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AM - DC - DCEE - EC - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais

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  • Comportamento de Fachadas Envidraçadas sob a Ação de Explosões
    Publication . Rita, Rui; Pedro, José; Matias, Pedro
    A Engenharia Militar e a Engenharia Civil têm realizado investigação no sentido de promover o dimensionamento de infraestruturas às ações dinâmicas de explosões. Têm também investido na investigação, desenvolvimento e implementação de sistemas de proteção capazes de mitigar os impactos das explosões, tanto na estrutura em si como nos seus ocupantes. O vidro constitui-se como um material transparente e sustentável, amplamente utilizado em sistemas de fachadas envidraçadas modernas, nomeadamente em edifícios civis e militares. Tem caráter estratégico, como por exemplo, nos edifícios governamentais, quartéis, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, hospitais e universidades. Quando uma explosão atinge um edifício, as fachadas são um dos elementos mais vulneráveis. O sistema de proteção estudado para as fachadas envidraçadas consiste num dissipador de energia inserido num sistema de fixação pontual. O dissipador é fabricado em metamateriais de geometria alveolar hexagonal capaz de se deformar plasticamente e de absorver grande parte dos efeitos dinâmicos que seriam transmitidos para a estrutura portante do edifício. A fachada tem também o papel de proteger do exterior quem se encontra inserido dentro do espaço protegido e nesse sentido, é de extrema importância que as fachadas envidraçadas sejam compostas por vidro laminado
  • Fundações Indiretas de Pontes Modulares – Soluções de Execução Acelerada
    Publication . Passos, Manuel António Correia de Melo Ferreira; Pinto, Alexandre da Luz; André, António Carlos Guerreiro Morgado
    O presente artigo pretende-se estudar uma solução de fundação indireta para pontes modulares capaz de satisfazer as exigências dos regulamentos em vigor, nomeadamente os Eurocódigos. Será necessário abordar o campo das pontes modulares e propor uma solução de fundação compatível com as exigências das pontes militares.
  • Reforço de Pontes Modulares do Tipo Bailey com recurso a sistemas de pré-esforço
    Publication . Ramos, Tiago Vieira; Almeida, João Carlos De Oliveira Fernandes de; André, António Carlos Guerreiro Morgado
    No presente artigo apresenta-se uma possível solução recorrendo a pré-esforço exterior da ponte militar Mabey Compact 200, na sua configuração DSHR2H ++, sujeita a uma sobrecarga militar significativamente mais elevada do que aquela que está documentada, potenciando assim a sua utilização por veículos de classe de carga militar (MLC) superior. A análise desta solução foi efetuada com recurso ao software ROBOT, no qual foi modelada a ponte, as cargas e o próprio sistema de pré-esforço. As verificações foram efetuadas também no software depois de tudo estar modelado, visto o programa conseguir fazer essa avaliação sem se proceder a cálculos manuais. A solução a que se chegou apenas garante uma análise ao ELU da Ponte Mabey, não contemplando verificação em serviço. O principal objetivo deste reforço era tentar instalar o sistema de pré-esforço exterior depois da ponte já estar montada, tentando não alterar qualquer elemento da superestrutura. No entanto verificou-se que haveria um perfil nas extremidades que não iria verificar a segurança para a posição na qual a viatura se encontra a meio vão. No mesmo sentido, analisou-se a posição mais desfavorável para o esforço transverso e também as diagonais não verificaram a segurança, tendo-se reforçado os respetivos perfis. Assim, recorrendo às ancoragens e selas de desvio modeladas no software ROBOT, e à troca dos perfis que não verificaram a segurança, conseguiu-se uma solução de pré-esforço que garante o aumento da capacidade de carga de veículos, para um mesmo vão.
  • Avaliação de Segurança de Pontes em Betão Armado da Rede Viária Nacional Sujeitas ao Carregamento de Veículos Militares
    Publication . Filipe, Eduardo Miguel Antunes; Costa, António José da Silva; Matias, Pedro José da Silva Gonçalves
    As atividades militares realizadas por parte do Exército Português exigem, frequentemente, a utilização de estruturas existentes na rede viária nacional, designadamente pontes e viadutos, para satisfazer as necessidades de deslocação das viaturas militares. Estas estruturas encontram-se dimensionadas de acordo com a regulamentação de ações associada à época na qual se realizou o respetivo projeto, pelo que importa avaliar se as normas regulamentares utilizadas no dimensionamento garantem a segurança da estrutura para uma utilização militar. Para tal, estudaram-se os diferentes regulamentos de ações utilizados nas últimas décadas, designadamente as sobrecargas rodoviárias correspondentes, por forma a compreender a evolução das ações consideradas no projeto e dimensionamento de estruturas de pontes. Deste modo, pretende-se obter a relação existente entre as sobrecargas regulamentares e a sobrecarga militar relativa a uma utilização mista, nomeadamente de tráfego normal e circulação de viaturas militares. No que diz respeito ao carregamento militar considerou-se a atuação de uma viatura de lagartas e de rodas, cuja classificação de carga militar corresponde à regulamentação aprovada pela NATO e prevista nas normas STANAG. Realizou-se a verificação de segurança da estrutura do tabuleiro de três obras inseridas na autoestrada A1, com soluções estruturais diferentes e projetadas de acordo com regulamentos de ações distintos.
  • Estudo do Comportamento Estrutural da Ponte Militar Mabey&Johnson : Soluções para Aumentar a Capacidade de Carga e Comprimento de Montagem
    Publication . Osório, Eduardo Miguel da Silva; Pedro, José Oliveira; Matias, Pedro José da Silva Gonçalves
    As pontes logísticas militares são, desde a década 30 do século XX, indispensáveis em vários teatros de operações possibilitando transpor obstáculos com elevada rapidez, tais como cursos de água. Procurando aumentar o comprimento de vão bem como a capacidade de carga da mais recente ponte logística militar em Portugal, Ponte Mabey, elaboraram-se vários modelos numéricos de elementos finitos, aferidos com outros estudos, os quais pretenderam avaliar a capacidade de carga da ponte para uma configuração de montagem de um tabuleiro contínuo com dois vãos longos de 57.91 m. Tendo em consideração as limitações de capacidade de carga encontradas para a configuração estudada, tanto para tráfego de natureza militar como civil, avaliaram-se várias possíveis soluções de reforço, desde a alteração geométrica da ponte a alterações de secção e adição de novos elementos. Uma vez definida uma solução possível de ser utilizada, realizou-se o estudo da montagem da ponte por lançamento incremental, a partir da solução proposta pelo fornecedor e um lançamento que foi possível acompanhar e estudar, na Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia n.º 1, que serviu como referência no estudo do lançamento da ponte.