| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.64 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “Caracterização das
Competências de Liderança dos Cadetes Alunos da Academia Militar”, tem como
objetivo a identificação do nível de proficiência das referidas competências dos cadetes
alunos da Academia Militar (AM), que frequentaram o primeiro e quarto ano (ano letivo
de 2016/17) e o segundo e o quinto ano no seguinte ano letivo. É por este motivo um
estudo longitudinal, com base em modelos de competências e de boas práticas de
liderança. O presente trabalho de investigação encontra-se estruturalmente dividido em
quatro partes. A primeira parte, por ser teórica, apresenta o enquadramento conceptual,
no qual são explorados os principais conceitos relacionados com o tema. De índole prática
a segunda parte elenca o método de pesquisa utilizado. A terceira apresenta os resultados
e a quarta e última apresenta a discussão de resultados e respetiva conclusão. Este trabalho
partiu de uma investigação aplicada, através do método descritivo para identificar
variáveis e inventariar factos. Foi elaborado tendo por base a lógica de investigação
hipotético-dedutivo, em que foram redigidas hipóteses as quais se procuraram testar e
validar. Para a técnica de recolha de dados foi aplicado o questionário de Competências
de Liderança (Rouco, 2016), apontado como o modelo de gestão de desenvolvimento de
competências de liderança em contexto militar para o Exército Português. O mesmo é
constituído por 81 questões e 5 níveis de resposta (Discordo totalmente a Concordo
totalmente), por força da aplicação de uma escala de Likert. A estas questões estão
associadas 27 competências de liderança, integradas em quatro domínios, permitindo
reconhecer, identificar e medir a perceção relativamente às mesmas de 117 Cadetes
alunos e 148 Tenentes, que constituem uma amostra total de 265 indivíduos. À mesma
amostra foi simultaneamente aplicado um questionário sobre o inventário de práticas de
liderança de Kouzes e Posner (2003), que se baseia num modelo de cinco práticas de
liderança exemplar. Constituído por 30 questões e 5 níveis de resposta (Nunca a Sempre)
alberga algumas perguntas sobre a posição relativa no curso derivada da classificação
individual e ainda de carácter sociodemográfico. Posteriormente à análise dos
questionários, os dados foram inseridos na aplicação IBM Statistical Package for Social
Sciences (SPSS - versão 22), originando uma base de dados para tratamento estatístico e
posterior análise de resultados. Como principal resultado sublinha-se que com o evoluir
dos anos de formação as respostas dos cadetes alunos foram sendo mais significativas e
vincadas, identificando igualmente diferenças relevantes na perceção dos cadetes alunos
não só ao nível das competências de liderança (destacando-se pela positiva a competência
de liderança “Consideração” e pela negativa a “Liderança por delegação”), bem como das
práticas de liderança exemplar (sendo a prática mais utilizada a “Encorajar uma
dedicação” e em sentido oposto, a menos utilizada, a prática de liderança “Capacitar os
outros para agir”). Concluindo assim, que em todos os domínios os alunos estão mais
aptos ao adquirirem mais competências académicas e profissionais, revelando uma maior
autoconfiança no desempenho das suas tarefas no caminho da excelência, fundamental
no desempenho de funções como futuros comandantes.
Description
Keywords
Organização Liderança Competências Cadetes
