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- Distância inter-retos do abdómen no pós-parto: efeito da terapia manualPublication . Poço, Luísa; Pascoal, Augusto Gil
- Os processos emocional e criativo em contexto militarPublication . Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete; Silva, Mário Rui Pinto da; Marquês de Sousa, PedroPartindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que,
- Otimização de um dispositivo de compensação para ciclismo adaptadoPublication . Almeida, Rúben Filipe Pragosa; Roseiro, Luís Manuel FerreiraA prática de desporto adaptado incentiva o fortalecimento das condições físicas, sociais, psicológicas e fisiológicas em indivíduos portadores de deficiência. Esta prática tem sofrido um aumento em vários domínios. Tal facto resulta na constituição de equipas nacionais, que inclusive participam ativamente em provas internacionais representando Portugal. Reconhecendo-se a importância do desporto adaptado, torna-se essencial a criação das condições de adaptação necessárias para que os atletas possam exercer essa prática. Tais condições são determinantes em modalidades como o ciclismo adaptado, categoria a que este trabalho se dedica. Contudo, tendo em conta as particularidades físico-motoras de cada indivíduo, as adaptações devem ser feitas de modo personalizado. A engenharia biomecânica contribui para o desenvolvimento de dispositivos que proporcionem as acomodações necessárias para cada atleta. É precisamente no contexto supra descrito que surge o presente projeto de otimização de um dispositivo de compensação para Telmo Pinão, atleta integrante da seleção nacional de ciclismo adaptado na classe C2, categoria da União Ciclista Internacional (UCI). Este atleta possui uma amputação na região transtibial da perna esquerda e pedala somente com a perna direita, mantendo a outra apoiada num dispositivo de compensação. A otimização desenvolvida propõe um dispositivo que aumenta o conforto, a ergonomia e, principalmente, a segurança do atleta, através da implementação de um sistema de encaixe rápido que permite a retirada da perna amputada do atleta em situação de desequilíbrio ou queda. Complementarmente, o novo dispositivo é mais harmonioso, dado ser composto maioritariamente por elementos padrão de uma bicicleta convencional. O dispositivo otimizado foi estudado numericamente e validado através de ensaios em contexto laboratorial, estando em fase de testes de utilização real. Os resultados obtidos mostram que pode representar uma mais-valia, não só na segurança e conforto do atleta, mas também na sua performance, sendo determinante para uma participação do atleta nos Jogos Paraolímpicos Tóquio 2020.
- Framework para a gestão de crises em Redes SociaisPublication . Boasquives, Carla Santiago Silva; Figueiredo, Ronnie; Soares, RaquelDesde a sua criação, até os dias atuais, a internet é considerada como um dos maiores avanços humanitários no que diz respeito à forma de se comunicar. Com a chamada Web 2.0, a geração de comunidades e a constituição de redes e plataformas sociais, isto se tornou ainda mais evidente, profundo e estreito, principalmente no que diz respeito à relação das empresas com os consumidores, provocando rupturas. Estas rupturas são denominadas como crises, situações de qualquer natureza ou caráter que podem acarretar diversas perdas e danos à reputação da empresa e imagem da marca. Partindo deste princípio, o presente estudo leva a seguinte questão: como as empresas podem gerir crises em redes sociais? Com base na literatura, o objetivo deste estudo é compreender inicialmente as abordagens de comunicação utilizadas em situações de crises em redes sociais para, posteriormente, apresentar um framework de suporte à gestão de crises em redes sociais. Para suportar a proposta, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que forneceu uma visão de estudos publicados ao longo do tempo e suas contribuições. A abordagem qualitativa da investigação é considerada interpretativa, com base em dados teóricos, que visa apresentar relevância, destacando a importância desta abordagem de comunicação. O estudo é considerado exploratório por destacar aspectos subjetivos do comportamento. Os resultados comprovaram que apesar de ser um tema que ainda requer um amadurecimento metodológico, as empresas estão a se preocupar cada vez mais com a sua reputação e estratégias de comunicação. Todas as empresas estão suscetíveis a vivenciar uma situação ruptiva, mas cabe à instituição ter um plano de gestão de crises e saber gerir o momento de tensão, pois isto pode ser decisivo para a sobrevivência da mesma ou não. Comprovou-se também que as redes sociais estão a se tornar uma forte ferramenta de disseminação de mensagens e um forte canal de comunicação das empresas para com seus stakeholders.