Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-05"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Plano de marketing digital na empresa Águas de CoimbraPublication . Brito, Ana Rita de Jesus Veríssimo deA revolução digital tem vindo a obrigar as organizações a adaptarem-se às novas realidades digitais e tecnológicas. A vontade de todos quererem estar permanentemente conectados e online leva os computadores portáteis, os tablets e os telemóveis a assumirem-se como uma extensão do ser humano. Desta forma, as empresas que se querem manter atuais e competitivas têm de repensar as suas estratégias e incluir estes novos equipamentos nas suas táticas, já que estas se tornaram o melhor meio de comunicação. A Águas de Coimbra é uma empresa municipal que fornece água a todo o concelho de Coimbra, garantindo também, a drenagem das águas residuais e pluviais. Consciente da importância deste serviço público essencial, e da tendência de relacionamento com os clientes, a empresa Águas de Coimbra procura melhorar os seus canais digitais. Assim, o trabalho que aqui se expõe corresponde a um projeto, realizado no âmbito do Mestrado de Marketing e Comunicação, que apresenta um Plano de marketing digital para a Águas de Coimbra. Com a implementação deste plano de marketing digital, espera-se que o relacionamento entre a empresa Águas de Coimbra e os seus públicos seja reforçada através das ações propostas.
- Determinantes de sucesso na tomada de decisão em startups inovadorasPublication . Gameiro, Brigite Alexandra Gonçalves; Ricardo Filipe Carreira RamosHoje em dia, a inovação empresarial é fundamental para o crescimento das empresas, tendo em conta a globalização e as constantes mudanças dos mercados , cada vez mais exigentes. Dada a falta de recursos, as empresas precisam ser direcionadas e tentar perceber onde alocar esses recursos em prol de decisões de inovação que sejam bem sucedidas para o futuro da empresa. Este projeto visa compreender o peso que a capacidade inovadora, o estímulo à inovação e a gestão do conhecimento têm nas decisões de inovação em startups inovadoras. Para atingir esse objetivo , foi aplicado um questionário a 129 CEO´s de startups. Os dados foram analisados por meio do PLS para entender o peso que a capacidade inovadora, o estímulo à inovação e a gestão do conhecimento têm no sucesso das decisões de inovação. Os resultados indicam que ao invés de estimular a inovação e a gestão do conhecimento, a capacidade inovadora tem uma importância acrescida no sucesso das decisões de inovação e, consequentemente, no crescimento das empresas. Este trabalho permite que os gerentes de startups desenvolvam metas que orientem suas tomadas de decisão e as aproximem do sucesso. O trabalho apresentou algumas limitações, pois o questionário possui poucos construtos e cada construto possui poucas questões, condicionando a utilização do software de análise. Para pesquisas futuras, os dados devem ser recolhidos de diferentes fontes, cruzando os resultados.
- CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DOS CADETES ALUNOS DA ACADEMIA MILITARPublication . Montez, João Paulo de Jesus; Rouco, José Carlos DiasO presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “Caracterização das Competências de Liderança dos Cadetes Alunos da Academia Militar”, tem como objetivo a identificação do nível de proficiência das referidas competências dos cadetes alunos da Academia Militar (AM), que frequentaram o primeiro e quarto ano (ano letivo de 2016/17) e o segundo e o quinto ano no seguinte ano letivo. É por este motivo um estudo longitudinal, com base em modelos de competências e de boas práticas de liderança. O presente trabalho de investigação encontra-se estruturalmente dividido em quatro partes. A primeira parte, por ser teórica, apresenta o enquadramento conceptual, no qual são explorados os principais conceitos relacionados com o tema. De índole prática a segunda parte elenca o método de pesquisa utilizado. A terceira apresenta os resultados e a quarta e última apresenta a discussão de resultados e respetiva conclusão. Este trabalho partiu de uma investigação aplicada, através do método descritivo para identificar variáveis e inventariar factos. Foi elaborado tendo por base a lógica de investigação hipotético-dedutivo, em que foram redigidas hipóteses as quais se procuraram testar e validar. Para a técnica de recolha de dados foi aplicado o questionário de Competências de Liderança (Rouco, 2016), apontado como o modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar para o Exército Português. O mesmo é constituído por 81 questões e 5 níveis de resposta (Discordo totalmente a Concordo totalmente), por força da aplicação de uma escala de Likert. A estas questões estão associadas 27 competências de liderança, integradas em quatro domínios, permitindo reconhecer, identificar e medir a perceção relativamente às mesmas de 117 Cadetes alunos e 148 Tenentes, que constituem uma amostra total de 265 indivíduos. À mesma amostra foi simultaneamente aplicado um questionário sobre o inventário de práticas de liderança de Kouzes e Posner (2003), que se baseia num modelo de cinco práticas de liderança exemplar. Constituído por 30 questões e 5 níveis de resposta (Nunca a Sempre) alberga algumas perguntas sobre a posição relativa no curso derivada da classificação individual e ainda de carácter sociodemográfico. Posteriormente à análise dos questionários, os dados foram inseridos na aplicação IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS - versão 22), originando uma base de dados para tratamento estatístico e posterior análise de resultados. Como principal resultado sublinha-se que com o evoluir dos anos de formação as respostas dos cadetes alunos foram sendo mais significativas e vincadas, identificando igualmente diferenças relevantes na perceção dos cadetes alunos não só ao nível das competências de liderança (destacando-se pela positiva a competência de liderança “Consideração” e pela negativa a “Liderança por delegação”), bem como das práticas de liderança exemplar (sendo a prática mais utilizada a “Encorajar uma dedicação” e em sentido oposto, a menos utilizada, a prática de liderança “Capacitar os outros para agir”). Concluindo assim, que em todos os domínios os alunos estão mais aptos ao adquirirem mais competências académicas e profissionais, revelando uma maior autoconfiança no desempenho das suas tarefas no caminho da excelência, fundamental no desempenho de funções como futuros comandantes.
- Empreendedorismo de Estilo de Vida: uma análise no contexto do surf na EriceiraPublication . Morais Gomes, André O'Neill; Dias, ÁlvaroOs Empreendedores de Turismo de Estilo de Vida (ETEV) introduziram uma inovação na gestão empresarial, assente na região, comunidade, sustentabilidade ambiental e fatores extra financeiros. Este tipo de empreendedores permite o desenvolvimento de regiões, através da captação de investimento e apresentação de produtos/ serviços inovadores, sendo uma importante ajuda na economia local. Assentando na importância da Satisfação com a Vida dos Empreendedores de Turismo de Estilo de Vida ligados ao Surf (ETEVS), o presente estudo pretende destacar fatores influenciadores dessa satisfação, com objetivo último de se entender se pretendem manter-se na região da Ericeira. Para o efeito, foi privilegiada a obtenção de dados primários, através de uma abordagem sequencial de métodos mistos, onde primeiramente se realizou um estudo quantitativo, mediante um inquérito a 112 ETEVS, tendo posteriormente existido a oportunidade de se desenvolver uma pesquisa qualitativa, baseada em sete entrevistas a ETEVS. Os resultados demonstram que uma boa Rede de Contactos e uma grande Ligação ao Local, influenciam de forma positiva a Satisfação com a Vida dos ETEVS. Na sequência do exposto, verifica-se ainda que os Objetivos Financeiros moderam as ligações descritas, querendo isto dizer, que a postura empresarial individual dos ETEVS também influencia com a sua Satisfação de Vida.
- Estudo de Soluções para a diferença entre a entrada e saída de mercadorias - Ilha da MadeiraPublication . Nóbrega Rodrigues de Sousa, João Francisco; Dias, Álvaro; Paz, CarlosO presente trabalho foca uma temática importante e a sua consideração é relevante para a fomentação da autossustentabilidade da região insular. A temática referida baseia-se no combate à desigualdade entre as importações e exportações da Região Autónoma da Madeira. Ao longo deste trabalho, são enumeradas várias dificuldades existentes no quotidiano logístico e, posteriormente, são apresentadas soluções exequíveis para as mesmas. A investigação é baseada na opinião e experiência de 14 agentes especialistas na área e pertencentes à comunidade portuária, com utilização do Método de Delphi para verificar a viabilidade das possíveis soluções descritas no presente estudo. Nos resultados obtidos, no final da investigação, demonstrou-se a viabilidade da maioria das soluções propostas, através da avaliação das mesmas pelas personalidades participantes. Em suma, podemos concluir a partir desses resultados, que foi possível compreender a maioria das dificuldades enfrentadas pela comunidade portuária, e propor soluções viáveis para a otimização do processo logístico de saída de mercadorias da Região Autónoma da Madeira.