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Authors
Abstract(s)
As atividades militares realizadas por parte do Exército Português exigem, frequentemente, a utilização de estruturas existentes na rede viária nacional, designadamente pontes e viadutos, para satisfazer as necessidades de deslocação das viaturas militares. Estas estruturas encontram-se dimensionadas de acordo com a regulamentação de ações associada à época na qual se realizou o respetivo projeto, pelo que importa avaliar se as normas regulamentares utilizadas no dimensionamento garantem a segurança da estrutura para uma utilização militar.
Para tal, estudaram-se os diferentes regulamentos de ações utilizados nas últimas décadas, designadamente as sobrecargas rodoviárias correspondentes, por forma a compreender a evolução das ações consideradas no projeto e dimensionamento de estruturas de pontes. Deste modo, pretende-se obter a relação existente entre as sobrecargas regulamentares e a sobrecarga militar relativa a uma utilização mista, nomeadamente de tráfego normal e circulação de viaturas militares.
No que diz respeito ao carregamento militar considerou-se a atuação de uma viatura de lagartas e de rodas, cuja classificação de carga militar corresponde à regulamentação aprovada pela NATO e prevista nas normas STANAG. Realizou-se a verificação de segurança da estrutura do tabuleiro de três obras inseridas na autoestrada A1, com soluções estruturais diferentes e projetadas de acordo com regulamentos de ações distintos.
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Pontes Estruturas
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Academia Militar