um restrito número de trabalhos vinculados à uma perspectiva sócio-histórica, que considera a dialogia como fundamental para o processo de apropriação da linguagem de cada sujeito. Este trabalho de revisão de literatura, também, aponta que grande parte dos participantes dos estudos, ou seja, familiares de crianças com SD, sofrem impactos intrafamiliares intensos a partir do diagnóstico, derivados de um forte estigma social repleto de discursos enraizados sobre a SD, que interferem negativamente na relação que estabelecem com suas crianças.
- Antena Dual-Band para UAVPublication . Oliveira, Ricardo; Baptista, António; Martins, Maria JoãoA Força Aérea Portuguesa, através do Programa de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV), desenvolve tecnologia com o objetivo de melhorar as capacidades desta tipologia de veículos. Nesse contexto, surge a necessidade de otimizar o seu sistema de transmissão, atendendo aos requisitos propostos pela Força Aérea. Este artigo apresenta os princípios teóricos considerados no dimensionamento de uma antena microstrip de banda dupla. A operação em banda dupla com um patch retangular pode ser alcançada pela gravação de fendas no plano terra da antena (Defect Ground Structures) ou na superfície do patch metálico. Além disso, são apresentados os resultados da simulação obtidos. Estas foram realizadas para o substrato RT Duroid 5870. O objetivo final é dimensionar uma antena patch de banda dupla (1,33 GHz e 5 GHz) para a transmissão de um canal de vídeo. O melhor resultado de simulação foi obtido para a inserção de ranhuras num patch alimentado por inset-feed. O trabalho de simulação no desenvolvimento da antena foi feito usando o COMSOL Multiphysics
- Reforço de Pontes Modulares do Tipo Bailey com recurso a sistemas de pré-esforçoPublication . Ramos, Tiago Vieira; Almeida, João Carlos De Oliveira Fernandes de; André, António Carlos Guerreiro MorgadoNo presente artigo apresenta-se uma possível solução recorrendo a pré-esforço exterior da ponte militar Mabey Compact 200, na sua configuração DSHR2H ++, sujeita a uma sobrecarga militar significativamente mais elevada do que aquela que está documentada, potenciando assim a sua utilização por veículos de classe de carga militar (MLC) superior. A análise desta solução foi efetuada com recurso ao software ROBOT, no qual foi modelada a ponte, as cargas e o próprio sistema de pré-esforço. As verificações foram efetuadas também no software depois de tudo estar modelado, visto o programa conseguir fazer essa avaliação sem se proceder a cálculos manuais. A solução a que se chegou apenas garante uma análise ao ELU da Ponte Mabey, não contemplando verificação em serviço. O principal objetivo deste reforço era tentar instalar o sistema de pré-esforço exterior depois da ponte já estar montada, tentando não alterar qualquer elemento da superestrutura. No entanto verificou-se que haveria um perfil nas extremidades que não iria verificar a segurança para a posição na qual a viatura se encontra a meio vão. No mesmo sentido, analisou-se a posição mais desfavorável para o esforço transverso e também as diagonais não verificaram a segurança, tendo-se reforçado os respetivos perfis. Assim, recorrendo às ancoragens e selas de desvio modeladas no software ROBOT, e à troca dos perfis que não verificaram a segurança, conseguiu-se uma solução de pré-esforço que garante o aumento da capacidade de carga de veículos, para um mesmo vão.
- Comportamento de Fachadas Envidraçadas sob a Ação de ExplosõesPublication . Rita, Rui; Pedro, José; Matias, PedroA Engenharia Militar e a Engenharia Civil têm realizado investigação no sentido de promover o dimensionamento de infraestruturas às ações dinâmicas de explosões. Têm também investido na investigação, desenvolvimento e implementação de sistemas de proteção capazes de mitigar os impactos das explosões, tanto na estrutura em si como nos seus ocupantes. O vidro constitui-se como um material transparente e sustentável, amplamente utilizado em sistemas de fachadas envidraçadas modernas, nomeadamente em edifícios civis e militares. Tem caráter estratégico, como por exemplo, nos edifícios governamentais, quartéis, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, hospitais e universidades. Quando uma explosão atinge um edifício, as fachadas são um dos elementos mais vulneráveis. O sistema de proteção estudado para as fachadas envidraçadas consiste num dissipador de energia inserido num sistema de fixação pontual. O dissipador é fabricado em metamateriais de geometria alveolar hexagonal capaz de se deformar plasticamente e de absorver grande parte dos efeitos dinâmicos que seriam transmitidos para a estrutura portante do edifício. A fachada tem também o papel de proteger do exterior quem se encontra inserido dentro do espaço protegido e nesse sentido, é de extrema importância que as fachadas envidraçadas sejam compostas por vidro laminado
- Avaliação de Segurança de Pontes em Betão Armado da Rede Viária Nacional Sujeitas ao Carregamento de Veículos MilitaresPublication . Filipe, Eduardo Miguel Antunes; Costa, António José da Silva; Matias, Pedro José da Silva GonçalvesAs atividades militares realizadas por parte do Exército Português exigem, frequentemente, a utilização de estruturas existentes na rede viária nacional, designadamente pontes e viadutos, para satisfazer as necessidades de deslocação das viaturas militares. Estas estruturas encontram-se dimensionadas de acordo com a regulamentação de ações associada à época na qual se realizou o respetivo projeto, pelo que importa avaliar se as normas regulamentares utilizadas no dimensionamento garantem a segurança da estrutura para uma utilização militar. Para tal, estudaram-se os diferentes regulamentos de ações utilizados nas últimas décadas, designadamente as sobrecargas rodoviárias correspondentes, por forma a compreender a evolução das ações consideradas no projeto e dimensionamento de estruturas de pontes. Deste modo, pretende-se obter a relação existente entre as sobrecargas regulamentares e a sobrecarga militar relativa a uma utilização mista, nomeadamente de tráfego normal e circulação de viaturas militares. No que diz respeito ao carregamento militar considerou-se a atuação de uma viatura de lagartas e de rodas, cuja classificação de carga militar corresponde à regulamentação aprovada pela NATO e prevista nas normas STANAG. Realizou-se a verificação de segurança da estrutura do tabuleiro de três obras inseridas na autoestrada A1, com soluções estruturais diferentes e projetadas de acordo com regulamentos de ações distintos.
- Detecc¸ao de Intrus ˜ oes por Monitorizac¸ ˜ ao do ˜ Comportamento atraves de Mudanc¸as de ´ ClustersPublication . Fernandes, Tiago; Dias, Luís; Correia, MiguelO presente trabalho apresenta uma abordagem de detecc¸ao de intrus ˜ ao que assinala a actividade maliciosa sem ˜ conhecimento previo sobre ataques ou sem dados de treino. A ´ abordagem Cluster Change-Based Intrusion Detection (C2BID) detecta intrusoes atrav ˜ es da monitorizac¸ ´ ao do comportamento de ˜ maquinas (servidores, computares ou outros elementos de uma ´ rede de computadores). Para esse efeito, o C2BID define e extrai caracter´ısticas da rede, agrega maquinas com comportamento ´ semelhante utilizando o clustering, e analisa depois como as maquinas se movem entre ´ clusters ao longo de um per´ıodo de tempo. Isto contrasta com os trabalhos anteriores na area que ´ param na etapa de clustering. Avaliamos experimentalmente este sistema com um conjunto de dados de avaliac¸ao (artificiais) e um ˜ conjunto de dados do reais, obtendo melhor F-Score do que as soluc¸oes anteriores
- Fundações Indiretas de Pontes Modulares – Soluções de Execução AceleradaPublication . Passos, Manuel António Correia de Melo Ferreira; Pinto, Alexandre da Luz; André, António Carlos Guerreiro MorgadoO presente artigo pretende-se estudar uma solução de fundação indireta para pontes modulares capaz de satisfazer as exigências dos regulamentos em vigor, nomeadamente os Eurocódigos. Será necessário abordar o campo das pontes modulares e propor uma solução de fundação compatível com as exigências das pontes militares.
- Estudo do Comportamento Estrutural da Ponte Militar Mabey&Johnson : Soluções para Aumentar a Capacidade de Carga e Comprimento de MontagemPublication . Osório, Eduardo Miguel da Silva; Pedro, José Oliveira; Matias, Pedro José da Silva GonçalvesAs pontes logísticas militares são, desde a década 30 do século XX, indispensáveis em vários teatros de operações possibilitando transpor obstáculos com elevada rapidez, tais como cursos de água. Procurando aumentar o comprimento de vão bem como a capacidade de carga da mais recente ponte logística militar em Portugal, Ponte Mabey, elaboraram-se vários modelos numéricos de elementos finitos, aferidos com outros estudos, os quais pretenderam avaliar a capacidade de carga da ponte para uma configuração de montagem de um tabuleiro contínuo com dois vãos longos de 57.91 m. Tendo em consideração as limitações de capacidade de carga encontradas para a configuração estudada, tanto para tráfego de natureza militar como civil, avaliaram-se várias possíveis soluções de reforço, desde a alteração geométrica da ponte a alterações de secção e adição de novos elementos. Uma vez definida uma solução possível de ser utilizada, realizou-se o estudo da montagem da ponte por lançamento incremental, a partir da solução proposta pelo fornecedor e um lançamento que foi possível acompanhar e estudar, na Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia n.º 1, que serviu como referência no estudo do lançamento da ponte.
- Aplicação de Metodologia “Reliability Centered Maintenance 3” (RCM3) ao sistema de refrigeração do sistema de armas Pandur II 8x8Publication . Silva, Filipe; Chambel, Énio R.; Infante, VirgíniaA evolução do paradigma da manutenção ao longo do tempo originou várias mudanças, tanto nas tarefas de manutenção realizadas como nos objetivos da manutenção e gestão de ativos, assumindo-se como uma área de interesse fundamental para as organizações. No caso específico do Exército Português, o processo de modernização gradual que atravessa, resultou no aumento da complexidade dos equipamentos à sua disposição, colocando novos desafios à manutenção, sempre com o objetivo de atingir a prontidão e o nível de custos adequado. Neste estudo, a metodologia de manutenção RCM3 foi aplicada ao sistema de arrefecimento das Pandur II 8x8. Esta metodologia centra-se na fiabilidade do equipamento e permite identificar e avaliar os riscos associados aos modos de falha apresentados, bem como desenvolver estratégias para gerir e minimizar estes riscos. Foi efetuada uma análise funcional do sistema estudado, seguida de uma análise dos modos de falha e efeitos, e de uma análise de risco. As respetivas ações de mitigação foram propostas de acordo com o processo de decisão RCM3 e foram comparadas com o plano de manutenção existente, retirando ilações acerca da sua adequação, da robustez do sistema estudado, e das lacunas existentes no processo de gestão de manutenção das Pandur II